Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Galera,

vou para El Chaltén no dia 18/01 e fico até o dia 23/01 (pego o ônibus do final da tarde). Vou ficar em albergue e fazer trilhas bate-e-volta. Vejam meu roteiro e se estou deixando alguma grande caminhada de fora:

 

18/jan - El Calafate-El Chalten: Trilha para Laguna Torre

19/jan - Laguna de los Tres (Laguna Capri na volta)

20/jan - Lomo del Pliegue Tumbado

21/jan - Piedra del Fraile/Paso del Cuadrado

22/jan - Lago del Desierto

23/jan - ????? Nesse dia pego o ônibus às 18h30. Ou refaço alguma trilha que mais gostei, mas aceito sugestões.

 

Outra dúvidas:

1 - É possível beber águas nas trilhas dos rios e lagos? É só beber mesmo?

2 - Li que o vento lá é bem forte. Recomendam levar uma balaclava?

Abs,

Humberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Saudações Humberto,

 

Acabei de retornar de lá, aquela região é incrível ;)

 

Bom, quanto ao seu roteiro de Treeking embora puxado, acredito que você consegue... basta descansar e se alimentar bem entre os intervalos (bate e volta).

 

Falando dos ventos!!! Caramba é muio forte mesmo!!! Semana passada e as semanas posteriores, estava e estão com previsão de muito vento, mas muito vento mesmo rsrsrsr

 

Para você ter uma ideia nosso barco não conseguiu atravessar o Lago Viedma, tivemos que voltar em meio a uma tormenta com ondas gigantes provocadas pelo vento... Acredite! Parecia que estávamos em alto mar, o barco só não virou por que o capitão era muito experiente e não encontramos um Iceberg pelo caminho (muito comum naquela região)... depois de nossa tentativa todas as navegações foram encerradas... mas é isso mesmo... Patagônia é Patagônia ;)

 

Vi muita gente beber água dos rios e lagos nos trajetos... mas tenho uma regra nos meus mochilões e, uma delas é só tomar água mineral lacrada... pois sabemos que uma viagem pode terminar justamente desta foma (comendo ou bebendo algo contaminado). Já vi mochileiros ficarem na mão desta forma em outras aventuras. Como El Calafate e principalmente El Chaltén não possuem estrutura médica para socorro é bom pensar duas vezes.

 

A unica vez que bebi água de correnteza, foi lá no topo da "Laguna de Los Tres" fora isso preferi não arriscar (levei um bom estoque de liquido para o percurso).

 

Bom é isso, se precisares de mais alguma informação estamos por aqui !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
(...)Vou ficar em albergue e fazer trilhas bate-e-volta.(...)

 

Eu concordo com a opnião anterior. É fisicamente "impossivel.". Claro, existem maratonistas e ironmans.... Para os comuns da forma que esta é.... nossa.... impossivel.

Alterne entre dias pesados e fracos, é a única chance.

 

(pesado) Pliegue Tumbado

(leve) Laguna Torre

(pesado) Laguna de los Tres

(leve) Lago del Desierto

(pesado) Paso del Cuadrado

 

Deixo uma sugestão, mas é só para constar. Acredito que voce não vai dar conta....

Se tiver energia, tiver uma boa orientação, for autoconfiante.... Loma de Las Pizarras!

 

Não vi dia reserva de mal tempo. Vc precisa aumentar sua permanecia lá ou simplesmente deixar coisas para traz...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Willy e Rlciq, obrigado pelas respostas.

Li sugestões de alguns aqui sugerindo um trajeto para Laguna de Los Tres a partir de um hotel em que se evita a primeira subida do trajeto inicial. Nesse caso seria mais uma trilha na lista de menos puxadas.

O roteiro está aberto. El Chaltén virá depois de nove dias de caminhadas em TDP (farei o circuito grande) e antes de um descanso em El Calafate. Li que todas essas trilhas que coloquei no roteiro podem ser feitas em um só dia, bate e volta. Estava esperando algo puxado, mas não impossível. Por isso intensifiquei nos exercícios físicos (musculação e corridas). Enfim, posso estar exagerando. Então vocês podem explicar melhor por que consideram esse roteiro impossível rsrs?

