Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

EL CALAFATE E EL CHALTEN – FEVEREIRO/2020 (10 DIAS)

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Colaboradores
  • Este é um post popular.

10º DIA (17/02/2020) – RETORNO

Esse último dia foi praticamente em trânsito.

Acordamos bem cedo, tínhamos nossas coisas arrumadas, e logo tomamos nosso café da manhã que gentilmente havia sido feito antes a nosso pedido (havia um casal, também saindo, qual nos fez companhia).

Saímos pela cidade em direção a rodoviária, estava clareando, e ventava bastante até (mas até já havíamos acostumado com isso).

Chegando na rodoviária, nos informamos com os vouchers e aguardamos na raia indicada. Havia um ônibus da Patagônia Travel estacionado lá, entretanto nossos bilhetes apontavam Chalten Travel. Ficamos aguardando e dado certo momento, o motorista nos chamou, pedindo para que mostrássemos nossos vouchers. Ele logo os viu e disse que esse era o ônibus correto (apesar do nome não coincidir).

Era um ônibus de dois andares, leito, extremamente confortável, mas dessa vez sem filme. Aproveitamos para descansar, já que o retorno seria longo.

Como esperado, o ônibus nos levou diretamente para o aeroporto, onde desembarcamos e seguimos para dentro.

O saguão estava meio vazio ainda, então aproveitamos para fazer um lanche em um restaurante lá dentro, e depois achamos uns bancos para aguardar nosso voo.

Demorou um bocado, foi um belo chá de cadeira – fizemos o checkin online, mas por desencargo de consciência, nos dirigimos até os guichês para fazer o checkin presencial (o que foi sábio, pois era necessário segundo a atendente). Não tivemos nenhuma dificuldade com nossas bolsas, apenas foi solicitado (diferente de quando viemos), pesá-las e etiqueta-las. A atendente explicou que o embarque seria feito com o celular, mas eu não encontrava a opção de emitir o ticket de embarque digital, então novamente para não me estressar depois, abordei uma funcionária da Aerolineas Argentinas qual foi extremamente prestativa e providenciou tickets físicos para todas as etapas de nosso retorno.

Nesse momento o aeroporto já fervilhava de pessoas, era meio dia passado, então ao sinal do embarque no telão, seguimos para o segundo pavimento. Como sempre, passamos pelo raio-x e aguardamos no portão de embarque – percebemos que o embarque foi autorizado com meia hora de antecipação.

Não demorou muito e finalmente estávamos novamente dentro do avião que nos levaria até Buenos Aires, para então seguir até Curitiba – assim como o embarque, o voo saiu meia hora antes do previsto.

Enquanto entrávamos no avião, vimos aquele senhor gaúcho que tivemos a oportunidade de conhecer no 8º dia, junto de sua família. Nos cumprimentamos e seguimos até nossos assentos.
Foi um voo tranquilo, mas chegando em Buenos Aires o clima estava fechado e chuvoso, a ponto de pegarmos uma leve turbulência quando pousávamos.

Estávamos cientes, conforme foram as instruções de quando providenciei a mudança do itinerário de retorno, lá no primeiro dia de viagem, que essa conexão em Buenos Aires seria bem curta, e o próprio atendente havia dito que deveríamos correr.

Desta forma, assim que pousamos, logo nos levantamos para sair e seguimos até o ônibus que nos levou até a imigração.

Assim como quando chegamos na Argentina, os agentes apenas perguntaram nosso destino e pediram o número do voo que tomaríamos a seguir. Depois disto, logo estávamos no saguão de embarques – o processo é todo direcionado, então nem tínhamos como sair do terminal.

No final das contas, devido a termos chego antes, e o voo de conexão estava atrasado, toda nossa pressa foi desnecessária.

Já de noite e chovendo, embarcamos no último voo da viagem em direção a Curitiba. Logo que entramos no avião, os comissários de bordo nos entregaram um formulário de imigração, mas como éramos brasileiros, não havia a necessidade de preenche-los.

