Postado Fevereiro 12, 2020 5 anos Membros Infelizmente vc não sabia,natal,ano novo,dia do trabalhador e dia da independencia são feriados obrigatórios em Chile.Quem abrir é fechado pelos carabineiros,como beber na rua,não sei se reparou,mas ninguém bebe,pois é crime,a não ser em datas festivas ou nessas datas.
Postado Fevereiro 13, 2020 5 anos Autor Membros Este é um post popular. 26/12/2019 - TORRES DEL PAINE - BASE DAS TORRES O dia tão esperado por mim chegou. Confesso que eu estava num mix de nervosismo e animação. Eu escolhi essa viagem só por causa das Torres, o cartão postal daqui. O resto do que fiz foi só encaixe e conveniências, o que vem sendo igualmente incrível. Sai cedinho de Puerto Natales (7:15 com a Bus Sur - ARS 15.000 ida e volta) e no caminho uma surpresa: da janela do ônibus vimos uma Puma!!! 😱😱😱 Assim, do ladinho da estrada!! O ônibus freiou na hora e TODO mundo ficou chocado e admirando. Não consegui bater foto porque foi tudo muito rápido e já percebi que o dia ia ser com emoção ahahah Chegamos na Laguna Amarga as 9h. Nesse dia eu estava com a Silvia e ela ainda não tinha a entrada do Parque, tinha fila então começamos a trilha somente as 10h. Ah, da recepção até o início da trilha tem outro transfer com van que custa ARS 3.000 cada trecho. O início é só subida, muuuuuita gente no caminho e tudo bem sinalizado. Zero necessidade de guia em relação a isso. Vários mochileiros que fazem o circuito W e acampam por lá. Fomos no nosso próprio ritmo que foi muito lento. A Silvia estava zero preparada e nem sabia onde estava se metendo haha O bom é que não choveu durante a ida e nem os ventos fortes que a maioria das pessoas relatam pela internet, o que foi maravilhoso. Aos poucos as vistas do caminho vão aparecendo e vira um mix de subida/descida mais confortável. Mas achei que no começo já deu uma cansada que eu não esperava. Levamos 4h30min até a Base. Foi intenso, a parte final que é 1km se faz em 1h, muita subida com pedras que não tem fim. Tomar cuidado para não se machucar, ir pisando com cuidado. Nessa hora, desistir não foi uma opção para mim, mas a última parte você se questiona se aguenta. O Ricardo, brasileiro que conheci brevemente em Ushuaia havia me alertado e dado uma ótima dica: “pensa que cada passo que der, você está mais perto”. Eu apenas olhava pra cima, via as Torres exibidas e sem nuvens e repetia como um mantra “Eu consigo. Eu consigo. Eu consigo. Cada passo mais perto. Eu consigo”. Eu consegui. Cheguei lá chorando de emoção porque só quem está lá sabe como é superar os limites físicos para apreciar a paisagem mais linda criada pela natureza. Eu sorria de orelha a orelha, é lindo, é gigante, tem uma energia contagiante e você esquece de tudo. Valeu cada segundo. Achei as meninas chilenas do meu Hostel e elas bateram foto minha, a Silvia chegou um pouco depois e encontrei ela. Encontrei mais outro grupo de brasileiros. Todo mundo se ajuda nessas horas, tanto no caminho como para bater fotos. Apreciei o máximo que pude, mas infelizmente não foi tempo suficiente, eu não queria ir embora. Queria continuar por lá sentindo a imensidão e perfeição do mundo, da natureza, de Deus, do universo ou qualquer outra coisa que você acredite. Nós seres humanos somos um NADA perto disso e precisamos respeitar e cuidar hahaha poderia ficar horas falando, mas não sei se conseguiria fazer jus ao lugar... Bom, lembrem que isso era só a ida e ainda tem todo o caminho de volta... então quando não podia mais esperar, começamos nosso caminho de volta. O ônibus de volta a Puerto Natales sairia as 19:45. Logo no começo da descida começou a chover e já estávamos bem cansadas. Eu até que estava inteira, mas a Silvia estava bastante desgastada. Ela foi guerreira o caminho todo. Se eu me superei, ela então nem se fala. Percebemos que íamos perder o ônibus, mas deixamos pra