Ir para conteúdo

Fernando de Noronha


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Na verdade, é um tópico mais para fazer um desabafo e para quem vai a Noronha saber um pouco o que esperar.

 

Voltei semana passada de lá. Como todos sabem, antes de viajar (ou na entrada), todo turista tem que pagar a TPA - Taxa de Preservação Ambiental. Apesar de ser cara (R$ 213 por 7 dias), não me incomodei em pagar, pois se esse é o preço para que a Ilha continue a ser o lugar paradisíaco que é e tenha sua natureza preservada, é um dinheiro bem pago.

 

Sempre ouvi histórias de fiscalizações rígidas do Ibama lá e de um monte de coisas que não pode. Inclusive, minha namorada - que estava comigo - visitou Noronha em 1998 e me falou bastante a respeito.

 

Pois bem, minha surpresa foi ficar 7 dias lá e ver apenas UM FISCAL DO IBAMA. Aliás, acho que era um fiscal, na praia do Sueste e só pra perguntar de quem era o carro parado lá perto. Na dita praia, quem estava nos passando as normas de onde se podia fazer snorkel e do uso obrigatório do colete salva-vidas era a dona do bar, que alugava os coletes.

 

A famosa praia do Atalaia com todas as restrições (100 pessoas por dia / 25 por vez / 10 pessoas mergulhando na piscina natural como limites máximos) não tinha um único fiscal em lugar nenhum, nem na trilha, nem na praia. Quem fazia a "fiscalização" eram os guias, mesmo assim, dava pra ver que os limites não eram respeitados - no momento que cheguei havia mais de 20 pessoas snorkeando, fácil. Mesmo quanto a não poder usar filtro solar, o máximo que podiam fazer era dar um toque e contar com a consciência do pessoal. É possível chegar lá por uma trilha à pé por 20 minutos (a estrada pra buggy está interditada) e, se quiser tocar fogo em tudo, não há ninguém pra impedir.

 

Outras maravilhas como Sancho e Baía dos Porcos, pontos de snorkeling com uma fauna riquíssima não tinham um fiscal sequer, controle zero. A praia do Leão, ponto de desova de tartarugas, tem visitação permitida até as 18h. Saí de lá 17:30h e não havia nenhum sinal de fiscalização. Se quisesse acampar lá e fazer sopa de tartaruga, ninguém saberia.

 

Ainda paguei R$ 10 por dia que saí pra mergulhar (5 dias, no total) e não havia fiscalização nenhuma nos pontos de mergulho. As operadoras combinavam de não irem ao mesmo lugar, mas se calhasse de irem, ninguém impediria. Mesmo no porto, nenhum barco do Ibama, nem nada.

 

No total, R$ 263 que teria pago com o maior prazer se perderam nos cofres do governo pernambucano. A coisa só não está grave porque a população e boa parte dos turistas já têm uma consciência de preservação. Mas, se continuarem assim, a coisa não se sustenta.

 

Esse paraíso está em risco por pura negligência do poder público.

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Quando fiz batismo em Noronha, o rapaz da Noronhadivers me ofereceu o aluguel da câmera fotográfica a 80 reais. Eu disse OITENTA!! É isso mesmo, o jeito foi guardar na memória as cores mais incríveis que já vi até hoje. Se aceitar uma dica: vá até o Porto e pergunte das operadoras sobre o aluguel da câmera. Talvez dê pra pechinchar.

 

Pessoal, boa noite.

 

Estou indo pra FN em setembro e gostaria de fazer alguns mergulhos.

Vocês indicariam algum lugar que alugue uma camera digital para realizar o mergulho? Quanto seria aproximadamente o aluguel da camera?

 

Obrigado

 

 

As operadoras de mergulho mais barata nem sempre são as mais seguros. Nos mergulhos de scuba o interessante é você procurar uma operadora que lhe dê segurança não importa o preço a operadora que eu indico é a Atlantis Divers: ( http://www.atlantisdivers.com.br/ )

Você pode negociar o preço antes.

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá pessoal...Estou planejando ir a Fernando de Noronha pela 1a vez. Busco principalmente mergulhos e boas fotos. Gostaria de saber quais as melhores opções. Se é mais vantagem ir por um pacote de uma agência ou por meios próprios. Gostaria de sugetões para os melhores locais de mergulho autonomo e fotos. Vlw.. to aguardando...