Abs,

Humberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
cara esse loma las pizarras tb tem um visual incrível!!

tirando as escaladas acho que é um dos maiores desníveis em trilhas lá (http://www.walkpatagonia.com/esp/destinos/el-chalten-loma-de-las-pizarras.php)

curioso que não aparece nos mapas....

boas trilhas!!

 

 

Na vdd, paso del cuadrado tem um pouco mais de desnivel, porém, saindo da cidade acho que é uma caminhada mais exigente.

Em posts anteriores, me lembro que EU POSTEI UM MAPA OFICIAL DE CHALTEN. JPG grande e útil, basta procurar...

 

A trilha aparece no mapa como "apenas com guia". É bem justo, como ja disse, tem que ser autoconfiante e noção de navegação para subir. Em breve relato:

 

ONDE COMEÇA A TRILHA

 

- NÃO há trilha. Não há placas. Mas ela "começa" a partir da trilha entre a Laguna Torre e a Madre Hija.

- Existe uma ligação (fechada com galhos!!!!) a leste que leva até a Laguna Capri. TEM AGUA AQUI!, ande 10 minutos!

- Da Laguna Torre até a laguna Madre-hija tem uma forte subida. Repentinamente fica "plano", vc poderá ver pedras empilhadas (pirca) olhando para leste. Continuando andando no plano vc verá outra pirca a leste.

- Essa parte quase plana entre pircas (100/200 metros de extensão de trilha), é onde começa a trilha da Pizzarras.

 

AGUA

 

Só tem agua lá em cima se houver neve. Senão vai estar tudo seco, leve muita agua.

No inicio da trilha, sentido leste, laguna Capri tem agua.

 

COMO SUBIR

 

Não há trilha alguma. Se tem bússola confira com o mapa a direção exata a seguir pq eu não sei de cabeça. GPS é útil.

AUTOCONFIANTES podem subir sem problema e sem segredo, é muito simples: Se vc esta subindo, é porque esta no caminho certo.

 

COMO DESCER

 

AUTOCONFIANTES voces deviam ter levado uma bússola ou GPS. Simplesmente ir "para baixo" pode desviar vc do caminho, mas vc ainda não morreu, apenas pode encontrar a trilha principal do lado que não gostaria, ou vc gostaria de estar perto da madre-hija e descobrir que esta quase no vale Torre ou vice-versa. De qualquer forma a trilha cerca todo o caminho para baixo, voce a encontra-ra quer queira ou não.

 

A CRISTA

 

Quando a floresta esta acabando, lá em cima, vc ve alguma trilha. Dai pra frente é só rocha e pedras.

 

GELEIRA

 

Havia um neveiro quando eu subi, estava meio dura a neve. Achei perigoso botar o pé la e escorregar até o infinito e alem. Tenha bom senso.

 

VALE A PENA?

 

Mesmo não tendo chegado até o final, voce pode ver o Cerro Torre e o Fitz, as lagunas, a incrivel visão da morena do glaciar pedras brancas etc... Pelo menos eu acho que da, as nuvens não colaboraram...

NÃO sei como é a vista a partir do final da montanha, mas creio que é possivel ver a laguna de los 3, a sucia, etc.

 

BASE CAMP

 

Fazer a partir da cidade, eu acho... bom, mais distante. Acampe na Laguna Capri é o acampamento oficial mais próximo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pessoal,

 

Estou indo para a Patagônia em janeiro com meu pai.

Passarei uns dias em El Chaltén e depois vou para Torres del Paine.

 

Meu roteiro em El Chaltén está tranquilo, vou com meu pai de 60 anos e quero curtir o local, e fotografar muito!

Também quero poupar perna, pois depois fazemos o circuito W em TDP.

 

15/1 - chego em El Chalten (quero ver se pego o por do sol no Mirador de Los Condores... vale a pena?)

16/1 - trilha light para a cascata Chorrillo del Salto (depois disso vou atrás de gás, comida, e aluguel de saco de dormir)

17/1 - trilha para Laguna de Los Tres, vou até a hosteria Pilar e pego a trilha de lá. Acampo no Camping Poicenot.