preocupar depois, só queríamos finalizar vivas hahaha. Paramos em um acampamento no caminho e (finalmente) comemos. Terminamos a trilha 20:15. Total: 10h. Nessa hora eu comecei a ficar bem nervosa, não tinha ideia de como ia voltar a Puerto Natales. O último transfer da van até a portaria do parque tinha acabado de sair e também tínhamos perdido. Sai pedindo pra um grupo de pessoas se tinha espaço para dar carona para gente e eles foram uns fofos e deram carona até a portaria. Descobrimos então que teria um outro ônibus da BusSur que saía as 21h. Ficamos por lá e comemos tudo que tínhamos, sentamos e esperamos. Graças a Deus, o ônibus estava vazio e deixaram tranquilamente a gente embarcar. Foi quando eu relaxei. Que dia foi esse? Parece mentira. Eu estava super animada e querendo sair para tomar uma cerveja, mas o corpo reclamou de cansaço, principalmente depois que terminei de tomar banho. Acabei recusando o convite da cerveja pós trilha com os brasileiros e fui dormir a pessoa mais feliz dessa Patagônia por ter completado a meta da viagem. Nada do que eu escrever aqui vai poder descrever esse dia. Vá e sinta. Algumas dicas: - Levar comida! E, o mais importante, realmente parar para comer e tomar água haha a gente não fez isso e sinto que desgastou ainda mais o processo. Eu levei sanduíches, ovo cozido, frutas, bolachinhas, alfajor e água. - CONHEÇA SEU CORPO! SAIBA ONDE ESTÁ SE METENDO! SAIBA SEU LIMITE! Se eu estivesse sozinha provavelmente teria terminado antes e não perdido o ônibus, eu li diversos relatos e conversei com várias pessoas para saber sobre a trilha. Eu sabia que era o dia inteiro, que poderia levar em torno de 8h, quase 25km andados no dia, estava com as roupas apropriadas - tanto a bota como tudo impermeável e quente que me deixaram confortável, eu tinha estabilidade para pisar sem escorregar e também sem me preocupar com o chão de lama. O bastão também me ajudou. A Silvia SOFREU MUITO porque ela era ainda mais sedentária que eu, o pé dela estava congelando e ela ia a passos muito pequenos e sentindo dores constantes. É claro que ainda assim ela conseguiu, mas eu não recomendaria a pessoa ir da forma que ela foi, foi realmente sofrido. - Eu não fazia nada de exercícios físicos, somente Yoga que tinha começado há 2 meses, mas fiz algumas trilhas menores por aqui e também 2 viagens mais natureza antes: Escócia e Chapada dos Veadeiros. Em ambas eu também estava com o condicionamento físico ruim mas consegui acompanhar as outras pessoas mais preparadas. Eu acredito que as trilhas exigem também uma condição mental equilibrada. Os trabalhos de meditação e respiração me ajudaram a completar. Essa foi a trilha mais longa que eu já fiz e confirmou o meu amor por esse estilo de viagem. - Eu fiz tudo sem guia, agência, etc. Realmente não vejo necessidade... a única coisa é que evitaria esse estresse do ônibus perdido. Mas eu vi os guias do caminho darem uma apressada na galera para ir rápido, tanto é que as pessoas que deram carona foi uma das últimas vans que estavam lá. O resto já tinha ido embora também. E dependendo se estiver muito devagar eu vi os guias sugerindo de voltar (um senhor estava com bastante dificuldades, mas no fim ele conseguiu concluir também! O guia não estava mais tão feliz com a demora dele hahaha). É isso, a conclusão é que os lugares mais lindos se tornam inesquecíveis por esse conjunto de fatores: superações físicas, mentais e as paisagens que só encontramos indo com as nossas pernas
Postado Fevereiro 13, 2020 5 anos Membros @Ana Caroline Cunha Parabéns pela coragem. Sou avesso a caminhadas e esse tipo de coisas motivo pelo qual fiz paine no que chamam full day e não gostei,afinal gosto é de cidade.Mas o que queria saber é se a natureza já se recuperou do fogo provocado por um israelense há uns 10 anos.Quando estive ai,2014,o negócio estava feio.
