Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Mensagem adicionada por Mochileiros.com

Tópico arquivo sobre o Deserto de Atacama
Conteúdo disponível apenas para leitura.

➡️ Clique aqui para acessar o tópico ativo sobre o Deserto de Atacama
🏷️ Clique na tag Deserto de Atacama para encontrar todo o conteúdo relacionado ao destino.

Postado
  • Membros

[info]O objetivo deste tópico é trocar informações e reunir depoimentos e dicas sobre a cidade de San Pedro de Atacama e o Deserto do Atacama. Se você está com alguma dúvida em relação à região, coloque-a aqui que sempre um mochileiro de plantão irá ajudar. Se já conhece o Atacama, conte para nós como foi sua experiência, seja ela negativa ou positiva, deixando dicas e demais informações para mochileiros perdidos. Para isso basta clicar no Botão Responder![/info]

[linkbox]Guia de Santiago por Mochileiros.com

Escreva seu Relato sobre o Atacama

Procurando companhia para viajar para o Atacama? Crie seu Tópico aqui!

Deserto do Atacama - Tópico de Perguntas e Respostas

Dicas - Deserto do Atacama

Troque informações sobre Hospedagem em San Pedro de Atacama

Deserto do Atacama de Bicicleta

Relatos sobre o Atacama:

Relato sobre viagem de treze dias ao Chile, incluindo o Deserto do Atacama pelo mochileiro Leo Caetano

Relato sobre viagem de vinte dias ao Chile, incluindo o Deserto do Atacama pela mochileira Milena Garcia

Relato sobre viagem de dezenove dias ao Chile, incluindo o Deserto do Atacama pelo mochileiro Xunfos

Relato sobre viagem de vinte e cinco dias ao Chile, incluindo o Deserto do Atacama pela mochileira Samanthavas

Relato sobre viagem de vinte e um dias ao Chile, incluindo o Deserto do Atacama pelo mochileiro FHMartins

Relato sobre viagem ao Chile, incluindo o Deserto do Atacama pelo mochileiro Michelschon

Relato sobre viagem de treze dias ao Chile, incluindo o Deserto do Atacama pela mochileira Carla Nogueira

Relato sobre viagem de sessenta dias ao Chile, incluindo o Deserto do Atacama pelo mochileiro Cmcf

Relato sobre viagem de sessenta dias ao Chile, incluindo o Deserto do Atacama pelo mochileiro Dickens

Relato sobre viagem ao Chile, incluindo o Deserto do Atacama pelo mochileiro Magno Fugisava

Relato sobre viagem ao Chile, incluindo o Deserto do Atacama pelo mochileiro Morenopissedoff[/linkbox]

Pretendo conhecer os seguintes lugares:

1. Cidade de San Pedro de Atacama

Cidade de onde parte todas as aventuras para o deserto. Dentro da cidade será visitado o Museu Arqueológico de P. Le Paige.

2. Valle de La Luna

Fica a mais ou menos 17 km de San Pedro de Atacama. Um lugar único no mundo onde tudo lembra a lua.

3. Toconao e Salar de Atacama

Fica mais ou menos 38 km ao sul de San Pedro de Atacama. No caminho é possível ver de longe os vulcões Licancabur e Lascar entre outros. Chegando ao povoado de Toconao segue-se o salar até a Laguna Chaxa (habitada por flamingos)

4. Geysers del Tatio

Campo geotérmico que fica a mais de 4.200 metros de altura que a partir das 5 horas da manhã cria um fenômeno incrível. Fica a mais ou menos 89 km.

5. Termas de Puritama

O rio Puritama e suas águas quentes (30ºC) administradas pelo Hotel Explora mas de acesso público. Fica mais ou menos 28 km.

6. Pukara de Quitor

A cerca de 3 km de San Pedro está o Forte Quitor, construído pelo povo atacamenho para defenderem-se de outros povos.

7. Valle de La Muerte

A cerca de 3 km de San Pedro também está o Vale da Morte. Bonitas formações rochosas.

