Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Bom.. vou todo ano a Montevideu a trabalho.

 

O que pode ocorrer lá é juntar um grupo de moleques e ficar te perseguindo por umas 2 ou 3 quadras pedindo dinheiro. Mas é só levar na esportiva que não tem rolo.

Perigo mesmo, não tem nenhum. Só as vezes é chato ficar dizendo não por 2 quadras (como aconteceu muito comigo e com meus amigos...)

 

Sobre balada o Pony é o lugar mesmo. Só não vá de segunda e terça que não tem nada. Lá balada esquenta para valer a partir de quinta...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá

vou sempre ao Uruguai, passei a última semana de 2007 em Montevidéu e posso assegurar que Montevidéu é uma das cidades mais seguras para se passear. Imagino que ajuda muito a presença da polícia turística que está em todos os lugares, especialmente na cidade velha, aliado ao fato de não haver tantos miseráveis. O Uruguai é um dos países com melhor distribuição de renda da américa latina.

 

Em todo caso, siga a dica válida para qualquer grande cidade do mundo: por mais seguro que seja o lugar não vacile com sua câmara nem deixe sua carteira à vista.

 

E não deixe que o medo impeça de vc passear de madrugada pelas ruas e praças da cidade. Vazias elas ficam ainda mais bonitas.

 

Boa viagem e até!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Como utilizei muitas informações que encontrei aqui para preparar minha viagem a Montevideo, quero registrar algumas observações que possam ajudar a futuros viajantes. São observações, portanto partem de um ponto de vista. Não são informações neutras, sem opinião. Sua experiência pessoal pode ser outra, mas a minha foi essa.

 

No meu caso, fui a MVD e depois a Buenos Aires. Tinha planejado também passar um dia em Colônia, mas tive problemas com o vôo (por questões meteorológicas, o avião sobrevou MVD e voltou a Porto Alegre, me fazendo perder quase um dia todo). Como meu tempo de viagem já era curto, apenas passei em Colônia para atravessar.

 

Numa próxima ocasião, não incluiria MVD. Não vi tantos atrativos assim. Achei a cidade suja, mal conservada. Uma coisa são prédios antigos, outra, é limo, sujeira e marcas de falta de conservação. Nisso, BsAs dá show em MVD. E as ramblas jamais deslumbrariam um carioca, embora, diga-se em defesa de MVD que dificilmente alguma cidade terá orla urbanizada que o faça :)

 

Com relação a hospedagem, três coisas. Na minha opinião, o Hotel Arapey (citado aqui no fórum) não reúne condições mínimas de habitabilidade. Não vale os 20 dólares que cobra de diária. Fiquei no Hotel Hispano. Simples, bem localizado, 30 dólares. Um amigo meu tentou um hostel (acho que foi o Reds, mas não estou certo disso), mas desistiu porque, segundo ele, estava um caos. Cheio, bagunçado, disse, por exemplo, que a atendente, na frente dele, apenas virou do avesso o lençol que já estava sendo usado antes dele chegar e complementou que não tinha nenhuma rouparia limpa.

 

Com relação ao câmbio, o melhor lugar que encontrei foi numa loja da rede Abitab (uma loteria lá) na Peatonal Sarandi, entre a Bartolomé Mitre e a Plaza Constituicion. Estava a 11,40 pesos uruguaios por real, enquanto no Aeroporto estava 9,69 e nas lojas da Av. 18 de Julio estava a 11,10.

 

Com relação a comida, acho que há vários opções melhores (em preço e qualidade) do que o Mercado do Porto, lugar nitidamente para turista. Sugeriria uma refeição no restaurante La Passiva (uma rede espalhada por toda a cidade) da Plaza Constituicion, de preferência numa das mesas externas, com o complemento de um sorvete do quiosque da La Cigale (outra rede presente em toda a cidade) que fica quase em frente.

 

O terminal rodoviário de Tres Cruces é realmente muito funcional, com serviço de locker, um mini shopping integrado, quiosques de informação, inclusive um governamental da área de tursimo que prestou todas as informações, mapas etc que solicitei.

 

Caminhar deve ser o meio de transporte mais usado por visitantes. Mas dê alguma atenção a rede de ônibus. Com as informações certas, você vai a qualquer lugar da cidade com ela. Achei os taxis esquisitos, além de um pouco caro. Como tem carro velho em MVD!

 

Outra questão que li aqui no fórum diz respeito à travessia de barco para BsAs. Quando fui comprar a passagem, a única opção que tinha para os horários que queria era a Colonia Express. Vi aqui elogios e críticas ao catamarã desta companhia. A ida foi tranqüilíssima, pois o rio estava calmo e o tempo bom. Na volta, com o rio agitado e ventando muito, o buque jogou bastante. Sacudia para todos os lados, gerando obviamente desconforto e susto em alguns passageiros, mas não vi ninguém passando mal. Não sei também se com o BuqueBus acontece o mesmo quando o tempo não ajuda. Mas também não foi nada desesperador. Numa outra ocasião, continuaria dando prioridade à conveniência dos horários e preços do que a isso. Mas não recomendo o mesmo a alguém que não se dê muito bem com os balanços do mar.