Postado Fevereiro 18, 2020 5 anos Membros Muito bom o relato @Ana Caroline Cunha, batendo uma saudadezinha aqui de caminhar pela Patagônia.
Postado Fevereiro 19, 2020 5 anos Membros Em 13/02/2020 em 17:52, D FABIANO disse: É um dos lugares mais bonitos da América só comparável a Cuba e ao Norte do México, quem sabe Alausi no Equador,maaaas....
Postado Fevereiro 20, 2020 5 anos Autor Membros Este é um post popular. 27/12/2019 - DE PUERTO NATALES PARA EL CALAFATE O meu próximo dia foi com a saída do Chile e chegada em El Calafate, na Argentina. A viagem levou 7h, pegamos bastante fila na imigração novamente, mas aproveitei para dormir e descansar o máximo possível. Fui com a BusSur e custou CLP 17.000 (com a minha cotação que eu fiz a moeda ficou cerca de R$ 92,00). Me hospedei no FOLK HOSTEL e foi um dos meus preferidos da viagem. Cama bem espaçosa, limpo, preço bom, café da manhã simples mas com frutas, pão e geleia. Em El Calafate eu encontrei a @carla_red, que conheci aqui no fórum! A gente conversou taaanto antes da viagem, que eu estava ansiosa para finalmente encontrar ela pessoalmente e é mais uma amiga que ficou para a vida ❤️ Ela estava fazendo o Mini Trekking, então eu fui no mercado e saí para jantar. Encontrei com o Ricardo, brasileiro que conheci lááá em Ushuaia rapidamente no hostel, lembram? Hahaha Ele que me deu as dicas de "cada passo vc está mais perto" nos trekkings dificeis. Sério, pra mim essa parte de cruzar e reencontrar as pessoas é uma das melhores partes da viagem. Encontrei finalmente a Carla, voltamos pro Hostel, tomamos um vinho com a Mari (outra que eu tinha conhecido no Ushuaia e quando vi estávamos todos ali na mesma hospedagem) e fomos dormir. 28/12/2019 - EL CALAFATE Na manhã seguinte descobrimos que estourou um cano que abastece a cidade e estávamos completamente sem água. Todas as minhas roupas estavam sujas, mas deixei mesmo assim para ver se a lavanderia conseguia lavar. Passei o dia com a Carla. Visitamos a Laguna Nimez, Lago Argentino, fizemos mercado e ela foi para a próxima cidade que nos encontraríamos no futuro. El Calafate é uma cidade fofa, cheia de lojas, restaurantes e bem turística. Voltei para o Hostel e ainda estava sem água, comecei a ficar bem chateada, a Carla já tinha ido embora, então fiquei sozinha, estava sem minhas roupas (nem suja e nem limpa até esse momento) e sem banho. As 20:40h, minhas roupas chegaram e meu humor melhorou muito. Nessa hora eu já estava conversando com um brasileiro que estava hospedado em outro lugar que tinha água, ele perguntou se eu queria tomar banho lá. Eu tinha acabado de conhecer ele e novamente fiquei muito em dúvida se eu ia ou não, acabei aceitando porque no outro dia eu ia no Mini Trekking e não tinha nem previsão de voltar a água onde eu estava. No fim salvou meu dia, porquê no a água voltou só no dia seguinte, próximo da hora do meu passeio. No fim ele era bem legal também e ficamos horas conversando e trocando ideias de viagens e da vida. Tem muitas pessoas viajando sozinhas por aqui, então você se surpreende com tanta gente que encontra e se reencontra, enquanto vão dando dicas e compartilhando experiências do que está acontecendo. Nesse caso ele estava indo pra onde eu já fui e eu para onde ele já foi, os roteiros estavam inversos. É muito legal porque todos estão vivendo a mesma coisa então as conversas sempre fluem bem. 29/12/2019 - MINI TREKKING PERITO MORENO As 12h o transfer me pegou no meu hostel para ir ao Glaciar Perito Moreno, a principal razão das pessoas pararem em El Calafate. Eu comprei no Brasil direto com a Hielo y Aventura (https://hieloyaventura.com/), a única