Ir para conteúdo
Mensagem adicionada por Mochileiros.com

Tópico arquivo sobre o Deserto de Atacama
Conteúdo disponível apenas para leitura.

 ➡️ Clique aqui para acessar o tópico ativo sobre o Deserto de Atacama
🏷️ Clique na tag Deserto de Atacama para encontrar todo o conteúdo relacionado ao destino.

Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal , recentemente eu li que o Uyuni alaga em fevereiro, como várias pessoas nesse tópico também falaram, mas gostaria de saber se de alguma forma isso impede que seja feito o passeio San predro+ uyuni . Alguém foi em fevereiro saberia me dizer se as chuvas de alguma forma podem impedir esse passeio ? Além disso,queria saber quais empresas que fazem esse passeio são boas, ouvi muito da Cordirela Traveler , existe alguma outra?

Muito obrigada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olá pessoal! Estou com uma grande duvida: Vou partir de Santiago até o Atacama e não sei se vou de ônibus ou avião! Alguém sabe os valores das passagens e como comprar? Só sei que comprando la no Chile sai mais barato do que pelo Brasil. Se alguém puder me ajudar agradeço! :D

 

Natalia

Além da Lan Chile, existe uma outra empresa que voa pra Calama, SKY Airline, vale muito mais a pena ir de avião, se comprara a passagem de avião com antecedência fica quase o preço do bus. Boa viagem e curta bastante o Atacama.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Queridos,

voltei agora de SP (Janeiro) e tenho algumas dicas para dar, de coisas que eu não li por aqui.

Agências em SP: foi a parte mais difícil pra mim, mesmo tendo lido as avaliações aqui. Fato é: tem agências que são clandestinas (não são registradas e não pagam imposto) e por isso são mais baratas. E há agências que são registradas mas não possuem veículo próprio, e por isso repassam para outras operadoras.

- fechar vários passeios com a mesma agência pode não ser uma boa ideia (na minha opinião). Fechar o passeio um dia antes, no fim do dia, pareceu sempre garantir um melhor preço.

- se agência não fechar 6 pessoas no mínimo ela vai repassar para outra, mesmo que ela tenha carro próprio.

- uma van passa no seu hostel pra te recolher para os passeios de manhã. Já para os da tarde, geralmente, tem que ir até a agência.

- a van não passar no hostel ou a agência esquecer de você é mais comum do que vocês imaginam. Aconteceu comigo e com outras pessoas que conheci lá. A grande diferença é que algumas agências vão dizer apenas "Desculpe" e te devolver o dinheiro (mas você perderá o dia, porque provavelmente não dará tempo de fazer outro passeio) ou ela vai disponibilizar um carro e te levar até o passeio. Acho que é por aí que se diferencia agência boa da ruim.

sobre os passeios

- as menores altitudes (boas opções para começar): Valle de la luna, laguna cejar (ambos com saída a tarde) e valle del arcoíris (saída de manhã).

- andar de bicicleta é possível, mas requer grande resistência ao calor e ao sol

Sobre o Salar de Uyuni (saindo de SP)

- há 3 agências bolivianas em SP: World White, Cordilhera Travler, e Estrela del Sur. O preço muda porque as refeições e os alojamentos são diferentes.

Eu fiz com a Cordilhera (140.000 pesos) e gostei muito. O valor foi diminuindo quanto mais perto da data de partida estávamos (ou seja, também vale a pena fechar o passeio com menos antecedência).

- os carros, geralmente, possuem rádio com entrada USB e um cabo para conectar na entrada de fone de ouvido do celular ou tablet. Então, leve música para escutar. Tomada para carregar os equipamentos, só na segunda e terceira noite.

- até a imigração chilena e boliviana, você irá com um grupo em uma van. Na imigração boliviana, há um tempo para tomar café da manhã, preparar os carros e dividir os grupos. Aproveite esse momento para conhecer as pessoas. Um guia, provavelmente, irá definir os grupos, mas você pode pedir pra mudar ou pra que os seus amigos/conhecidos fiquem junto. Essa parte é importantíssima.

