Ir para conteúdo

Parque Nacional do Itatiaia


Posts Recomendados

  • Membros

Oi pessoal, td bem ? vou com um amigo pra Itatiaia no feriado e não to encontrando muita coisa sobre campings e pousadas, queríamos alguma coisa bem em conta, alguém consegue me ajudar? tbm fiquei em dúvida em relação aos abrigos que são disponibilizados no parque, na parte alta (rebouças, etc) será que dá pra ficar lá e conhecer a parte baixa???? como funciona, será que é muito lotado no feriado ? estamos com receio de não reservar nada, chegar lá e ter que pagar uma grana

Link para o comentário
  • Colaboradores

Vamo lá!

 

O melhor negócio em se tratando de acomodação no parque à preços módicos, é ficar no Camping Rebouças que fica dentro do parque em sua parte alta. Porém, consta que as vagas disponíveis para os que fazem reserva, já estão esgotadas. No entanto, o parque guarda 5 vagas de barracas, para os primeiros que chegarem ao parque, desejando acampar por lá.

 

O ABRIGO Rebouças que fica junto ao Camping Rebouças, consta no site do parque, que ainda se encontra fechado para manutenção.

 

As outras opções mais próximas do parque, são as pousadas dos Lobos e dos Lírios. A primeira é uma pousada cara e creio que para o feriado não tenha mais vagas. Já a dos Lírios (mais em conta) também pode estar cheia para o feriado, porém ela conta com uma grande área de camping que não tem como não ter vaga.

 

Vale lembrar que nenhuma dessas pousadas se localiza a menos de 10 km da entrada da parte alta do parque.

 

Para ir da parte alta do parque para a baixa, ou você desce a pé durante 2 dias pela travessia Rui Braga, ou você vai de carro mesmo, descendo tudo que subiu, até a o km 318 da Dutra, na cidade de Itatiaia e finalmente chega à sede do parque, em um trajeto que deve levar entre 45-60 minutos.

 

Em feriados há um movimento maior, sim. E creio que neste de Tiradentes o parque esteja cheio, especialmente por ser o primeiro feriado "pós verão".

 

Caso realmente queiram acampar no Rebouças, o melhor negócio é tentar chegar ao Posto Marcão (portaria da parte alta) antes de sua abertura, isso implica em viajar na madruga mesmo...

 

E é isso! Caso tenha outras dúvidas, é só mandar!

 

Abrax

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros

Amigos, algumas perguntas. Já visitei PNI e subi AN há 5 anos e queria alguns updates:

1. Acesso parte alta de carro tipo GOL 1.6 - possível sem f*der o carro?

2. Pousada Lirios: acesso de carro (igual acima) possivel? De la para chegar a portaria é caminhando mesmo?

3. Ascenção Cume Prateleiras: possível sozinho sem equipamento tecnico?

 

Por ultimo: alguem subindo o cume de AN ou Ptr no dia 20 ou 21 de abril querendo compartilhar guia?

Link para o comentário
  • Colaboradores
1. Acesso parte alta de carro tipo GOL 1.6 - possível sem f*der o carro?

 

Sim, bem devagar por causa de pedras maiores que podem ferrar a parte de baixo do carro.

 

2. Pousada Lirios: acesso de carro (igual acima) possivel? De la para chegar a portaria é caminhando mesmo?

 

Sim, mas é uma bela caminhada. O ideal é tentar combinar uma carona com o dono da pousada.

Não cogita acampar no camping Rebouças ?

 

3. Ascenção Cume Prateleiras: possível sozinho sem equipamento tecnico?

 

Não.

Precisa de equipamento

 

Por ultimo: alguem subindo o cume de AN ou Ptr no dia 20 ou 21 de abril querendo compartilhar guia

 

No posto de entrada ficam vários guias esperando clientes.

Em um feriado como esse com certeza vai conseguir encaixe em um grupo.

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Amigos, algumas perguntas. Já visitei PNI e subi AN há 5 anos e queria alguns updates:

1. Acesso parte alta de carro tipo GOL 1.6 - possível sem f*der o carro?

2. Pousada Lirios: acesso de carro (igual acima) possivel? De la para chegar a portaria é caminhando mesmo?

3. Ascenção Cume Prateleiras: possível sozinho sem equipamento tecnico?

Por ultimo: alguem subindo o cume de AN ou Ptr no dia 20 ou 21 de abril querendo compartilhar guia?

 

olá, acho q vc já deve estar em Itatiaia... mas deixo as minhas opinioes aqui, talvez seja util p/ outras pessoas.

 

1) estive no parque a 1.a vez há 5 anos tb, em 2010. Repeti as visitas quase todos os anos. De lá p/ cá, a estrada melhorou bastante. Ainda tem trechos com pedras meio ruins, q fazem chorar quem é mais amoroso com o carro, mas mta gente vai d carro numa boa. o trecho pior é entre a portaria e o Rebouças. TAlvez tenha variaçao na condicao das estradas, dependendo da epoca do ano. Sempre vou no ivnerno, em jun ou jul.

2) nunca fui lá, mas só d olhar p/ o inicio da estrada, ela me parece um pouco pior.

3) p/ ir ao cume, vc precisa preencher uma ficha e é necesario ter o equipamento técnico. É uma exigencia do parque e a lista de itens está no site do PNI. Nao sei se eles conferem item a item na portaria, mas d qq forma é questao d segurança. Se nao tiver experiencia nesse tipo de trilha, acho melhor ir com guia. Acho que é uma "escalaminhada", uma caminhada pelas pedras na maior parte do tempo e o uso d cordas facilita e dá mais segurança em alguns trechos.

 

boa viagem!

 

Relatos 2013:

11 dias na BA - dez/2013 - Parte 1 e 3: Salvador | Parte 2: Costa do Dendê - Ilha de Boipeba e Morro de São Paulo

21 dias em SE e AL - fev-mar/2013 - Parte 1: Aracaju | Parte 2: Maceió | Parte 3: Maragogi

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros
Olá, pessoal.

saberiam me dizer se tem área de camping próximo a portaria da parte alta do parque? Se possível, contato seria fino. ::otemo::::otemo::::otemo::

valeu!!!

 

Oi Samucabh,

fui até a parte alta do parque no ano passado e como eu dependia das vagas que são disponibilizadas diariamente (por ordem de chegada) para entrar no parque acabei indo um dia antes para Itatiaia e dormindo em um abrigo próximo a portaria.

O lugar que fiquei é um abrigo de montanha e chama Picus, ele fica à aproximadamente 5km da entrada do parque.

Ao meu ver não há melhor opção que acampar dentro do parque no abrigo rebolças mesmo, mas se tiver afim de ficar fora acho que esse lugar que eu fiquei vale a pena.

O site deles é este:

http://www.picus.com.br/

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...