Ir para conteúdo

10 coisas que levei no meu 1º mochilão pela Europa (e hoje não levaria mais)


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Meu primeiro mochilão pela Europa foi no longínquo ano de 2004 (mesma época em que entrei aqui no fórum).

Acredito que a frase acima já lhe permita imaginar como minha viagem foi bastante diferente, levando em conta o quanto o mundo evoluiu em 15 anos.

Sem mais delongas, vou citar abaixo 10 itens/coisas que levei em meu primeiro mochilão e que hoje poderia dispensar.

As imagens são meramente ilustrativas.

 

1. Câmera Fotográfica

 

spacer.png

Eu sei exatamente o que você está pensando: em 2004 câmeras digitais já eram (quase) populares.

Sim, já eram. Inclusive levei uma delas comigo (daquelas fininhas point and shoot).

O problema é que minha câmera digital usava pilhas palitos que se desgastavam rapidamente.

Além disso, meu irmão tinha uma câmera analógica semiprofissional da Canon e eu a levei acreditando que as fotos ficariam muito melhores do que na outra.

A Canon era pesada, com uma lente grande...e não era fácil de guardar em uma mochila.

 

2. Carregador de pilhas

spacer.png

Mais barato do que comprar pilhas todos os dias para a minha câmera, eu comprei um carregador com 4 pilhas recarregáveis.

 

3. MP3 Player

spacer.png

Nada como ouvir uma boa música enquanto você espera o trem chegar...ou antes de dormir, depois de andar quase uma maratona para conhecer o maior número de pontos turísticos na cidade que se visita.

Aliás, cabe salientar que meu mp3 player também usava pilhas palito.

 

4. Despertador/relógio

spacer.png

Levei dois relógios de pulso (um com o fuso do Brasil e o outro com o fuso local), mas descobri alguns dias antes da viagem que ambos tinham o som do alarme muito baixo (e eu o sono muito pesado).

Diante deste problema, corri para uma loja de 1,99 e comprei um despertador (só pra garantir...sabe como é...).

 

5. Lanterna

spacer.png

Quando você dorme em um quarto com 8 ou 10 pessoas que você não conhece, é sempre bom ter uma lanterna pra encontrar o caminho do banheiro ou algum item perdido na sua mochila bagunçada.

 

6. Dicionário

spacer.png

Como já tinha certo conhecimento da língua inglesa, levei comigo um dicionário português/francês, pois passaria por 3 países francófonos.

 

7. Diário de viagem

spacer.png

Para guardar boas lembranças, além de registrar informações importantes (que depois compartilhei aqui no fórum), levei um caderno ou diário de viagem. Tenho ele guardado até hoje.

 

8. Guia de viagem / mapas em papel /outros tantos papéis

spacer.png

Levei um livro/guia de Amsterdã que emprestei de um amigo, além de várias páginas impressas com dicas que encontrei na rede (como ir da estação de trem/aeroporto até o hostel, principais pontos turísticos, onde comer gastando pouco, etc).

Lembrando que o mochileiros.com tinha apenas 2 anos na época e a internet ainda não dipunha de tantas informações compartilhadas entre viajantes.

Além disso, me utilizei de vários mapas em papel que ganhei ou comprei pelo caminho.

Sem falar, é claro, nos tickets de trem/ônibus/avião que eu precisava guardar em minha mochila.

Enfim...muitos papéis.

 

9. Roupas em excesso / Peso em excesso

51F4qSUZItL._UX679_.jpg

Ainda que o mochilão tenha ocorrido no inverno, calculo que levei quase o dobro de roupas que eu efetivamente usei. Lavei algumas peças nos hostels e outras nem cheguei a usar.

Isso impactou principalmente no peso de minha mochila (e em dores nas costas).

 

10. Kit de costura

81ZwwHDVBbL._SX425_.jpg

Pensei muito se incluía ou não este item na lista, pois ele efetivamente salvou a minha vida (metaforicamente, é claro).

Em razão do citado excesso de peso em minha mochila, somado ao fato desta não ser de uma qualidade muito boa, sofri um acidente quando aguardava meu trem na estação de Bonn, na Alemanha.

Minha mochila simplesmente rasgou o fundo, despejando minhas coisas diante de uma plateia de alemães incrédulos com a cena.

Embora inicialmente desesperado, vi o kit de costura no chão e o usei para costurar minha mochila.

Entretanto, não foi tão fácil assim.

As linhas do meu kit eram de má qualidade e quebravam quando eu tentava costurar um material tão duro quanto a mochila. Diante de tal infortúnio, não tive dúvidas: costurei com algo muito mais resistente, fio dental.

A mochila ficou feia, mas aguentou o resto da viagem sem problemas.

Pensando melhor...talvez seja bom manter o kit de costuras...

 

Enfim, esta é a minha lista.

É fácil perceber que o smartphone substituiu a maioria destes itens que citei, dentre outros que acabei não citando aqui (talvez em uma parte 2).

E você? O que não levaria no seu próximo mochilão?

 

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Levaria somente a câmera e roupas em excesso, gosto de ter opções kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

O foco é sempre tentar levar menos roupas/coisas, viajar mais leve.

Sempre ouvia o pessoal  falando isso, mas realmente só quando sente na pele sabe o que é...🤣

Muito bom post....

Imagino quem viajava a 30 anos atrás, quando o Ricardo Freire começou...Franquia 2 peças de 32kg, hahahahahah

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...