Ir para conteúdo

Caminho da Fé - 429 Km em 15 dias de caminhada - Relato, dic


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Blz Tozei.

 

O problema do camping é que vc não vai encontrar lugar para montar a sua barraca.

A não ser que vc faça camping selvagem, ao longo do caminho, mas não recomendo porque aí vc terá de levar comida e a barraca, além do saco de dormir, isolante, fogareiro. Essa coisas.

Tudo o que vc levaria p/ um camping normal, vc teria de levar p/ essa caminhada também.

 

Em uma caminhada longa como essa, o ideal é levar o minimo possivel de peso na mochila, para não ficar muito pesada.

Imagine uma mochila com barraca, comida, fogareiro, isolante, etc...

Não ia ser fácil.

 

Sobre valores das pousadas, o preço médio é entre $20,00 e $30,00. Teve algumas que cobram $10,00 a $15,00.

E refeição sempre ficou de $10,00 a $15,00.

 

E como vc tem mais de 1 opção de pousada em algumas cidades, é só escolher as mais baratas. Com certeza o serviço não é tão ruim assim, só por causa do valor baixo.

 

 

Qqer pessoa pode fazer uma caminhada como essa. Eles só não deixam menores de idade fazer o Caminho. Só com autorização dos pais.

Como isso é feito?

Na cidade onde vc vai iniciar a caminhada, se faz o cadastro e pega a credencial que te dá direito a ficar nas pousadas ao longo do caminho. Eles pedem essa credencial em todas as pousadas.

 

Limite de idade também não, mas tem de ser de acordo com o ritmo da pessoa.

Só lembre-se que entre uma cidade e outra o percurso é de + - 30 Km (algumas com 22 Km e outras até 50 Km). E com muita subida e descida de serra. Mas dá p/ fazer sem maiores problemas, já que a navegação é sempre seguindo as setas e placas ao longo do caminho.

 

 

Abcs

 

 

Augusto, parabéns pelo seu relato, muito detalhado e confesso que sempre tive uma vontade de fazer um caminho dessa magnitude. Minha dúvida é se tem como fazer camping para minimizar os custos e se é vantagem. E a outra pergunta este é um caminho que todos podem fazer eu tem um limite de idade para tal?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Samuca, Karen e Maurão.

 

O objetivo desse meu relato é incentivar outras pessoas a fazerem essa mesma caminhada.

Até p/ dizer que não é uma coisa de outro mundo.

Dá sim p/ qqer pessoa fazer. Não precisa ser uma pessoa com muita experiencia.

Lembrem-se que a minha esposa se juntou a mim qdo cheguei em Paraisópolis.

 

É só adequar o seu ritmo de caminhada de acordo com o que vc pode fazer.

 

E espero mesmo que vcs venham a algum dia a fazer esse caminho.

Não só pela caminhada em si, mas sim pelas amizades que vc vai fazendo ao longo do caminho.

Vc verá que ainda existem lugares onde as pessoas são simples, generosas e sempre procuram ajudar.

 

E valeu pelos elogios do tres. Brigadão mesmo.

 

 

Abcs a todos.

 

Augusto, muito, muito bom esse relato. Bastante informativo, vai ser um baita incentivo para muitas pessoas seguirem teus caminho. tirei o chapéu pra ti! ::cool:::'>

 

 

Augusto,

certamente vc estava ilumindado e ficou ainda mais!

Agradeço muito teu relato e digo que vc nem sabe quantas pessoas vc conseguiu influenciar desta forma!

Parabéns

 

 

Só para complementar meu elogio, isto sim que é ser mochieiro, o que eu faço é viajante independente.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Augusto, obrigado pela resposta e pela atenção, mas tenho outras perguntas:

 

Paga-se para fazer o cadastro e credencial?

 

Os valores que voce falou das pousadas de 10 a 35 reais se refere apenas a pousada (dormir, banho e tanque), janta é um valor a parte. Estou certo?

 

Pelo caminho ou nas pousadas, tem como eu preparar a minha própria comida usando meu fogareiro?

 

"# O Caminho da Fé é mantido pelas cidades onde ele passa, através de leis que foram aprovadas nas respectivas Câmaras Municipais. As contribuições variam de cidade de acordo com o número de habitantes." Que contibuições são essas? É algo que a gente tem que pagar? Me desculpa se isso foi uma pergunta idiota.

Tem algum outro gasto alem de alimentação e pousada?

 

Mais uma vez obrigado pelas dicas.

Caminhos da Fé, me aguarde...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Blz Tozei.

 

A credencial é baratinha. Acho que deve estar em uns $5,00. Qdo se faz o cadastro vc recebe essa credencial e ao longo do Caminho (nas pousadas e alguns bares) vai sendo carimbada.