concessionária autorizada a fazer o mini trekking. ARS 9.000 com o transfer do meu hostel até o Parque. Recomendo ficar de olho no site nas datas que vc deseja, se começar a lotar é bom comprar no Brasil para não correr o risco de ficar sem. Ah, tem que pagar a entrada do parque, são ARS 800 extras. Caso não vá fazer o mini trekking, somente o passeio de barco ou as passarelas, acredito que seja tranquilo comprar quando chegar em El Calafate mesmo. O tempo nesse dia estava muito favorável, sol o dia todo. Chegamos ao parque as 14h e pudemos visitar as passarelas com a vista para o Glaciar. Desde o caminho fiquei surpresa com o tamanho dele, chegando perto então, é inexplicável. Fui sem expectativas porque já tinha visto tanta foto na internet, além de ter já ter encontrado paisagens incríveis pelo caminho até aqui, que achei que seria sem graça. Tem coisa melhor do que estar completamente errada? Vale cada centavo dos R$ 700,00 gastos. Dei sorte que no grupo tinha uma francesa/colombiana (pai e mãe de países diferentes) que também estava sozinha e fizemos o caminho juntas e ela queria tantas fotos quanto eu. Muita querida e fofa! Amo esses encontros, mais uma amizade que a Patagônia me deu. Ficamos o máximo de tempo apreciando a natureza, vimos alguns gelos caindo que causam um barulho estrondoso. Os famosos trovões dos relatos. É incrível. (Obs: esse Glaciar é estável, o desprendimento é natural, ele não mudou de tamanho significativamente nos últimos anos, diferente dos outros Glaciares ao redor do mundo que sofrem com as mudanças climáticas). Depois, voltamos para o ônibus para ir ao Mini Trekking no Glaciar. Colocamos os grampos nos sapatos (já inclusos no valor) e foi a experiência mais surreal da minha vida. Me diverti muito, tomei a água direto de lá, experimentei o gelo e bati um milhão de fotos que nunca irão traduzir a sensação de estar lá. É poderosíssimo. Foi uma hora e meia que ficará marcada para sempre na minha vida. Sério, quase choro só de lembrar que fiz isso! Foi lindo. Façam!!! Já haviam falado que a Patagônia mexe de um jeito inimaginável com você e cada dia eu confirmo e concordo com isso. Queria que mais gente sentisse tudo que isso. Com o fim do passeio por volta das 21h, saí para jantar no La Zorra (bar ótimo para happy hour e comer, achei o preço ok). 30/12/2019 - DE EL CALAFATE PARA EL CHALTÉN Após o Perito Moreno, segui para o último destino da minha viagem: El Chaltén, a cidade do trekking e do alpinismo. Foram 3h de ônibus saindo de El Calafate (ARS 1.800 ida e volta) e na chegada já fiquei chocada com a visão do ônibus! O tempo estava completamente aberto, pude ver já de longe o Fitz Roy. Me hospedei no Lo de Trivi por 1 semana, o pior hostel da viagem e o que fiquei mais tempo. El Chálten é pequena e cara as hospedagens, então acaba não abrindo muita opção. O quarto que fiquei era bem pequeno e a cozinha estava sempre suja. Não por falta de limpeza, muito pelo contrário porque eu vi eles limpando todos os dias, mas como o hostel é grande e tem muita gente, as pessoas que não mantinham a limpeza mesmo... Talvez eu teria pegado um quarto superior, mas eu me adapto fácil e no fim foi "ok". O cara da recepção também era muito arrogante, tinha dias que tava num super mal humor 🤨🤨 Outros hóspedes também tiveram problemas com ele hehehe. A Carla ficou no Hospedaje Lo de Guille, tem café da manhã incluso e é bem fofo, o pessoal da recepção muito gentil também. Assim que cheguei, tive um problema com o dinheiro, meus pesos argentinos acabaram quando paguei o hostel porque não aceitaram uns dólares que estavam riscados. Agora sei que meu dinheiro só