Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Cusco e Valle Sagrado

Postado
  • Membros

Prezados,

Estou voltando de minha viagem Peru-Bolívia. Estou inclusive escrevendo da Starbucks do Aeroporto de Lima. Vi em vários guias (inclusive do Viajante Independente, na minha opinião, o melhor) que valia a pena comprar o boleto turístico de Cusco.

Na minha modesta opinião, o boleto não vale de nada. A não ser que haja interesse em museus e obras de arte sobre a história do Peru, o boleto só inclui atrações toscas. As melhores atrações - as ruínas, principalmente Ollantaytambo podem ser vistas pelo lado de fora.

Uma dica: as 4 ruínas ao redor de Cusco (a mais distante 11 km), que são percorridas pelo City Tour (USD 10) podem ser percorridas com um táxi, te deixando na mais longe, ou de bike (alugar em Cusco). Caso haja interesse em entrar nas ruínas, pode-se ficar de butuca e entrar pela saída ou mesmo pelos lados, já que são abertas. Aí é só filar um guia.

Para ir a Ollantaytambo, o melhor jeito é de taxi (50 soles e 1 hora). Só ir pela manhã e entrar pela saída das ruínas - também fazem parte do BOLETO. Caso não haja interesse em dar o balão, do lado de fora também pode-se tirar boas fotos e a própria cidade é interessante e há umas ruínas na entrada. Dá pra perder umas 2 a 3 horinhas lá fácil. De Ollantaytambo, saiem dois trens à noite para Aguas Calientes (um quase 19h e outro às 20:30) e aí não tem jeito porque não tem estrada.

Estou escrevendo isso porque achei este boleto um enganação, já que ainda é necessário pagar para as principais atrações de Cusco, como a Catedral (25 soles) e Qoricancha (10 soles). Pelo preço do boleto (130 soles), vale mais a pena entrar dois dias em Machu Picchu (122 soles), que tem o que fazer.

Entrei em MP às 6:30 da manhã e saí as 16h e ainda tinha muito o que andar e acabei não voltando no dia seguinte porque o ingresso era caro. Lembrando que com carteirinha da ISIC, os preços caem pela metade.

A referência dos preços é outubro/08.

Quem quiser saber mais algo, estou a disposição. Meu roteiro foi Rio-Lima(Aéreo), Lima-2 dias, Lima-Cusco (Aéreo), Cusco-Ollantaytambo(Tour), Ollantaytambo-Aguas Calientes (Trem),Machu Picchu (ônibus),Machu Picchu-Ollantaytambo (trem), Ollantaytambo-Cusco(táxi), Cusco-La Paz-Cusco (Aéreo), Cusco-Lima(Aéreo), Lima-Rio(Aéreo). Preferi fugir do caminho tradicioinal por falta de tempo e também porque comprar os vôos de ida e volta sai o mesmo preço de comprar somente uma perna.

Abraços

Bruno

• Respostas 1.1k
  • Visualizações 282.1k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Oi Leo Que bom que gostou dos videos, nao to excluindo o city tour mais o passeio em bike achei o maximo, por que e mais pra apreciar a paisagem (tamben tem a cavalo).   As pessoas nem imaginan tu

• Bruno   Eu fiz o Vale Sagrado por agência mesmo, mas antes de ir eu tinha visto esse roteiro independente em um site gringo e tenho guardado aqui. Deixo bem claro que eu não fiz esse trajeto, não s

• Pessoal estou aqui em Cusco e retorno amanhã. Em breve postarei um relato da trip inclusive com a indiada da hidroelétrica haha.

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

Cara, tem que ser em dois dias, senão vc vai ter que fazer os passeios corridos como se estivesse por agência, e não vale a pena.

Postado
  • Membros

Galera, no meu roteiro, estava planejando fazer o seguinte: chegar em cusco dia 06/06 a tarde, vindo de lima..rodar em cusco esse dia e no dia seguinte fazer um passeio até ollantaytambo, onde pego trem para águas calientes as 21h. Esse passeio pelo vale sagrado compensa? É quanto tempo de duração? Preciso comprar apenas o boleto?

Valeu!

Postado
  • Colaboradores
Galera, no meu roteiro, estava planejando fazer o seguinte: chegar em cusco dia 06/06 a tarde, vindo de lima..rodar em cusco esse dia e no dia seguinte fazer um passeio até ollantaytambo, onde pego trem para águas calientes as 21h. Esse passeio pelo vale sagrado compensa? É quanto tempo de duração? Preciso comprar apenas o boleto?

Valeu!

