Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Postado
  • Membros
  • Este é um post popular.

20180704_131640_low.thumb.jpg.3479a01a4e3a68e885bcb760ae685f32.jpg

Prólogo

Virou costume.

Nas ocasiões sociais, volta e meia um amigo ou parente solta a frase: “E aí, qual sua próxima caminhada?”. Confesso que fico surpreso, pois fiz pouquíssimas trilhas até hoje. Inclusive não faz muito tempo eu ia de carro à padaria da rua de baixo. Porém, pelos caminhos sinuosos da vida, acabei me encontrando pelas trilhas afora. E nos últimos tempos a resposta para tal pergunta era: “vou caminhar em torno do Mont Blanc, cruzando as fronteiras da França, Itália e Suíça.”

Fiquei ciente desta trilha através dos relatos do Elias, do portal Extremos. Antes de pesquisar mais detalhes, a primeira palavra que me vinha à cabeça relacionada ao Tour era “neve”. Ainda não a conhecia pessoalmente. Seria uma ótima oportunidade, somado ao desafio físico mais intenso que a trilha demandaria. Valeria a pena cruzar o oceano para isso.

Iniciei então as pesquisas sobre o TMB. Destaco algumas informações interessantes:

• A trilha percorre cerca de 170 km (dependendo da rota e das variantes escolhidas, pode aumentar um pouco) em torno do Mont Blanc, atravessando 3 países: França, Itália e Suíça. O sentido pode ser horário e anti-horário, sendo o último o mais tradicional (e que eu optei).
  • Não há um lugar oficial de início. Tradicionalmente a maioria das pessoas inicia em Les Houches. Optei por fazer o mesmo, apesar de vir pela Itália. Teoricamente seria mais prático iniciar por Courmayeur. Porém descobri que dessa forma, os últimos 4 ou 5 dias formariam a sequência mais dura do percurso. Iniciando por Les Houches, quebraria estes dias difíceis em 2 partes.
  • A duração do Tour pode variar entre 8 e 12 dias, dependendo do preparo e disponibilidade de tempo.
  • O período para se fazer a trilha é restrito ao verão (final de Junho até meados de Setembro) pois a neve e o mau tempo inviabilizam boa parte da rota no restante do ano. O inverno de 2018 na Europa fora rigoroso, então eu estava ciente de que poderiam haver algumas complicações na trilha por conta do degelo mais tardio em algumas rotas.
  • Pode-se contratar agência com guia, autoguiada (sem o guia, mas com as hospedagens e orientações de rota providenciadas) ou seguir por conta própria, fazendo pessoalmente as reservas. Optei pela última opção, após descobrir que a trilha é bem sinalizada. Encaro o planejamento como uma parte interessante da aventura.
  • As hospedagens variam entre hotéis e albergues nos vilarejos, e abrigos de montanhas nas partes mais isoladas. Muita gente segue acampando, porém é bom atentar que nem todo trecho possui permissão para camping.
  • Voando do Brasil, as cidades mais práticas para se pousar são Genebra, Paris ou Milão. Fui por Milão pois faria um tour pela Itália após a caminhada.

381630746_equipamentos02.thumb.jpg.c3da5cb8cce6191d6c508334ca315fd9.jpg

• Respostas 53
  • Visualizações 27.7k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Wilson Iwazawa
    Wilson Iwazawa

DIA 11 - Refuge La Flegere a Les Houches (16,2 km) Já estava acostumado em acordar cedo todos os dias, arrumar a mochila e caminhar. Mas o costume não torna a trilha fácil. Hoje foi uma prova

• Wilson Iwazawa
    Wilson Iwazawa

DIA 3 - Refuge La Croix du Bonhomme a Rifugio Elisabetta (19,2 km) O dia amanheceu nublado. Um nevoeiro espesso pairava sobre o abrigo e tapava a vista das montanhas ao redor. Eu deveria de

