Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Colaboradores

Olá Felipe, bem vindo ao fórum.

Sou do Médio Vale do Itajaí, resido a cerca de 230km de Florianópolis e vou frequentemente para lá (é uma das cidades que mais gosto de visitar).

Já fui em basicamente cada canto, em cada mês, em pequenos e grandes grupos.

Como junho está no final do outono, realmente a probabilidade de teres dias frios é muito maior.
Os dias são ligeiramente mais curtos, e costumam amanhecer e terminar esfriando.

De fato, entrar na água pode se provar um desafio (exceto se você gosta muito de frio, e tolera bem o vento-sul).

Florianópolis é uma capital diferente, que destoa do padrão das demais.
Não é, nem de longe, uma grande metrópole (temos outras cidades Catarinenses muito mais influentes).

Em um dia tranquilo, ir do norte (Praia Brava) ao sul (Açores) da ilha toma cerca de 01:30 horas, mas isso piora muito devido ao trânsito em certos horários e épocas (principalmente ao chegar no Campeche indo para o sul, onde a malha viária é simplória, ocasionando filas).

Sobre tua pergunta: tente se hospedar em uma região próxima dos lugares que pretendes visitar, e talvez evite o Centro.

Para se locomover podes contar com um bom serviço de transporte público, já os taxis são caros e o Uber nem sempre atende (já fiquei na mão mais de uma vez devido o local e o horário). O ideal é ter carro próprio, pois cada atração fica longe da outra.

Você já decidiu o que pretendes fazer na Ilha da Magia? Ou por quantos dias pretendes visita-la?

Lembro de uma experiência, anos atrás, em pleno inverno (eram dias muito frios), que passei na Praia do Santinho (pegamos uma casa muito boa pelo Airbnb), fizemos a trilha do Costão do Santinho (vale a pena) + Pedra do Marimbondo. Lá por perto, subindo em direção à Praia Brava tem a trilha do Morro do Rapa (muito bonita e sem dificuldade). Ah, e ai no Santinho também tem dunas, que vale a pena dar uma paradinha para curtir.

Editado por Alan Rafael Kinder
  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Florianópolis não é apenas sobre praias e mar: o que mais tem na ilha é trilha de todo tipo para fazer. Não vão faltar paisagens bacanas para ver. Mesmo no inverno a trilha da lagoinha do leste, por exemplo, continua sendo uma boa pedida. Apesar do frio, o tempo fica mais estável, então a época fica interessante para atividades ao ar livre e bons registros fotográficos.

Uma coisa que acho interessante de fazer, por exemplo, é alugar caiaque e curtir a lagoa da conceição, ou mesmo a região da Barra da lagoa (lugares comumente usados para a prática de esportes do tipo). Se vc "manja", pode alugar sandboard nas dunas da Joaquina. Há a possibilidade de aluguel de bicicleta também.

Sobre hospedagem, como vai ser baixa temporada, nem me preocuparia tanto com questão do trânsito. Por experiência pessoal, recomendaria a lagoa da conceição ao invés do centro. O lugar é bonito, tranquilo, tem muita hospedagem, é colado com uma das trilhas mais famosas da ilha, tem uma avenida só pro turismo gastronômico, e um terminal de integração (TILAG) que atende quase a ilha inteira.

Além das atrações naturais, um local que é bastante apreciado na ilha é a região de Santo Antônio de Lisboa, considerado um dos bairros mais antigos de Floripa, há vários prédios históricos e uma fortaleza isolada em uma pequena ilha. Acredito que vale a pena a pesquisa.

E bom, se sobrarem dias e não ter mais o que fazer (o que acho difícil), ora, planejar um bate-volta no Beto Carrero em Penha é uma opção, também.

No mais, é saber o que os locais gostam de fazer: nos finais de semana tem as feirinhas locais e a Ponte Hercílio Luz para visitação, por exemplo.

 

Editado por StanlleySantos
  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Estive em Floripa por uns dias em abril, dias frios e nublados. Fiz a trilha do Costão do Santinho que o Alan falou, me aventurei nas dunas da Joaquina, passeei no centro e amei o bairro de Santo Antônio de Lisboa citado pelo Stanley. Quero voltar pra Floripa pra fazer outras trilhas e conhecer o sul da ilha (moro em Ubatuba então o quesito "praias" não necessariamente seria minha prioridade rs)

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pense no centro com hospedagem porque me inha ideia é fazer uns bate e volta para Blumenau, Beto Carrero, urubici e os transfers geralmente saem perto do centro. Meu receio é transporta (colega acima falou que Uber é complicado) e segurança (não sei se o centro é seguro de ficar, na minha cidade não é). 

