Ir para conteúdo
Mensagem adicionada por Mochileiros.com

Tópico arquivo sobre o Deserto de Atacama
Conteúdo disponível apenas para leitura.

 ➡️ Clique aqui para acessar o tópico ativo sobre o Deserto de Atacama
🏷️ Clique na tag Deserto de Atacama para encontrar todo o conteúdo relacionado ao destino.

Posts Recomendados

  • Colaboradores

Sveríssimo,

 

Em 2 noites vc conhece o clássico do Atacama. Se conseguir chegar antes das 14h no primeiro dia já dá pra fazer no fim da tarde (sai às 16h) o tour da Laguna Cejar, que inclui ainda o Ojos del Salar e a Laguna Tebenquiche. Esse passeio vale muito a pena pq na Laguna Cejar vc vai poder nadar e se divertir na lagoa que todo mundo bóia por causa do sal (a lagoa é 7 vezes mais salgada que o mar) e a Tebenquiche é uma vista sensacional e muito diferente, dá pra andar no chão de sal. No segundo dia você pode pegar um passeio de dia todo, fazendo o tour do Salar do Atacama, no qual você vai conhecer as Lagunas Chaxa, Miñiques e Miscanti, todas com um visual estupendo, além de outras paisagens legais também. Por fim, no último dia, vc acorda às 4 da matina e vai pro Geyser del Tatio e antes das 14h estará na cidade novamente. Se der tempo pode fazer nessa tarde (saindo às 16h e voltando às 21h) os Vales da Lua e da Morte, mas honestamente, achei esses dois lugares os mais sem graça do Atacama, não vale a pena deixar de fazer algum dos outros pra fazer esse daqui e também se não tiver tempo disponível siga a viagem que não estará perdendo grandes coisas. Se o seu orçamento e disposição permitirem, em uma das noites você pode fazer o tour astronômico, no qual vc vai para o meio do deserto observar as estrelas. Não posso falar muito sobre esse porque eu estive lá em noites de lua cheia e nessas noites a saída não é realizada porque o céu fica muito claro, mas todo mundo que fez costuma recomendar. Está custando 12 mil pesos. Em outra noite, você pode ir no restaurante La Estaka. Ele é um pouco caro pra uma viagem com orçamento reduzido, os pratos por lá saem em torno de 9 mil pesos (R$ 30), mas te garanto que vc não comeria a mesma coisa em São Paulo sem gastar o triplo disso. Eu fiquei viajando 20 dias pelo Chile e Bolívia e esse foi o melhor restaurante de toda a viagem.

 

Abs

Lojudice

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

julinhacv,

 

Eu estava lá no começo de janeiro. Durante o dia faz um calor danado em São Pedro, com um sol de arrebentar a disposição de qualquer um. Mas lá pelas 20h, quando o sol se põe, a temperatura começa a cair. Até umas 22h você aguenta numa boa com uma blusa simples. Com a madrugada avançando (sei disso pq passei o reveillon na rua) a temperatura cai pra caramba e deve ficar abaixo dos 15 graus. Mas os hostels tem cobertores e dentro de casa não faz tanto frio. De manhã cedo a temperatura também demora um pouco pra engrenar.

 

Já no El Tatio, no Geyser, pode ir esperando uma temperatura entre 5 e 10 graus negativos. Frio pra caramba!

 

Abs

Lojudice

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Ola amigos.

Irei sozinho fazer essa viagem Magica q será Atacama e Uyuni.

Seguinte, tenho algumas duvidas.

Fecharei pal Colque Tours os passeios, recebi um email deles com as rotas e os passeios, e alguns tem o minimo de pessoas, 4, para se realizar o passeio. Já aconteceu com algum de vcs não se realizar o passeio por falta de gente ?????

Em uyuni, eles pedem para levar saco de dormir, o hotel q eles indicam é ruim ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

André,

 