No site do caminho da fé

http://www.caminhodafe.com.br/

Tem muita informação sobre onde obter a credencial.

 

Esses valores que te passei são da hospedagem apenas.

A alimentação é separada, porque em alguns lugares vc não come na pousada. As vezes só tá incluido o café da manhã.

Vc tem de comer fora em algumas delas.

No relato eu coloquei os melhores lugares onde se pode comer.

 

Vc vai caminhar a maior parte do tempo por estradas de terra vicinais, então sempre vc encontra um cantinho para fazer alguma coisa, em uma sombrinha.

Eu não recomendo levar fogareiro porque vai ser peso a mais na mochila. Fora a comida né.

E as paradas não podem ser longas demais, senão vc chega a noite na cidade e aí é complicado visualizar as setas.

Até para não ficar perguntando aos moradores né.

 

As contribuições das cidades é para a Associação que criou o Caminho da Fé.

As placas, setas, informações ao longo do Caminho custaram caro, então a única forma deles terem ajuda das cidades são essas contribuições. Que na verdade se revertem para a cidade, porque as pousadas sempre estão com gente e pessoal gastando.

Essas contribuições são as prefeituras que pagam para a associação. Nós peregrinos não pagamos nada.

 

 

Acho que é isso.

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Colaboradores

Augusto, parabéns pelo relato detalhado!

 

Eu estava cogitando esse caminho agora em Novembro, mas estava um pouco receoso por conta de ir sozinho. Como você fez a maioria do trajeto sozinho, fiquei determinado em seguir em frente. :P

 

Agora só falta ver como me saio nessas caminhadas longas...Trotando na esteira, chego próximo dos 5Km em 40 minutos.

 

Tenho umas duas perguntas para te fazer, sobre o trajeto:

1) Sobre o tênis, tem algum critério mais específico? Tipo, precisa de ter amortecedor?

2) Na média, quanto tempo leva para cada trecho? Uma estimativa de 3Km/hora é razoável?

 

Valeu,

 

Lucas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Blz Lucas.

 

Pode ter certeza que vc não será o unico sozinho não.

Não tô falando de uma pessoa onipresente não hein (para ser mais especifico: Deus) ::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::

Nas pousadas por onde passei, sempre via comentários de peregrinos sozinhos, fazendo esse percurso. Vc vai ouvir cada estória legal.

 

1) Sobre o tenis, procure levar um que vc já o tenha a alguns anos.

Tenis estalando de novo é totalmente impróprio. E uma bota também é desnecessario.

O que eu recomendo é um tenis que seja impermeavel (nunca se sabe se vc vai pegar chuva). E muita meia. E não esqueça da vaselina entre os dedos para evitar as bolhas hein.

Amortecedor não faz tanta diferença. Lembre-se que é uma caminhada. Amortecedor é para corridas leves.

 

2) Normalmente uma pessoa faz uma caminhada no ritmo de 5,4 Km/hora sem paradas.

Já contando com as paradas, esse tempo abaixa para uns 4 a 5 Km/h.

Eu cheguei a fazer nos primeiros dias um pouco abaixo dos 4 Km, porque parei muito (tinha de montar o tripé para as fotos) e só fui apreciando o visual. Além da dores também.

Então tomando como padrão 3 a 4 Km/hora, tá de bom tamanho (faça esse cálculo olhando nas placas de quilometragem restante até Aparecida que aparecem ao longo do Caminho). Não esqueça que vc vai estar levando uma mochila.

 

No Caminho da Fé, o percurso passa pela serra da mantiqueira, então serão inúmeros trechos de subida e alguns muito ingremes.

Por isso, se vc chegar a + - 5 Km/hora, vc vai cansar muito nos trechos finais entre uma cidade e outra.

 

No mais é curtir sempre o visual e procurar sair sempre de manhazinha.

Vc já ouviu desse ditado?

Deus ajuda a quem cedo madruga.

Ele se encaixa perfeitamente nesse Caminho.

 

 

Abcs e valeu pelos parabéns.

 

 

 

Augusto, parabéns pelo relato detalhado!

 

Eu estava cogitando esse caminho agora em Novembro, mas estava um pouco receoso por conta de ir sozinho. Como você fez a maioria do trajeto sozinho, fiquei determinado em seguir em frente. :P

 

Agora só falta ver como me saio nessas caminhadas longas...Trotando na esteira, chego próximo dos 5Km em 40 minutos.

 

Tenho umas duas perguntas para te fazer, sobre o trajeto:

1) Sobre o tênis, tem algum critério mais específico? Tipo, precisa de ter amortecedor?

2) Na média, quanto tempo leva para cada trecho? Uma estimativa de 3Km/hora é razoável?

 

Valeu,

 

Lucas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...