Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Postado
  • Membros

Fala galera mochileira!!

Este tópico foi criado para que todos possam postar dicas sobre roteiros, dicas, preços de transpote, comida, hospedagem, e outras na Chapada do Veadeiros e Região.

Alguém se habilita??

Quem não conhece e está afim ou que já foi é quer voltar, seja bem vindo e junte-se à nossa turma!!!!

Abraços,

Sergio

• Respostas 1.2k
  • Visualizações 382.6k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Pessoal, deem uma olhada nas dicas e historia de Cavalcante, postados há muito tempo aqui no mochileiros pelo Bulha. Uma boa opção pra fugir dos destinos obvios de Sao jorge e Alto Paraiso:   Quem v

• Olá Galera, Uma dica: comprar o "Guia por onde andar no nordeste Goiano" do Bismarque Villa Real, que custa R$12,00 e mostra todas as atrações do nordeste goiano, dividido em roteiros que passam pela

• São Jorge é uma old-búzios. A vila é super simpatica, tem bares, restaurantes e pousadas super charmosas e para todos os bolsos. Tem muitos campings e fica na "porta" da chapada. A noite tem os forrós

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

Srtª Tany, sim Weverson é o meu nome mesmo.

Você estara vindo de onde?

Em alguns lugares faz se necessario o auxilio do Guia sim. Principalmente na Ponte de Pedra, a maioria precisa porque os atrativos não são bem sinalizados, e pode gerar duvida,porem se você for boa em orientação, pode sim se dar bem. Mas tem lugares ue o proprietario so deixa ir com guia mesmo.

Geralmente um guia cobra 50 reias para um grupo até 10 pessoas, po dia. Porem dependendo do tipo de negociação que vc for fazer, da quantidade de pessoas que for levar, tudo é combinado.

A média de entrada nos atrativos é de 05-07- e 10 reais, não mais que isso. Lá nos Kalungas, na santa barbara e Capivara, você pode contratar um guia Kalunga mesmo, eles cobram 30 reais, mas eles já vivem lá na comunidade quilombola.

Bem, eu moro em Brasilia, mas também tenho uma casa lá em Cavalcante, dependendo da data em que você for, posso estar lá e te ajudar no que precisar. fica meu contato de msn hotmail. ( weversonpa@hotmail.com).

Mas lá tem varios guias bons, dependendo do tipo de aventura que tiver afim, vai fazer passeios maravilhosos.

Abraços

OBS: sim as fotos sao minhas. Gostou?

Postado
  • Membros

Olá Weverson, tô vendo que você conhece bem a chapada e vou aproveitar pra explorar um pouquinho...Se puder me ajudar...E CLARO, QUEM MAIS QUIZER COLABORAR!!!

Bem, não conheço nada na Região, o máximo que fui pra esse lado fui até Caldas Novas. Conheci a Chapado do Guimarães e adorei, então to procurando as outras...

Vamos em Janeiro, de carro e com uma filha de 09 anos, acostumada às trilhas não muito radicais, então queria ver dicas de quais cochoeiras tem acesso um pouco mais fácil, quais cidades da região vale a pena visitar e se tiver também dicas de hospedagem simples, mas legal (BBB).

Valeu!!

Postado
  • Membros

Oi Eliza,

A Chapada dos veadeiros, assim como a Chapada Dimantina é formada por alguns municipios que são. São João d Aliança, Alto Paraiso (são Jorge) Teresina de Goias e Cavalcante, bem como o Territorio Kalunga.

O Lugar mais visitado e mais estruturado é Alto Paraiso e seu Povoado São Jorge, onde fica a entrada do Parque Nacional. Se for sua primeira vez na Chapada e tiver poucos dias, recomendo você conheçer indo para são jorge

01) Almecegas Foto almecegas

02) Vale da Lua foto Vale da Lua

03) Morada do sol Foto http://www.flickr.com/photos/piresss/3100393992/

04) Loquinhas em Alto Paraiso Loquinhas

05) Salto de 120 e 80 120 http://www.flickr.com/photos/marinacvinhal/452989048/

em fim.. Lugares bons é que não faltara...

Para hospedagem, recomendo pousada das flores, tem em Alto Paraiso e São Jorge. Bem aconchegante ...

Qualquer coisa me ecsreva que te dou mais detalhes. Todos esses lugares que mencionei sua filha poderar ir com você sem maiores problemas, são passeios bem familia. ( Dentro do Parque Nacional tem os Saltos de 120 80 Carioquinhas e Canions, são caminhadas de aproximadamente 05 km com 1;30 de duração, porem bem facil)

weversonpa@hotmail.com

Abraços

Postado
  • Membros

Legal, valeu mesmo!!! Vou dar uma pesquisada e se tiver dúvidas escrevo.

Obrigada e um abraço!!

Eliza

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

Bom dia,

estou indo para a Chapada do Veadeiros... :D

queria conecer a sua opinião para escolher entre ir em São Jorge ou Cavalcante ?

qual das duas cidades você prefiriu e porque ?

obrigado

Sebastião

Postado
  • Membros

Fala Galera. Estarei indo com mais 4 amigos para a Chapada no dia 02/02 e saímos de lá para Brasília no dia 06/02. Andei pesquisando na internet dicas de pousadas e o que fazer mas não consegui definir um bom roteiro para cada um dos dias por não saber qto tempo leva cada passeio e quais seriam os fundamentais. Estaremos de carro e a princípio pretendemos nos hospedar em São Jorge(e fazer os passeios mais pertos) e depois nos hospedar em Alto Paraíso para fazer o mesmo. Abaixo o que consegui na internet com algumas dicas de localização, tempo de cada um e valor. Gostaria que alguém que já tenho feito os passeios opinasse e me ajudasse a montar meu roteiro. Teremos meio dia no dia 02/02 , 3 dias inteiros(de 3 a 5/02) e um pouco mais de meio dia no dia 06/02.

