Ir para conteúdo

Escócia - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros

Vou ficar três dias em Edimburgo. Num desses dias estou querendo ir até Stirlin, Loch Lomond e o Castelo. O que seria melhor? Ir pro conta própria de transporte publico ( trem ou onibus) ou fechar o passeio com uma empresa? Falam que a cidade de Stirling é bem legal? Vale a pena passar meio dia nela? Esses passeios de empresas apenas passam por ela ou ficam lá um pouquinho?

 

Obrigado

 

Thiago

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eu acho que não dá pra fazer Stirling e Loch Lomond em um dia, a não ser que seja por tour guiado. Eles costumam parar nos pontos turísticos sim, mas um período de tempo curto. Quanto mais atrações estiverem incluídas no tour, menor o tempo vai ser em cada atração. Se for um tour só por Stirling e Loch Lomond pode ser que valha a pena e que não seja tão corrido.

 

Talvez até tenha como fazer de trem ou ônibus, mas acredito que será difícil regular os horários, pois em Stirling é legal dar uma volta pela cidade e visitar o Castelo, o que pode levar cerca de meio dia, e o Loch Lomond é um parque, onde se anda e faz trilhas, e a maioria dos passeios de agências que fazem trilhas devem sair de manhã e levar o dia todo, ou voltar no meio da tarde. Mas se tiver ânimo acho que dá pra fazer uma caminhada tranquila sozinho mesmo... Acredito que as cidades que ficariam mais próximas pra você seriam Callander e Balloch.

 

Eu tiraria um dia pra cada, especialmente por Stirling ficar próxima a Edimburgo e a viagem não demorar muito, você pode passar meio dia lá e voltar para cidade logo depois do almoço. Mas também depende do quanto você gosta da natureza... se só quer ver as paisagens e ou quer tentar fazer trilhas e coisas assim. Dê uma pesquisada no que dá pra fazer por lá :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá pessoal, irei para Edimburgo dia 26/12/2013,

vou passar o natal na cidade, gostaria de saber se vale a pena alugar carro lá, principalmente porque gostaria de visitar inverness e conhecer aquela região,tenho vontade de ir em Glasgow,

Mas o meu maior medo é com o clima, tenho medo de dirigir na neve, lá deve nevar nesta época ainda mais no caminho para as highlands,

Sou um viajante que não gosta muito de ir com excursões, gosto de ficar livre hehehe

 

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Desculpa, não vou conseguir não falar disso, se você vai ir pra Edimburgo dia 26/12 como vai passar o natal lá? ::lol4::

 

Dependendo da quantidade de tempo que você tem pode ir de trem e ônibus, tem várias linhas que ligam cidades menores na Escócia, algumas inclusive que só chegam o ônibus mesmo, nem trens vão até elas. Se você tiver pouco tempo, pode ser que as excursões sejam a melhor opção, mesmo que eu nunca ache as excursões a melhor opção hahaha

 

Porque tudo depende do clima que você pegar, pode ser que fique realmente difícil fazer alguma coisa por conta própria.

 

Porque não vai com um roteirinho pronto do que quer fazer no tempo que tem disponível? Caso não dê pra pegar um carro em virtude do clima, dá pra conhecer os arredores de Edimburgo mesmo... ir de trem até Stirling, Glasgow, e Inverness (embora pra Inverness sejam 3 horas de viagem, então seria mais tranquilo ir em um dia e voltar no outro).

 

Tem um link que a t-tresch postou algumas páginas atrás que tem muitas informações sobre a Escócia, e um site que ajuda a planejar o transporte, dá uma procurada que vai ajudar bastante!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Desculpa, não vou conseguir não falar disso, se você vai ir pra Edimburgo dia 26/12 como vai passar o natal lá? ::lol4::

 

Dependendo da quantidade de tempo que você tem pode ir de trem e ônibus, tem várias linhas que ligam cidades menores na Escócia, algumas inclusive que só chegam o ônibus mesmo, nem trens vão até elas. Se você tiver pouco tempo, pode ser que as excursões sejam a melhor opção, mesmo que eu nunca ache as excursões a melhor opção hahaha

 

Porque tudo depende do clima que você pegar, pode ser que fique realmente difícil fazer alguma coisa por conta própria.

 

Porque não vai com um roteirinho pronto do que quer fazer no tempo que tem disponível? Caso não dê pra pegar um carro em virtude do clima, dá pra conhecer os arredores de Edimburgo mesmo... ir de trem até Stirling, Glasgow, e Inverness (embora pra Inverness sejam 3 horas de viagem, então seria mais tranquilo ir em um dia e voltar no outro).