Honestamente, eu não fecharia essa viagem aqui do Brasil. Além de pagar mais caro, você não vai ter a menor idéia do carro no qual vai estar se metendo. E não to nem falando só em relação a conservação do jipe e ao motorista. Imagina a situação: vc chega lá e descobre que junto com você a Colque fechou um carro com mais cinco poloneses que não falam um catso de inglês ou espanhol e que não estam nenhum um pouco a fim de serem amistosos. Vc vai passar três dias isolado no meio do nada trocando algumas palavras com o guia (se ele não for mala também). Estou exagerando um pouco (apesar que a história dos poloneses aconteceu comigo já!), mas quando fui para Uyuni, eu e minha namorada conhecemos um grupo de três brasileiros e acabamos indo todos juntos no carro. Conosco foi um suiço, pra completar os 6 no carro, que acabou ficando um pouco isolado pq o idioma oficial da viagem foi o português, rs. Por outro lado, nós víamos alguns grupos nos quais não gostaríamos de estar de jeito nenhum. Sem contar que é a maior moleza do mundo chegar em Uyuni ou em São Pedro e fechar o tour por lá com uma hora de antecedência (até meia se quiser). Tem carro de várias agências saindo. Muitas que não estão na internet. Estando lá vc pode pelo menos dar uma olhada na cara do guia, do carro e do grupo. Depois disso pode "negociar seu passe", rs. Em Uyuni mesmo, a conversa na agência começou em US$ 110 dólares por pessoa e acabou ficando em US$ 85. Quando eu estava mandando email do Brasil, as respostas vinham de US$ 120 para cima.

 

Já sobre o abrigo (veja bem, não é hotel, é abrigo - ou seja, muito mais simples). Em um dos dias você tem a possibilidade de ficar num abrigo de sal (apesar que a Colque não dá essa opção e justamente por isso não fui com eles) que é todo feito de sal e conta com quartos e banheiros coletivos. Nesse lugar não faz muito frio e a altitude não é das piores. Já no outro dia, você fica em um abrigo muito mais simples, também com quartos coletivos, mas sem banheiro para tomar banho. Eles sempre dizem que tem chuveiro quente, mas pelo que eu vi é uma lenda, pq todo mundo que eu conheço qdo chega lá ouve que está quebrado. Esse abrigo fica numa altitude acima dos 4 mil e a noite faz um frio tremendo. Coisa de menos 10. Por isso o saco de dormir pode ser uma boa idéia pra se esquentar.

 

Abs

Lojudice

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

FECHAR COM A COLQUE TOUR DAQUI DO BRASIL? NÃÃÃAÕ! ATÉ FECHANDO LÁ,É RUIM!

No dia do passeio do Salar de Tara, eles venderam para cinco pessoas (eu,duas amigas e um casal de chilenos) sem ter um carro que coubessemos. Queriam de todo jeito nos socar num carro pequeno ou numa van que não teria acesso a metade do passeio. Após muita reclamação acabaram nos colocando numa outra empresa. Mas antes disso até na casa do dono fomos parar, com direito a ouvir a mãe dele,uma senhorinha,brigar com a gente porque reclamavamos com filho dela!!!!!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá à todos do fórum.

 

Acabei de voltar de uma viagem incrível pelo Atacama. Fiquei 6 dias em San Pedro e gostaria de deixar registrado algumas dicas para os futuros viajantes. Fiquei também impressionado com a quantidade de informações contidas aqui, planejei mais de 80% de minha viagem pelo Fórum, demais!!

 

Bom, vamos lá: sou mais uma prova viva que vai afirmar que comprar passagem pelo site de LAN.CL é quase 4 vezes mais barato que no site brasileiro deles. Fiz a compra para Calama (com IP brasileiro) com cartão internacional e não tive nenhum problema. Paguei exatos R$ 263,00 ( 76.614 pesos chilenos) ida+volta a partir de Santiago. Tomara que continue sendo permitido esse esquema, até pq creio ser ilegal não permitir esse tipo de compra.

 

Paguei 10.000 pesos chilenos para o transfer do Aeroporto de Calama até San Pedro e o fiz pela empresa Licancabur, a qual me deu todas as confirmações e preços previamente por email. Na volta o mesmo, empresa e valores. transfer@sanpedroatacama.com

 

Todos meus passeios foram pela Atacama Connection. Tive problemas com a empresa. Primeiro: no passeio dos Geysers eles levaram um mecânico no ônibus, o que não é praxe como depois me informei. Logicamente o ônibus estava com problemas e logicamente ele quebrou no meio da subida às 4 AM. O mecanico pouco pode fazer e tivemos que voltar.A empresa sabia das condições do veículo e mesmo assim forçou a barra. Para não perder o dia consegui trocar e fazer o passeio para as lagunas altiplanicas e salar de atacama (mto cansado pois havia acordado às 3 AM). Trocaram o meu passeio para os Gayser para o dia seguinte e me esqueceram, fiquei esperando até às 5 AM. Minimanente me retornaram o dinheiro do passeio e me deram o mesmo de graça para meu último dia na cidade. Outro pequeno ponto: esqueci meu boné querido no dia do buzão quebrado, nunca mais o vi, mesmo tendo averiguado seu paradeiro 3 vezes na agência. Não tiro graaaandes conclusões sobre a Atacama Connection, outras pessoas aqui não tiveram quaisquer problemas, mas fica o relato. O ponto é saber se há uma estatística de de não-problema/problema de 100/1, 10/1 ou 5/1.