acabou porque né... eu estava com R$ 900,00 a menos convertidos, conforme já relatei o problema com o Banco do Aeroporto Ezeiza. Nessa hora fiquei beeeem estressada e de mal humor, mas logo resolvi tudo. Foi um dia bem pesado e eu estava chateada. Depois, encontrei a Carla novamente e fomos até um dos mirantes que tem vista pra toda a cidade. Grande sorte que esses dias o tempo estava 100% aberto o que é raridade na Patagônia. As montanhas passaram o dia todo se exibindo e esse foi um dos poucos dias que isso aconteceu. Nas fotos também conseguem ver o tamanho de El Chalten, bem pequena e fofa. A Carla fez janta gostosa para nós e tomamos um vinho. Decidimos dormir mais cedo porque o último dia do ano seria a ida ao Fitz Roy! Quando voltei ao hostel, encontrei dois brasileiros que ficariam bastante dias por lá também. Conversamos rapidinho e eu segui meu plano de dormir para aguentar os 20km de trilha do dia seguinte.
Postado Fevereiro 20, 2020 5 anos Membros Você conseguiu pegar o Fritz Roy com tempo aberto e ver os 3 picos.Eu,na época em que fui,faziam uma propaganda daquelas dele,mas jamais consegui vê lo assim totalmente despejado,somente Paine. Não sei quanto está custando a navegação dos 3 glaciares, rios de hielo,mas são as paisagens que jamais vou esquecer.
Postado Fevereiro 21, 2020 5 anos Membros Ei @Ana Caroline Cunha. Muito legal seu relato. Comecei a ler hoje cedo e não parei até o fim. Fui à região em 2018 e, toda vez que vejo um relato novo, paro para ler e "viajar de novo". As lembranças vêm forte. A saudades que ficou da patagônia é muito grande. O único problema da patagônia é que vc fica mal acostumado. Depois de ir lá, dá vontade de voltar e voltar e voltar. Em novembro de 2018 fiz o W de Torres Del Paine e, se Deus permitir, quero fazer o O em 2021. Estou curioso para ler seu relato sobre a ida ao Fitz Roy e laguna de los 3. Na verdade, achei mais puxado que a base das torres, mas deve ser levado em consideração que eu tinha acabado de completar o W e o big ice, então já tinha um cansaço acumulado. Na verdade, estou consultando minhas anotações e fotos e preparando para escrever um relato também. Aguardo ansiosamente a continuação.
Postado Fevereiro 26, 2020 5 anos Autor Membros Em 21/02/2020 em 10:25, schitini disse: Ei @Ana Caroline Cunha. Muito legal seu relato. Comecei a ler hoje cedo e não parei até o fim. Fui à região em 2018 e, toda vez que vejo um relato novo, paro para ler e "viajar de novo". As lembranças vêm forte. A saudades que ficou da patagônia é muito grande. O único problema da patagônia é que vc fica mal acostumado. Depois de ir lá, dá vontade de voltar e voltar e voltar. Em novembro de 2018 fiz o W de Torres Del Paine e, se Deus permitir, quero fazer o O em 2021. Estou curioso para ler seu relato sobre a ida ao Fitz Roy e laguna de los 3. Na verdade, achei mais puxado que a base das torres, mas deve ser levado em consideração que eu tinha acabado de completar o W e o big ice, então já tinha um cansaço acumulado. Na verdade, estou consultando minhas anotações e fotos e preparando para escrever um relato também. Aguardo ansiosamente a continuação. Eu já quero voltar para lá! Infelizmente não consegui fazer o W dessa vez, mas está na minha lista 🤩 eu vivo pensando qual foi mais difícil, mas já adianto que Torres del Paine foi mais significativo pra mim hahaha o Fitz Roy não era tanto minha prioridade, mas igualmente desafiador 😊 escreve seu relato sim! É muito bom ver experiência de outras pessoas 🙏🏼
