Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
#880830 por celiosp
18 Set 2013, 00:50
Olá Augusto.

Já fiz a caminhada da Dutra, sozinho, em 2011 e 2012 e este ano estava aguardando a formação de um grupo saindo do Rio, mas parece que não vai vingar.

Agora, lendo estes relatos do Caminho da Fé, já fico me coçando todo. Devo estar de miolo mole mesmo.
O que me preocupa é que por conta de um Fascite Plantar, eu uso exclusivamente tênis com amortecimento, o que poderá ser um problema “fora de estrada”.

O que me deixa ainda mais com um pé atrás é que sou bastante arredio nesta questão de cronometrar passeio. O que é para ser diversão, acaba virando preocupação

Digamos que eu consiga reunir uma meia dúzia de seis que queiram “morar” no Caminho por uns 25 dias, é possível usar um carro de apoio?


Abraço e até mais.

#880909 por Augusto
18 Set 2013, 11:21
Ola Célio.

Com esse seu problema no pé e vc conseguiu seguir pela Dutra sozinho, então não vejo problemas em caminhar por estradas de terra.
Creio que seja até menos estressante, já que o asfalto é muito mais duro.
Não acho que esse seu tenis só possa ser usado em asfalto.

É possível fazer esse Caminho em partes. No final de 1 dia de caminhada vc sempre chega em uma cidade com uma boa infraestrutura de saúde.
Pode ir tranquilo.

Sim, é possível seguir de carro em quase todo o Caminho.
Em alguns trechos existem restrições p/ carros e motos, mas é somente quando se passa por dentro de propriedades particulares, no meio de plantações de café, batata, laranjas....essas coisas. Mas são trechos pequenos.
A maior parte da caminhada será sempre por estradas vicinais.



Abcs
#898045 por Augusto
18 Nov 2013, 20:10
Então tá tranquilo Paco.


Iniciando em Sertãozinho vc teria de ter no minimo 20 dias disponíveis.
E fazendo em Maio, creio que vc já pegará tempo seco, o que é muito bom.

No verão é umas das piores épocas.
Sol muito forte (correndo risco de ficar desidratado) e as constantes chuvas atrapalham demais.




Abcs
#898128 por Paco
19 Nov 2013, 00:52
Olá, Augusto!

A minha caminhada terá como base o seu relato, então preferi partir de Tambaú, e também pela quantidade de dias disponível (férias).
Iria sair de Sertãozinho, mas, como falei acima, pela logística sobre a questão dos dias de férias... ainda me informaram que o trecho tendo inicio em Sertãozinho possui muitos Km com areia fofa e pedra solta na pista, fazendo com que a caminhada leve uma quantidade de dias maior do que terei disponível, contando a ida e depois volta ao DF. Mas essa dificuldade citada faz com que o CF seja ainda mais desejado por mim, porém, pelo tempo, não farei começando por Sertãozinho...pelo menos dessa vez.

Abraço!

PS: Seu relato está sendo meu "livro de cabeceira"!
#903948 por Augusto
07 Dez 2013, 09:08
Ola Paco.

Não só no relato, mas também nas inúmeras respostas de postagens vc vai encontrar muita informação útil p/ essa caminhada.
Se vc gosta de ler, é um prato cheio.

Boa sorte e quando retornar, diga como foi lá.


Abcs
#903951 por Augusto
07 Dez 2013, 09:21
Ola Renato.

Se estiver chegando em Aguas da Prata de ônibus, é super fácil.
A sede do Caminho da Fé, onde vc pode pegar a credencial, fica bem próximo da Rodoviária.
Existe até uma marcação de setas amarelas saindo da Rodoviária.
Uma outra referencia é a estação ferroviária da cidade. A sede fica quase em frente da estação, mas do outro lado do rio.

E uma dica valiosa: saia bem cedo, quando for iniciar a caminhada. O percurso até Andradas (próxima cidade) é longo e quase sempre subindo.
Se eu fosse vc chegaria na cidade no dia anterior e ficaria na Pousada do Peregrino, p/ iniciar a caminhada no dia seguinte bem de manhazinha.
E lembre-se, p/ um início de caminhada, vc vai sofrer muito se for em um ritmo muito forte até Andradas. E p/ piorar, não existe quase nada de trechos de sombra. É Sol forte na cabeça quase o tempo todo.



Abcs





renato calabria escreveu:Bom dia Augusto: parabéns pelo relato, se possível me oriente como pegar a credencial, em Aguas da prata, pois pretendo sair no domingo dia 15/12.
Talves minha mulher vá junto,

Desde já muito obrigado.
#934220 por casal100
01 Mar 2014, 09:51
Olá Augusto,

Refizemos uma parte do Caminho da fé no final de fevereiro de 2.014(de águas da Prata até Campista), como sempre seu relato auxiliou bastante....
Lembrei de vcs na subida da luminosa....como conseguiram caminhar de Paraisopolis até Campista num dia só..... aquilo lá é traumatizante.........
Da outra vez saímos do Cantagalo e dormimos em campista....sofremos muito, também....
Dessa vez saímos de Paraisopolis e dormimos na subida da luminosa, na pousada do Sr. José e da Dona Inês(incrível como fomos tratados lá....igual filhos deles.....maravilhoso, recomendadíssima...um dia ainda vou dormir lá uns 10 dias....apesar de ter acomodações simples, é tudo limpo....sem contar o amor deles pelos peregrinos.....fica o registro).

