Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Como viajei 5 países com menos de 800 reais

Featured Replies

Postado
  • Membros
  • Este é um post popular.

Sempre que falo que viajei 5 países na América do Sul com menos de 800 reais, acabo gerando aqueles olhares de dúvida, tipo, ou esse cara é louco ou mentiroso. Vou te mostrar que é possível você fazer o mesmo com um pouco de coragem e planejamento.

Primeiro explicando um pouco do meu estilo de viajante, sempre gostei de viajar sozinho e durante mais de uma década estou explorando esse mundo, tendo dado uma volta ao mundo por terra sem utilizar avião, cruzado o oceano Atlântico em navio de carga, escalado dezenas de montanhas e explorado todos os extremos da América do Sul.

Foram 5 expedições, 25 países, mais de 110 cidades visitadas em cerca de 408 dias na estrada. Mais de 70.000 km rodados por superfície, sendo 15.000 desses km rodados em mares e rios amazônicos. Quebrei bastante a cabeça até desenvolver essa fórmula para viajar gastando muito pouco. Assista o vídeo da expedição Extremos América do Sul onde gastei muito pouco para fazer

Vou descrever nesse artigo os seguintes temas, espero que você consiga tomar coragem e partir finalmente para sua grande aventura:

1. Tripé dos gastos em uma viagem
2. Como ganhar dinheiro enquanto viaja
3. Vale a pena viajar a América do Sul?

Quanto eu gastei realmente nas minhas viagens pela América do Sul?

Eu fiz 3 expedições pela América do Sul em baixo orçamento, quero citar aqui 2 delas: Expedição poeira e Expedição Extremos América do Sul.

mapa-america-sul.thumb.jpg.3f56a951177674a753575b846026c508.jpg

Na expedição Poeira, eu consegui fazer 5 países em 22 dias, gastando 780 reais. Na expedição Extremos América do Sul, fiz 7 países em 150 dias, gastando 5.800 reais. Se você fizer a conta verá que nas duas expedições o meu gasto diário rodou em torno de 35 reais.

Como fazer para gastar pouco assim?

Vamos falar de algo que eu chamo de tripé dos gastos de viagem. Basicamente os custos de um mochilão se fixam em 3 pilares: Transporte, alimentação e hospedagem. Você conseguindo enxugar os custos nesse tripé, reduzirá muito o quanto você gastará na sua viagem.

- Transporte

Faça as contas, dependendo do vôo, um trecho de avião aqui pela América do Sul já gasta mais que eu gastei na viagem inteira. Esqueça avião se você deseja viajar com baixo orçamento, essa é a dica número 1.

Essa é a parte do tripé que mais pesa, você precisará se esforçar para viajar gastando pouco com transporte, mas não é nada impossível e com um bom planejamento é possível viajar sem gastar nada.

Basicamente nas minhas viagens eu uso bastante ônibus e pego carona. Carona você consegue arrumar hoje em dia via redes sociais, nos hostels e no clássico levantando o dedão na estrada.

P80315-130030.thumb.jpg.8f289ea9bb1cf330554b9880bb35d7af.jpg

P80221-161435.thumb.jpg.7a64f04681d5a1b442a7ebec2abea1fe.jpg

Já peguei carona muitas vezes sem problema e já fiquei horas e horas na estrada tentando sem sucesso. Na Argentina foi super fácil e no Chile super difícil, é tudo uma questão de paciência e tentativas e erros. Acabei viajando com amigos dividindo o valor do aluguel de carro, na caçamba de caminhões, em carros chiques e em ônibus de turismo.

- Alimentação

Essa é a parte que eu me orgulho de dizer que gasto o mínimo possível, deve ser por isso que perdi 22 kilos em 150 dias de viagem. Para gastar pouco com alimentação não tem segredo: Comprar comida no mercado e cozinhar no hostel. No Chile a comida mesmo no mercado estava muito cara, só reduzir as expectativas e mandar ver: Sopinha de tomate com cenoura.

P80303-195520.thumb.jpg.13a02e9fe1e785ed55879f862d2ac99e.jpg

Eu tenho a vantagem de acampar muito em minhas viagens, em 150 dias de viagem, passei quase 40 dias acampado e quando eu estou acampando é basicamente arroz branco com alguma proteína barata como ovo e um temperinho. Acaba-se gastando muito pouco, nesse vídeo abaixo fiquei 1 semana acampado e me alimentando de arroz com alguns itens que ia encontrando pela mochila e pelo caminho.

