Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Morretes

Postado
  • Membros

Morretes

É uma das opções de turismo no Paraná. A cidade foi fundada em 1773, localizada entre a Serra da Graciosa e o litoral Paranaense. O acesso pode ser via estrada da Graciosa, de trem ou via Curitiba. São 63 km de distância.

A maior atração é o Pico do Marumbi para os fãs da escalada, mas tem o Bóia-cross no Rio Nhundiaquara, uma prática relaxante descer o rio de bóia. Tem condução que leva de Morretes até o início da descida, muito bom, tem diversos estacionamentos onde são alugadas as bóias. A prática de canoagem também é ativa.

Tem ainda diversas trilhas como a Trilha do Rochedinho Cachoeira do Marumbinista. É o ponto de chegada para quem desce o Caminho do Itupava.

O transporte é farto e tem ônibus para todas ás direções.

Quem vai a Morretes ou mesmo para a Ilha do Mel ou litoral, não pode deixar de passar em Morretes para ao menos conhecer o único prato típico do Paraná. O famoso barreado, feito com carne, toucinho e temperos. Ele tornou-se conhecido por ser cozido em panelas de barro, e com a tampa da panela selada com pirão de farinha de mandioca e cinza para evitar que o vapor escapasse e o cozido não secasse depressa.

Não da para deixar de mencionar que a cidade também tem diversos casaríos antigos construídos a beira do rio Nhundiaquara é de uma rara beleza. A ponte sobre o rio é uma obra de arte, tem ainda A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto construída em 1812, A Igreja S. Sebastião do Porto de Cima e a Casa Rocha Pombo construída na época dos Jesuítas, hoje centro cultural.

Telefones 041

Prefeitura: 3462-1266

Rodoviária: 3462-1115

Informações de turismo: 3462-1024

Serra Verde (trem): 3888 3488

• Respostas 69
  • Visualizações 38.7k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Colaboradores
Alguma razão em especial pra dormir em Morretes? Pergunto pois as atrações por lá são o barreado, artesanato, trilhas e banhos de rio/cachoeiras. Estes últimos são um pouco afastados da cidade (que é bem pequena), vai precisar de transporte... Antonina da mesma forma, só que ao invés de trilhas e rios tem praia, e só uma (Ponta da Pita, praia de baía...).

Você vem de carro ou ônibus/avião? Vai descer de trem?

Se chegar cedo em Morretes dá pra passear pela cidade e almoçar o barreado, e a tarde ir p/ Paranaguá e procurar lá hospedagem, e depois seguir pra Ilha do Mel.

Paranaguá é bem maior que Morretes/Antonina, acredito que ache um hostel por lá, mas não conheço nenhum.

Nenhuma razão especial... é que achei que chegando por volta das 11h da manhã, seria pouco tempo para conhecer tanto Morretes quanto Antonina e ainda ir para Paranaguá/Pontal do Sul... sem contar que eu iria com o mochilão pra lá e seria complicado não deixá-lo em algum lugar enquanto eu conheço as cidades...

Eu vou descer de trem e depois queria continuar de Morretes para Pontal do Sul para pegar o transporte para Ilha do Mel... isso é possível né?

Postado
  • Membros

Pra conhecer Morretes 2~3hs já deu, não vejo motivo pra ficar muito tempo na cidade, o passeio lá é andar pelo centro histórico, comprar artesanato e comer barreado. Antonina fica a +/-15km de Morretes, é um pouco maior mas no mesmo esquema. Talvez pra conhecer a duas cidades, sem carro, uma tarde fique apertado, ainda mais tendo que pegar o ônibus pra seguir viagem... falando em ônibus, procure comprar a passagem assim que chegar lá, essa época do ano Morretes/Antonina ficam cheias de turistas e a procura por passagens é grande. Uma idéia é chegar em Morretes e comprar a passagem p/ Pguá saindo de Antonina. Daí vai passear e almoçar em Morretes, pega o ônibus e vai pra Antonina, faz o passeio por lá e embarca pra Pguá. Não sei se é possível fazer este roteiro, pois sempre vou de carro pra lá, dá uma pesquisada...http://www.viacaograciosa.com.br/

Pra Ilha do Mel tem barca de Pguá e de Pontal, de Pguá tem menos horários disponíveis, demora mais e é mais caro, já de Pontal é mais perto e saem uma atrás da outra. Segundo o pessoal não tem ônibus de Morretes>Pontal, então tem que ir pra Pguá e depois seguir p/ Pontal, ou pegar um Morretes>Matinhos (também não sei se existe esta linha, pesquise no site da Graciosa) e de lá seguir pra Pontal. Acho que o melhor é ir pra Pguá e de lá pegar a barca pra Ilha, evitando se deslocar pra Pontal e perder mais tempo/dinheiro...

Sobre a mochila, escolhe um restaurante que lhe agrade, pede pra guardar a cargueira e vai bater perna tranquilo, depois volta, almoça e continua a viagem.

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Oie,

Alguém sabe me dizer se o hotel Nhundiaquara é uma boa opção para se hospedar em Morretes?

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

ola, alguém saberia me dizer se tem algum lugar proximo ao inicio da trilha pro Salto dos Macacos, que de pra deixar os carros?

sei que algo meio anti natureza, ir de carro, mas se puderem me ajudar. fico feliz :)

Postado
  • Membros

Tem o estacionamento da Dona Izabel, um pouco antes do IAP.

O pessoal que vai de carro para o Salto ou Marumbi sempre deixa a caranga ali.

Postado
  • Membros
Tem o estacionamento da Dona Izabel, um pouco antes do IAP.

O pessoal que vai de carro para o Salto ou Marumbi sempre deixa a caranga ali.

ok, obrigada.

• 1 ano depois...
Postado
  • Membros

Amigos mochileiros,

Pode parecer idiota a pergunta, mais gostaria da respostas ::xiu::

Qual a diferença entre a viagem de trem e de ônibus para o percurso Curitiba x Morretes (além do preço)

ônibus (Viação Graciosa) R$ 20,00 e trem R$ 149,00 - ida e volta

qual a melhor opção, ida e volta de trem ou ida de trem e volta de ônibus e/ou vice-versa.

Maria Emília

Postado
  • Membros

A estrada de ferro é centenária e uma obra de arte da engenharia. A viagem vale muuuito a pena.

A estrada da Graciosa também é centenária e uma bela estrada, vale a pena o passeio também.

Li um relato aqui no mochileiros de um pessoal que não conseguiu passagem de trem pra Morretes (pois elas são disputadas, precisa comprar com certa antecedência) e desceu de ônibus da viação Graciosa pela estrada da Graciosa e subiu de trem.

A volta de trem é mais barata que a ida, e sempre tem lugar,pois a maioria do pessoal desce de trem e sobe de ônibus ou van, mais rápido.

• 5 semanas depois...
Postado
  • Membros

Fiz o passeio de trem pela Serra do Mar, é realmente uma paisagem de tirar o fôlego. Para quem gosta de natureza, mato e paisagem, esse passeio vale muito a pena. Achei melhor descer a serra, pois a viagem de volta, subindo, pode chegar a 5 horas de duração. A preferencia de passagem é para o trem que desce, e o que sobe tem q esperar. Comprei a classe econômica, a diferença são as cadeiras, que são duras, e não tem serviços de bordo. Mas a vista é a mesma..

A viagem pela estrada da graciosa é bem agradavel, só isso.

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

Pessoal, alguém poderia me informar se os restaurantes abrem durante a semana (segunda, terça...) em Morretes?

Estou pensando em dar um pulinho lá semana que vem. Obrigado.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.