Postado Fevereiro 28, 2020 5 anos Autor Membros Este é um post popular. 31/12/2019 - LAGUNA DE LOS TRES - FITZ ROY No meu roteiro inicial não estava planejado, mas quando conheci a Carla, ela sugeriu que no dia 31/12/2019 fizéssemos a trilha ao Fitz Roy, a famosa e desafiadora Laguna de Los Tres. Uma forma de encerrar o difícil 2019 que havia sido bem pesado para nós duas. Para colaborar com os planos, a previsão do tempo estava simplesmente maravilhosa. Praticamente um dia de verão (até calor) sem nuvens no céu. Começamos pela Hospedaria Pilar para economizar 2km de subida. Custou ARS 500 e reservamos no hostel da Carla, mas em todos os lugares é o mesmo valor e é bem fácil de reservar de um dia para o outro. O caminho todo por ali é lindo, passa por um mirante do Glaciar Piedras Blancas e é uma visão diferente do que começar a trilha tradicional do Fitz Roy que sai do centro de El Chaltén (todas as trilhas de El Chaltén são autoguiadas e sem custo). Como eu já tinha feito a trilha de Torres del Paine, estava muito mais confiante, mas acordei o dia meio estranha... ansiosa e bem introspectiva, devia ser porque era o último dia de um ano muito complicado para mim. Fizemos a trilha tranquilas, parando bastante para fotos. Começamos as 9h na entrada da trilha pela Pilar e as 11:30h avistamos a temida subida que todos alertavam pela internet. Ela realmente é íngreme e longa, vendo de longe, entendi a fama e imaginei ser mais pesada que Torres del Paine. Senti um pouco de medo e insegurança e então segui sozinha, a Carla optou por esperar na área antes da subida. Como o tempo estava muito aberto, a trilha estava lotada, então pessoas passam por você o tempo todo e não é realmente sozinha. É bem demarcada, não há dúvidas de onde seguir e eu levei 1:30h para fazer o tal do km final. Sei lá, nessas horas eu nem penso muito, vou apenas andando e andando com esperança do destino chegar logo. Eu geralmente não paro por muito tempo, apenas para tomar folego e continuar. O mapa que eu tinha baixado não funcionou e quando batia o desespero eu nem conseguia ver o quanto faltava hahaha Perguntei para uma mulher e ela me avisou que eu estava ainda na metade 😖😖 Quando finalmente cheguei, a vista lá de cima era impressionante e recompensadora. Sem dúvida o dia de sol deixou ainda mais mágico, as montanhas sem nuvens, a água azul e um monte de gente tão feliz quanto eu de estar lá. Foi a primeira vez que fiquei um pouco triste de não ter ninguém comigo compartilhando esse momento, acho que criei expectativa de que a Carla estaria lá comigo, tem disso também quando se viaja sozinha e quer bater um papo sobre as sensações no momento presente. Então almocei, tirei fotos, pedi para pessoas tirarem fotos minhas e fiquei um bom tempo por lá contemplando e vivendo, observando ao meu redor. A gente chega por cima da Laguna de los Tres, então ainda tem que descer caso queira colocar o pé na água (meu caso) e na esquerda tem mais uma subida com a vista espetacular da Laguna Sucia. TEM QUE IR! Eu estava bem cansada, mas já que estava ali, o que era mais uma subida não é mesmo?! Hahaha Conversei com um cara de camisa do Flamengo, na esperança de ser brasileiro, mas ele não era... só havia morado muito tempo no Brasil hahaha Ainda assim, ele tirou fotos minhas. Depois um casal de Brasileiros chegou perto, eles estavam fotografando muuuuuito, com várias câmeras profissionais e dos mais diversos ângulos, achei fofo porque falaram "você precisa de alguma ajuda que somente brasileiro entende?". Ah, essas pessoas boas que surgem no caminho ❤️ Me faz acreditar que o mundo é um lugar com mais gente legal do que ruim. Chegou a hora de ir embora e foi só aí que realmente me emocionei porque pensei e fiz uma revisão de tudo que 2019 representou