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Se você vai lá pra mergulhar vários dias, vá com um pacote de alguma escola de mergulho. Eles vão negociar valores bem melhores do que você chegando lá e esse é o mais caro da viagem. Fiz 5 saídas (10 mergulhos) por R$ 200 cada uma. Lá, sairia uns R$ 250, pelo menos. Endosso o colega a cima que sugeriu a Atlantis pra quem já é credenciado, os caras são muito bons, mesmo.

 

Falando em fotos e complementando a dúvida do pessoal acima sobre aluguel de máquina: acho bobagem, pois quem não tem prática ou não fez curso, não tira boas fotos; não é que nem terra firme. Você vai chegar com um monte de fotos ruins. Na maioria das vezes, fotógrafos acompanham os mergulhadores e depois vendem suas fotos, sem falar na qualidade do equipamento deles. São caras, uns R$ 20 cada foto (como estávamos em um grupo grande, negociamos por R$ 10), mas é bem melhor ter 2 ou 3 fotos muito boas do que dezenas de meia-boca.

 

Mais detalhes, dá uma olhada nesse tópico: http://www.mochileiros.com/mergulho-em-fernando-de-noronha-t31367.html

 

Olá pessoal...Estou planejando ir a Fernando de Noronha pela 1a vez. Busco principalmente mergulhos e boas fotos. Gostaria de saber quais as melhores opções. Se é mais vantagem ir por um pacote de uma agência ou por meios próprios. Gostaria de sugetões para os melhores locais de mergulho autonomo e fotos. Vlw.. to aguardando...
Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Estou pensando em ir para Noronha esse ano, por enquanto sozinho, em agosto ou setembro, um época boa para mergulho, eu acho, e que não deve ter muito movimento.

Eu gosto de mergulho livre, com o bom e velho snorkel e pé de pato.

Fazendo orçamento eu acho que gastar mais ou menos R$3000 é bem realista, considerando que só de passagens (saindo de SP) e taxas e mais taxas vão R$2000 fácil. Pretendo ficar 4 ou 5 noites, então mais uns 500 de hospedagem e 500 para gasto pessoal eu acho que dá, mas para emergências sempre existe o cartão de crédito.

 

Agora a principal pergunta:

Pelo que eu andei vendo é guia para lá e guia para cá, vc precisa contratar um guia para fazer tudo na ilha?

Pq eu andei pesquisando e vi passeios com guias para mergulho apnéia (60 reais) e pensei WTF??? será que preciso de guia para nadar para lá e para cá na ilha? tá certo que tem os lugares restritos e proibidos, que exige guia, mas tirando isso eu acho que vc pode se virar bem sozinho em lugares liberados não?

 

Outra coisa: é importante ficar bem localizdo lá?

Ultima pergunta: como funciona essa taxa de mergulho do ibama? é só para mergulho com cilindro não?

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Membros

Olá Guilherme,

 

Moro em Noronha e posso responder algumas perguntas suas.

 

Realmente agosto e setembro é uma boa época para quem gosta de mergulho. O chamado mar de dentro (o lado da ilha voltado para o continente) fica mais calmo propiciando o snorkeling. Ainda não é a alta temporada propriamente dita mas a ilha recebe muitos turistas, especialmente europeus no mês de agosto, que vêm ao Brasil aproveitando suas férias. Se você pretende focar sua viagem no mergulho de apnéia, ou mergulho livre, verifique a possibilidade de comprar um kit com máscara e snorkel. Às vezes vale mais a pena do que alugar esse equipamento aqui, onde você vai pagar R$ 15,00 a diária para o kit com máscara, snorkel e nadadeiras. No mergulho de cilindro todos os equipamentos estão incluídos no preço que se paga para fazer uma saída embarcado.

 

Com relação aos guias para mergulho livre, realmente existem lugares onde é obrigatório você contratar um guia para acompanhá-lo, que são: Praia do Sueste e Atalaia. No Sueste você verá tartarugas marinhas em abundância e o guia pode ser contratado na praia mesmo, acredito que seja algo como R$ 30,00 por pessoa, se estiver com mais pessoas é possível negociar. Já a Atalaia é um aquário natural formado por recifes e a visitação ocorre na maré baixa. Você pagará de R$ 35 a R$ 45 para fazer uma das duas trilhas que dão acesso à Atalaia. Na chamada trilha Longa ( ou Caieira - Atalaia, ou Pontinha-Pedra Alta), há parada para banho e mergulho em duas outras piscinas naturais, belíssimas, onde é possível ver muita vida marinha e corais.