8. Lagunas Altiplánicas

Misticanti e Miñique ficam a mais de 4.000 metros sobre o nível do mar e a mais ou menos 90 km de San Pedro de Atacama. A viagem desde San Pedro passa pelo povoado de Toconao e pela beira do Salar de Atacama.

9. Ruínas de Tulor

Fica mais ou menos a 10km de San Pedro de Atacama. Vestígios de um antigo povo atacamenho com mais de 3.000 anos sepultado pela areia.

9. Tour Astronômico

Uma agência na cidade (Rua Caracoles 174 C) oferece a mais ou menos $ 8.000 por pessoa (transporte e chocolate quente) um de 3 horas. Pode-se ouvir a explicação sobre o espaço e fazer uso dos equipamentos.

10. Vulcão Lascar (5.592 metros)

Saída de San Pedro as 5:00h da manhã. Preço $65.000 por pessoa pela Vulcano Desporte Aventura - Dura o dia todo. Transporte até 4.600 metros (passando pelo Lagoa Lejía). Depois são 3 horas de caminhada até a cratera e mais 45 minutos até o cume. Uma hora e meia de descanso e voltamos para San Pedro de Atacama. Tudo leva apenas um dia!

11. Vulcão Licancabour (5.970 metros)

Preço de $ 100.000 por pessoa (incluindo: guia especializado, transporte, café da manhã, lunch e equipamento pra camping). O circuito completo leva três dias saindo de San Pedro as 7h da manhã para chegar a base (nas ruínas incas a 5.000 metros). No segundo dia com uma caminhada de mais ou menos 8 horas chega-se ao cume (lá em cima tem uma lagoa). Voltando a San Pedro a noite.

12. Quebrada de Cari

Saindo pela estrada que leva a Calama a mais ou menos 10km há um caminho antigo que leva a parte mais alta da Cordilheira de La Sal.

Outros possíveis

Llullaillaco (6.739 metros) é um dos mais altos mas é complicado de fazer. Levaria mais ou menos 4 dias.

Vulcão Sairecabur (6.026 metros)

Este leva apenas 11 horas (das 5 as 18) e custa $ 65.000. O veículo vai até uma "azufrera" abandonada (a mais ou menos 5.400 metros) passando os Geysers del Tatio. Um caminhada de 3 horas pra subida.

Ojos del Salado

Simplesmente o maior vulcão do mundo. Esse é mais complicado pra chegar até ele.

Onde ficar?

Camping Los Chañares

Preço: $ 2.000 por pessoa (para barracas)

Preço: $ 3.500 por pessoa (peças ou quartos?)

Rua Ckilapana (umas 5 quadras do centro do povoado)

Tudo bem simples. Banheiros e Duchas compartilhadas. 5 locais para obter água. Aberto apenas no verão.

Casa Adobe

Preço: 5 a 8 US$ (depende da tempo da estadia e temporada)

Rua Domingo Atienza 582 (3 quadras da Av. Caracoles)

Hotal Monyplan

Preço: $ 5.000 (mais ou menos 8 dolares?)

Rua Lesana 687

Banho compartilhado. Cozinha comum, água quente.

Hotal y Camping Puritama

Preço: consultar lá.

Rua Caracoles.

Tem quartos com banheiro particular (se optar).

Hotal Katarpe

Preço: ????

Parece ser o melhorzinho. Tem quartos simples com banheiro particular. Cafeteria, bar e Internet!

Rua Domingo Atienza esquina Caracoles.

A idéia é ir em Janeiro. Se mais alguém estiver por lá e quiser trocar uma idéia, estamos ae.

Estou coletando mais informações e vou posta-las aqui pra que vocês consultem.

• Respostas 2.3k
  • Visualizações 540.7k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• exato.

• Júnia Pimenta
    Júnia Pimenta

By Iangillan   um dia desses me perguntaram por que eu quero tanto ir para o deserto do Atacama...   o engraçado é o que o maior atrativo, não está exatamente nele, mas bem acima dele!!!    

