Ir para conteúdo
Mensagem adicionada por Mochileiros.com

Tópico arquivo sobre o Deserto de Atacama
Conteúdo disponível apenas para leitura.

 ➡️ Clique aqui para acessar o tópico ativo sobre o Deserto de Atacama
🏷️ Clique na tag Deserto de Atacama para encontrar todo o conteúdo relacionado ao destino.

Posts Recomendados

  • Membros
Queridos,

voltei agora de SP (Janeiro) e tenho algumas dicas para dar, de coisas que eu não li por aqui.

Agências em SP: foi a parte mais difícil pra mim, mesmo tendo lido as avaliações aqui. Fato é: tem agências que são clandestinas (não são registradas e não pagam imposto) e por isso são mais baratas. E há agências que são registradas mas não possuem veículo próprio, e por isso repassam para outras operadoras.

- fechar vários passeios com a mesma agência pode não ser uma boa ideia (na minha opinião). Fechar o passeio um dia antes, no fim do dia, pareceu sempre garantir um melhor preço.

- se agência não fechar 6 pessoas no mínimo ela vai repassar para outra, mesmo que ela tenha carro próprio.

- uma van passa no seu hostel pra te recolher para os passeios de manhã. Já para os da tarde, geralmente, tem que ir até a agência.

- a van não passar no hostel ou a agência esquecer de você é mais comum do que vocês imaginam. Aconteceu comigo e com outras pessoas que conheci lá. A grande diferença é que algumas agências vão dizer apenas "Desculpe" e te devolver o dinheiro (mas você perderá o dia, porque provavelmente não dará tempo de fazer outro passeio) ou ela vai disponibilizar um carro e te levar até o passeio. Acho que é por aí que se diferencia agência boa da ruim.

sobre os passeios

- as menores altitudes (boas opções para começar): Valle de la luna, laguna cejar (ambos com saída a tarde) e valle del arcoíris (saída de manhã).

- andar de bicicleta é possível, mas requer grande resistência ao calor e ao sol

Sobre o Salar de Uyuni (saindo de SP)

- há 3 agências bolivianas em SP: World White, Cordilhera Travler, e Estrela del Sur. O preço muda porque as refeições e os alojamentos são diferentes.

Eu fiz com a Cordilhera (140.000 pesos) e gostei muito. O valor foi diminuindo quanto mais perto da data de partida estávamos (ou seja, também vale a pena fechar o passeio com menos antecedência).

- os carros, geralmente, possuem rádio com entrada USB e um cabo para conectar na entrada de fone de ouvido do celular ou tablet. Então, leve música para escutar. Tomada para carregar os equipamentos, só na segunda e terceira noite.

- até a imigração chilena e boliviana, você irá com um grupo em uma van. Na imigração boliviana, há um tempo para tomar café da manhã, preparar os carros e dividir os grupos. Aproveite esse momento para conhecer as pessoas. Um guia, provavelmente, irá definir os grupos, mas você pode pedir pra mudar ou pra que os seus amigos/conhecidos fiquem junto. Essa parte é importantíssima.

- no quarto dia (para aqueles que retornam a SP), a polícia na fronteira da bolívia estava cobrando propina para sair do pais (15BOL). Não existe essa taxa. Então, para não pagar, diga que é brasileiro ou que não tem o dinheiro e pronto. No meu grupo, os primeiros a passarem pela imigração foram cobrados, e depois que um menino disse que era brasileiro, eles reorganizaram a fila e pararam de cobrar. E não, ninguém havia perdido o papel de entrada (o que poderia justificar a cobrança).

- Leve vinho ou cerveja para compartilhar com o grupo a noite, ou então compre nas lojas que existem "próximas" aos alojamentos.

- um rolo de papel higiênico é mais do que suficiente para todos os dias, porque ao longo do passeio (durante o dia) haverá banheiros em algumas paradas. Neles você precisará pagar para usá-los e o papel higiênico é fornecido. Logo, só no alojamento ou na moita ele será necessário.

o que levar na mala (de verão)

1 chinelo

1 tênis

1 casaco corta vento

1 fleece

1 calça térmica

1 bermuda

4 camisetas

1 chapéu

1 toalha

1 roupa de banho (para as piscinas termais)

bloqueador solar

protetor labiar

rinossoro

colírio

 

para usar em SP: isso tudo, mais alguma bermuda e camisetas.