 

A taxa do Ibama é só para mergulho autônomo. Quem não tem carteira de mergulhador pode fazer um batismo de mergulho acompanhado de um instrutor, vale muito a pena!

 

Nas outras praias da ilha como Conceição, Boldró, Baía dos Porcos, Porto etc você não precisa contratar um guia, mas não é recomendado que uma pessoa saia para mergulhar sozinha. Junte-se com mais alguém e informe outra pessoa em "terra" onde você vai mergulhar. Busque se informar também sobre a maré, que faz toda a diferença dependendo do local.

 

Um bom passeio para quem vai ficar pouco tempo na ilha é o ilhatur organizado por agências como a Atalaia, Locbuggy e Costa Azul. Em um dia eles te levam para os principais pontos turísticos, praias e mirantes, sendo que há paradas para banho e mergulho livre nas principais praias. O passeio termina com o por do sol em algum dos cartões postais da ilha. Custa R$ 75,00, com transfer da pousada.

 

Sobre as pousadas, uma boa localização é na Vila dos Remédios, o "centrinho" de Noronha, próximo a Praia do Cachorro, Meio e Conceição.

 

Espero ter ajudado :)

 

 

Flávia

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Olá Flanoronha,

 

seja bem vinda!!!

 

É muito bom alguém do local dar dicas, ainda mais boas dicas iguais a sua. Sendo assim, irei te explorar um pouco.

 

Vou pra Noronha em Abril, e gostaria de saber se conhece um bom, e barato lugar para se ficar na vila dos remédios ?? Eu tava pensando em ficar na casa dos nativos mesmo, pois acho q será mais em conta.

 

Tava querendo contratar uma empresa de Noronha mesmo para fazer alguns passeios. Dei uma olhada na net e vi a Karitas (http://karitas.com.br/), e a Central Noronha (http://www.centralnoronha.com.br/promo.php). Sabe algo sobre elas ???

 

Na sua mensagem que tinham duas trilhas para a praia do Ataláia. Qual seria a trilha curta ??

e o guia pode ser contratado na praia tb, como é o caso da praia do sudeste ??? ou ele te acompanha desde a trilha ??

 

Mando esse mensagem aberta, pois não sei se já está adaptada as mensagens privadas. Desde já muito obrigado.

Link para o comentário
  • Membros

Oi Junior!

 

Obrigada ::cool:::'>

 

Realmente não estou adaptada às mensagens privadas, não consegui navegar com tempo aqui p/ ver como funciona... hehehe

 

Mas vamos lá. Conheço sim, um lugar bom e barato na Vila dos Remédios. Preciso descobrir o telefone, então me mande um e-mail que eu passo o contato pra você ok? Meu e-mail é Flavia_machado@hotmail.com.

 

Já ouvi falar nessas duas empresas, mas elas não são de Noronha, uma é de Recife e a outra é de Natal. Aqui eu trabalho em uma pousada e gosto muito dos serviços da Locbuggy e do Naonda (barconaonda.com.br), que faz passeios de barco, planasub e ilhatur.

 

Outra forma de conhecer a ilha por terra é alugar um buggy, o que sai em média R$ 120,00 a diária. Dessa forma você fica mais independente, caso não goste daqueles passeios estilo “excursão” onde vão várias pessoas. Se quiser fazer um ilhatur privativo em buggy sai por uns R$ 200 a R$ 250,00. Ah, aqui tem ônibus também, e rola muita carona. Ou seja, se não quiser gastar muito é tranquilo de conhecer a ilha ...

 

O guia para a trilha da Atalaia deve ser contratado antes. Para ter uma idéia do percurso, dê uma olhada no mapa da ilha (http://www.noronha.pe.gov.br/popups/mapa-geral.html). A trilha curta sai da Vila do Trinta e volta pelo mesmo caminho. São uns 2,5 km cada trecho, mais ou menos. Já a trilha longa começa ali onde está escrito Enseada da Caieira e vai até a Atalaia, sendo que ainda naquele pedaço do mapa antes da Pontinha, tem duas piscinas naturais onde o pessoal pára para mergulhar. Na trilha longa a volta também é por esse caminho que leva até a Vila do Trinta. O guia te acompanha por todo o percurso.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...