 

Tem um link que a t-tresch postou algumas páginas atrás que tem muitas informações sobre a Escócia, e um site que ajuda a planejar o transporte, dá uma procurada que vai ajudar bastante!

 

Olá, me desulpe, vou chegar em Edimburgo dia 21/12 e ir embora no dia 26/12,

Tempo até que teremos, você chegou a ver valor de aluguel de carro?

Sobre o trem, iremos se realmente estiver nevando, porque vamos querer parar nos lugares e vilarejos para conhecer, ir de passeios tem todo o conforto mas você fica muito preso,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ah sim, então tem 5 dias no total, dá pra passar um dia, um dia e meio em Edimburgo e os outros andar pelo país.

 

Eu vi valores, mas já faz algum tempo e acabei desistindo de pegar carro então não fui mais atrás, mas procura os sites que alugam na Europa que deve ficar fácil de fazer um orçamento.

 

Entendo completamente querer ir parando nos lugares, acho essa parte da magia de poder conhecer por conta própria... espero que dê tudo certo no fim, mas tenha um plano B pra que caso o tempo não colabore vocês não fiquem 'presos' em Edimburgo os 5 dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

pessoal irei para edimburgo dia 21/12/13 ate 27/12/13,

estou pensando em fazer o roteiro da seguinte forma,

 

hightlands, gastar 2 dias pela região, tenho interesse em ir de carro e ir parando nas cidades no caminho, nesta epoca neva muito, qual o custo do aluguel do carro, é caro, qual site posso reservar o veiculo, não queria ficar preso nas excursões, em qual hotel vocês indicariam para ficar perto do lago ness, inverness, querio ir para o firt willian e mais ao norte,

 

pretendo ir para glasgow, mas será que vale a pena?

 

gosto de cidades pitorescas, fora do padrão e turista, qual me indicam, as vezes existem cidades assim perto de edimburgo,

 

vou passar o natal na cidade, é legal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 8 meses depois...
  • Membros

Pessoas, seguem aqui algumas informações práticas e impressões sobre nossa viagem:

Chegada em Edimburgh: 17/05. Saída de carro par ao interior: 20/05. Retorno a Edimburgh e devolução do carro: 28/05: 12 dias na Escócia, ou 10, excluindo os dias de chegada e de saída. Em Edimburgh ficamos no Cityroomz, que achei um custo-benefício bem interessante. Não inclui o café-da-manhã, mas tem cafeteira no quarto e dois supermercados em frente onde se pode comprar sanduíches e tal . Fica bem próximo a Princess Street, o que significa que está perto das compras (já que íamos para Londres depois não me aventurei nas lojas, que são basicamente aquelas de rede: H&m, Primark, Topshop, etc.), mas do lado oposto da Grassmarket ( a rua dos pubs).

 

O itinerário de carro foi o seguinte:

20/05: Saída de Edimburgh - Stirling Castle – Loch Lomond – Pernoite em Inveraray: Mary ́s B&b : 30pp (pounds por noite, por pessoa). Na verdade se localiza em Furnace, a 10min de carro de Inveraray .

 

21/05: Saída de Inveraray – Kilchurn Castle - Castle Stalker – Glencoe - Pernoite em Plockton : B&B da Nancy: 39pp. Na verdade em Achnandarach, a 5 minutos de carro de Plockton - nome oficial: creag leath b&b: http://www.spanglefish.com/millwellholidayhomes/ ).

 

22/05: Elian Donan Castle – Passeio nas redondezas - Pernoite em Plockton : creag leath b&b.

 

23/05: Saída para Ilha de Skye : vista do Old Man Storr – Mealt Waterfall e kilt rock - Nest Point. Pernoite em Cruinn Bheinn B&B: 36pp. A 15 minutos de carro a partir de Portree. http://cruinnbheinn.co.uk/

 

24/05: Ilha de Skye: Talisker Bay. Fairy Pools. Pernoite em Cruinn Bheinn B&B.

 

25/05: Saída de Skye – paradas em Hopeman e Cullen - Pernoite em Gardenstown. B&B da Kathleen. em tornoe de 30pp. Pegamos a indicação no pub local.

 

26/05: Visita ao Vilarejo de Crovie – Dunottar Castle – Pernoite em St. Andrews: Duoenehouse: 48pp.

