Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Estive em Barreirinhas em junho para conhecer os Lençóis Maranhenses e vou deixar aqui algumas informações, dicas, sugestões.

 

Dos passeios que fiz: Atins e Canto do Atins, Lagoa Azul, Lagoa Bonita, Caburé de barco pelo rio Preguiças e Santo Amaro (Lagoas Gaivota e Andorinha e o povoado de Betania e algumas lagoas perto desse povoado - bate e volta de Barreirinhas) segue aqui minha preferência:

Lagoa Bonita: Escolhi esse passeio pelo visual que há logo que se sobe a primeira duna, pois se vê uma imensidão de dunas e lagoas;

Santo Amaro: Em razão de ter lagoas maiores e mais profundas;

Atins e Canto do Atins: Também há boas lagoas, como a Lagoa Tropical;

Lagoa Azul: Lagoas pequenas e rasas, algumas tem vegetação, como a Lagoa do Peixe e a Lagoa dos Guias;

Caburé de barco pelo rio Preguiças: Achei um passeio fraco, sendo que o mais divertido foi ver as crianças alimentando os macacos-prego no povoado de Vassouras.

 

Outras informações:

- A Lagoa Verde estourou então agora está super baixa e as agências levam até a Lagoa Tropical;

- Lagoa do Peixe reduziu de tamanho em razão do movimento das dunas pelo vento e está uma lagoa pequena e não muito bonita;

- A empresa mais indicada para fazer vôos panorâmicos sobre os lençóis maranhenses foi a empresa AVA - http://www.voeava.com.br (mas eu não fiz esse passeio);

- Para Caburé tem o passeio de quadriciclo (dia todo), também para em Vassouras, acredito ser mais interessante do que o passeio de voadeira pelo Rio Preguiças que vai até Caburé;

- Para os passeios levar água, protetor solar e chapéu que fique bem preso, de preferência aqueles que tem cordinha que prende, pois venta bastante;

- Nos passeios até a Lagoa Bonita, Lagoa Azul e Atins, o carro, geralmente um Toyota Bandeira, chacoalha muito e quem senta na ponta precisa cuidar com os galhos das árvores;

- Sugiro fazer o passeio da Lagoa Bonita a tarde para apreciar o pôr do sol;

- Eu fiz o passeio da Lagoa Azul de manhã e a tarde o da Lagoa Bonita, tive que voltar para Barreirinhas com o carro da Lagoa Azul para pegar o carro para a Lagoa Bonita, com isso tive uns 10min de almoço. O problema aqui foi que a agência não informou isso, nem o guia da Lagoa Azul, pois quando terminou o passeio o guia me deixou num restaurante a quilo e me informou que o guia do próximo passeio me pagaria ali e quando terminei de me servir o outro guia já chegou, literalmente tive que engolir a comida. Se soubesse que teria pouco tempo levaria um lanche. Então se você também for fazer esses dois passeios no mesmo dia converse com a agência sobre essa questão;

- Há possibilidade de fazer um bate e volta de Barreirinhas até o Delta do Parnaíba, mas precisa agendar antecipadamente e de preferência já estar em grupo para viabilizar o passeio;

- Para quem quer conhecer os Lençóis Maranhenses com base na cidade de Barreirinhas sugiro ir no período das lagoas cheias, pois essa é a beleza do lugar;

- Sugestão: divida sua viagem entre Barreirinhas e Santo Amaro;

- O trajeto de Sangue até Santo Amaro está sendo asfaltado, em junho o trajeto levava em torno de 1h, há uma pequena parte asfaltada, mas na maioria é barro e perto de Santo Amaro é areia;

- Eu fiz uma viagem solo e achei Barreirinhas uma cidade tranquila, mas sempre tive os cuidados necessários. Se você também for viajar sozinho sugiro ir na alta temporada (período das lagoas cheias) para conseguir fechar grupo para os passeios.

 

Ainda vou deixar aqui registrado um fato negativo que ocorreu comigo. Quando planejei a viagem, aproximadamente dois meses antes, fechei todos os passeios com a Agência São Paulo por ter lido boas recomendações. Nos emails trocados com a agência informei os passeios que desejava fazer e as datas que me encontraria na cidade e eles que determinaram qual passeio seria realizado em qual dia. E para mim estava tudo certo, pois recebi um email da agência com a informação do dia e do passeio para aquele dia. Todavia, para minha surpresa na noite anterior ao passeio para Santo Amaro simplesmente me avisaram que não fechou grupo e não teria o passeio. Simplesmente não se importaram com o cliente. Achei muito descaso!! Chegaram até a me sugerir ter um dia livre! Um absurdo isso, pois na cidade de Barreirinhas não tem nada para fazer com a duração de um dia e que seja muito interessante. O pior é que fiquei sabendo que agência São Paulo fez um passeio para Santo Amaro dois dias antes, quando eu já estava na cidade, mas não me incluíram no grupo.