para mim. Lá estava eu no último dia do ano em uma montanha grandiosa, mas foram poucas lágrimas que rolaram nesse dia, a sensação era mais de orgulho de mim mesma, sei lá, uma felicidade de ter sobrevivido e superado tudo que 2019 me trouxe. A volta foi um pouco mais desgastante, o cuidado é em dobro para não escorregar e se machucar. Se eu achei que ia ser mais fácil, estava enganada. Também não sabia se a Carla ainda estaria lá embaixo me esperando e ela não estava, mas tudo bem, segui sozinha e estava muito animada e energizada, as montanhas fazem isso comigo 😬😬 Em seguida vi uma menina com a jaqueta laranja e achei que era ela, chamei... não era. Nisso um outro casal brasileiro me ouviu e disse que minhas amigas estavam mais pra frente, que pediram para que me avisassem, caso eles me encontrassem! Elas estavam uns 10 minutos na frente... Tão vendo como todo mundo vira amigo e se cruza? hahaha Pouco depois, me juntei as 3 brasileiras que, assim como eu, estavam viajando sozinhas. Elas estavam pegando um sol e aproveitando uma “praia” que tinha formado em um riozinho do caminho. Seguimos juntas. Eu e a Carla oficialmente finalizamos a trilha as 19:30h. Combinamos o ano novo, nos arrumamos e jantamos no hostel dela. Outra brasileira chegou naquela noite, oferecemos o que sobrou da nossa janta e convidamos ela para sair com a gente. Terminamos 2019 em um bar que tinha uma festa naquela noite (Bourbon Smokehouse), com outros brasileiros que foram surgindo e brindando a meia noite com vinho argentino. Nem nos meus maiores sonhos eu imaginaria um encerramento de ano desse jeito, reunida de pessoas com energia boa, conexões, tendo subido montanhas difíceis e andado praticamente 200km nas últimas semanas sem ter treinado para isso, sem dores. Eu estava super animada e nem parecia que tinha feito uma trilha de 10h. Voltei para o hostel quase as 4 da manhã depois desse loooongo dia. Ainda bem que eu estava sozinha no meu quarto e não precisei me preocupar com barulhos 🙌 Começo pela Pilar Glaciar Piedras Blancas Primeira vista da temida subida... É aquela partezinha a esquerda um pouco acima da minha cabeça. A chegada. Pezinho na água congelante Laguna Sucia Me perguntaram como eu conseguia as fotos viajando sozinha: PEDINDO! Hahaha essa de cima tinha um gringo viajando sozinho e ele pediu se eu podia bater uma foto dele. Assim que eu tirei a foto percebi que o ângulo estava perfeito, pedi se ele podia tirar uma igual minha hahaha O caminho: Subida final Antes de começar a subida Viajando sozinhas porém se cruzando o tempo todo haha ❤️ Aqui encontrei elas pegando um solzinho. Observem esse dia SEM DEFEITOS! Caminho de volta para El Chalten pela trilha tradicional, a @appriim já tinha dado a dica no post dela: olhar para trás, ainda mais em um dia aberto como esse ❤️ Laguna Capri Vista da volta, praticamente em El Chalten. E agora fica o questionamento que ainda não sei como responder: qual é a melhor trilha? Base de Torres del Paine ou Laguna de los Tres/Fitz Roy? Torres del Paine significou mais para mim porque foi a base da viagem para Patagônia, quando vi a foto do lugar a primeira vez eu sabia que um dia queria ver com meus próprios olhos e também foi a primeira longa trilha da minha vida. Por outro lado, no Fitz Roy eu já estava mais confiante de que iria conseguir, mas peguei um dia completamente aberto e sem nuvens que toda vez que vejo as fotos ainda me questiono se foi real... Difícil escolher hahaha, recomendo as duas! O relato desse dia ficou gigante, espero que estejam gostando! Bjs, Ana (@anavoando no Instagram)
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.