Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

EL CALAFATE E EL CHALTEN – FEVEREIRO/2020 (10 DIAS)

Postado
  • Colaboradores
  • Este é um post popular.

INTRODUÇÃO

Bom pessoal, eu sou o Alan, e recentemente fiz a primeira viagem internacional da minha vida (e também a primeira vez que voei com um avião).

Comigo, também foram meu irmão (Fabian) e um amigo (Diego).

Esse relato foi uma forma de compensar por todo o auxílio que obtive, em especial, aqui neste fórum, com dicas e informações preciosas que permitiram que eu tivesse essa viagem extraordinária.

Eu tentei elaborar esse relato com calma, e por isso acabei demorando um bocado pra chegar nessa versão final – fazem 56 dias que eu chegava de volta ao Brasil!

É importante destacar que, sempre que foi possível, evitamos ‘programas fechados’, que envolvessem guias ou horários pré-estabelecidos – queríamos ter a liberdade de curtir cada momento no nosso próprio tempo.

E também, como nós temos o hábito de fazer caminhadas por trilhas aqui de nossa região, decidimos que o foco de nossa viagem seria o hiking, logo, tudo girou em torno dessa ideia.
Como foi a primeira viagem de todos nós, haviam certas incertezas em todas as decisões – desde o voo (como proceder com o embarque, o que poderia ser levado) até questões de dinheiro (onde trocar, quanto vale) e praticidade (alugar um carro, hotel ou hostel, quão frio é por lá).

No final das contas, nosso planejamento foi uma mistura de segurança com economia (os planos mudaram diversas vezes).

Meu propósito com esse relato é de tentar ajudar pessoas que, assim como eu, não tem nenhuma experiência com viagens desse gênero – por isso, tentarei enriquecer o máximo possível com informações relevantes (e talvez tudo fique muito extenso para ser lido).

Tomem nota que, quando eu descrevo as trilhas, tento focar mais nos detalhes que mais me chamaram a atenção – mas todas elas tomaram horas de caminhada.

PLANEJAMENTO DA VIAGEM

Inicialmente, o desejo de conhecer a Patagônia Argentina surgiu no final de 2018, onde eu e o Diego conversávamos em um PUB da região enquanto bebíamos e assistíamos o canal OFF.

Daquele momento em diante, decidi reservar um tempo e montar um itinerário – fiz diversas pesquisas pelo Google em busca de atrações e programas naquela região (naquela época ainda não sabia da existência de El Chalten).

A primeira versão da viagem envolvia conhecer Ushuaia, e estávamos fortemente considerando alugar um carro naquela região para ter mais mobilidade.

Entretanto, conforme fui ampliando minha pesquisa sobre o assunto, fui de encontro com a ‘Capital Nacional do Trekking da Argentina’ – El Chalten – e logo me apaixonei pela possibilidade de conhece-la (ainda mais estando tão próxima de El Calafate com seu Glaciar Perito Moreno).

No início de maio de 2019 encontrei uma promoção de passagens para ir e vir de El Calafate (um valor bem abaixo dos demais – estive acompanhando semana a semana a variação deles) – apenas teríamos que aumentar dois dias de viagem (inicialmente eram apenas oito) e a saída seria de Curitiba/PR. Logo que compartilhei com os demais, decidimos comprar as passagens naquele mesmo dia.

Passagem de CWB para FTE (conexão em EZE com troca de avião), valor de R$ 1.409,81 por pessoa, ida e volta, sem bagagem adicional, comprada diretamente do site da Aerolineas Argentinas em 02 de maio de 2019.

A partir deste momento, tínhamos um período definido para nossa viagem, e com isso, fizemos alterações relevantes nos planos: desistimos de ir para Ushuaia (ficaria para uma próxima) e não alugaríamos mais um carro.

Desistindo de visitar Ushuaia, asseguramos uma economia nas despesas, porém, mais que isso, mais dias para curtir El Chalten (e foi uma decisão extraordinária)!

Percebemos que, tendo apenas El Calafate e El Chalten nos planos, ter um carro se mostrava desnecessário – era possível fazer as trocas de cidade e eventuais corridas com serviços oferecidos na região (e novamente, foi muito mais barato que alugar um carro e dividir as despesas).

