Ir para conteúdo

Peru - dicas de primeira viagem


Posts Recomendados

  • Membros

Oi pessoal, 

estou planejando minha primeira viagem para o Peru agora em julho e preciso de algumas dicas...

Como ir de Cusco para Águas Calientes? Gostaria de passar um dia em Ollataytambo e ir direto para Águas, o melhor jeito é ir de trem mesmo? 

Além disso, alguém já voltou de Águas para Cusco de Van? É muito perrengue?

Fora isso, vocês tem dias de companhias de turismo internas no Peru? Gostaria de fazer essa viagem de Cusco para Ollataytambo passando por Chinchero, os saleros de Maras e Moray com um guia!

Obrigada!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Quando eu fui, contratei o passeio do Vale Sagrado (sai de Cusco e vai até Ollantaytambo, passando por Pisac) mas não acompanhei o grupo quando chegou em Ollanta. Fui direto pegar o trem para Aguas Calientes. Conheci Machu Picchu no dia seguinte e peguei um trem de volta para Ollantaytambo no final do dia. Dormi em Ollanta e conheci o sitio arqueológico de manhã. Vale muito a pena porque todos os tours do Vale Sagrado que saem de Cusco chegam em Ollantaytambo durante a tarde, então o lugar fica muvucado. De manhã, da maneira que fiz, o lugar era praticamente só meu. E você pode contratar um guia local para te acompanhar se quiser.

Após conhecer Ollanta de manhã, contratei um taxi para me levar até Cusco parando nas Salinas de Maras e em Moray. Daria para incluir Chinchero, mas não me chamou a atenção. Dessa maneira tem a vantagem tb de conhecer esses lugares sem muvuca porque os tours que saem de Cusco chegam em Maras e Moray quase sempre pela manhã.

Para voltar de Águas para Cusco de van, se eu não estiver enganado, você terá que fazer uma caminhada de aproximadamente 2 hr de Águas Calientes até a hidrelétrica e lá pegará a Van, que percorrerá um sinuosos caminho de algumas horas até Cusco. Eu não fiz este caminho, mas já li relatos falando que era de boa e outros falando que o trecho de van é tenebroso.

Caso queira um guia particular lá em Cusco, eu combinei com o Rafael para quando meus pais foram conhecer a região. Ele leva em carro próprio e vai fazendo tudo no ritmo da pessoa, além das explicações serem bem mais aprofundadas. Segue o contato: +51 984 934785.

 

Caso tenha interesse em ler, segue o meu relato de viagem de lá:

 

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@Luisa Santos oi Luisa, fiz esse trajeto de Van em 2017 através de agência saindo de Cusco. A estrada até Santa Maria, onde paramos para almoçar, (incluso no pacote) é asfaltada e em bom estado, porém são muitas curvas, mas a vista é tão bonita que vc nem percebe tanto. 
A partir de Santa Maria pega uma estrada de terra, da um pouco de medo porque a estrada é estreita até Santa Teresa (Hidroelétrica).

O trajeto dura em torno de 6 horas.

Recomendo verificar as agências em Cusco e em Ollataytambo. Valor e serviços podem variar bastante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Deu até vontade de ir de novo! Eu e minha amigoa fomos em 2014!

Dá para voltar de van, várias pessoas que conversamos lá fizeram isso.

Eu coloquei nosso roteiro desde o Chile até Cusco no site abaixo! se tiver qualquer dúvida, pode me chamar nele :) ou também no instagram: instagram.com/amigosaventureirosbh

http://amigosaventureiros.com.br/

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 05/06/2019 em 22:07, Luisa Santos disse:

Oi pessoal, 

estou planejando minha primeira viagem para o Peru agora em julho e preciso de algumas dicas...

Como ir de Cusco para Águas Calientes? Gostaria de passar um dia em Ollataytambo e ir direto para Águas, o melhor jeito é ir de trem mesmo? 

Além disso, alguém já voltou de Águas para Cusco de Van? É muito perrengue?

Fora isso, vocês tem dias de companhias de turismo internas no Peru? Gostaria de fazer essa viagem de Cusco para Ollataytambo passando por Chinchero, os saleros de Maras e Moray com um guia!

Obrigada!!

Fui pra Machu Picchu dia 22/05.  Tem algumas maneiras de chegar lá.  Essa que vc sugere é uma.  Outra é ir direto de trem de Cusco.  Escolhi a que coube no meu bolso e combina mais comigo (não tenho medo de andar... kkkk):  van de Cusco até a hidrelétrica (levou 6:45h por causa de uma manutenção na estrada) e caminhada até Águas Calientes (fiz em 2:15h).  Paguei 55 soles na Van (ida e volta), pernoitei em AC e subi MP a pé no dia seguinte, primeiro horário (o portão abre as 5h da manhã).  Levei 1:10h pra subir e tive tempo de sobra de ver o sol nascer.  Por causa das montanhas, o sol apareceu por lá umas 7:05h. 