- no quarto dia (para aqueles que retornam a SP), a polícia na fronteira da bolívia estava cobrando propina para sair do pais (15BOL). Não existe essa taxa. Então, para não pagar, diga que é brasileiro ou que não tem o dinheiro e pronto. No meu grupo, os primeiros a passarem pela imigração foram cobrados, e depois que um menino disse que era brasileiro, eles reorganizaram a fila e pararam de cobrar. E não, ninguém havia perdido o papel de entrada (o que poderia justificar a cobrança).

- Leve vinho ou cerveja para compartilhar com o grupo a noite, ou então compre nas lojas que existem "próximas" aos alojamentos.

- um rolo de papel higiênico é mais do que suficiente para todos os dias, porque ao longo do passeio (durante o dia) haverá banheiros em algumas paradas. Neles você precisará pagar para usá-los e o papel higiênico é fornecido. Logo, só no alojamento ou na moita ele será necessário.

o que levar na mala (de verão)

1 chinelo

1 tênis

1 casaco corta vento

1 fleece

1 calça térmica

1 bermuda

4 camisetas

1 chapéu

1 toalha

1 roupa de banho (para as piscinas termais)

bloqueador solar

protetor labiar

rinossoro

colírio

 

para usar em SP: isso tudo, mais alguma bermuda e camisetas.

 

Modo mais econômico de sair/chegar no aeroporto de Santiago (se você passar por lá e estiver sozinho)

- Pegar o ônibus Centropuerto (azul com letras amarelas) 1.600 pesos e descer na estação Pajaritos do metro.

- Ou usar os táxis compartilhados (6.800 pesos por pessoa até o centro) - Vide Transvip.

O inverso também serve para ir até o Aeroporto

Achei esse link com as informações mais completas, mas preço desatualizado: http://umaesquina.com/2014/07/chile-como-ir-do-aeroporto-ao-centro-de-santiago-2/

 

Boa viagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Não vou escrever o relato completo porque acho que tudo já foi dito em outros relatos, mas aí vai um pouco mais de dicas:

Sobre os passeios: no primeiro dia eu só descancei, conheci a cidade e fechei o passeio para o dia seguinte. De noite eu fiz o Tour Astronômico (imperdível!!) com a Space. Paguei 20.000. Esse é o único que vale a pena reservar do Brasil e logo para o começo da viagem (porque depende do clima, então se for cancelado, terás tempo para reagendar). Para esse passeio, tem que ir bem agasalhado, porque é quase todo na rua a noite, e como ficamos parado, o frio pega; no segundo dia eu fiz o Valle del Arcoiris (manhã) e Lagunas Cejar (tarde). Paguei para a Colque 32.000 pelos dois passeios, mas a operadora foi a Andes. Foi tudo "ok": nem ruim, nem surpreendente; no terceiro fiz Piedras Rojas. Paguei 35.000 para a Colque mas a operadora foi a Atacama Cultura Aventura (uma agência irregular). Mas o guia era legal e foi tudo certo. E o lugar é lindo!! No quarto dia eu fiz Geiser del Tattio (manhã) e Valle de la Luna (tarde) com a Corvatch. Paguei pra eles 27.000 pelos dois passeios. Eles foram os operadores. E no quinto dia eu faria o Salar de Tara com a Corvatch (40.000) mas eles não foram me buscar no hostel e eu perdi o dia. Não recomendo essa agência por causa disso, e também porque tinha um brasileiro lá que tinha pago 1.000 dólares no Brasil para uma agência em SP que representaria a Corvatch por passeios para ele, mulher e filha, e agência disse não saber de nada. Eles tiveram que pagar de novo. Achei muito estranho...

Sobre os passeios, eu recomendo conhecer o atacama primeiro, e depois ir pro Salar de Uyuni. O contrário perde a graça.

Sobre a altitude: respirar é o segredo. E algumas folhas de coca (que podem ser compradas nas feiras de artesanato por 1.000 pesos) no canto da boca sem mastigar, ajudam muito. Não há com o que se preocupar. O único passeio que as agências recomendam deixar para o final é o Salar de Tara, porque rapidamente sobe-se de 2000 para mais de 4000m de altitude.

