Ir para conteúdo

Caminhadas na região de Paraty (Pedra da Macela, Pico do Cuscuzeiro, Saco do Mamanguá


Posts Recomendados

  • Colaboradores

acho que é isso então desce a trilha sete degraus (vi um croqui paraty tur leva 4:30 sera? com uma mochilinha de ataque) ai chega-se na pontezinha da foto hehehe ja vai chegar na estrda de terra que seria a de cunha paraty ,ai no lugar de ue descer para o bairro pedra branca irei subir esta estrada que vai em direçao a cunha (essa trilha do sete degraus seria um corta caminho é mais curto de que pela estrda cunha paraty?)

entao do final da trilha cafe subindo a estrada de terra em direção a cunha não teria mais de 14 km ate a macela pela estrda cunha paraty porque do final do asfalto la na divisa de cunha ate o começo do asfalto do bairro pedra branca são 10km de terra pelo parque da bocaina

(aquele mapinha no google que vc traçou em cima o final da trilha esta bem antes do asfalto do bairro pedra branca )

a estrda cunha paraty vai ficar um bom tempo interditada para carros as enchurradas levarão as pontes da serra e desceu muita pedra por la

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 39
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra

Qdo vc termina a trilha como tá na foto da pequena pontezinha, ali é o final da estrada de terra p/ quem vem do bairro da Pedra Branca. Vc não tem outra opção senão seguir na esquerda até chegar na Estrada Cunha-Paraty, passando pela Fazenda Murycana.

Tem de passar por lá. Não tem jeito.

Vc vai terminar na Cunha-Paraty em frente aquele marco de concreto da Estrada Real que tá na foto.

 

Essa estrada Cunha-Paraty talvez seja mais longa devido a subida ingreme da serra. Se fosse em linha reta, aí sim seria bem mais curta.

 

Esses 10 Km de estrada de terra estão em um trecho da subida da serra, qdo ela passa dentro do PN da Bocaina.

É como vc estivesse vindo de Paraty pela estrada asfaltada e de repente pegasse um trecho de 10 km de terra. E depois disso voltava o trecho asfaltado. É o que acontece lá.

 

 

É isso aí.

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

fala augusto valeu as cordenadas!!

estive sabado la em cunha subi a macela por volta das 23:00 hehe!!! pegamos uma super noite com lua e um show de por do sol peguei informaçoes com seu antonio (guardinha das torres) ele disse que mora ali por perto e que seriam +-14km da saida da trilha ate retornar ate a macela pela estrada real!!!!. É ficou um pouco puxado pra fazer no bate volta!! mas com certeza vou arrumar uns dois dias pra fazer tranquilo

valeu! obrigado!

estamos por aqui se precisar da um toque!!!

bruno

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • Membros

Fala Augusto, legal ?! To querendo mto conhecer o Saco do Mamanguá...so que pretendo ir de carro ! Como faço isso ? Tem como deixar o carro no ponto de onibus na estradinha para Paraty-Mirim???!? Nas casas atras do ponto ??? Ou ir ate Paraty Mirim para deixar o mesmo ?!? Pretendo Ficar uns 2 a 3 dias....querai conhecer o tal Morro do Pao de Acucar ( acho q é esse o nome ) , que é o morro mais alto da regiao...tem alguma dica de trilha para lá ? Camping Selvagem, aconselhavel ?! Ou todas as praias tem "donos" ?! Alimentaçao ??? Nao tava pensando em levar fogao nao...alguma dica para isso ?!?

 

SE puder acrescentar algo a mais....nao tenho mta experiencia com trilhas, fiz poucas e curtas aqui pelo Rio mesmo...Mas tenho problema com resistencia nao, e peso ( se nao for uma casa ) tb nao !!!!

 

 

Abraçao e obrigado !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Blz Fraga.

 

Vc pode até tentar deixar o carro lá junto ao ponto de onibus, ao lado de algumas casas. Mas e durante a noite?

Eu não confiaria.

Eu tentaria deixar ele lá em Paraty ou em Paraty Mirim mesmo. Nesses lugares acho mais confiavel.