• Oi, Marcos,   acabei de voltar de lá e fiquei apenas 3 dias inteiros. No 1o dia (cheguei de tarde), fomos ao Valle de la Luna; No 2o dia, fomos no Salar do Atacama, incluindo lagunas Chaxa e Teb

Featured Replies

Postado
  • Membros

Acabei de voltar de SPA. Fechei todos meus passeios com a Cumbres6000 e recomendo fortemente.

Fiz os seguintes passeios com eles: Vale da Lua/Vale da Morte, Lagunas Salada, Cejar e Tebenquiche, Lagunas Altiplânicas, Geysers de Tatio e Salar de Tara. Paguei 110mil pesos chilenos p/ pessoa.

Todos os nossos passeios foram realizados em pequenos grupos (exceto o Geyser mas é o mais procurado e mais cheio tbm).

A Grado10 não faz todos os passeios (pelo menos não fizeram quando eu fui consultar) daí desisti de negociar com eles.

Dica: Não deixe de fazer o passeio noturno - valeu a viagem! Voltaria só para admirar aquele céu novamente. Fiz este passeio com a Space. Tbm recomendo (não me lembro o valor)

Postado
  • Membros

Fiz o Salar pela Oasis Tour. Nosso guia foi incrível, Christian.

A única coisa que não nos atentamos foi no voucher do transfer do Salar pro Atacama. Aí tivemos que desembolsar 50 bols.

Tirando isso a empresa é boa! Fica a dica

Postado
  • Membros
Acabei de voltar de SPA. Fechei todos meus passeios com a Cumbres6000 e recomendo fortemente.

Fiz os seguintes passeios com eles: Vale da Lua/Vale da Morte, Lagunas Salada, Cejar e Tebenquiche, Lagunas Altiplânicas, Geysers de Tatio e Salar de Tara. Paguei 110mil pesos chilenos p/ pessoa.

Todos os nossos passeios foram realizados em pequenos grupos (exceto o Geyser mas é o mais procurado e mais cheio tbm).

A Grado10 não faz todos os passeios (pelo menos não fizeram quando eu fui consultar) daí desisti de negociar com eles.

Dica: Não deixe de fazer o passeio noturno - valeu a viagem! Voltaria só para admirar aquele céu novamente. Fiz este passeio com a Space. Tbm recomendo (não me lembro o valor)

Boa tarde, quanto ficou em "média" estes passeios ? Se possível compartilhe aqui no fórum. Grato !

Postado
  • Membros

Em média fica em 200 US$ por pessoa, os 4+ (geisers, tara, Vales, Lagunas)

Mas este preço pode variar de operadora para operadora, algumas são mais caras e vc vai em veículos maiores e tem refeições melhores.

Se estiver em grupo as vezes sai mais barato alugar um carro e ir com a galera (só não dá para ir de carro no Salar de Tara e nos Geisers)

Postado
  • Membros

Boa tarde, quanto ficou em "média" estes passeios ? Se possível compartilhe aqui no fórum. Grato !

Vou dia 11/09 e volto dia 18/09..o sr.Antonio do Hotel Dunas me disse que é a semana da Patria e enche bastante a cidade... vcs acham que vale a pena reservar ou sempre se dá um jeito la? (so nao quero cair em boquetas kkk).

A tabela da Cumbres6000 que me mandaram tb estão com bons preços....masss tem que depositar 50%

OBS; A unica que dá pra reservar por email é a ColqueTours ( a um tempo atras via falar aqui bem dessa agencia igual falam da Grado10 hoje (tirando o caminhão).

A Grado10 tem dias certos para cada passeio.. ( muito mais organizada ne?)

Se alguém quiser as tabelas me passe o email que mandarei.

O TOUR ASTRONOMICO JA RESERVEI NA SPACE TB info@spaceobs.com vc manda os dias que estará em SPA, eles te informam que tour (ingles, espanhol ou frances) tera no dia e SE TERÁ o tour pq não tem tour na LUA CHEIA.