 

É isso. Espero que possa ser útil. Se lembrar de mais algo, volto a registrar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Esqueci um ponto: segurança.

 

MVD me pareceu tranqüilíssima em termos de segurança. Em nenhum momento me senti ameaçado ou sequer preocupado com isso. Diferentemente de BsAs, que em alguns pontos, principalmente os mais turísticos, te deixa paranóico com com a carteira, a bolsa, a máquina etc.

 

Tem quem negue a relação entre questão social e violência urbana, mas é sintomático também que você não veja mendingos ou pedintes em MVD, como vê em praticamente todos os grande centros urbanos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

A quem interessar, acabei de chegar do Uruguai e fiquei sabendo apenas no aeroporto de POA que TODAS as compras feitas com cartão de crédito nas quais tenham sido adquiridos produtos ou serviços no Uruguai e que incidam o imposto IVA (imposto único do Uruguai), há ressarcimento integral dos impostos na fatura do cartão.

Ou seja, se vc consumiu algo que custava US$100,00, terá direito a 22% deste valor de reembolso( 22% é o percentual fixo do IVA).

Uma superdica que pode tornar sua viagem 22% mais barata.... :D:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Nossa eu já achei MVD muito mais legal que BsAs.

 

Calma, explico.

 

MVD é mais sossegada, e o povo mais gentil. BsAs tem claro muuuuito mais atrativos, e, pra quem tá acostumado com metrópole como eu, há uma sensação de "estar em casa" além de uma fartura muito maior de serviços e conveniências ausentes em MVD. No entanto, como o fred disse, a sensação de segurança em MVD é muito maior do que em BsAs e em praticamente 95% das cidades brasileiras mesmo pequenas. Sei lá, achei MVD uma cidade muito agradável.

 

Realmente o mercado do porto é um lugar pra turistas, é caríssimo. E não é tão bonito como por exemplo o Mercado Municipal de SP. Um lugar que é bonito e não puder ir é o Parque Prado e o Rosedal. Acho que MVD tem seus atrativos, claro, não são tão chamativos como os de outras cidades.

 

Só discordo quanto aos prédios velhos: eu gostei muito do aspecto decadente/degradado de MVD. Mas gosto é gosto. E ainda bem que não me hospedei no Arapey hehehehe...

 

Em tempo: postei o meu relato mas nao mostrei fotos, mas postei algumas em www.flickr.com/photos/deszo e há muitas aqui http://lukie.org/fotos/arg-uru2008

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Membros

Limelo,

 

O centro, nas imediações da Av. 18 de Julio, 'fecha' durante a noite. Acho que a Ciudad Vieja é ideal para ficar hospedado. Lá tem bares, restaurantes e baladas para aproveitar durante a noite e de dia você pode ir nos cafés, mercado e museus/praças das redondezas. A Ciudade Vieja, aliás, é o próprio centro histórico, colada na Plaza Independência e na 18 de Julio. Transporte por lá não é problema.

 

boa viagem,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Henrique,

 

Boa Noite!

O Balmoral Hotel está localizado em frente ao marco zero da cidade de Montevidéu - Praça Cagancha. Uma região bem movimentada, com várias opções de locais para conhecer, se divertir, comer e comprar.

 

Dicas pontuais:

Sentar e apreciar um bom mate na Cagancha mesmo! Sentir um pouco o clima! Aliás, a Cagancha tem um clima meio de Europa, lugar bacana! Do outro lado da rua, tem o Mercado de los Artesanos! Muita coisa legal, interessante e bonita. Mas antes de comprar lá, dê uma volta pela cidade, caminhe pela 18 de Julio, vá até a praça Independência para ver se não acha o mesmo produto/ ou algo parecido por um preço mais em conta. De qualquer maneira, o mercado de los artesanos é uma boa dica que bons artesanatos, ainda que seus preços sejam mais altos do que os demais, vale pela qualidade e muitas vezes pelo diferencial do artesanato. Uma outra pedida para compras é nas feiras que rolam na praça Matriz aos sábados e quintas - se não me engano - e na feira de Villa Biarritz aos sábados e domingos.

 

Na calle San Jose, a saída oposta do Balmoral em relação a Cagancha, existem uma imensidão de restaurantes, boa dica para comer bem é o Café Hispano, San Jose y Rio Negro. Uma outra dica, as ruas do centro são bem simétricas e o povo lá tem o hábito de se localizar (ubicar) pelos quarteirões. Assim, o Café Hispano, fica na San José com a rua Rio Negro. Lá vale a pedida do pescado, da milanesa e dos tradicionais chivitos (lanche típico) e para não passar batido, passe no La pasiva, onde pode experimentar o que nós chamamos de cachorro quente e eles de pancho. O diferencial deles é a mostarda, que tem um segredo guardado a sete chaves e ela é feita todos os dias! Agora se você é vegetariano, ainda que o Uruguai tenha excelentes carnes, este segmento da população não fica desprovido de opção, o La Vegetariana é uma boa pedida. Tanto o La Pasiva como o La Vegetariana são uma cadeia de restaurantes que se faz presente em diversos locais. Para os carnívoros, Mercado del Puerto na veia... Do Balmoral vá de táxi, é barato e vale o almoço! Depois para baixar a pança, vale dar um rolê pelos museus da região. Atenção que o Mercado del Puerto só funciona para almoço.

