Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

Grande Otávio!

 

 

Hoje atualizei o relato com as tracklogs da trilha para o Agudo e os trechos rodoviários, tendo em vista os recentes incidentes com gente perdida na área (fiquei sabendo de mais um caso recente, fora o do resgate por helicóptero no Agudo, em 17/08/2013.

 

Saudades destes dias... O vídeo já tinha visto, ficou ótimo!

Bons momentos na região. Acho que em breve retorno lá...

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Oi Lu!

 

Legal! Ando pensando em algumas travessias naquela região, emendando o Agudo com alguns outros cumes da região... Quando voltarmos te aviso, se quiser ir junto será bem vinda!

 

Foi bem legal aquela nossa pernada por lá, a minha primeira na área. Este é o relato da segunda incursão, onde fizemos também a Serra Grande, do outro lado do Tibagi, que conhecemos superficialmente da primeira vez, depois que deixamos vocês em Sapopema naquela ocasião.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Getúlio, boa noite. Estamos pensando em chegar até a Serra Grande, como vocês fizeram. A princípio vamos partir de Tamarana, mas o final do trajeto será o mesmo. Você disse que precisou abrir várias porteiras para chegar até o final. Você teve problemas com os proprietários das fazendas onde passou ? Precisou pedir autorização antes ? Pelo que percebi vocês deram a volta por trás da Serra Grande. Acredito que este é um bom caminho, não é mesmo ?

Devemos ir de moto (Honda Bros). Se tiver mais alguma dica, agradeço.

Obrigado,

Cristiano . Londrina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

Olá Cristiano!

 

Não tivemos problemas, aliás os poucos proprietários com os quais tivemos contato naquela ocasião foram muito solícitos e nos prestaram boas informações.

Não pedimos autorização antes. Fomos chegando e passando, claro que quando encontrávamos alguém pedíamos passagem, que não nos foi negada em nenhum ponto.

Vale sempre a receita básica: respeito e cordialidade com eles. Retribuirão da mesma forma. Lembrar de quando abrir uma porteira sempre fechá-la.

 

Sobre o trajeto, na primeira vez (este relato) contornamos a Serra Grande partindo de leste-nordeste e saindo pela Faz. Serra Grande, na sua porção sudeste.

 

Neste mapa você pode ter uma base da área.

 

Ano passado (2013), na páscoa, voltamos à Serra Grande, desta vez entrando pela Faz. Serra Grande. Conversamos um bom tempo com o dono, que se mostrou muito solícito e nos permitiu não só entrar na sua propriedade como também que acampássemos no topo da SG.

 

No Wikiloc disponibilizei as tracklogs dos roteiros rodoviários, incluindo as estradinhas secundárias da região, o que pode facilitar o acesso à área. Mas usem com responsabilidade e preservem a área.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Salve!

 

Atualizei o relato (última - jan/2019), acrescentando alguns aspectos históricos obtidas de pesquisas recentes, principalmente pelo amigo Geraldo Barfknecht. (O PICO AGUDO – Informações de referência e aspectos geográficos) 

A trilha e o acesso de carro estão um pouco diferentes, assim como agora existe acesso controlado (e pago) pela Fazenda Zamarian, todavia nada que altere significativamente o relato, que continua válido, especialmente diante das belezas do lugar.

Vale ressaltar que atualmente, para preservação da área de cume, em função~da grande demanda de visitação, os acampamentos estão proibidos e vem sendo realizado trabalho de manutenção da trilha de acesso pela Associação de Turismo de Sapopema.

Saudações montanheiras!

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Silnei featured this tópico
  • 1 mês depois...
  • Membros

Nossa, que imagens impressionantes. Parabéns pela aventura e os lugares que vistou são lindos.

A única coisa que me preocupa é o rápido crescimento urbano da cidade de Ortigueira, devido a nova presença de uma fábrica da Klabin, não é mesmo? Por conta disso vi que empreendimentos imobiliários estão avançando rápido, significa que partes naturais vão sendo desfeitas.

Por exemplo, https://www.youtube.com/watch?v=IYwFbS0JwG8 de um empreendimento que achei no Youtube.

Fonte do vídeo: LoteseCia

Acho legal, a cidade vai ter um crescimento econômico, mais moradia, mas também acho que ao longo dos anos vai perder partes naturais importantes. Torcer que esse crescimento não prejudique exatamente tudo isso de lindo que postoui.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...