Finalmente, na última versão da viagem, decidimos trocar o último dia de passeio em El Calafate por El Chalten, de forma que ficaríamos um sétimo dia (seis líquidos) para nossas caminhadas.

Por segurança e praticidade, tudo que pudemos comprar com antecedência aqui do Brasil foi feito – não sei dizer ao certo se isso foi o mais sábio em termos de economia, mas estar com as coisas definidas permitia com que curtíssimos mais o que era importante, ao invés de ficar correndo e negociando coisas.

Também não compramos chip de planos de dados para internet. Sinceramente não achei necessário. Você conseguia acesso via wifi em praticamente qualquer estabelecimento, incluindo o hostel/hotel. A conexão é normalmente boa, raríssimas vezes não funcionava (em El Chalten teve um dia que ventou demais e pareceu que estava interferindo). Mas conseguíamos fazer chamadas de vídeo sem problema algum.

Quanto ao celular, visto que não teria plano de dados, eu baixei os mapas da região para consulta offline (isso foi realmente importante) e sempre que não precisava conectar ao wifi, mantinha a opção ‘modo avião’ e ‘economia de energia’ ativos – isso dava até cinco vezes mais bateria para o celular.

EQUIPAMENTOS

Apesar de fazermos trilhas aqui pela região com bastante frequência, estávamos cientes que o clima da Patagônia era muito diferente do nosso, e por isso, foi necessário comprar algumas coisas – ainda mais que decidimos fazer a viagem sem despachar malas.

Nosso limite era de 08kg na bagagem de mão (que você guarda em cima do teu assento no avião) e até 03kg no artigo pessoal (aquela mochilinha que tens que colocar entre seus pés no chão) – essas eram as regras da Aerolínias Argentinas (logo, dependendo das empresas que operarem teu voo, tens que observar as regulamentações específicas).

Bom, cada um de nós fez suas próprias compras, mas de uma forma geral, os mesmos itens eram comprados.

Com os relatos de ser uma região muito fria, decidimos nos preparar para isso.

Fora isso, tínhamos que considerar que tudo que fosse comprado teria que caber dentro das mochilas.

Segue relação dos itens que foram levados dentro das mochilas:

• 1x Casaco fleece
  • 2x Camisa manga curta dryfit
  • 1x Camisa manga longa dryfit
  • 1x Camisa segunda pele
  • 1x Calça de trilha com resistência a água
  • 1x Calça moletom
  • 1x Calça segunda pele
  • 1x Touca
  • 1x Luvas
  • 1x Toalha dryfit
  • 5x Cuecas
  • 4x Meias cano longo de trilha
  • 1x Meia de algodão
  • 1x Chinelo
  • 1x Powerbank 20.000mah
  • Documentos e comprovantes

Além destes, algumas coisas vesti e carreguei durante os voos:

• 1x Casaco com resistência a água
  • 1x Camisa manga curta de tecido
  • 1x Calça jeans
  • 1x Bota impermeável de trilha
  • 1x Celular

No final das contas, todos os itens comprados couberam com relativa folga de volume, e muita folga de peso, na mochila maior. Na mochila menor levei os eletrônicos e documentos, e também ficou folgada. A verdade é que nem precisávamos levar tanta coisa (devido nossas escolhas durante a viagem).

Tínhamos pensado em lavar nossas roupas enquanto tomávamos banho – e isso até foi possível com alguns itens – entretanto, conforme estávamos lá, percebemos que iríamos precisar mandar lavar algumas peças em lavanderias (e fizemos isso duas vezes – custava entre 300 a 400 pesos dependendo do peso). Isso acresceu um pequeno custo ao total de despesas, mas valeu muito a pena.

As despesas com esses itens comprados não fazem parte das da viagem, pois apesar de ter comprado muita coisa específica, posso usá-las em outros momentos.