Chegando em Curitiba, passamos pela imigração (apenas quatro guichês, e no início só dois estavam ocupados) – demorou um bocado para sermos atendimentos. Percebi que no caso de brasileiros os agentes faziam uma breve consulta e carimbavam o passaporte – já para os estrangeiros o processo era mais demorado.

Passamos pelo raio-x e outros controles de segurança e finalmente estávamos no primeiro pavimento do aeroporto de Curitiba – logo saímos em direção ao estacionamento e fomos até onde deixamos o carro.

A mudança de temperatura não foi tão grande em Curitiba, mas conforme voltávamos para Santa Catarina, o clima esquentava progressivamente.

Nosso retorno tomou o dia todo, teríamos chego perto da meia noite em casa, porém paramos no caminho para jantar.

• Respostas 31
  • Visualizações 12.7k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Alan Rafael Kinder
    Alan Rafael Kinder

INTRODUÇÃO   Bom pessoal, eu sou o Alan, e recentemente fiz a primeira viagem internacional da minha vida (e também a primeira vez que voei com um avião). Comigo, também foram meu irmão

• Alan Rafael Kinder
    Alan Rafael Kinder

DESPESAS COMPILADAS Eu tentei manter um controle de nossas despesas antes e durante a viagem, mas infelizmente algumas coisas passaram batidas. Todos os valores estão na proporção 'por pesso

• Alan Rafael Kinder
    Alan Rafael Kinder

1º DIA (08/02/2020) – AEROPORTO CWB.EZE.FTE / EL CALAFATE Nós moramos no interior de Santa Catarina, mas como nosso voo saía de Curitiba/PR, no dia anterior fizemos parte da viagem até nossa c

Posted Images

Postado
  • Autor
  • Colaboradores
  • Este é um post popular.

DESPESAS COMPILADAS

Eu tentei manter um controle de nossas despesas antes e durante a viagem, mas infelizmente algumas coisas passaram batidas.

Todos os valores estão na proporção 'por pessoa'.

• Estacionamento (PareBem) 11 dias: BRL 36,30 (cartão).
  • Aéreo (Aerolíneas Argentinas): BRL 1.409,81 (cartão).
  • Hospedagem (Folk Hostel) 2 dias: ARS 3.272,73 (cartão).
  • Minitrekking (Hielo y Aventura): ARS 9.000,00 (cartão).
  • Entrada (Parque Nacional Los Glaciares): ARS 800,00 (espécie).
  • Transfer (Laguna del Desierto) + Entrada (Glaciar Huemul): ARS 1.700,00 (espécie).
  • Transfer (Estancia Los Huemules): ARS 550,00 (espécie).
  • Entrada (Estancia Los Huemules): ARS 800,00 (espécie).
  • Transfer (Hosteria El PIllar): ARS 500,00 (espécie).
  • Remis (Aeroporto > Folk Hostel): ARS 400,00 (espécie).
  • Onibus (Chalten Travel) de El Calafate até El Chaltén: ARS 1.000,00 (cartão).
  • Onibus (Chalten Travel) de El Chaltén até o aeroporto: ARS 1.000,00 (cartão).
  • Hospedagem (Nothofagus Bed & Breakfest) 7 dias: USS 700,00 (cartão).
  • Seguro de viagem (Allianz): BRL 64,84.

Dinheiro em espécie (18.000 pesos argentinos): BRL 1.280,00.

Todas as compras que fiz durante a viagem, e em todos os momentos que precisei usar dinheiro em espécie, usei desse montante aqui. No final das contas, cada um estava com um saldo de quase 5.000,00 pesos argentinos. Eu gastei tudo com souvenirs.

Enfim, como não registrei todas as despesas, não tenho como dar um valor exato, mas posso dizer que aproximadamente gastei pouco menos de R$ 5.000,00 com toda a viagem.

ANÁLISE FINAL E DICAS GERAIS

Eu poderia ter feito as mesmas coisas (sem mudar quase nada, apenas economizando em 'excessos') com R$ 4.200,00.

Se eu pudesse fazer essa viagem novamente, teria optado por um hostel com cozinha compartilhada em El Chaltén, e teria feito minha própria comida. Acredito que isso reduziria as minhas despesas para R$ 3.500,00 sossegado (sem deixar de fazer qualquer passeio ou trilha).