18/1 - Laguna de Los Tres - Laguna Torre (acampo no Agostini)

19/1 - volto para El Chaltén, durmo em Hostel

20/1 - Estância Los Huemures / Laguna Azul (não vi muita coisa sobre esse local, mas vi fotos lindas de lá - alguem recomenda?)

21/1 - Trilha para Loma del Pliegue Tumbado

 

22/1 - El Chalten - El Calafate / El Calafate - Puerto Natales (é aí que estou com medo... será que consigo fazer tudo no mesmo dia?)

 

Está legal o roteiro? Alguma dica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
(...)

Está legal o roteiro? Alguma dica?

 

Hum.... como eu vi que vc é muito dedicada a fotografia, acho que valem comentários de um tarado.

 

Aconselho que vc estude o mapa do lugar com mais carinho.

 

Lembre, o sol nasce a leste (uma pampa) iluminando todas as montanhas que ficam sempre a oeste.

Voce estara posicionada em um local do planeta muito diferente do que esta acostumada, vc estará bem ao sul.

 

O que isso significa?

 

NASCER DO SOL

Essa é a hora perfeita, 15 min antes e depois não tem como a foto ficar ruim.

 

MEIO DIA

Não vou ser preciso com os horarios, mas lá o sol nasce as 6:00 e se poe as 21:00, isso significa que o meio dia é por volta das 14:00.

Meio dia lá significa que o sol esta no norte. AQUI no Brasil o sol esta na sua cabeça, bem la em cima, lá NAO, esta no norte mesmo (vc esta mais ao sul) a uma altura de uns 60 graus.

Se voce olhar o mapa de onde estão as coisas, e onde voce esta posicionada, vai descobrir na hora a tragédia que é fotografar em El Chalten. É TUDO CONTRALUZ!

Foto boa, só sai até as 11:00 12:00..... depois só contraluz.

 

POR DO SOL

Como o sol se poe atráz das montanhas, nenhum por do sol vale realmente a pena. É sempre foto na contra-luz. Claro, as nuvens podem ficar vermelhas o que vai dar um belo efeito, mas o céu vai estar claro demais e toda a paisagem na sombra. Se apelar para HDR pode conseguir bons resultados, mas nada comparado ao nascer do sol.

A única coisa que vale a foto são os lagos, viedna madre hija e Capri que estao bem iluminados se vc se posicionar ao norte.

 

De resto, LEVE comida de casa, la em Chalten é um show de horror.

Se vai ficar tantos dias com saco de dormir (Chalten+ TDP) compre um na decathon mesmo. Pode ser que fique na mesma / mais barato e voce ainda poderá reutilizar no futuro ou vender aqui no Brasil de segunda mao. No fim, em $ na pior da na mesma, mas pelo menos vc nao vai usar um saco fedido que 1000 pessoas suadas ja dormiram.

 

Agora vc tem uma falha: Não ta com dia reserva para mal tempo.

Se $ não é problema, tem como ganhar um dia: Não vá para porto natales. Procure reservar um tour com a Always glaciares (empresa argentina) que eles te levam DIRETO de calafate para TDP todas as manhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

isso da melhor hora pra foto eu ia falar, mas vc já explicou bem... então só vou reforçar que é espetacular o nascer do sol naquelas montanhas, ficam todas vermelhas!! (tem umas fotos no flickr ai da assinatura)

pra ver o por do sol, pode subir pela trilha da laguna capri, até um ponto em que vc vira pra trás e tem um visual legal da cidade com o lago viedma ao fundo e com aqueles chalés coloridos bem vibrantes, lindas fotos (o visual é mais ou menos esse: http://www.interpatagonia.com/paseos/elchalten7/el-chalten-04.jpg dá pra subir mais...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Meninos... obrigada de verdade pelas dicas, principalmente em relação as fotos/luz.

Os horários e posição do sol são realmente críticos no extremo sul.

 

Falando em fotografia, e ja que vi que tem uma galera que curte também.. to preocupada com peso da mochila + equipamento. Penso em levar um tripé (tenho um bem legal e leve, apesar de estar com receio dos ventos levarem tudo embora), a 5D, filtro polarizador, ND, e NDs graduados. Uma lente 17-40 f/4 e talvez uma 100mm (que é o mais próximo que tenho de uma tele). O que acham?

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...