• Respostas 31
  • Visualizações 12.7k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Alan Rafael Kinder
    Alan Rafael Kinder

DESPESAS COMPILADAS Eu tentei manter um controle de nossas despesas antes e durante a viagem, mas infelizmente algumas coisas passaram batidas. Todos os valores estão na proporção 'por pesso

• Alan Rafael Kinder
    Alan Rafael Kinder

1º DIA (08/02/2020) – AEROPORTO CWB.EZE.FTE / EL CALAFATE Nós moramos no interior de Santa Catarina, mas como nosso voo saía de Curitiba/PR, no dia anterior fizemos parte da viagem até nossa c

• Alan Rafael Kinder
    Alan Rafael Kinder

3º DIA (10/02/2020) – EL CALAFATE / EL CHALTÉN / SENDERO DE LAS AGUILAS E LOS CONDORES Acordamos de boas, sem pressa, e pegamos o café da manhã. Decidimos dar uma boa volta pelo centrinho de E

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Colaboradores
  • Este é um post popular.

DESPESAS COMPILADAS

Eu tentei manter um controle de nossas despesas antes e durante a viagem, mas infelizmente algumas coisas passaram batidas.

Todos os valores estão na proporção 'por pessoa'.

• Estacionamento (PareBem) 11 dias: BRL 36,30 (cartão).
  • Aéreo (Aerolíneas Argentinas): BRL 1.409,81 (cartão).
  • Hospedagem (Folk Hostel) 2 dias: ARS 3.272,73 (cartão).
  • Minitrekking (Hielo y Aventura): ARS 9.000,00 (cartão).
  • Entrada (Parque Nacional Los Glaciares): ARS 800,00 (espécie).
  • Transfer (Laguna del Desierto) + Entrada (Glaciar Huemul): ARS 1.700,00 (espécie).
  • Transfer (Estancia Los Huemules): ARS 550,00 (espécie).
  • Entrada (Estancia Los Huemules): ARS 800,00 (espécie).
  • Transfer (Hosteria El PIllar): ARS 500,00 (espécie).
  • Remis (Aeroporto > Folk Hostel): ARS 400,00 (espécie).
  • Onibus (Chalten Travel) de El Calafate até El Chaltén: ARS 1.000,00 (cartão).
  • Onibus (Chalten Travel) de El Chaltén até o aeroporto: ARS 1.000,00 (cartão).
  • Hospedagem (Nothofagus Bed & Breakfest) 7 dias: USS 700,00 (cartão).
  • Seguro de viagem (Allianz): BRL 64,84.

Dinheiro em espécie (18.000 pesos argentinos): BRL 1.280,00.

Todas as compras que fiz durante a viagem, e em todos os momentos que precisei usar dinheiro em espécie, usei desse montante aqui. No final das contas, cada um estava com um saldo de quase 5.000,00 pesos argentinos. Eu gastei tudo com souvenirs.

Enfim, como não registrei todas as despesas, não tenho como dar um valor exato, mas posso dizer que aproximadamente gastei pouco menos de R$ 5.000,00 com toda a viagem.

ANÁLISE FINAL E DICAS GERAIS

Eu poderia ter feito as mesmas coisas (sem mudar quase nada, apenas economizando em 'excessos') com R$ 4.200,00.

Se eu pudesse fazer essa viagem novamente, teria optado por um hostel com cozinha compartilhada em El Chaltén, e teria feito minha própria comida. Acredito que isso reduziria as minhas despesas para R$ 3.500,00 sossegado (sem deixar de fazer qualquer passeio ou trilha).

Eu tinha a sensação que a região toda era 'desabastecida', com poucas opções de alimentação. Não! Tanto El Calafate quanto El Chaltén vivem de turismo, e contam com diversas opções de cardápios e serviços.

Eu achei a quantidade de dias e a forma que foram distribuídos aceitável para o meu perfil. Naturalmente há muitas outras coisas que poderiam ser feitas naquela região. Mas não sinto ter esquecido nada que desejaria muito fazer.

Tão quanto, mesmo com diversos dias com clima ruim, conseguímos fazer tudo que estava planejado, sem nenhum dia vazio.

O Minitrekking custa caro, mas se você tem condições de fazê-lo, eu devo incentivá-lo - não sei até quando teremos a chance de curtir uma experiência tão majestosa como essa.
Eu não fiz o BigIce, mas não sinto ter perdido nada por ter optado pelo Minitrekking.

Façam todas as trilhas principais de El Chaltén: Laguna de Los Três, Cerro Torre e Loma del Piegle Tumbado. Cada uma delas tem características únicas.

Definitivamente passar menos de quatro dias líquidos em El Chaltén soa absurdo, não tem cabimento você ir para lá e não aproveitar o mínimo aceitável.