 

O Morro do Pão de Açúcar (o nome é esse mesmo) tá localizado na Praia do Cruzeiro.

O que vc pode fazer é o seguinte: na Praia da Curupira (onde acampei) vc pode conseguir um barco que te deixe do outro lado do Saco do Mamangua (na Praia do Espinheiro ou na do Cruzeiro mesmo) e lá subir o Pão de Açúcar

Na praia desse Morro vc vai encontrar inumeras casas que podem te indicar a trilha para o Pico.

Alimentação tem de levar. Talvez vc encontre alguma coisa na Praia do Cruzeiro (isso não tenho certeza). Eu não arriscaria.

 

E camping selvagem só na trilha mesmo. Se quiser acampar nas praias vai ter de pedir autorização para os caseiros ou o dono da casa que tá de frente p/ a praia (é complicado explicar p/ esse pessoal que praia particular não existe).

Eles acham que são os donos das praias e não adianta discutir porque é perda de tempo.

 

Por que vc não tenta entrar lá por Paraty Mirim e sair no Mamangua e de lá seguir até quase o fundo (na Praia da Curupira) e de lá atravessar de barco até a Praia do Cruzeiro. Faz o Pico e depois retorna pela trilha que eu fiz, que termina lá naquele ponto de onibus ou se quiser fazer no sentido inverso. Entrando pelo ponto de onibus e depois saindo lá em Paraty Mirim?

 

E a trilha não é tão dificil.

Pode ficar tranquilo.

 

 

Abcs

 

 

 

Fala Augusto, legal ?! To querendo mto conhecer o Saco do Mamanguá...so que pretendo ir de carro ! Como faço isso ? Tem como deixar o carro no ponto de onibus na estradinha para Paraty-Mirim???!? Nas casas atras do ponto ??? Ou ir ate Paraty Mirim para deixar o mesmo ?!? Pretendo Ficar uns 2 a 3 dias....querai conhecer o tal Morro do Pao de Acucar ( acho q é esse o nome ) , que é o morro mais alto da regiao...tem alguma dica de trilha para lá ? Camping Selvagem, aconselhavel ?! Ou todas as praias tem "donos" ?! Alimentaçao ??? Nao tava pensando em levar fogao nao...alguma dica para isso ?!?

 

SE puder acrescentar algo a mais....nao tenho mta experiencia com trilhas, fiz poucas e curtas aqui pelo Rio mesmo...Mas tenho problema com resistencia nao, e peso ( se nao for uma casa ) tb nao !!!!

 

 

Abraçao e obrigado !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros

Fala Augusto, blz?

 

Estou com algumas dúvidas, vamos ver se você pode me ajudar:

1 - As praias do lado oeste do saco do Mamanguá podem ser alcançadas por trilha

tanto a partir de Paraty-mirim quanto por esta trilha que sai perto do ponto de onibus no

início da estrada pra Paraty-mirim? Há também uma trilha a partir de Laranjeiras, não?

 

2 - Você acha que é fácil conseguir barco do lado oeste para o lado leste do Saco?

E a partir de Paraty-mirim, será que é fácil conseguir barco para o lado leste do Saco?

 

3 - Por fim, estando no lado leste do Saco é possível chegar por trilha na praia Grande

da Cajaíba? Seria esta trilha muito complicada?

 

Faço estas perguntas porque fiz recentemente a travessia da Joatinga (Pouso da Cajaíba) -

Praia do Sono (em breve vou postar um pequeno relato) e para a próxima vez estou procurando uma alternativa ao barco pra se chegar na Cajaíba. A viagem de barco é longa e, às vezes, cara.

 

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Blz João.

Devido a um problema no servidor do Mochileiros, a minha resposta foi deletada. Mas tô colocando ela de volta.

 

 

1) Dá p/ vc alcançar dos dois lados o Saco do mamangua.

Aquele ponto de onibus na estrada para Paraty Mirim é o melhor acesso, na minha opinião.

Se vc vier por Laranjeiras vai ter de andar muito. Por esse lado eu não recomendo vc entrar. Mas se vc vier por ali tem de ficar atento que uns 10 minutos antes de chegar na Ponta da Foice tem uma bifurcação para a esquerda.