 

27/05: Visita a vila pesqueiras nas proximidades – abadia (ruínas) – campo de golfe. Nethan House: 48pp.

 

Impressões:

 

20/05: Vi algumas perguntas se valer a pena entrar no Stirling Castle: me parece que sim, tem inclusive umas atividades interativas. Mas como nós ainda íamos visitar vários vilarejos no interior, não parecia ser o caso abrir mão da visita ao Castelo para conhecer a vila propriamente dita. Talvez esta seja uma opção, para quem vai limitar a viagem a Edimburgh/Stirling. Quanto ao Loch Lomond, vinha uma dúvida: em que consiste na verdade uma visita ao lago? Não sei quem vai de excursão, o que faz. Considerando que não íamos fazer passeio de barco ou trilha, cheguei à conclusão que era só mesmo a questão da vista. Uma vez lá, não achei nada demais. Escolhemos como ponto de parada, seguindo uma indicação da internet, a Duck Bay Marina, mas não íamos almoçar lá. Então na verdade a parada consistiu numas

poucas fotos, a água estava turva. A nossa intenção era comer no Loch Fyne Oyster, mas quando chegamos (acho que lá pelas 19h, já estava fechado). Depois de fazermos o “check in” no B&B da Mary, saímos para jantar no restaurante de Inveraray e por pouco não ficamos sem refeição, já que o último pedido é às 21.h.

 

Aliás, cabe aqui uma observação quanto a questão da alimentação para quem vai se aventurar pelo interior da Escócia: não vi em nenhum lugar (inclusive nas estradas entre as vilas) lanchonetes ou redes de fast food que pudessem quebrar o galho de quem está com orçamento baixo. Sempre comíamos em restaurantes, o que significa 2 coisas: 1) a refeição vai ser boa, mas dificilmente vai sair por menos de 10 pounds o prato principal , isso sem entrada ou bebida; 2) que você deve estar atento ao horário, porque não vai conseguir comer depois das 21h, mesmo nos pubs.

 

21/05: incluí o Kilchurn Castle porque parecia no caminho, mas o GPS nos levou a um local em que a gente apenas avistava o Castelo do outro lado do lago ( e não parecia valer a pena dar toda a volta), então seguimos para o Castle Stalker, que é um pequeno castelo numa ilhazinha no meio do lago. De lá fomos para Glencoe com parada para uma boquinha num pub chamado Clachaig Inn, que fica no sopé de uma montanha. De Glencoe seguimos pela A87 (em direção a Plockton) por um caminho muito bonito, com a neblina baixando sobre as montanhas ao anoitecer. Acho que aqui foi onde pudemos sentir melhor as highlands propriamente ditas. Se eu refizesse o roteiro, procuraria incluir mais tempo na área, talvez com alguma caminhada pelas montanhas.

 

22/05: Plockton é uma vila fofa, mas bem pequena . As duas pernoites lá foram desnecessárias. Se eu fosse refazer o roteiro talvez tentasse incluir uma parada lá para almoço e fotos (tem 3 restaurantes e todos têm algum prêmio), indo ou voltando do Eilean Donan Castle, que por sinal, é bem fotogênico, e então já seguir para Skye.

 

23/05: a ilha de skye é realmente linda, e certamente foi o crème de la crème da viagem e passamos 2 dias lá, mas acho q vale ficar mais, com o tempo bom. Os cenários são incríveis. Vá preparado : no primeiro dia, fez muito frio, ventava e chuviscava. Como tínhamos visto na previsão do tempo que as temperaturas diurnas iriam 12 a 16, meu namorado não quis levar nenhum super caso e o resultado foi que tilintava de frio. Eu que usava um “michelin” ainda segurei a onda. Mas ficamos com inveja da galera que tava “vestida para a ocasião”. No segundo dia fez um dia lindo, isso fez toda a diferença. Dava para fazer caminhadas de suéter. Realmente o clima é bem esquizofrênico.

 

24/05: nós vimos uns sites que apontavam as vilas mais pitorescas da Escócia, e lá fomos nós com destino a Crovie. Paradas para fotos em Hopeman e Cullen. Esse dia estava bastante frio e não víamos viva alma andando nas vilas em que paramos, o que dava a tudo um clima Hitchcockiano. Em Gardenstown, foi engraçado ver os moradores locais chegando no único pub e perguntando uns aos outros como havia sido o dia, meio espantados de ter forasteiro por lá.