 

E para a sobremesa (ou postre) vale a pena experimentar as masitas - um tipo de petit four sensacional - e os bizcochos - para tanto, vale a pena descer pela Roundeau, rua que começa na Cagancha sentido Palácio Legislativo e parar no Emporio de los Sanduiches... os doces de lá matam qualquer um.

 

Mas não é só de comilança que se vive. Para ajudar na digestão também, vale caminhar pelo parque Rodó (perto do terminal tres cruces) divide a região mais antiga e tradicional do bairro de Punta Carretas e Pocitos. Do Rodó, vale seguir pela rambla (avenida beira-rio) até o Club de Golf, caminhar pelo calçadão da praia de Pocitos (lembra um pouco o Leblon no Rio) até onde conseguir! No verão esse pedaço é bem agradável. O parador Kibon (nada a ver com o sorvete) é uma boa pedida também. Lá perto tem o Yatch Club, local bacana para bater uma bolinha... sempre tem brasuca por lá.

 

Bueno, agora preciso ir! Caso lembre de algo mais posto aqui e caso tenham alguma questão, tamos a las ordenes!

 

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá, Henrique!

Estive em viagem similar a tua, porém com base em Buas, em meados de julho.

Já estive na Argentina diversas vezes, porém ainda não havia atravessado o Mar del Plata....e me encantei com o Uruguay.

Montevideo é uma cidade sem o glamour de Buenos Aires, sem o pitoresco de Colônia, ou mesmo o apelo turístico de Punta, mas me encantei com a simplicidade quase aconchegante.

Cidade onde há vasos de avencas e samambaias pendurados nos postes de luz da avenida; onde o cobrador de ônibus se levanta e pára o ônibus a fim de descer com o carrinho de bebê de uma passageira desconhecida; crianças do colégio usam o antigo avental-gravata como uniforme e se levantam a fim de deixar idosos sentarem-se nos ônibus.

Freiras ainda dirigem as escolas, nas quais há inscrito na porta "Aqui formamos valores".

Todos são muito educados e solícitos.

Para quem vive hoje em cidade grande brasileira, as cidades do Uruguay te fazem recordar tempos dos quais vc somente ouviu falar...tempos de respeito, tempos de tranquilidade...

Em Montevideo vc DEVE adquirir seu termo e saborear um mate sentado na praça, e perceber que já é mais de meia noite e a praça em pleno Centro da cidade está cheia de famílias, namorados e cachorros passeando tranquilamente com seus donos.

Enfim, o Uruguay foi uma grata surpresa e espero que vcs tb gostem.

Quanto aos pontos turísticos e locais para sair, já foram bem descritos nos relatos anteriores.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Olá pessoal!

 

Desculpem por não ter escrito antes, mas cá estou eu com a dica do baar Fun Fun (é assim mesmo, com dois A, risos). Escrevi um roteiro enorme de Montevideo e demais cidades do Uruguai, vou postar no final de semana no fórum de relatos, mas estão no meu site, pra quem quiser se adiantar (é que não acabei de escrever da viagem inteira).

 

Bom, ao bar.

O Baar Fun Fun - http://www.baarfunfun.com/

 

Trecho do meu relato sobre ele:

"(...)Na mesma noite decidimos visitar o Baar Fun-Fun, na Calle Ciudadela, 1229. Quem visita Montevideo e não conhece o Baar Fun-Fun, perdeu um pouco da visita à cidade. O bar foi fundado por Augusto López em 1895 onde funcionava o Mercado Central. A clientela começou a se formar principalmente devido às principais bebidas do local: el Pegulo e la Uvita. Esta última ainda é sucesso absoluto, tem fórmula que dizem ser secreta, é patenteada e já levou famosos ao bar para experimentá-la, como Carlos Gardel em 1933.

O local também é ponto de encontro para apreciar um bom tango, de quarta a sábado. Infelizmente ainda era terça-feira, mas prometemos voltar ao bar antes de sair da cidade. Ah, a Uvita é mesmo deliciosa. Como o bar está localizado não muito longe do hotel, logo seguimos, já que o dia seguinte prometia grandes aventuras."

 

Espero que gostem. Ah, eu voltei realmente ao bar, não resisti, hehehe

Beijos, qualquer coisa estou à disposição

Fê. :)

 

Relato completo da viagem: uruguai-e-argentina-com-fotos-e-links-t29793.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...