Minha receita mais barata e que mantém meu corpo funcionando o dia todo de forma saudável é: Frutas como banana e maçã no café da manhã e eu fazia 2 sanduíches com pão, tomate, abacate e ovo cozido. Eu gasto em torno de 8 reais por dia com alimentação ( Café da manhã, almoço e jantar ). Uma dica é procurar hostels que já tenha café da manhã, encontrei lugares que valia muito a pena se entupir de comida do hostel e depois passar o dia sem comprar nada para comer.

Ainda vou dar mais uma dica para você se alimentar bem e ainda ganhar um dinheiro com isso, isso lá no tópico sobre como ganhar dinheiro na estrada.

- Hospedagem

Hoje em dia temos tantas opções de sites e aplicativos que ajudam com hospedagem que posso quase que te garantir que você vai conseguir ótimas opções de hospedagem barata.

O grande aplicativo que uso é o Booking, já encontrei muita pechincha no aplicativo que jamais encontraria andando e buscando lugar no boca a boca ( Faço muito isso também ). Se o aplicativo só está mostrando locais caros, vale a pena buscar da forma tradicional, andando e perguntando. Poucas vezes eu chego em uma cidade com hospedagem garantida, somente quando sei que vou chegar de noite ou em locais mais perigosos onde é melhor eu garantir pelo menos minha primeira noite.

Uma dica que sempre dou é olhar os comentários dos usuários, eu particularmente sempre vou no mais barato que aparecer. O problema de escolher só pelo dinheiro é que você acaba se deparando com quartos como esse abaixo, se te mostro o telhado tu corre kkkk

P80224-173244.thumb.jpg.c4e26339eaa3fcc970e75493a1f3c2a7.jpg

Eu acampo muito, em campings e em locais selvagens, livres de cobrança. Coachsurfing é uma ótima pedida, eu fiz bons amigos nessa categoria de hospedagem. O ideal é ir criando um perfil nessas redes e se engajar, dificilmente vão te aceitar sem um perfil já trabalhado, tente hospedar pessoas na sua casa antes de ir viajar, isso deixará seu perfil perfeito.

P80512-174113.thumb.jpg.2e37f24c882584742dcf69807ff3e99a.jpg

P80219-192918.thumb.jpg.34bce13b41a060686dbb5436807d17a3.jpg

Outra categoria bem diferente de hospedagem é fazer trabalho voluntário. Você pode usar sites como Workaway e Worldpackers, eu usei o Workaway para trabalhar na Europa com cavalos no inverno e em projetos de bio-construção no Brasil.

DSCN0120.thumb.JPG.c36742d779a6c0b93f9c530671c331d4.JPG

Na América do Sul tive diversas oportunidades que os próprios amigos de estrada vão te indicando, se você está aberto a essa possibilidade, de vez em quando rola até alimentação nesses trabalhos voluntários.

Agora, como ganhar dinheiro enquanto viaja?

Sempre me perguntam como eu consigo ficar 150 dias viajando pela América do Sul ou 197 dias viajando o mundo, sou rico?? Longe disso, não é necessário ser rico para cair no mundo, minhas contas me dizem que é mais caro viver em SP do que viajar o mundo.

Existem muitas formas de ganhar dinheiro viajando e vou falar algumas aqui que eu vi rolar e achei bem honesta a forma que encontraram de continuar viajando.

Uma das mais interessantes é cozinhar no hostel. Junte um grupo, arrecade um pouco de dinheiro de cada um, compre os ingredientes no mercado e cozinhe para todos. Vi isso em muitos hostels ao redor do mundo, viajantes ganhando dinheiro cozinhando para a galera. Imagine você ganhando 2 reais por cada integrante do grupo, normalmente são 10 a 15 pessoas envolvidas.

P80123-234126.thumb.jpg.4f11c3ce7bc3d0d1eccf7a39c10da6a2.jpg

Um amigo meu que está viajando há 6 anos o mundo de moto, costuma parar em casas que faltam manutenção e se oferece para pintar a casa em troca de hospedagem. Ele diz: Olha, você compra uma latinha de tinta e eu pinto tudo para você, em troca eu posso acampar aí no seu quintal?

Opções não faltam, eu já ganhei uns trocados dando aula de capoeira na praça, já vi fazerem isso com Yoga e alongamento. Já vi tatuadores trocando tattoo por comida, hippies vendendo sua arte nas ruas, fazendo malabares, entenda uma coisa: Tudo é possível quando se tem ânimo para ir a luta e trabalhar seu sonho.