 

Não tinha considerado fazer trilhas, vou pesquisar mais sobre. Vi que tinha uma empresa que alugava motos. Fiquei interessado. Alguém teve essa experiência? (Não estou falando da mottu)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

O centro de praticamente qualquer capital brasileira exige mais atenção nos passeios, ainda mais se notarem que vc não é de lá. É só tomar os cuidados básicos que fica tudo bem. Mas assim, vc estará pisando no estado mais seguro do país (a meu ver), vai ser bem difícil acontecer algum imprevisto do tipo. Sobre transporte, só o fato de vc ir fora da alta temporada já será um ponto a seu favor. Achei o transporte coletivo de Floripa satisfatório (claro, com a cidade tranquila).

Se o seu objetivo for visitar outras cidades, existe um app chamado "blablacar", que funciona da mesma forma que o uber, embora este seja mais voltado para caronas intermunicipais/interestaduais. E ainda é mais em conta. Sempre uso ele em viagens e nunca tive problemas com ele. Funciona bem no sul brasileiro. 

Eu ia sugerir que vc tirasse Blumenau das intenções e investisse na serra, mas parece que vai ter a edição de 2024 da "festitália" por lá nesse mês. Recomendo que acompanhe as datas e passe por lá nos dias de festa para curtir algo diferenciado (pq fora dos períodos das grandes festividades Blumenau não tem tanta coisa assim para fazer, ainda mais se vc não estiver com carro).

Editado por StanlleySantos
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cara, moro em floripa, no centro, ao lado do shopping beira mar.

Como provavelmente vai ser frio quando vc estiver aqui acho que a melhor opção de hospedagem será no centro mesmo. É tranquilo e seguro, basta tomar os cuidados básicos de uma cidade média. Morava em BH antes de vir pra cá,  a diferença na questão de segurança é absurda.

No centro vc terá mais opções para a noite, gastronomia (armazém rita Maria, top Market e pátio milano), além de.bares e restaurantes. Tem uns museus na região do centro, sempre tem algum evento na região da praça XV e mercado público.

Não ficaria na lagoa da Conceição, fora de temporada a noite lá é muito fraca.

Não deixe de ir em santo Antônio de Lisboa, é muito bacana (mas para comer eu prefiro o sambaqui, ao lado). Na mesma vibe tem o Ribeirão da ilha e as fortalezas, a mais fácil de ir é a de São José da ponta grossa (!), perto de jurerê.

Se vc curte, tem muitas trilhas bacanas, como a lagoinha do leste, naufragados (minha preferida) costa da lagoa, morro das aranhas, dentre muitas outras.

Mesmo com o tempo frio, se estiver sol, vale o passeio em alguma praia, como jurere, Joaquina, açores (com uma trilha bem legal para a praia do saquinho).

Vale muito a pena tirar uns dias para subir a serra, urubici e São Joaquim, ir em algumas vinícolas, curtir um friozinho.

Tbm vale um passeio em Blumenau e pomerode, mas basta um dia para as duas. Para comer em Blumenau o restaurante A figueira tem carnes maravilhosas. 

Ah, uber aqui funciona bem, mas precisa de paciência, dependendo do horário. Nada de diferente das outras cidades. Mas o melhor mesmo, para explorar bem a ilha e outras regiões, especialmente a serra, é estar de carro.

É isso. Boa viagem, floripa, mesmo no inverno, é sensacional! 

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Entendi, estou mais propenso a ficar no centro mesmo. No meu roteiro tem Blumenau e Pomerode, visita a serra e Beto Carrero. Ficando no centro tem uma opções de bate e volta. Meu receio era a segurança e vida noturna no centro. Não pra lance de balada, mas ter opções de lugar para comer, sair para tomar um sorvete com a patroa (não bebemos) e coisa do tipo. Pelo que você falou não isso não é um problema. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

@Felipe Araujo 686 Tem um trecho de trilha de uns 20km que você pode fazer no lado norte da Ilha que é o Caminho brasileiro de Santiago de Compostela, com direito a carimbo em passaporte de peregrino.  Neste site tem as informações: https://www.pscj.com.br/caminho-compostela. E o detalhe é que não precisa cumprir o trajeto em um só dia. 

Caso mude de ideia de ficar no centro, indico Canasvieiras, que possui uma infra estrutura e praia. 

No geral é uma cidade segura, com boas opções no centro, norte e sul da ilha. 

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...