Valor 18000 CLP ( por pessoa).

Postado
  • Membros

Se for feriado é melhor reservar a pousada.

Os passeios é melhor vc marcar lá em SPA, comparar uma empresa com outra, pagando em dinheiro poderá conseguir descontos,

Eu gostei muito de operadora Linckan Antay atendimento muito cordial.

Veja o meu passeio ao Salar de Tara, http://goo.gl/xIE1Pq

Os demais passeios eu fiz de carro alugado (lagunas altiplanicas, cejar, chaxa) veja neste post http://goo.gl/GU9VF7

Neste post tem algumas dicas úteis de San Pedro do Atacama http://goo.gl/UfUOWB espero que ajude !

Postado
  • Membros
Se for feriado é melhor reservar a pousada.

Os passeios é melhor vc marcar lá em SPA, comparar uma empresa com outra, pagando em dinheiro poderá conseguir descontos,

Eu gostei muito de operadora Linckan Antay atendimento muito cordial.

Veja o meu passeio ao Salar de Tara, http://goo.gl/xIE1Pq

Os demais passeios eu fiz de carro alugado (lagunas altiplanicas, cejar, chaxa) veja neste post http://goo.gl/GU9VF7

Neste post tem algumas dicas úteis de San Pedro do Atacama http://goo.gl/UfUOWB espero que ajude !

Já reservei no Hotel Dunas e quase ja não consigo por eu ter mudado a data e cair nessa semana de feriado, consegui com duas camas de solteiro e banho privado 35.300 (era pra ser cama de casal 35.200 mas ja nao tinha mais quartos).

Vou ver os seus passeios.....qq duvida te retorno ::otemo::

Postado
  • Membros

Pessoas, uma pergunta que pode parecer besta mas me pôs dúvidas.... o roteiro para o Uyuni, as lagunas e os geysers que existem nele não se chocam com os demais passeios típicos de SPA?

Postado
  • Membros
Euzimar, eu ficarei em Uyuni e de lá sigo pra La paz. Mas creio que este valor estaria incluído a volta sim. Eu pedi desconto e eles deram.

o contato da Colque Tours: http://www.colquetours.com/

Ricardo, como você segue para La Paz? Carro particular ou ônibus rodoviário? Se for de ônibus, poderia me repassar a agência? Estou vendo a viabilidade de conhecer La Paz no fim de tudo.

Postado
  • Membros

Oi Pessoal

Fui ao Deserto do Atacama em março de 2013 e não poderia deixar de escrever minhas impressões sobre este magnífico lugar e dicas sobre dinheiro, passeios, o que vestir, o que comer, etc.

Espero que gostem!

O deserto do Atacama é considerado um dos lugares mais bonitos do mundo, então, reserve 5 dias no mínimo para esta aventura. 2 dias são perdidos só com a viagem. Pra vcs terem idéia, saí de Joinville às 2 da madrugada e cheguei em San Pedro de Atacama só às 23 hs.

O trajeto é: Sua cidade - São Paulo - Santiago - Calama - San Pedro.

Avião só nos trajetos Sua cidade- São Paulo - Santiago - Calama. Até o destino final, tem uma viagem de carro que dura em torno de 1h45 min.

Não precisa passaporte, apenas RG, mas ATENÇÃO: RG com data de expedição acima de 10 anos não são aceitos para entrar no CHILE.

Não levem crianças pequenas nem pessoas idosas. Meu filho tem 12 anos e não tive problemas, mas as pessoas que levaram filhos pequenos mal puderam aproveitar ( a altitude é pesada, as crianças passam mal pra caramba, assim como os idosos).

É "normal" sair sangue do nariz, a pele fica super ressecada, o cabelo uma palha, vc não sua, falta ar e a cabeça fica meio mareada... levar um kit farmácia é fundamental e beber muita água (muita mesmo!). Mas mesmo com este inconveniente, dá pra encarar e tenho certeza que vão gostar. No centrinho de San Pedro tem folha de coca pra vender nas lojinhas, mas eu não achei tão eficaz assim, ainda preferi o bom e velho Dramin.