Mas, e aí? Vale a pena mochilar pela América do Sul ?

Sou totalmente suspeito para falar, sou completamente apaixonado por esse continente, tanto que estou partindo em breve para minha 4° expedição por aqui. Só digo uma coisa: Ruínas incas, montanhas, desertos, praias, um povo simpático e câmbio favorável - Onde mais você encontra isso no mundo?

bloco-viagem-fotos.thumb.png.219fde6e815f9b04e94bad946463b947.png

Fiz uma palestra falando somente sobre isso, porque eu amo tanto a América do Sul, se você está em dúvida se deve ir ou não, peço que assista minha palestra e tire suas próprias conclusões, em breve no meu canal no Youtube, siga o canal para acompanhar os novos vídeos que vou colocar.
Canal Trabalhe seu Sonho

---
Espero que essas informações tenham te ajudado de alguma forma e fique à vontade para perguntar qualquer coisa, será um prazer te ajudar nesses primeiros passos da sua jornada por esse continente que eu amo tanto.

Grande abraço e bons ventos!!

  • Respostas 21
  • Visualizações 16.9k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

  • @D FABIANO Já eu sou o contrário, se começo a viver uma vida cheia de confortos eu já começo a me sentir molenga e fracote. Para mim só vale a pena uma vida de desafios, gosto de sentir a adrenalina d

  • @willgittens Poxa que maravilha que está fazendo. Isso sim é ser mochileiro e viver a vida na sua plenitude.  Pode ficar doente, claro, morrer, ter dor de barriga, evidente que sim. A vida é sua

  • @casal100 É bem esse o espírito, eu tenho muito mais medo de morrer em uma cama de hospital do que em uma montanha ou no mar velejando. Eu particularmente gosto de perrengue, gosto da sensação de miss

Posted Images

Postado
  • Autor
  • Membros
  • Este é um post popular.

@Rogerio K C Eu não me preocupo com isso, nem seguro viagem eu levo pois raramente fico doente na vida, só passei mal 1 dia em todos esses anos de viagem. Eu levo comigo alguns remédios de dor de cabeça, dor muscular, anti-inflamatório e para diarreia, ainda bem que nunca precisei usar, mas sempre está na mochila.

Postado
  • Membros

Discordo totalmente de tudo que esta escrito aqui,quem sabe por ser herdeiro de posses,mas entre viajar sem conforto e ficarem casa,prefiro trilhões de vezes, a minha casa,mas desejo lhe bom divertimento. 

Postado
  • Membros
  • Este é um post popular.

@willgittens Poxa que maravilha que está fazendo. Isso sim é ser mochileiro e viver a vida na sua plenitude. 

Pode ficar doente, claro, morrer, ter dor de barriga, evidente que sim. A vida é sua e você faz o que quer dela.

Pode dar tudo errado, pode! É daí. Ou você acha que na vida "normal " não pode dar. 

Mas qual a diferença de morrer numa viagem dessa, pelo menos estará fazendo o que ama; ou dentro dum hospital público por aqui. Pelo menos estará aproveitando a vida, conhecendo lugares maravilhosos, pessoas magníficas, respirando ares diferentes, encontrando a paz. .que muitas pessoas não conseguem encontrar.

O dia que enjoar dessa vida é só voltar a ser um cara "normal"!

Postado
  • Autor
  • Membros
  • Este é um post popular.

@D FABIANO Já eu sou o contrário, se começo a viver uma vida cheia de confortos eu já começo a me sentir molenga e fracote. Para mim só vale a pena uma vida de desafios, gosto de sentir a adrenalina do perigo e zona de conforto para mim é zona da morte. Infelizmente uma vida indoor para mim é um pesadelo, quem sabe na próxima vida eu não venha mais suave, gostando de vinhos franceses e férias em Dubai. Grande abraço!!

Postado
  • Autor
  • Membros
  • Este é um post popular.

@casal100 É bem esse o espírito, eu tenho muito mais medo de morrer em uma cama de hospital do que em uma montanha ou no mar velejando. Eu particularmente gosto de perrengue, gosto da sensação de missão cumprida após o término da aventura, as melhores pessoas que cruzaram meu caminho ou estavam se ferrando igual eu ou estavam lá para me ajudar com alguma coisa, verdadeiros anjos. Obrigado pela mensagem, que os ventos lhe sejam sempre favoráveis!! Abração.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.