Para minha sorte cheguei na Pousada na qual estava hospedada, a Pousada Paraíso dos Lençóis, e a proprietária conseguiu fechar um grupo para Santo Amaro para o dia seguinte e eu não perdi o dia e nem o passeio.

Depois obtive informações que a agência São Paulo tem o passeio para Santo Amaro só quando fecha grupo e tem uma vez por semana o passeio para Atins e Canto do Atins, mas há outra agência na cidade que na alta temporada faz todo dia.

Então se você estiver com quatro pessoas ou mais não terá esse problema, pois já fecha um grupo, mas se não estiver procure verificar bem se a agência que escolheu garante ou não a realização do passeio para não ter surpresas desagradáveis como eu tive.

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Respostas 124
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra
Pessoal, vou em nov/16 para São Luiz, e quero conhecer os Lencóis e Jeri... Mas fico apenas uma semana, então gostaria de opiniões:

Penso em ficar um dia em São Luiz, depois conhecer Santo Amaro, depois com carro alugado ir até Jeri e depois voltar a São Luiz...

oq acham? Melhor alugar um carro pra fazer este trajeto ou não vale a pena o custo?

Agradeço...

 

com 1 semana, eu particularmente, ficaria apenas em Sao Luis e Lençois.

eu sou fã das viagens com menos locais de parada e curtindo mais cada local, mas é questao d gosto

qdo fui p/ lá, a logistica entre lencois e Jeri nao era boa, apesar d existir um roteiro famoso englobando esses 2 destinos + o delta.

 

****************************************

Trilhas:

Grupo CamEcol - Caminhadas Ecológicas Taubaté

 

Relatos mais recentes:

Paraty e Ilha Grande - jul/2015 - Parte 1: Paraty | Parte 2: Araçatiba e Bananal | Parte 3: Resumão das trilhas

 

3 dias em Monte Verde - dez/2014

21 dias na BA - fev/2014 - Parte 1: Arraial d'Ajuda | Parte 2: Caraíva | Parte 3: Trancoso | Parte 4: Porto Seguro

 

11 dias na BA - dez/2013 - Parte 1 e 3: Salvador | Parte 2: Costa do Dendê - Ilha de Boipeba e Morro de São Paulo

21 dias em SE e AL - fev-mar/2013 - Parte 1: Aracaju | Parte 2: Maceió | Parte 3: Maragogi

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Bom dia! o melhor que você deve fazer e ir pra Barreirinhas, lá é a principal porta de acesso para os Lençóis Maranhenses, em Santo Amaro a melhor lagoa que tem e a(lagoa da Andorinha), que já está seca e pouco suja de algas, a melhor opção é ir pra Atins lá perto tem a (lagoa da Capivara), a melhor lagoa pra banho nas proximidades em torno do parque nacional, ou fazendo o (trekking) a caminhada pelo parque nacional, tem de vários dias 2, 3, e 4 lá você vai encontrar as melhores lagoas da região além de conhecer os oásis que fica no coração dos Lençóis maranhenses aonde vive um povo nômade, que vai te receber muito bem, e se você quiser ir para Jericoacoara tem que ir ha Barreirinhas do mesmo modo, através da cidade que você vai ter acesso a estrada que liga aos município até chegar a Jericoacoara, na cidade (Barreirinhas) tem uma agência especializada em passeios de eco aventura e trekking, Costa Leste Eco Aventura, tel: (98) 3349 0658, (98) 9 83074910 watsapp, email:aatendimento@costaleste.eco.br, espero ter ajudado!

Link para o comentário
  • Colaboradores

Estou em Santo Amaro com uma amiga de SP desde sexta feira, na terça seguimos para Caburé e depois Atins. Santo Amaro é na minha opinião a melhor opção de se conhecer os Lençóis, tanto que já é minha terceira vez nos Lençóis, só passo por Barreirinhas para ir até Caburé ea Atins , tem Lagoa cheia e mutos lugares bonitos como Bethania. Em breve faço um novo relato com fotos lindas e dicas...

Link para o comentário
  • Membros

Trota, chegarei no dia 15 em São Luis e vou rumar com destino aos Lençóis em seguida. Tentei contato com os responsáveis pelo Parque para saber a previsão sobre o nível das lagoas nessa época do ano e não obtive resposta. Será que dá pra você fazer o favor de perguntar a algum guia se valerá a pena ir a Santo Amaro no fim do ano pra ver lagoas? :D Ou só será possível ver a Lagoa da Esperança (perene) em Barreirinhas? Grande abraço e aguardo seu relato!

Link para o comentário
  • Silnei changed the title to Barreirinhas

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...