A cidade de San Pedro de Atacama é uma pequena vila, dá pra andar a pé por tudo, tudo é perto. Parece uma cidade de faroeste, tudo marrom, as casas de barro e pedra, muito legal! Lá não tem hotéis de luxo e nem shopping.

VOO:

Eu paguei no cartão de crédito em 6 vezes. Comprei minha passagem em agosto de 2012 para ir só em março de 2013 e na época foi R$ 1.430,00 total ida e volta, incluindo os transfers.

HOTEL:

Ficamos no hotel Dunas. Como eu disse, não existe nada longe, todos os hotéis são perto da prova, perto de tudo. O quarto era bem aconchegante, quentinho à noite e fresco durante o dia, lençóis e cobertas cheirosas e limpíssimas, quarto e banheiro limpíssimo também (isso é importante!!). Tem uma mesinha com bancos para pequenas refeições, secador de cabelos no banheiro e acesso à internet no quarto.

O ponto fraco deste hotel: café da manhã (apenas 1 pão com queijo, margarina, geléia, leite e café do tipo nescafé). Não tiene fruta e o suco é TANG. Também não tem frigobar no quarto. Não chegou a ser um problema porque eu deixava minhas garrafas de água na geladeira da cozinha do hotel, sem erro.

No Dunas paguei R$ 157,00 a diária por pessoa.

COMIDA:

Achei a comida de lá seca e com pouco sal. Tem bastante opção de restaurante, inclusive pizzaria. Na Rua Caracoles, que é a principal, tem os restaurantes mais caros. Nas ruas laterais, como a Tocopilla, por exemplo, os restaurantes são mais em conta. A média é de 5.000 pesos por refeição, por pessoa, incluindo bebida. Isto dá em torno de R$ 25,00 por refeição. Uma opção boa e barata para o jantar é a empanada chilena (enorme), de carne, vendido no final da rua Caracoles, na esquina. Custa R$ 14,00.

Não existem supermercados, apenas mercadinhos minúsculos e os preços são salgadinhos (R$ 6,00 o Kg da fruta, R$ 8,00 um galão de água de 5 L).

Para os passeios, leve sempre uma bolachinha ou fruta, apesar de ter café da manhã ou almoço incluso nos passeios, eles costumam tomar café às 11 da manhã e almoçar às 16 hs (nosso estomago sofre!). E água, não esqueça. Tome muita água, é fundamental.

Eles aceitam cartão de crédito internacional nos restaurantes e mercadinhos.

DINHEIRO:

Levando 100.000 pesos (R$ 500,00) para alimentação e ingressos dos passeios para 4 dias, dá. Se você pretende comprar artesanato, leve mais. Se pretende esticar a viagem e conhecer Santiago e região, leve mais.

Importante: A agência de turismo disse para eu levar dólar, mas esta informação é a mais furada de todas!! Pesquisei melhor e não levei nem um dólar, apenas pesos chilenos. Foi a melhor coisa que fiz!! As casas de câmbio de San Pedro de Atacama pagam pouco pelo dólar e na conversão real-dólar-peso vc perde muito dinheiro. Compre seus pesos aqui no Brasil.

PASSEIOS:

Fiz com a Turistour (agência chilena, local) para a realização dos passeios. Comprei tudo com antecedência, cada passeio tem um valor. Paguei com cartão de crédito e achei que estava tudo pago, que era só chegar lá e aproveitar. Não nos avisaram que o valor que pagamos com antecedência era apenas do transporte e guia. Conclusão: cada passeio tem uma guarita de entrada e vc tem que pagar ingresso, que varia de 2.000 pesos a 15.000 pesos!!! Tem que tomar cuidado com isto porque alguns saem muito caros... eu paguei R$ 140,00 pra ficar 2 hs numa água quente (bonito, mas se soubesse antes, não escolheria este passeio pelo preço; absurdo).