ATENÇÃO: A POUSADA DOS PEREGRINOS em Águas da Prata-SP foi reativada, fomos os primeiros hóspedes dessa nova fase. No comando voltou a competente Tina, aquela que dá a maior força aos peregrinos! fomos hiper-bem tratados por todos .......fizeram uma reforma geral, pintaram todos ambientes, trocaram os colchões.... sem contar que tem máquina de lavar roupa, sem ônus, cozinha...... infelizmente ainda não estão vendendo as credenciais, elas tem que se adquiridas em outra pousada, verificar endereço no site do caminho da fé.

TELEFONES DA POUSADA DOS PEREGRINOS EM ÁGUAS DA PRATA-SP:
Tina.........: (019) 3642-1406 e 99256-4990
Pousada.....: (019) 3642-2724

Vou preparar um breve relato e postarei!
abs
#935845 por Augusto
07 Mar 2014, 05:04
Oi Mario, blz?

A gente não tinha noção nenhuma de como era esse trecho entre Paraisópolis e Campista.
Na época, procurei na internet e não achei nada. Como era um trecho novo, achamos que poderíamos chegar em Campista antes do anoitecer.
Mas a noite chegou e ainda estávamos subindo aquele último trecho da serra.
Aquela subida parecia interminável.
E p/ piorar mais ainda, um grupo de 3 pessoas que estava na nossa frente, chegou na Pousada em Campista e encontrou o proprietário por lá, que fez o jantar somente p/ os 3. O grupo achou que a gente não chegaria.
E quando chegamos no meio da noite, encontramos a cozinha fechada e o proprietário tinha saído.
E aí liga daqui, liga dali, ficamos sabendo que os pais do proprietário moram próximos da Pousada e aí fomos pedir ajuda p/ abrir a cozinha. Foi um sufoco viu.
Nosso grande erro foi não ter ligado antes p/ confirmar que chegaríamos no meio da noite.

A melhor opção, com certeza, é ficar na Pousada da Da. Ditinha em Luminosa ou se tiver um pouco mais de fôlego, ficar na Da. Inez, como vc citou.
P/ quem está vindo direto de Paraisópolis, não recomendo nunca seguir até Campista.
É cansativo demais.

E parabéns por completar a caminhada. E esperando o relato..........

Eu prometi a mim mesmo que um dia retornaria, mas de bike.



Abcs
#939051 por casal100
16 Mar 2014, 10:08
Augusto,

Acho que o seu relato sobre a subida de Luminosa, foi o primeiro na internet, mesmo hoje, é difícil encontrar informações a respeito.
Vou fazer um breve relato e postarei. É que fiz outros 3 entre janeiro e fevereiro/2014, estou priorizando eles, pois sobre o caminho da fé, o seu é completíssimo, vou acrescentar somente algumas coisas......
Algumas fotos para vc rememorar:

Luminosa com neblina
Imagem
subindooo
Imagem
Essa foto vcs devem ter passado ai já no entardecer...veja de onde viemos.....forte mesmo...
No topo, veja a plantação de banana do Sr. José da Pousada, no canto esquerdo....foto tirada depois da divisa, já no estado de São Paulo:
Um dos lugares mais lindo de Minas Gerais..abs
Imagem
#939735 por Augusto
18 Mar 2014, 01:20
Oi Mario.

Alguns relatos que li ou de pessoas que me deram retorno, todos eles não repetiram esse trecho que fiz de Paraisopolis direto até Campista.
Alguns pararam no Bairro do Cantagalo, outros na Da. Inez subindo a serra e a maioria fica na Da. Ditinha, que eu acho a melhor opção, porque ao sair, logo pela manhã, vc vai estar bem descansado p/ subir todo aquele trecho da serra.
Todos que me pedem alguma indicação ou qual a melhor opção de hospedagem nesse trecho, sempre digo p/ não repetir o que eu fiz.
Como eu estava vindo de Tambaú e sempre chegava no final da tarde nas pousadas, achava que também aconteceria o mesmo lá em Campista.
P/ vc ter uma idéia de como estávamos muito atrasados, quando passamos junto de algumas casas onde existe uma pequena capela do lado direito, o Sol já estava indo embora e fomos terminar aquela última subida já de noite.

Na sua primeira foto, a gente tem uma que foi tirada no mesmo lugar:
80- Sol indo embora logo.jpg
80- Sol indo embora logo.jpg (467.35 KiB) Exibido 978 vezes


Mesmo por ser muito desgastante aquela subida, concordo com vc. É um dos trechos mais bonitos.



Abcs

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes