Ir para conteúdo

Quais os procedimentos para entrar e sair do Equador apenas com a Identidade ?


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal ! Como vão?

Estou com uma certa dúvida, procurei no fórum algum relato e pá mas não achei . Se alguém puder me ajudar eu agradeço ! :)

Eu vou em maio do ano que vem para Quito no Equador e de lá realizarei um mochilão pelo país . Porém eu não tenho o passaporte e gostaria de saber se alguém já foi para o país apenas com o RG e quais procedimentos teve de tomar .

Eu já fiz Bolívia-Peru de carro e não tive "muuitos" (kkkkk)  problemas com a entrada e saída dos países . Nos dois países eu parava nas respectivas Aduanas , dava saída de um país e entrada em outro apenas com o RG. Porem nunca fiz uma viagem internacional de avião e fico perdidinha sobre procedimentos desse tipo. 

Procurei informações nos sites das embaixadas brasileiras e equatorianas e não achei respostas satisfatórias. 

Era isso :D 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@Lívia Marinho eu nunca viajei só com o RG mesmo aqui na América do Sul mas creio que nao há nenhum segredo pra voce visitar os países que fazem parte do Mercosul somente com o RG. Mesmo que voce chegue por via aérea voce vai entregar seu RG e o ofocial vai registrar sua entrada no país. Ele já sabe que voce é oriunda do Brasil e consequentemente nao precisa do passaporte.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

@Lívia Marinho O procedimento é o mesmo dos outros países,  a diferença que vc vai chegar de avião, geralmente no próprio avião vão te dar os papéis para preencher,  depois dará a entrada na migração com a sua identidade  e pegará papel que deverá apresentar no retorno ao Brasil. Simples assim.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

A unica coisa que você precisa é de um RG atualizado, em bom estado e onde seja fácil reconhecer você, de preferência com uma foto atualizada de você.

Aqueles RG que a maioria das pessoas tem, e que foram feitos quando ela tinha 12 ou 14 anos de idade geralmente causam alguns problemas de identificação, por que nem sempre o policial reconhece você de primeira na foto e pode ficar criando caso.

 

Mas como você vai viajar daqui a 6 meses, uma sugestão, faça o passaporte, tem tempo de sobra, não é algo que seja muito caro para ser feito, e apesar de não ser obrigatório, vai facilitar a sua vida por lá, não fique dando chance a toa para o azar e abrindo chance para os policiais da fronteira de importunarem por causa de um RG...

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

@Lívia Marinho : do site do MRE (clique em "entrada" e abra a sanfoninha). Destaquei um trecho que já comentaram aqui. 

http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/seu-destino/equador#entrada

"Acordo do MERCOSUL sobre documentos de viagem

Devido à existência de acordo do MERCOSUL sobre documentos de viagem, cidadãos brasileiros podem ingressar no país portando documento de identidade civil, sem necessidade de passaporte. A exigência de RG emitido há menos de dez anos não consta do Acordo do MERCOSUL sobre documentos de viagem. Nos termos do Acordo, o RG brasileiro expedido pelas instituições competentes não tem prazo de validade e é documento hábil para entrada em países-parte do acordo. É necessário, no entanto, que o RG esteja 1) em bom estado de conservação e 2) com foto que permita identificar claramente o titular.

Ainda nos termos do Acordo do MERCOSUL sobre documentos de viagem, se houver alguma dúvida sobre a identificação do portador (RG com foto antiga), o agente da imigração poderá solicitar outro documento com foto para esclarecer a identidade (art. 1º - “Caso a fotografia gere dúvidas sobre a identidade do portador do documento, poderá ser solicitado outro documento efetivo para sanar tal circunstância.”) É possível, caso o RG esteja com foto desatualizada mas em bom estado de conservação, argumentar que o procedimento previsto no Acordo do MERCOSUL sobre Documentos de Viagem autoriza o esclarecimento da identidade do viajante com base em outro documento com foto. Mas tal possibilidade será aplicada ou não a critério do agente migratório. Assim sendo, caso o RG conte com foto muito desatualizada, recomenda-se que cidadãos brasileiros solicitem novo documento de viagem (RG ou passaporte) a fim de evitar dissabores.

Não são aceitos como documento de viagem: Certidão de Nascimento (mesmo para recém nascidos ou para menores de idade) e qualquer outro documento, mesmo aqueles que tenham aceitação como documento de identidade no Brasil, como Carteira Nacional de Habilitação, carteira de identidade de associações profissionais, de Ministérios, inclusive militares, ou emitidos pelos poderes Executivo, Legislativo ou Judiciário da União e dos estados.

Estrangeiros residentes permanentes no Brasil têm seu ingresso permitido mediante a apresentação do passaporte. O RNE não constitui documento de viagem, nem mesmo para o ingresso em cidades que fazem fronteira com o Brasil."

Outra coisa: caso você faça conexão em algum país fora do acordo (por exemplo, o Panamá) necessariamente vai ter que apresentar passaporte. E não se esqueça da carteira internacional de vacinação comprovando que foi imunizada contra febre amarela. É obrigatória para entrar no Equador.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
4 horas atrás, LF Brasilia disse:

@Lívia Marinho 

Outra coisa: caso você faça conexão em algum país fora do acordo (por exemplo, o Panamá) necessariamente vai ter que apresentar passaporte. E não se esqueça da carteira internacional de vacinação comprovando que foi imunizada contra febre amarela. É obrigatória para entrar no Equador.

Muito bem lembrado pela @LF Brasilia se seu vôo fizer escala no Panamá, terá obrigatoriamente estar com seu passaporte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...