Ir para conteúdo
Mensagem adicionada por Mochileiros.com

Tópico arquivo sobre o Deserto de Atacama
Conteúdo disponível apenas para leitura.

 ➡️ Clique aqui para acessar o tópico ativo sobre o Deserto de Atacama
🏷️ Clique na tag Deserto de Atacama para encontrar todo o conteúdo relacionado ao destino.

Posts Recomendados

  • Membros
Pessoal, bom dia.

 

Estarei em SPA entre os dias 21 e 24/10 com um grupo de 5 amigos.

Gostaria de saber se é possível alugar um carro normal (sem tração 4x4) no aeroporto de Calama e fazer alguns passeios em torno de SPA por conta própria, com o veículo alugado. Pelo que andei pesquisando, só não é aconselhável ir com veículos baixos para Salar de Tara, pois muitos veículos ficam atolados na areia e por não haver um caminho delimitado.

 

1. Alguém já fez os tours por conta própria?

2. As estradas/acessos para os demais locais apresentam boas condições?

3. É necessário ter a permissão internacional para dirigir (PID)? Li que somente a CNH dentro da validade basta...

 

Gostaria de fazer os passeios por conta própria devido à flexibilidade de horários e liberdade de poder parar onde quiser e fotografar por quanto tempo quiser...

 

Obrigado.

 

Olá, Mario, aluguei em setembro um veículo em Santiago, pois fui a Valpa e Viña em um dia, somente me solicitaram a CNH simples mesmo. Fique atento apenas ao fato de que as lojas exigem um caução realizado por meio de cartão de crédito, valor que bloqueará parte do limite do seu cartão por alguns dias. O valor do caução varia bastante de loja para loja.

 

No Atacama, fiz os passeios por meio de agências, mas notei que as estradas têm condições boas sim. Apesar disso, é preciso ter cautela, pois você pode pegar um pouco de gelo na pista (não sei se na época do ano que você vai é possível) em alguns locais de altitude muito elevadas, ademais, é bom não se empolgar muito nas longas retas e pisar demais, pois em alguns pontos surgem curvas traiçoeiras. Salar de Tara é um passeio no qual você sai da via asfaltada e literalmente entra no deserto, não há muita referência para andar ali, só quem conhece mesmo a região, fora que há vários pontos de visitação, às vezes, você passa por detrás de uma pedra e pensa que é somente uma pedra, enquanto um guia da região mostrará alguma história a respeito do lugar, um formato diferente de rocha que se parece com uma imagem etc. Para ir a Pedras Rojas e Lagunas Altiplânicas o veículo também sai do asfalto, mas não é um caminho tão complicado quanto do Salar de Tara. Vi um relato aqui no fórum que até explicavam como fazer, vou ver se acho e colo o link aqui. Cautela também ao ir visitar os Geysers, você deverá sair ainda na madrugada para visualizar o fenômeno e a estrada possui muitas curvas, nas quais você verá muitas vans em altíssima velocidade, em alguns momentos eu pensei que aquela que eu estava com todos dormindo iria tombar...kkkkk.

 

Outra coisa, comprei um chip de celular Claro no Chile - há também o movistar - mas notei que em alguns pontos do Atacama não havia sinal, portanto o waze não é uma forma segura de se orientar por lá. Levar um GPS daqui ou alugar um carro com um é uma alternativa a mais, deve custar uns 5000 pesos a mais no valor do veículo, mas na agência que aluguei não havia disponível no momento da minha solicitação.

 

É bom no veículo ter mais de uma pessoa apta para dirigir, pois o motorista pode passar mal devido ao soroche - lembre-se que alguns pontos da estrada vocês estarão a quase 5000 metros de altitude e às vezes você nem saberá disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Pessoal, bom dia.

 

Estarei em SPA entre os dias 21 e 24/10 com um grupo de 5 amigos.

Gostaria de saber se é possível alugar um carro normal (sem tração 4x4) no aeroporto de Calama e fazer alguns passeios em torno de SPA por conta própria, com o veículo alugado. Pelo que andei pesquisando, só não é aconselhável ir com veículos baixos para Salar de Tara, pois muitos veículos ficam atolados na areia e por não haver um caminho delimitado.

 

1. Alguém já fez os tours por conta própria?

2. As estradas/acessos para os demais locais apresentam boas condições?

3. É necessário ter a permissão internacional para dirigir (PID)? Li que somente a CNH dentro da validade basta...

 

Gostaria de fazer os passeios por conta própria devido à flexibilidade de horários e liberdade de poder parar onde quiser e fotografar por quanto tempo quiser...

 

Obrigado.

 

Olá, Mario, aluguei em setembro um veículo em Santiago, pois fui a Valpa e Viña em um dia, somente me solicitaram a CNH simples mesmo. Fique atento apenas ao fato de que as lojas exigem um caução realizado por meio de cartão de crédito, valor que bloqueará parte do limite do seu cartão por alguns dias. O valor do caução varia bastante de loja para loja.