Tem uma outra opção de vc entrar lá pelo canto direito da praia de Paraty Mirim. Desse jeito vc vai seguir caminhando pelo saco do mamangua até o final dele, passando por algumas praias.

 

2) Saindo de Paraty Mirim acho que vc consegue barco sim, mas não vai sair barato.

A melhor opção mesmo é o Charles, que sempre fica ali na Praia da Curupira.

Se ele te levar até a Praia do Espinheiro, que fica do outro lado do Saco (por uns $5,00 a $10,00) já dá p/ vc fazer todas as praias por lá.

 

3) Sim, isso é possivel. É só vc chegar na Praia do Engenho. É nessa praia que se inicia uma trilha que vai subindo o morro em direção a Praia Grande da Cajaiba.

 

O Rafael.

member/rafael_santiago/

fez essa trilha que vc tá falando. Ele pode te passar mais dicas dela.

Ele tem até o relato dessa trilha, mas ele não postou aqui ainda.

Manda uma MP para ele. Ele sempre tá entrando aqui no Fórum.

 

 

Boa sorte.

 

 

Abcs

 

 

Fala Augusto, blz?

 

Estou com algumas dúvidas, vamos ver se você pode me ajudar:

1 - As praias do lado oeste do saco do Mamanguá podem ser alcançadas por trilha

tanto a partir de Paraty-mirim quanto por esta trilha que sai perto do ponto de onibus no

início da estrada pra Paraty-mirim? Há também uma trilha a partir de Laranjeiras, não?

 

2 - Você acha que é fácil conseguir barco do lado oeste para o lado leste do Saco?

E a partir de Paraty-mirim, será que é fácil conseguir barco para o lado leste do Saco?

 

3 - Por fim, estando no lado leste do Saco é possível chegar por trilha na praia Grande

da Cajaíba? Seria esta trilha muito complicada?

 

Faço estas perguntas porque fiz recentemente a travessia da Joatinga (Pouso da Cajaíba) -

Praia do Sono (em breve vou postar um pequeno relato) e para a próxima vez estou procurando uma alternativa ao barco pra se chegar na Cajaíba. A viagem de barco é longa e, às vezes, cara.

 

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros de Honra

Fala, João!

Sou o Rafael do Roraima.

 

Você já fez essa travessia alternativa?

 

O meu relato está em http://lrafael.multiply.com/journal/item/5/Volta_completa_da_Joatinga_RJ.

 

Se já fez, poste um relatinho aqui também.

 

Eu pretendo explorar ainda outras trilhas da Joatinga. Quando fizer isso, escrevo outro relato e publico tudo aqui no Mochileiros.

 

Abraço.

Rafael

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • Membros

Boa tarde, Augusto.

Meu nome é Richard Castelo Branco Oliveira, acaba de fazer meu cadastro e já gostaria de, se possível, obter uma informação: é possível ir à Pedra do Mamanguá à pé (sem barco) ?

Caso tenha essa informação, vc pode me passar mais detalhes ?

 

Valeu, forte abraço e bons caminhos !

 

Richard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi Richard.

 

Não entendi muito bem o que vc quis dizer.

Vc se refere à Pedra da Macela ou ao Saco do Mamanguá?

Porque não existe Pedra do Mamanguá.

 

A região ali do Mamanguá é como se fosse um fiorde, o que na verdade não é.

Ele só tem o formato de um.

 

Se a sua pergunta é como chegar lá na caminhada, foi isso que eu fiz. Só p/ atravessar de um lado ao outro do Saco é que vc terá de contratar um barqueiro.

 

 

Abcs

 

 

 

 

Boa tarde, Augusto.

Meu nome é Richard Castelo Branco Oliveira, acaba de fazer meu cadastro e já gostaria de, se possível, obter uma informação: é possível ir à Pedra do Mamanguá à pé (sem barco) ?

Caso tenha essa informação, vc pode me passar mais detalhes ?

 

Valeu, forte abraço e bons caminhos !

 

Richard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...