 

Passeios:

2° dia - Valle de la Luna e Vale de la Muerte ( 16 ás 20 )

3° dia - *Lagunas Cejas* + Ojos del Salar + Laguna Tebenquice (15 às 21 )

4° dia - Geysers El Tatio (3 às 12)

5° dia - Lagunas altiplanicas e Salar de Atacama (dia todo)

6° dia - Salar de Tara (dia todo) 44.000 (em 4x4) ou 35.000 (en van até 10 pessoas)

 

Valor total desses passeios com desconto e sem chorar (não chorei mais pq já estava a mais de 26 horas acordado por conta da viagem): 104.000 pesos chilenos.

 

Melhor passeio na minha opinião: Salar de Tara, incrível. Achei o melhor tour disparado! Cada paisagem melhor do que a outra. Impressionante mesmo! Faz-se o passeio em um 4x4, almoço no meio do deserto e se chega a 4.838 metros de altura (com o guia italiano Dino, fumando, hehehe. Ótimo guia por sinal). Não deixem de fazer esse passeio. Gostei muito da Laguna Tebenquice e do passeio das Lagunas Altiplanicas tb.

 

O que levar: bom, eu iria morrer se nao tivesse levado o hidratante de nariz que minha namorada sugeriu. 2% de umidade no ar não é moleza! Esse hidratante me ajudou muito, assim como o labial tb. Filtro solar nem se fala, tem que levar.

 

O que levar 2: levei uma quantidade boa de pesos chilenos (180.000). Trocar grana em San Pedro não é recomendável, já que as taxas de conversão de câmbio são abusivas. Particurlamente, a Atacama Connection NÃO aceita cartão de crédito, vale lembrar.

 

O que levar 3: casaco corta vendo e ciroula!! Sim, ambos salvaram minha vida tb. Agora, como está no verão foi menos pior, mas como todos sabem a dinâmica de temperatura lá é mto grande, com variações de até 20° em um dia. (Na cidade essa dinâmica é menor)

 

Fiquei no Hotel Takha-Takha. Paguei uma diária de 11.000 pesos chilenos para um quarto individual com banho compartido. No inverno creio que o esquema de banho compartido (que em 90% dos casos são do lado de fora, ou seja, tem que caminhar no esquema quarto-banheiro, banheiro-quarto, ao ar livre!) pode ser bem desconfortável por causa do frio mais à noite e além. Pelo que vi o Hotel é bom para os outros tipos de quarto (banho privado). O quarto que fiquei era feito basicamente de compensado fino, madeira de má qualidade que deixa passar qualquer ruído, claro. Escutava claramente meus companheiros, digo, não deveriam ser companheiros de quarto mas se transformaram em... já que eu escutava o roncar e suas atividades gastrointestinais com facilidade. Mas entre mortos e feridos consegui me salvar e pelo preço acho que valeu até... Eles tem café da manha (não incluido) e uma localização justa, ficam no início da Carácoles. Aceitam cartão de crédito.

 

Outra dica é a aclimatação. A altitude realmente pega. Vivo no Rio, a uns +- 17 metros de altura do nível do mar. San Pedro está a 2.500 metros. Senti bem pouco nas primeiras 24 horas. Deixei propositalmente os passeios mais altos para o final de minha estada e acho que foi um bom plano. Não tive nenhum sintoma clássico mesmo aos 4.800 metros. Ajuda comer mais leve e beber muita água, claro. Não me aclimatei mesmo com o clima seco, que pega!

 

Acho que é isso pessoal, essa foi uma mínima contribuição minha ao fórum que tanto me ajudou!

 

O deserto é demais e vale muito a viagem!!! (mais de 1.300 fotos em 6 dias) ::cool:::'>

 

Abraços!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Quanto a seguro de viagem...

 

Quando fui ao Chile, emiti um certificado pelo INSS que me permitia ter atendimento em hospitais públicos, postos de atendimento etc. como um chileno. É um acordo que o Brasil tem com alguns países, entre eles o Chile. Já postei isso aqui em algum lugar, mas não achei... O nome do certificado é CDAM - Certificado de Direito à Assistência Médica.

 

Enfim, vale dar uma olhada. O site com as regras e o que você tem que fazer para emitir esse certificado estão no endereço http://sna.saude.gov.br/cdam/index2.cfm. O mesmo serve para a Argentina também. Pra você, Andre, acho que já está meio em cima, pois demora 5 dias úteis pra emissão. O certificado é válido por um ano.

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...