 

No Atacama, fiz os passeios por meio de agências, mas notei que as estradas têm condições boas sim. Apesar disso, é preciso ter cautela, pois você pode pegar um pouco de gelo na pista (não sei se na época do ano que você vai é possível) em alguns locais de altitude muito elevadas, ademais, é bom não se empolgar muito nas longas retas e pisar demais, pois em alguns pontos surgem curvas traiçoeiras. Salar de Tara é um passeio no qual você sai da via asfaltada e literalmente entra no deserto, não há muita referência para andar ali, só quem conhece mesmo a região, fora que há vários pontos de visitação, às vezes, você passa por detrás de uma pedra e pensa que é somente uma pedra, enquanto um guia da região mostrará alguma história a respeito do lugar, um formato diferente de rocha que se parece com uma imagem etc. Para ir a Pedras Rojas e Lagunas Altiplânicas o veículo também sai do asfalto, mas não é um caminho tão complicado quanto do Salar de Tara. Vi um relato aqui no fórum que até explicavam como fazer, vou ver se acho e colo o link aqui. Cautela também ao ir visitar os Geysers, você deverá sair ainda na madrugada para visualizar o fenômeno e a estrada possui muitas curvas, nas quais você verá muitas vans em altíssima velocidade, em alguns momentos eu pensei que aquela que eu estava com todos dormindo iria tombar...kkkkk.

 

Outra coisa, comprei um chip de celular Claro no Chile - há também o movistar - mas notei que em alguns pontos do Atacama não havia sinal, portanto o waze não é uma forma segura de se orientar por lá. Levar um GPS daqui ou alugar um carro com um é uma alternativa a mais, deve custar uns 5000 pesos a mais no valor do veículo, mas na agência que aluguei não havia disponível no momento da minha solicitação.

 

É bom no veículo ter mais de uma pessoa apta para dirigir, pois o motorista pode passar mal devido ao soroche - lembre-se que alguns pontos da estrada vocês estarão a quase 5000 metros de altitude e às vezes você nem saberá disso.

 

Obrigado pela resposta, amigo.

 

Em alguns blogs eu li que os condutores apresentaram a permissão internacional, mas parece não ser uma coisa obrigatória. De qualquer forma, vou apresentar somente o passaporte e a CNH.

 

Sobre o Atacama, estamos pensando em alugar um carro em Calama porque somos um grupo de 5 brasileiros e queremos uma viagem mais econômica. Dessa forma, creio que fique mais barato dividir as despesas entre nós, além da flexibilidade e liberdade de viajar/passear por conta própria. Por não conhecer as estradas, é mais prudente não abusar mesmo da velocidade, e é até mais prazeroso ir devagar, apreciando a paisagem haha. Vou fazer a reserva de um veículo online, vou procurar a opção de alugar um GPS junto, conforme sugerido. Comprar um chip 3G também não mata ninguém, né? rs

 

Bom, se você achar esse link, me envie aqui, por favor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Por 5000 pesos você pega um chip com 1 gb para internet + ligações.

 

No relato abaixo, o casal fez o passeio de van, mas eles dão algumas dicas de como chegar em Pedras Rojas e Lagunas Altiplânicas, dê uma lida em todas as mensagens que eles postaram no dia 14 de março:

 

relato-custos-e-fotos-viagem-de-carro-para-uruguai-argentina-e-chile-incluindo-atacama-2015-2016-t124908-45.html

 

Em relação ao Salar de Tara, como vocês estão em 5, você pode negociar um preço legal numa agência para este passeio separadamente, pois vale muito a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Em San Pedro do Atacama tem uma empresa que aluga vans, que incluem barraca no teto, colchões e sacos de dormir. Pode ser uma boa ideia para economizar.

A empresa se chama Wicked Campers se não me engano. Lembro que as vans para 5 pessoas não saíam caras para dividir entre os 5.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá amigos, obrigado pelas respostas!!

Infelizmente, os hostels já estão reservados e pagos, o que impossibilita a hipótese da van, mas creio ser uma experiência ainda melhor!

Li o relato completo do casal e me ajudou bastante, até me fez trocar Cejar por Lagunas Escondidas.. hehe

Assim que chegar em Santiago, vou procurar um chip desse de internet, só por precaução mesmo. Obrigado pela ajuda! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Bom galera, tava vendo muita com dúvidas de como chegar até lá e tudo mais. Dá pra ir de Santiago até Calama de 3 maneiras: de carro, de busão ou de avião. De avião é melhor porque são apenas 2 horas de viagem. De ônibus são 22 horas, uma viagem um pouco pesadinha, mas dá pra encarar. Este post pode ajudar, tem tudo como chegar http://www.seumochilao.com.br/como-chegar-a-san-pedro-de-atacama/ Abs, Leo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...