Lá em San Pedro tem mais agência de turismo do que hoteis e restaurantes... são muitas mesmo, mas pela Turistour, tirando a surpresa dos ingressos, gostamos bastante dos guias (falam espanhol claro e adoram o Brasil), os onibus e vans são limpas e confortáveis.

Na minha opinião, nós fizemos os passeios mais legais. Querem te vender muita coisa, mas se escolherem estes, não vão se arrepender:

LAGUNAS ALTIPLANICAS Y LAGUNA CEJAR:

Coisa mais linda deste mundo, imperdível. Não dá para se banhar nas Lagunas Altiplanicas, apenas ver, e de longe. Mas os olhos agradecem... é perfeito, parece uma miragem.

A Laguna Cejar não é tão bonita, mas dá pra entrar na água (leve roupa de banho para este passeio e toalha). Só não dá pra mergulhar e lá vcs saberão porque. Não deixem de entrar na água, é muito legal!!

Leva o dia todo, almoço incluso, surpresas durante o dia, gostei muito!!

Gastei no total apenas para mim, mais ou menos 6.000 pesos com os ingressos de entrada. Este passeio dura o dia inteiro.

TERMAS DE PURITAMA:

Foi este que paguei R$ 140,00! Se tiver dinheiro sobrando, vá, é bacana, mas se fosse para deixar algum de fora dos que eu fiz, deixaria este.

Águas a 34ºC, vindas de um vulcão. Cristalinas, formam cascatas... ideal para ir à tarde.

SALAR DE TARA:

Lindíssimo. A parada final do passeio é maravilhosa e no caminho também tem paisagens muito belas e interessantes. Eu diria que este também é imperdível.

Neste não tivemos que pagar ingresso de entrada.

Café da manhã incluso, não precisa levar roupa de banho, não tem como se banhar. Dura uma manhã toda.

GEYSER DEL TATIO:

Sensacional. Diferente. Tem que ir. É o mais caro de todos, mas vale muito a pena.

A saída é às 4 da manhã, portanto, acordamos às 3:30 hs. Neste horário, o deserto é MUITO FRIO (abaixo de zero!!). Minha roupa neste dia era: 2 calças, meia grossa, polaina para aquecer a canela e perna, touca, luva, cachecol, 2 blusas de manga comprida e 1 casaco grosso por cima. Estava -5°C e vou dizer que passei frio. Leve uma roupa específica para este dia, o frio não é brincadeira! Se esquecer, em San Pedro tem a The North Face, com jaquetas iradas, mas nada abaixo de R$ 300,00.

Tem gente que levou roupa de banho e entrou na piscina de água vulcânica, mas eu não tive coragem... Na volta, uma surpresa também...não deixem de comer, é muito bom!! Dura uma manhã toda.

PASSEIOS INFO GERAL:

Sempre leve para os passeios:

- dinheiro

- documento

-água

-algo pra comer

-remédio de enjoo / dor de cabeça

- roupa de banho e toalha (para os passeios que podem entrar na água)

- casaco

- calça

- camiseta manga curta

- máquina fotográfica

- óculos de sol

- chapeú

- protetor solar

- protetor labial (não é frescura, o lábio racha se não usar)

KIT FARMÁCIA:

Em San pedro tem farmácia, mas aqui o remédio é mais baratinho, então, leve:

- dramin

- sal de frutas

- dorflex ou neosaldina ou qquer outro pra dor de cabeça

- antigripal

- band aid

- gel para dor muscular

- tylenol ou outro para febre

- protetor solar

- protetor labial (é super importante usar, senão o lábio racha mesmo).

- creme hidratante para o rosto

- creme hidratante para o corpo

ROUPAS:

Leve roupa de verão e de inverno, vc vai precisar dos dois tipos!

Tênis confortável para os passeios e para os gêiseres, bota.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.