 

25/05: A visita ao povoado de Crovie só ocorreu neste dia. O Castelo Dunnotar, já em aberdeenshire, está em ruínas (razão pela qual acho que não compensa pagar a entrada), mas a localização, em cima de um penhasco e debruçado sobre a praia é linda.

 

26/05: St. Andrews em si é uma cidade bastante antiga, com aquelas construções de pedra. Sinceramente, depois de visitar Edimburgh e passar por várias vilas, não achei tanta graça, mas fomos num restaurante fantástico (cheio de livros nas paredes) e foi pitoresco visitar as vilas pesqueiras, comer fish and chips. É bonita, anda-se a pé, e é mais interessante para os praticantes de golfe.

 

Hospedagem:

 

Quanto a hospedagem em b&b, posso dizer que nenhum deles nos decepcionou. Em todos, dos mais simples (em Gardenstow a casinha era toda de papel de parede cor-de-rosa florida, estilo tia-avó) até o esquema mais profissa em St. Andrews, as pessoas foram super simpáticas e prestativas, a cama confortável, o chuveiro razoável, e o café-da-manhã grande e bem preparado ao estilo escocês: ovos, cogumleos, bancon torrada e até feijão. Embora o horário do café possa ser um tanto cedo para quem gosta de dormir um pouco mais (em Inveraray/Furnace a Mary nos pediu para servir às 8.00, porque teria que sair, e nós ficamos sem-graça de insistir para ser mais tarde), passei a entender que b&b não é hotel nem albergue, estamos na casa das pessoas e elas próprias tem por hábito acordar cedo, servir o café dos hóspedes e seguir com suas atividades. Ao final, acabei me acostumando e achando até bom, porque se aproveita mais o dia (embora já em maio só anoitecesse mesmo lá para às 21h). Ainda uma questão quanto à hospedagem no interior das Escócia, que para os brasileiros é bastante difícil: é recomendado reservar o quanto antes (ouvi que os britânicos costumam reservar com 6 meses de antecedência). Não existem hotéis de rede, tipo Ibis, e os b&b normalmente têm no máximo 3 ou 4 quartos. Em meados de abril, não conseguimos vagas, para maio, nos vilarejos propriamente ditos (Inveraray, Plockton e Portree ) e acabamos optando por b&b em vilarejos próximos. A experiência foi boa, mas é claro que às vezes você quer chegar do passeio e sair a pé para tomar uma pint, sem se preocupar em pegar o carro depois, ainda que seja bem tranquilo dirigir nas estradas de lá. Em Gardenstow, tínhamos o endereço de um hotel, mas chegando lá os donos falaram que há algum tempo não funcionavam como guest house, apenas como pub, e tivemos que esperar a Kathleen, proprietária do único b&b no local , retornar da Igreja para sabermos se tínhamos um quarto para a noite , ou teríamos que encarar a estrada até achar algum lugar. Em St. Andrews, chegamos sem reserva e não conseguimos um quarto para 02 noites consecutivas e dormimos em 02 b&b diferentes (em Murray Street, a rua dos b&bs).

 

Aluguel de Carro:

 

O aluguel foi feito pela http://br.autoeurope.com/. Carro de marcha automática= R$ 890 (EUR $ 255 + IOF EUR $ 16,26) . GPS = R$ 462 ( Libras $ 108 + IOF Libras $ 6,89). Andamos uns 1.900 Kms, durante 8 dias.(o carro a DIESEL barateou o gasto com combustível). Não sei bem quanto gastamos de combustível no total, mas acho que foi alguma coisa entre 130 libras. A princípio, acreditando que poderíamos usar o Waze, nem pensamos em alugar GPS, mas ao final, por sorte, acabamos mudando de ideia. O GPS foi fundamental. Até porque fiquei sem conexão de internet no celular desde Edimmburgh até St. Andrews (comprei um chip da O2) e parece que isso é comum por lá (como aqui, aliás).

 

espeto ter ajudado, abrçs

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Boa Noite, sou nova aqui e estou com uma dúvida.

De Inverness/High Lands para Glasgow dá mais ou menos quanto tempo de onibus?

Vou fazer um tour no dia 16 de outubro e devo voltar para Glasgow por volta de 19:45. Queria saber que horas devo chegar lá para agendar meu check out de volta para Londres, assim como comprar a passagem de volta para cidade no mesmo dia se possivel.

 

Agradeço desde já.

 

Louise

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...