Você pergunta de perrengue... bem aí depende de cada um.  A estrada de Santa Maria até AC realmente é perigosa.  Mas eu acho que se uma coisa tem que acontecer, vai acontecer com vc andando na beira de uma ribanceira ou indo na padaria a pé.  Até iria de trem um dia pra ver como é, mas pra mim valeu muito a pena ter ido assim.  Vai de cada um e de cada bolso.

Sobre agências de turismo, tem muitas, mas muitas mesmo em Cusco.  Eu fechei tudo com o dono do hostel que eu tava.  Os preços foram bons (consegui baixar todos negociando) e os serviços também.  Todos os passeios tem guias (menos ida/volta de MP com a van, porque não é considerado passeio).  O que você precisa ver é se o guia fala espanhol, inglês, portugues, etc.

Espero ter ajudado.  Boa trip.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 05/06/2019 em 22:07, Luisa Santos disse:

Como ir de Cusco para Águas Calientes? Gostaria de passar um dia em Ollataytambo e ir direto para Águas, o melhor jeito é ir de trem mesmo? 

Se você quer sair de Cusco, passar o dia em Ollataytambo e ainda chegar em Águas Calientes a tempo de visitar Machhu Pichu cedinho na manhã seguinte, esqueça a história de ir de van até  Hidroelétrica, simplesmente não dá tempo de fazer tudo em um dia, tem que ir de trem.

Como eu tinha pouco tempo, eu contratei um passeio com uma agência local (www.roundtriptravel.com), eles oferecem tour privados ou em grupo em carro de passeio ou van. Eu peguei um em grupo numa van com outras 8 pessoas.

O tour sai as 07:30 ou 08:00 da manhã de Cusco, passa em Pisaq, Urubamba e Ollataytambo e Chinchero, retornando a Cusco no começo da noite, mas eu só fui com o grupo até Ollataytambo onde peguei o trem das 16:30 para Aguas Calientes.

A visita as ruínas em Ollataytambo termina lá pelas 15:00, e eles deixam o pessoal na estação de trem, onde você pode pegar o trem das 16:30para Águas Calientes.

Das 8 pessoas que estavam no meu grupo, 6 ficaram em Ollataytambo para pegar o trem das 16:30, somente duas voltaram a Cusco.

Como falaram, há outras formas de se chegar em Machu Picchu, mas você tem que ter mais tempo disponível, e como eu só tinha um dia livre, optei por fazer desta forma para conseguir visitar Pisaq, Urubamba e Ollataytambo e Machu Picchu no tempo que eu tinha disponível.

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 05/06/2019 em 22:07, Luisa Santos disse:

Além disso, alguém já voltou de Águas para Cusco de Van? É muito perrengue?

Na volta eu comprei o pacote "BIMODAL"  na INCA RAIL, ele inclui trem e ônibus até o centro de Cusco tudo num único pacote, o trem sai de Águas Calientes as 19:00, ao chegar em Ollantaytambo já tem um ônibus da INCA RAIL esperando na frente da estação de trem, e eles te deixam no centro de Cusco lá pelas 23:00.

Era um pouquinho mais caro, mas a diferença não era tão grande assim, e não precisava me estressar ou preocupar em achar um van em Ollantaytambo, e também encaixava perfeitamente no meu tempo disponível.

 

Cheguei em Águas Caliente no trem da INCA RAIL lá pelas 18:00, fiz check-in no hotel e fui procurar um lugar para jantar e fui dormir cedo, por que iria a Machu Picchu cedinho na manhã seguinte.

Visitei Machu Picchu de manhã, e peguei o trem de volta as 19:00, ou seja, deu para visitar Pisaq, Urubamba e Ollataytambo e Machu Picchu em somente 2 dias.

Tem gente que não vai gostar deste tipo de passeio, vai achar muita correria, por que você fica só uns 30 ou 45 minutos em Pisaq, Urubamba e Ollataytambo, tem gente que quer ficar lá horas e horas sentado vendo a paisagem, para quem quer este tipo de experiência este tipo de passeio não é o mais adequado, mas se você só quer ver as ruínas e tiver pouco tempo, é uma boa forma de conseguir ver as principais coisas em pouco tempo e sem precisar alugar um carro por conta própria.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...