Ir para conteúdo
Mensagem adicionada por Mochileiros.com

Tópico arquivo sobre o Deserto de Atacama
Conteúdo disponível apenas para leitura.

 ➡️ Clique aqui para acessar o tópico ativo sobre o Deserto de Atacama
🏷️ Clique na tag Deserto de Atacama para encontrar todo o conteúdo relacionado ao destino.

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Oi Maurício ! Isso é bacana, hein!

Eu não sabia desse transfer na época e peguei o busão + taxi. Tive que chegar no aeroporto 4 horas + cedo só porque o próximo ônibus chegava muito em cima da hora. E ainda por cima paguei mais caro.

(por mais que a gente pesquise, sempre tem alguma coisa que acaba escapando, né? não tem mais jeito!... mas que droga!)

 

abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Boa, Mauricio!!

 

Acabei de ver que só tinha deixado essa mesma dica no relato da minha viagem. Experimentei os dois: fui de van e voltei de táxi + ônibus. Realmente não vale a pena... Acho que o táxi + ônibus saiu por $7.300 e a van por $8.000. Por $700, na época uns R$3, ou até por mais é melhor pegar a van. É mais conforto e velocidade. A única coisa boa do táxi foi que "conheci" um pouquinho da cidade de Calama, hehe...

 

Abs!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Eu conheci Calama pq meu vôo de volta a Santiago saía tardão (22:40h se bem me recordo....), e as últimas vans saem de SPA bem antes disso...tipo umas 18 ou 19h....é questão de perguntar.

Então, fui até o aeroporto na van mais tardia q consegui, despachei antecipadamente as malas, pentelhando muuuito a atendende da Lan Chile pra reforçar q as malas iam no "vôo tal" pra Santiago, morrendo de medo de trocarem as etiquetas com o código do meu vôo, e tomei um taxi pro Shopping de Calama. Não tava com nenhuma vontade de tomar chá de cadeira naquele aeroporto mínimo.

No trajeto ao shopping deu pra conhecer um pouquinho de Calama, cuja periferia é bastante simples e empobrecida, contrastando com o centro, dotado de avenidas largas, movimentadas e com uma construção civil aparentando pujança.

O estádio do Cobreloa, time local e participante eventual da Libertadores da América é bem pequeno, igual aos que vemos em pequenas cidades do interior.

Calama está em franca expansão, devido única e exclusivamente ao cobre, já q turismo ali pouco existe.

O shopping é grande por fora mas até q simples demais por dentro, com poucas opções de alimentação.....pelo menos eu achei isso!

Depois de um tempo ali, voltei ao aeroporto onde fiquei tomando chopp no bar do piso superior, vendo o Brasil vender a Bolívia nas eliminatórias da Copa. Mas comer ou beber ali é caro demais......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Eu vi várias motos e carros particulares em alguns dos passeios, como Vale da Luna e Lagunas Cejas, mas sinceramente, teria bastante receio......

Principalmente naqueles passeios na planície, no entorno do Salar principal, não há estradas devidamente demarcadas......são todas "caminhos" de terra, cujas saídas da estrada principal (asfaltada) não têm NENHUMA sinalização. Lembro q o carro da operadora vinha pelo asfalto, e DO NADA entrava na terra......

O retorno do passeio Lagunas Cejas, Ojos del Salar e Laguna Tebenquiche, então, eu achei uma temeridade pra qquer particular.......voltamos a noite, no maior breu, o caminho não era sequer uma estrada de terra.....tive a impressão de q apenas vagávamos pelo deserto, seguinto um RUMO e não um caminho, e passamos entre as duas lagoazinhas (Ojos del Salar)......imagina sem mapa e experiência, se alguém cai ali!!!!! Até pra SAIR da lagoa, se a pessoa sobreviver à queda e conseguir sair do carro, é difícil, pq da água até o plano a altura é bastante grande!

Sendo bem conservativo, acho q fazer os passeios "por conta" é algo q ser muito bem pensado e planejado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

um outro ponto também é sobre a história. Se por si só a paisagem contasse a história de formação geológica, o que ocorreu ali no passado, etc valeria 100% fazer os tours por conta própria. Mas não é bem assim, todos os guias que eu peguei foram mto bons, contando tudo e todas as curiosidades sobre o lugar.

 

Fora que é muito real o que o Mauricio falou acima, as agencias saem e entram na estrada de terra do nada, pois nao tem uma placa dizendo onde é a entrada e tudo mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Concordo com vocês na questão do guia pelo Atacama. Realmente são informações que valem a pena pagar... Quanto a onde ir de carro, tiraria as Lagunas do grupo difícil de chegar. O mais difícil pra lá creio que seja a altitude.

 

Marte, quanto a ir de carro, dê uma olhada no relato do Koerich (http://www.mochileiros.com/expedicao-terra-do-fogo-16-000km-de-carro-pela-america-t36331.html). Acho que de carro no Atacama é mais ou menos isso que fizeram, foram até El Tatio por agência e o resto encararam.

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

De acordo com o post acima do leocaetano, pois foi exatamente o que fiz em 2007. Fui de carro para o Chile com uma JEEP Cherokee 4x4. Fiz todos os passeios de carro (vale de la luna, vale da morte, lagunas altiplanicas, salar,...) exceto Geisers del tatio que preferimos dar um descanso para a 'cheroka' e contratar um tour. Foi ótimo pois descansamos (não precisamos dirigir) e o guia era muito gente boa e o grupo pequeno. Além disso pagamos bem barato; mais um ponto é que a cherokee faz 5km/l em estrada ruim como é a que vai para os geisers, então o preço do tour ficou mais baixo que ir de carro por conta!!!.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Os salares são diferentes, visitar um não anula os outros.

Se tiver tempo e dinheiro faça todos... Se não é sempre aquela decisão cruel de tirar alguma coisa do roteiro.

Eu fiz o salar de Uyuni e do Atacama, acho os 2 passeios imperdíveis, mas é uma opinião pessoal.

O de Salar de Tara não fiz por falta de tempo e dinheiro, é um passeio bem caro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...