Se você gosta de trekking, inclua a visita para a Estancia Los Huemules e pretigie a Laguna Azul - definitivamente a paisagem mais linda que pude presenciar em toda a minha viagem.

Enquanto pesquisava, li diversos relatos sobre 'quanto tempo demora fazer tal trilha', ao menos para mim, todas elas demoraram muito menos (cerca de 50% do tempo anunciado), mas acredito que isso possa ser algo muito individual (desempenho).

É frio, e venta muito! O clima é bem instável. Usem roupas que secam rápido e que cortem o vento. As extremidades do corpo sofrem bastante (dedos, lábios e nariz). Vai ter momentos do dia que você vai andar de camisa de manga curta e vai sentir calor, mas basta nublar um pouco ou garoar que a temperatura cai horrores, e se de quebra começar a ventar (o que é super comum), multiplica a queda.

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Saudaaades de Chalten

Sem dúvidas é um lugar que tenho muita vontade de voltar. Fiquei 6 dias, perdi 1 com tempo muito ruim, outro ponto importante de colocar é essa instabilidade climática, sempre bom colocar uns dias de folga no roteiro pra quando o tempo azedar. 

Belo relato, parabéns!

• 5 meses depois...
Postado
  • Membros

Que relato bom de ler! Parabéns e obrigada por compartilhar!

• 1 ano depois...
Postado
  • Membros

@Alan Rafael Kinder que viagem hein! Eu fiz esse mesmo caminho em 2010, e tenho vontade de fazê-lo novamente, seu relato me traz ainda mais essa vontade.  Obrigado por compartilhar com tantos detalhes. Obrigado mesmo. Abraço.

11f21cea-ce25-48bb-9ea1-80d8411796fc.jpg

Postado
  • Autor
  • Colaboradores
3 horas atrás, FelipePendragon disse:

@Alan Rafael Kinder que viagem hein! Eu fiz esse mesmo caminho em 2010, e tenho vontade de fazê-lo novamente, seu relato me traz ainda mais essa vontade.  Obrigado por compartilhar com tantos detalhes. Obrigado mesmo. Abraço.

É sempre bom ver um comentário novo aqui - me faz reler todo o relato e reviver essa viagem mágica que tive na vida.
Ainda hoje eu acordo, e a recordação desta viagem me traz um sorriso na face, e resiliência para encarar o dia.

Obrigado por ter lido, é importante pra mim também!

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

@Alan Rafael Kinder Quando você foi para patagônia você diz ali que foi pela aerolineas né ? Vi as passagens no site deles, porem na versão/PT BR ou seja site em português e com preço em real ... não na versão argentina que aparece o preço em pesos... Se eu comprar a passagem na versão brasileira ali em real eu vou pagar IOF no cartão ? Lembra se foi cobrado ? Me disseram que não mas to em duvida se vou pagar realmente o preço final que está ali.

Postado
  • Autor
  • Colaboradores

Olá @Const_Stefany, boa tarde!

56 minutos atrás, Const_Stefany disse:

@Alan Rafael Kinder Quando você foi para patagônia você diz ali que foi pela aerolineas né ?

Sim, fui pela Aerolíneas Argentinas - tive uma experiência muito positiva (e foi a primeira vez que voei - a equipe foi atenciosa nas duas ocasiões que precisei de auxílio).

Vi as passagens no site deles, porem na versão/PT BR ou seja site em português e com preço em real ... não na versão argentina que aparece o preço em pesos... Se eu comprar a passagem na versão brasileira ali em real eu vou pagar IOF no cartão ? Lembra se foi cobrado ?

Quem fez a compra das passagens na época foi meu amigo (depois transferi minha parte para ele) - por isso não tenho o documento aqui.
Mas conversei com ele, e ele pontuou que não houve incidência de IOF, e a compra foi realizada integralmente em reais, sem nenhuma conversão (por mais que no recibo de compras que recebemos por e-mail apareça em dólares e reais simultaneamente).

Me disseram que não mas to em duvida se vou pagar realmente o preço final que está ali.

Nós pagamos exatamente o valor que constava no extrato ao final da compra no site.

Qualquer dúvida é só perguntar!
Abraços!

Editado por Alan Rafael Kinder

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.