O passeio do Vale Sagrado é o dia todo. Mas, se você for pegar o trem no mesmo dia, tem que ficar em Ollanta, perdendo assim a visita a Chinchero, que é o último desse passeio. Quando eu fiz, creio que o guia tenha terminado as explicações lá pelas 14:30 ou algo em torno disso. Aí você ficaria livre para explorar as ruínas, andar por Ollanta, etc. Se compensa ou não é relativo. Eu achei tudo muito corrido, mas geralmente acho os passeios corridos pois gosto muito de fotografar, o que me exige um tempo maior para explorar as atrações. Enfim, acho que vale o custo x benefício pra quem tem pouco tempo e grana curta.

Ah, e cuidado com o "rodar em Cusco" no dia de chegada. Pegue leve pra não se enrolar com o soroche.

[]'s,

Camila

Postado
  • Membros

Valeu!

O passeio do Vale Sagrado é o dia todo. Mas, se você for pegar o trem no mesmo dia, tem que ficar em Ollanta, perdendo assim a visita a Chinchero, que é o último desse passeio. Quando eu fiz, creio que o guia tenha terminado as explicações lá pelas 14:30 ou algo em torno disso. Aí você ficaria livre para explorar as ruínas, andar por Ollanta, etc. Se compensa ou não é relativo. Eu achei tudo muito corrido, mas geralmente acho os passeios corridos pois gosto muito de fotografar, o que me exige um tempo maior para explorar as atrações. Enfim, acho que vale o custo x benefício pra quem tem pouco tempo e grana curta.

Ah, e cuidado com o "rodar em Cusco" no dia de chegada. Pegue leve pra não se enrolar com o soroche.

[]'s,

Camila

Então no caso eu teria que ficar em ollantaytambo de 14:30 - 21h, que é o horário que sai o trem para ac??

O meu tempo está um pouco apertado, por isso o passeio apenas de um dia..mas em relação a esse passeio, seria necessário comprar esse boleto, que tanto falam?

Valeu pela dica, Camila..Vou me precaver.

Postado
  • Membros

Valeu!

Eu acho que Ollantaytambo vale super a pena. É o ponto alto do Valle Sagrado, e não somente pelas ruínas principais, mas também pela cidade em si, e mais ruínas (DE GRAÇA) de frente para as ruínas pagas, que na minha opinião valem super a pena, proporcionam uma vista ótima de tudo.

Como você só tem um dia, faz o Valle Sagrado sim. Aí desce em Ollanta e explora tudo por lá antes do sol se por. Foi o que mais gostei de todos os passeios perto de Cusco.

E ah, sobre o Bolleto, não compre (estou falando do completo, de vários dias) se for fazer somente Valle Sagrado ou somente Ollantaytambo. Vale a pena só se você fizer mais passeios, como o City Tour em Cusco, etc. Há o Bolleto diário se não me engano, mas esse eu não lembro se vale a pena ou não pra te informar.

Postado
  • Colaboradores
Então no caso eu teria que ficar em ollantaytambo de 14:30 - 21h, que é o horário que sai o trem para ac??

O meu tempo está um pouco apertado, por isso o passeio apenas de um dia..mas em relação a esse passeio, seria necessário comprar esse boleto, que tanto falam?

Isso.

Foi exatamente o que eu fiz. Mas Ollanta é uma graça e o tempo passa voando, você vai ver... ::love::

Sobre o boleto turístico, eu comprei completo pois usei em vários passeios, inclusive museu. Mas como o Vinícius falou acima, se você só for fazer o Vale Sagrado, não compensa. Há 3 tipos de boleto. Veja o que te serve melhor e, se nenhum servir, faça sem ele mesmo: http://www.cosituc.gob.pe/tarifas.php

[]'s,

Camila

Postado
  • Membros

Só faz sentido pegar o boleto parcial se vc for apenas ao Vale Sagrado ou as atrações de Cusco, mas o que não faz sentido é ir até Cusco e não conhecer as duas coisas

Postado
  • Membros

Boa tarde, pessoal! Todos os relatos sobre o Peru estão sendo de grande valia para minha programação. Muito obrigada!

Só gostaria de um conselho: dessa vez estou levando pro passeio meus pais e minha irmã. Pensei se a melhor escolha para a visita do Valle Sagrado não poderia ser a contratação de um táxi e guias locais, pra poder ter mais tempo de curtir as ruínas. No entanto, nao creio que meus pais estejam tão dispostos ou tenham o mesmo pique pra andar muito. Vocês acham mesmo os tours muito corridos ou valem a pena para o nosso caso?

Obrigada !!

Postado
  • Membros

Pessoal se eu quiser fazer o vale sagrado sul (salineras) consigo encontrar agências fácil em ollanta ou é melhor em cusco mesmo? Como estão os preços? Grato

Postado
  • Membros

não contaria com essa opção de agência em ollanta, principalmente fora da alta temporada, mas deve ter algum hostel que junte os viajantes para os tours, vai depender do nº de pessoas... no retorno de MP rachamos um taxi de ollanta até cusco, passando pelo moray e chincheros. tb rola de fazer esses trajetos com vans, já vi em alguns relatos por aqui...

e boas viagens !!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.