 

Modo mais econômico de sair/chegar no aeroporto de Santiago (se você passar por lá e estiver sozinho)

- Pegar o ônibus Centropuerto (azul com letras amarelas) 1.600 pesos e descer na estação Pajaritos do metro.

- Ou usar os táxis compartilhados (6.800 pesos por pessoa até o centro) - Vide Transvip.

O inverso também serve para ir até o Aeroporto

Achei esse link com as informações mais completas, mas preço desatualizado: http://umaesquina.com/2014/07/chile-como-ir-do-aeroporto-ao-centro-de-santiago-2/

 

Boa viagem!

 

 

Você voltou agora neh ? Eu queria saber como está a situação do salar de uyuni em relação as chuvas dessa época, estou partindo para SPA na quarta, e estou preocupada com os alagamentos que eu li em alguns relatos

 

Quando eu fui tava seco (cheguei lá dia 24/01).

Um paulista que eu conheci no hostel disse que tinha estado lá dia 19/01 e tava molhado.

Acho bem difícil que fique "alagado"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Pessoal, acabei de ver no blog "Um viajante" uma promoção com 30% de desconto em pacotes com a agência Ayllu.

 

Vocês acham que vale a pena? Olhando os relatos mais recentes, me parece que é possível conseguir um preço melhor comprando na hora e pechinchando nas agências.

 

Eles oferecem um roteiro de 4 dias por 255.000 CLP ou R$ 1.500. Inclui os seguintes passeios:

 

DIA 1

Valle de la Luna + Valle de la Muerte

Das 16h às 20h50, aproximadamente.

 

DIA 2

Geysers El Tatio + Lagunas Escondidas*

Das 5h às 12h30, aproximadamente.

 

Laguna Cejar + Ojos del Salar + Laguna Tebinquinche

Das 16h às 21h30, aproximadamente.

 

DIA 3

Lagunas Altiplânicas + Piedras Rojas + Tujaito

Das 6h às 15h30, aproximadamente.

 

Tour Astronômico

Das 22h à 0h30, aproximadamente.

 

DIA 4

Salar de Tara

Das 9h00 às 12h30, aproximadamente.

 

Tour do Vinho + Tour da Cerveja Artesanal*

Das 17h30 às 21h30, aproximadamente.

 

Essa deve ser a segunda agência mais cara de SP. Acho que só perde pra turistour.

Tu consegue passeio mais barato lá

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Juliana, não fique preocupada com a possibilidade do Salar estar alagado, torça para isso acontecer, assim você vai poder ter a visão mais fantástica do lugar.

 

Quanto a Ayllu, é uma das caras mesmo. Não recomendo fechar pacotes pela Internet do Brasil, os preços lá serão mais baixos, inclusive nas mesmas agências que você consultar via e-mail. Não amarre tanto o roteiro, mesmo em alta temporada não há problema de vaga nos passeios (exceto no Tour Astronômico da Space, mas existem outras agências que fazem também). Esse valor que te passaram está caríssimo, acredito que consiga fazer os mesmos passeios pela metade desse valor reservando direto em SPA.

 

Esse Salar de Tara deles está meio fajuto, saindo tarde e voltando muito cedo. Normalmente é um passeio de dia inteiro. Além disso, em SPA tem passeios mais interessantes do que esses desse pacote.

 

Abçs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Tbm achei o preços dessa Ayllu meio fora da casinha! Por mais que eles falem que oferecem serviço diferenciado, cobrar mais que o dobro de outras agências é puxado pra galera mochileira, e mesmo nem tão mochileira.

Se o público deles são brasileiros, eles tem que se adequar a nossa realidade, afinal o poder de compra do brasileiro já não tá tão bom quanto antigamente, com o real desvalorizando frente a todas as outras moedas, ou eles baixam o preço dos passeios, ou vai atender perder a pequena grande clientela brasileira (não sei vcs, mas quando fui ao atacama em dezembro, tive impressão que 90% dos turistas em SPA eram compostos de brasileiros!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Sobre as agências, estou pensando em fechar os passeios com a Maxim's que pelo que eu li tem um convênio com o hostel que eu vou ficar que é o Hostal Mamatierra. Alguém sabe alguma reclamação com essa agência, ou os passeios que valem a pena ser feitos com ela ?

Eu fiz Juliana, uns dois. Amei, guias divertidos, clima agradável. Muito bom

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...