Restaurantes: O café Ayula tinha Wi-fi, menus do dia (mas na real é PF) com uma porção "normal" e um preço "bom" (4.400 com refri incluído). Também comi uma massa no Delícias de Carmen como menu do dia (mas não o que fica na caracoles), por 3.500. A porção lá era enooooorme. Dava pra levar a sobra. Eu pedi suco e veio uma jarra que serviu uns 6 copos. Custou 4000!! Um lugar que muita gente comeu e não gostou foi o Aura Andina (tipo bandeijão), mas dividindo o espaço tem um restaurante vegetariano que é melhor. A dica é pedir menu do dia e dividir com alguém.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Muito do que falou sobre as agencias de San Pedro digo aqui ha tempo.

Por isso,sempre recomendei a melhor-turistur-mas o povo não me ouve,com toda a experiencia en Chile que tenho.

Fronteira com Bolivia não cobra nada,porem falam dessa taxa em San Pedro.

Não existe isso,e como fui apenas a Laguna Colorada,jamais falei sobre o assunto aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Acho super valido os foruns, pois assim colocamos as opinioes, e servem como base para quem quiser... eu amei o atacama e penso seriamente em morar la.

com relaçao a passeios, eu fechei tudo com uma unica agencia, a JOIR (que fica na Calle Caracoles) se alguem quiser, procure a Nina, uma chilena muito gente boa. Fechei 5 dias com os principais passeios por 50.000 CLP (lagunas altiplanicas e piedras rojas, valle da la luna, Piedra del coyote, laguna cejar, geyseres del tatio), mas não foram nessa ordem. Tb recomendo mascar a folha de coca, beleza.. na feira de artesanato custa 1000 clp mas depois eu achei por 5000clp. Levem uma mochila o tempo todo com garrafas de agua (comprem o galão de 6litros, e vai enchendo a garrafa que usará na mochila). eu aluguei bike 2 dias e fui ate o vale de la luna e no outro dia valle de la muerte, onde tem a piedra do coyote. animal.. só levem garrafa dagua e não vão sozinhos. Eu comi no restaurante Aura Andina todos os dias, pra mim estava otimo, e custava 2500CLP - frango com legumes ou macarrão. Hostel eu indico o Hostelling International por 9000 CLP o quarto compartilhado misto, vc faz muitas amizades, todos no espírito mochileiro. Enfim, tenho muitas historias, vivi 8 dias no deserto, e fiz o passeio astronomico por 17.000 CLP e tinha apenas 4 pessoas, com direito a um astronomo da Unicamp dando as dicas, pisco sour e vinho!

 

Recomendo a todos, mas levem protetor solar e estejam abertos para tanta energia boa !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Queridos,

voltei agora de SP (Janeiro) e tenho algumas dicas para dar, de coisas que eu não li por aqui.

Agências em SP: foi a parte mais difícil pra mim, mesmo tendo lido as avaliações aqui. Fato é: tem agências que são clandestinas (não são registradas e não pagam imposto) e por isso são mais baratas. E há agências que são registradas mas não possuem veículo próprio, e por isso repassam para outras operadoras.

- fechar vários passeios com a mesma agência pode não ser uma boa ideia (na minha opinião). Fechar o passeio um dia antes, no fim do dia, pareceu sempre garantir um melhor preço.

- se agência não fechar 6 pessoas no mínimo ela vai repassar para outra, mesmo que ela tenha carro próprio.

- uma van passa no seu hostel pra te recolher para os passeios de manhã. Já para os da tarde, geralmente, tem que ir até a agência.

- a van não passar no hostel ou a agência esquecer de você é mais comum do que vocês imaginam. Aconteceu comigo e com outras pessoas que conheci lá. A grande diferença é que algumas agências vão dizer apenas "Desculpe" e te devolver o dinheiro (mas você perderá o dia, porque provavelmente não dará tempo de fazer outro passeio) ou ela vai disponibilizar um carro e te levar até o passeio. Acho que é por aí que se diferencia agência boa da ruim.

sobre os passeios

- as menores altitudes (boas opções para começar): Valle de la luna, laguna cejar (ambos com saída a tarde) e valle del arcoíris (saída de manhã).

- andar de bicicleta é possível, mas requer grande resistência ao calor e ao sol

Sobre o Salar de Uyuni (saindo de SP)

- há 3 agências bolivianas em SP: World White, Cordilhera Travler, e Estrela del Sur. O preço muda porque as refeições e os alojamentos são diferentes.