• Wilson Iwazawa
    Wilson Iwazawa

DIA 4 - Rifugio Elisabetta a Courmayeur (15,7 km) A caminhada do dia prometia ser tranquila. Uma subida pesada, mas curta, se destacava na primeira metade, e o restante seria uma longa desc

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

@casal100 

Há trechos onde é permitido acampar e outros onde não. Em geral, camping selvagem é proibido. Porém alguns abrigos tem área de camping (você paga uma taxa menor, relativa ao camping, que pode incluir banho - em alguns o banho não é incluso nem para quem dorme no abrigo - e tem as taxas opcionais para meia pensão - café e jantar). Como não acampei, não vou saber te informar exatamente quais as áreas apropriadas. Mas vocês podem tentar fazer um misto (ficando em refugios quando o camping for inviável).

PS: vocês tem relato sobre o circuito O? Pretendo fazer ano que vem!

Postado
  • Membros

@Wilson Iwazawa Valeu pela informação,  entrei no site que você informou e lá informa que em alguns lugares é proibido. 

Fizemos o circuito 2 vezes (1 não foi completo pois o campamento italiano estava fechadi), são relatos bem antigos, 9 anos...dá pra você ter uma base, tem outros relatos bem melhores o do que os meus e estão atualizados. Mudou algumas coisas por lá.  Segue os relatos aí, se porventura quiser mais informações, sempre estamos por aqui:

Postado
  • Membros

Que show de relato! Adorei. O tour está no topo da minha lista e não vejo a hora de conhecê-lo. Obrigada por compartilhar esta experiência! 

Postado
  • Membros

Eu vi este tópico aparecendo tantas vezes no topo e resolvi entrar pra ver do que se tratava! Que demais, e que fotos incríveis, obrigada por compartilhar com a gente e adicionar mais uma trilha numa lista já quase infinita, haha!

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

@Wilson Iwazawa

Ótimo relato!! Parabéns!

Vou fazer o TMB em setembro de 2019. 

Espero ter sorte com o clima também.

Cara, vc cita a cerveja do final do dia e me surgiu uma dúvida: Eu irei encontrar cerveja com facilidade nos refúgios ou tenho que comprar nas vilas e levar?

Postado
  • Autor
  • Membros

@LeonardoUs Em todos os refúgios se vende cerveja e comidas variadas. Só o preço é um pouco mais elevado que nas vilas.

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

@Wilson Iwazawa Outra pergunta:

Nos abrigos vc usou liner ou saco de dormir? Vi que a maioria das pessoas usa o liner mas tenho medo que o cheiro das cobertas me incomode para dormir ( já tive experiências bem ruins rs). Estava pensando em levar um saco de dormir pra 15º pra evitar usar as cobertas. 

Como foi a sua experiência? da pra se virar só com o liner?

Postado
  • Autor
  • Membros

@LeonardoUs 

Usei somente um liner bem vagabundo:
https://pt.aliexpress.com/item/32856905936.html?spm=a2g03.search0204.3.8.610f14ffPZfaoC&s=p&ws_ab_test=searchweb0_0%2Csearchweb201602_9_10882_10065_10068_10547_319_10059_10884_317_10548_10887_10696_321_322_10084_453_10083_454_10103_10618_10307_537_536%2Csearchweb201603_52%2CppcSwitch_0&algo_expid=d7c2cbeb-6b3d-4c1d-a56a-0961c810b9d7-1&algo_pvid=d7c2cbeb-6b3d-4c1d-a56a-0961c810b9d7&transAbTest=ae803_4

Sensibilidade ao cheiro é algo bem pessoal, pelo menos eu não me incomodei lá. De qualquer forma, você vai dormir tão próximo às outras pessoas (as camas são contíguas na maioria dos lugares), que não vai dar pra evitar ficar perto de cobertores...

• 3 meses depois...
Postado
  • Membros
2 minutos atrás, Jordana Reis Machado disse:

parabéns Wilson pela viagem e relato!!! 👌👏👏 fiquei imaginando aquela cervejinha todo final de dia!! hehe um abraço!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.