Eu tinha a sensação que a região toda era 'desabastecida', com poucas opções de alimentação. Não! Tanto El Calafate quanto El Chaltén vivem de turismo, e contam com diversas opções de cardápios e serviços.

Eu achei a quantidade de dias e a forma que foram distribuídos aceitável para o meu perfil. Naturalmente há muitas outras coisas que poderiam ser feitas naquela região. Mas não sinto ter esquecido nada que desejaria muito fazer.

Tão quanto, mesmo com diversos dias com clima ruim, conseguímos fazer tudo que estava planejado, sem nenhum dia vazio.

O Minitrekking custa caro, mas se você tem condições de fazê-lo, eu devo incentivá-lo - não sei até quando teremos a chance de curtir uma experiência tão majestosa como essa.
Eu não fiz o BigIce, mas não sinto ter perdido nada por ter optado pelo Minitrekking.

Façam todas as trilhas principais de El Chaltén: Laguna de Los Três, Cerro Torre e Loma del Piegle Tumbado. Cada uma delas tem características únicas.

Definitivamente passar menos de quatro dias líquidos em El Chaltén soa absurdo, não tem cabimento você ir para lá e não aproveitar o mínimo aceitável.

Se você gosta de trekking, inclua a visita para a Estancia Los Huemules e pretigie a Laguna Azul - definitivamente a paisagem mais linda que pude presenciar em toda a minha viagem.

Enquanto pesquisava, li diversos relatos sobre 'quanto tempo demora fazer tal trilha', ao menos para mim, todas elas demoraram muito menos (cerca de 50% do tempo anunciado), mas acredito que isso possa ser algo muito individual (desempenho).

É frio, e venta muito! O clima é bem instável. Usem roupas que secam rápido e que cortem o vento. As extremidades do corpo sofrem bastante (dedos, lábios e nariz). Vai ter momentos do dia que você vai andar de camisa de manga curta e vai sentir calor, mas basta nublar um pouco ou garoar que a temperatura cai horrores, e se de quebra começar a ventar (o que é super comum), multiplica a queda.

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Saudaaades de Chalten

Sem dúvidas é um lugar que tenho muita vontade de voltar. Fiquei 6 dias, perdi 1 com tempo muito ruim, outro ponto importante de colocar é essa instabilidade climática, sempre bom colocar uns dias de folga no roteiro pra quando o tempo azedar. 

Belo relato, parabéns!

• 5 meses depois...
Postado
  • Membros

Que relato bom de ler! Parabéns e obrigada por compartilhar!

• 1 ano depois...
Postado
  • Membros

@Alan Rafael Kinder que viagem hein! Eu fiz esse mesmo caminho em 2010, e tenho vontade de fazê-lo novamente, seu relato me traz ainda mais essa vontade.  Obrigado por compartilhar com tantos detalhes. Obrigado mesmo. Abraço.

11f21cea-ce25-48bb-9ea1-80d8411796fc.jpg

Postado
  • Autor
  • Colaboradores
3 horas atrás, FelipePendragon disse:

@Alan Rafael Kinder que viagem hein! Eu fiz esse mesmo caminho em 2010, e tenho vontade de fazê-lo novamente, seu relato me traz ainda mais essa vontade.  Obrigado por compartilhar com tantos detalhes. Obrigado mesmo. Abraço.

É sempre bom ver um comentário novo aqui - me faz reler todo o relato e reviver essa viagem mágica que tive na vida.
Ainda hoje eu acordo, e a recordação desta viagem me traz um sorriso na face, e resiliência para encarar o dia.

Obrigado por ter lido, é importante pra mim também!

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

@Alan Rafael Kinder Quando você foi para patagônia você diz ali que foi pela aerolineas né ? Vi as passagens no site deles, porem na versão/PT BR ou seja site em português e com preço em real ... não na versão argentina que aparece o preço em pesos... Se eu comprar a passagem na versão brasileira ali em real eu vou pagar IOF no cartão ? Lembra se foi cobrado ? Me disseram que não mas to em duvida se vou pagar realmente o preço final que está ali.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.