Eu fiz com a Cordilhera (140.000 pesos) e gostei muito. O valor foi diminuindo quanto mais perto da data de partida estávamos (ou seja, também vale a pena fechar o passeio com menos antecedência).

- os carros, geralmente, possuem rádio com entrada USB e um cabo para conectar na entrada de fone de ouvido do celular ou tablet. Então, leve música para escutar. Tomada para carregar os equipamentos, só na segunda e terceira noite.

- até a imigração chilena e boliviana, você irá com um grupo em uma van. Na imigração boliviana, há um tempo para tomar café da manhã, preparar os carros e dividir os grupos. Aproveite esse momento para conhecer as pessoas. Um guia, provavelmente, irá definir os grupos, mas você pode pedir pra mudar ou pra que os seus amigos/conhecidos fiquem junto. Essa parte é importantíssima.

- no quarto dia (para aqueles que retornam a SP), a polícia na fronteira da bolívia estava cobrando propina para sair do pais (15BOL). Não existe essa taxa. Então, para não pagar, diga que é brasileiro ou que não tem o dinheiro e pronto. No meu grupo, os primeiros a passarem pela imigração foram cobrados, e depois que um menino disse que era brasileiro, eles reorganizaram a fila e pararam de cobrar. E não, ninguém havia perdido o papel de entrada (o que poderia justificar a cobrança).

- Leve vinho ou cerveja para compartilhar com o grupo a noite, ou então compre nas lojas que existem "próximas" aos alojamentos.

- um rolo de papel higiênico é mais do que suficiente para todos os dias, porque ao longo do passeio (durante o dia) haverá banheiros em algumas paradas. Neles você precisará pagar para usá-los e o papel higiênico é fornecido. Logo, só no alojamento ou na moita ele será necessário.

o que levar na mala (de verão)

1 chinelo

1 tênis

1 casaco corta vento

1 fleece

1 calça térmica

1 bermuda

4 camisetas

1 chapéu

1 toalha

1 roupa de banho (para as piscinas termais)

bloqueador solar

protetor labiar

rinossoro

colírio

 

para usar em SP: isso tudo, mais alguma bermuda e camisetas.

 

Modo mais econômico de sair/chegar no aeroporto de Santiago (se você passar por lá e estiver sozinho)

- Pegar o ônibus Centropuerto (azul com letras amarelas) 1.600 pesos e descer na estação Pajaritos do metro.

- Ou usar os táxis compartilhados (6.800 pesos por pessoa até o centro) - Vide Transvip.

O inverso também serve para ir até o Aeroporto

Achei esse link com as informações mais completas, mas preço desatualizado: http://umaesquina.com/2014/07/chile-como-ir-do-aeroporto-ao-centro-de-santiago-2/

 

Boa viagem!

 

 

Você voltou agora neh ? Eu queria saber como está a situação do salar de uyuni em relação as chuvas dessa época, estou partindo para SPA na quarta, e estou preocupada com os alagamentos que eu li em alguns relatos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pessoal, acabei de ver no blog "Um viajante" uma promoção com 30% de desconto em pacotes com a agência Ayllu.

 

Vocês acham que vale a pena? Olhando os relatos mais recentes, me parece que é possível conseguir um preço melhor comprando na hora e pechinchando nas agências.

 

Eles oferecem um roteiro de 4 dias por 255.000 CLP ou R$ 1.500. Inclui os seguintes passeios:

 

DIA 1

Valle de la Luna + Valle de la Muerte

Das 16h às 20h50, aproximadamente.

 

DIA 2

Geysers El Tatio + Lagunas Escondidas*

Das 5h às 12h30, aproximadamente.

 

Laguna Cejar + Ojos del Salar + Laguna Tebinquinche

Das 16h às 21h30, aproximadamente.

 

DIA 3

Lagunas Altiplânicas + Piedras Rojas + Tujaito

Das 6h às 15h30, aproximadamente.

 

Tour Astronômico

Das 22h à 0h30, aproximadamente.

 

DIA 4

Salar de Tara

Das 9h00 às 12h30, aproximadamente.

 

Tour do Vinho + Tour da Cerveja Artesanal*

Das 17h30 às 21h30, aproximadamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...