Ir para conteúdo
Mensagem adicionada por Mochileiros.com

Tópico arquivo sobre o Deserto de Atacama
Conteúdo disponível apenas para leitura.

 ➡️ Clique aqui para acessar o tópico ativo sobre o Deserto de Atacama
🏷️ Clique na tag Deserto de Atacama para encontrar todo o conteúdo relacionado ao destino.

Posts Recomendados

  • Colaboradores

Rosseto

 

Não sei se todos concordarão comigo, mas alguns passeios eu acho até perigosos de se fazer com carro próprio e sem guia.

Sem contar q guias são "males necessários" pra gente ter informações completas em alguns casos específicos.

Eu já fui a Ouro Preto umas 3 vezes, e sóda vez q eu fui com guia é q aproveitei alguma coisa. O Atacama tem informações demais q não sabemos pra dispensarmos guias em alguns dos passeios....

Fico imaginando alguém voltando a noite do Salar Tebenquiche já escurecendo, num caminho sem marcação alguma, sem ptos de referência declarados, e passando por entre os Ojos del Salar, distantes uns 20 ou 25 metros uma lagoa da outra.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Com certeza que é furada.

 

Primeiro que San Pedro não é utilizada como base por todos por acaso, ela realmente está estrategicamente posicianada. Dois dias seria o minimo estando por lá, em Calama creio que seria insufuciente.

 

Segundo que isso que o Mauricio falou é a mais pura verdade, a navegação no deserto é muito complexa e acho que nem um GPS resolveria seu problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Pedalar de bike é relativamente tranquilo.

Se vc alugar a bike numa lan house q tem na Caracoles eles até te dão um mapa feito por eles mesmos (xerocado) com todas as distâncias e tempos médios necessários para ida e volta.

Mas mesmo assim há que se tomar cuidado.

Além da falta de indicações em algums percursos, vc está no deserto......é um lugar de clima extremamente agressivo. Qquer bobeada e vc está ferrado, pq não tem casa de fazenda, posto de gasolina, riozinho.....absolutamente NADA por perto. Em bem poucas horas o corpo começa a sofrer sérias consequências do clima.

Não bobeiem!

Muito embora exista quem se arrisque. Qdo estava nas Lagunas Cejas parado ao lado de nossa van tinha uma X-Terra de um cara de São Paulo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Eu acho que a maior precaução é não se superestimar, se está a uma altitude superior o que deixa um fôlego bem menor e diferente do que as pessoas pensam o Valle de La Luna e da Muerte não é plano e sim com muitos desníveis. Também é preciso se hidratar a todo momento. Roupas também são necessárias, é bom levar um agasalho pois apesar do calor que pode fazer durante o dia (e na pedalada) qdo escurece a temperatura cai muito. Planejar o horário de saída e de retorno para evitar pedalar a noite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Fala galera, eu procurei informações sobre esse trecho de Salta a San Pedro de Atacama, e encontrei preço, horários e o aviso incessante de reservar antes, mas não encontrei forma de reservar. Afinal, alguém tem o e-mail para que eu possa fazer a reserva? Além da Gemini existe ainda outra cia que faz esse trecho?

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Agradeco a todos pelas dicas e reviews!

Assim que voltar ao BR faco uma descricao sobre tudo para referencia ao topico.

Por hora, so digo uma coisa: facam o tour Salar de Tara. É o mais caro, porem o que pra mim mais me impressionou!

Fechei todos os tours no Atacama Connection e ganhei quase 20% de desconto.

Fiz: Valle de la Luna/Morte, Geisers del Tatio, Lagunas Altiplanicas e Salar do Atacama, Lagunas Cejas e Salar de Tara.

Cheguei na cidade e ja fechei todos os passeios, como Salar de Tara precisa de 4 pessoas, eles ja marcaram para 3 dias depois, assim teria como faze-lo.

 

Para quem tem curiosidade sobre o clima no inverno, estive de 01/06 a 06/06.

Amanhecer: +/- 3C

11am: +/- 10C

3pm: +/- 18C (dava ate pra ficar de camiseta se nao tinha vento)

6pm: +/- 10C

9pm: +/- 5C

Madruga: +/- -3C

 

Nos passeios, sempre rodava perto dos 10C, principalmente se vc ia subir e os passeios seram pra mais de 4000m. No dia que eu fiz os geisers (saida 4am), tava fazendo -3C e na chegada aos geisers quase 7am, fazia -13C (4200msnm)

 

É um frio seco... a umidade creio que nao passava dos 20%.

 

Sobre a passagem comprada no site da Lan versao Chile: utilizei sem problemas!!!! Inclusive na Lan vc é obrigado a fazer web check-in ou nos totens do aeroporto, o check-in só serve para despacho de bagagem e a atendente so confere seu documento com o boarding pass que vc ja emitiu (pela net ou toten no aeroporto).

 

Ate a volta pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Para o dia-a-dia creio q uma mochila dessas de uso cotidiano bastam. Se ela tiver daqueles compartimentos laterais para encaixar um squeese, melhor ainda. Mas é puro luxo....nem precisa tanto.

Lembre-se de SEMPRE levar água contigo, mais um daqueles protetores labiais com filtro solar (eu e minha namorada gastamos quase um inteiro nos 5 dias em q ficamos por lá), óculos escuros (essenciais) e muito filtro solar. Ali, segundo um guia comentou, praticamente não há a camada protetora de ozônio, e a incidência de cancer de pele é alta.

A mochila serve tbém pra guardar as camadas de roupa q a gente tira e põe no decorrer do dia, já q a temperatura varia mais do q na maioria dos lugares do Brasil.

Em relação à compra dos passeios, a maioria das agências permanece aberta até umas 21h, mais ou menos....dependendo do horário em q vc chegar, vale a pena fechar o passeio já da manhã seguinte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Vou me intrometer no assunto, mesmo com minhas escassas lembranças de aulas de geografia... rsrsrs

Nas áreas de maior altitude realmente o sol é mais forte, só que eu acho que não é pela diminuição da camada de ozônio, mas pela diminuição da estratosfera (ou uma outra camada de ar qualquer que não me lembro o nome) ::lol3::

E aí com essa tal camada sendo mais fina os raios solares incidem em um ângulo diferente, dissipando menos calor calor no caminho.

Pode ser que seja isso ou pode ser também que eu tenha viajado completamente hehehehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...