Desde já agradeço a força.

Obrigado.

Abraços.

FM (Fernando Marcos)

São Jorge:

PASSEIO 1: 11,5 Km - por volta de 3:30 de caminhada

- Cachoeira do Rio Preto - Parque

- Pedreira - Parque

- Salto I e II do Rio Preto - Parque

PASSEIO 2:

- Cachoeira Cariocas - Parque

- Canion 1 - Parque - 6km ida e volta

- Canion 2 - Parque - 10Km ida e volta

- Mirante São Jorge - 100m da portaria parque - 30 minutos - ver pór do sol

Entre as 2 cidades:

- Morro do Buracão - 20 km de Alto paraíso - 2,5 km pé difíceis - olhar guia - 3 horas

- Fazenda São Bento - 10 km carro Alto Paraiso. Reservar 3 horas

- Vale da Lua - 6 km carro São jorge - 1km pé - 3$ - Reservar 4 horas

- Salto do Rio Raizama - 5 km carro São jorge - 8km pé - Reservar 6 horas

- Cachoeira Morada do Sol - 9 km carro Sao Jorge - 1km pé - Reservar 2 horas

- Morro da Baleia - Parque - 20 km da entrada do parque - Diz que acesso não é permitido

Alto Paraiso:

- Cachoeira Rio Cristal - 7 km carro - 3$ - Reservar 1 hora

- Cachoeira Água Fria - 15 km carro - 6km pé - 50$ - Tem rapel de 40 e 90 metros. Reservar 6 horas

- Moinho

- Parque Solarion - 18 km carro - 3 km pé- 5$ - Reservar 4 horas

- Morro da Igrejinha - Parque - 10 km carro - Gruta - parece que n precisa ir no parque. Reservar 2 horas

Postado
  • Membros

Fala Galera. Estarei indo com mais 4 amigos para a Chapada no dia 02/02 e saímos de lá para Brasília no dia 06/02. Andei pesquisando na internet dicas de pousadas e o que fazer mas não consegui definir um bom roteiro para cada um dos dias por não saber qto tempo leva cada passeio e quais seriam os fundamentais. Estaremos de carro e a princípio pretendemos nos hospedar em São Jorge(e fazer os passeios mais pertos) e depois nos hospedar em Alto Paraíso para fazer o mesmo. Abaixo o que consegui na internet com algumas dicas de localização, tempo de cada um e valor. Gostaria que alguém que já tenho feito os passeios opinasse e me ajudasse a montar meu roteiro. Teremos meio dia no dia 02/02 , 3 dias inteiros(de 3 a 5/02) e um pouco mais de meio dia no dia 06/02.

Desde já agradeço a força.

Obrigado.

Abraços.

FM (Fernando Marcos)

São Jorge:

PASSEIO 1: 11,5 Km - por volta de 3:30 de caminhada

- Cachoeira do Rio Preto - Parque

- Pedreira - Parque

- Salto I e II do Rio Preto - Parque

PASSEIO 2:

- Cachoeira Cariocas - Parque

- Canion 1 - Parque - 6km ida e volta

- Canion 2 - Parque - 10Km ida e volta

- Mirante São Jorge - 100m da portaria parque - 30 minutos - ver pór do sol

Entre as 2 cidades:

- Morro do Buracão - 20 km de Alto paraíso - 2,5 km pé difíceis - olhar guia - 3 horas

- Fazenda São Bento - 10 km carro Alto Paraiso. Reservar 3 horas

- Vale da Lua - 6 km carro São jorge - 1km pé - 3$ - Reservar 4 horas

- Salto do Rio Raizama - 5 km carro São jorge - 8km pé - Reservar 6 horas

- Cachoeira Morada do Sol - 9 km carro Sao Jorge - 1km pé - Reservar 2 horas

- Morro da Baleia - Parque - 20 km da entrada do parque - Diz que acesso não é permitido

Alto Paraiso:

- Cachoeira Rio Cristal - 7 km carro - 3$ - Reservar 1 hora

- Cachoeira Água Fria - 15 km carro - 6km pé - 50$ - Tem rapel de 40 e 90 metros. Reservar 6 horas

- Moinho

- Parque Solarion - 18 km carro - 3 km pé- 5$ - Reservar 4 horas

- Morro da Igrejinha - Parque - 10 km carro - Gruta - parece que n precisa ir no parque. Reservar 2 horas

Postado
  • Membros

Oi Fernando, blz?

Chego dia 7 só... seu roteiro está bacana, já me ajudou a clarear um pouco o tempo...

Se esticar mais nos falamos por lá!

Obrigado e boa viagem!

Abraços

Postado
  • Membros

Pessoal,

Bom dia.

Como é meu primeiro post, gostaria de me apresentar.

Para situar, vivi minha toda minha vida no RS, porém a 6 anos resido em Brasília/DF.

Na época de adolescente, vivia as férias colegiais acampado lá pelas praias do Rio Grande do Sul, talvez inspirado nos meus pais que gostavam de uma aventura.

Só para ter uma idéia, meu pai em 1972 viajou conosco desde o Chui/RS até Fortaleza/CE em um fusquinha 1962, levamos 5 dias naquela aventura. Hoje não sei se teria tal coragem, não de fazer uma viagem longa, estou acostumado, mas com um carro de 10 anos e sem conforto nenhum, nem rádio AM decente tinha.

Depois disso, começamos a trabalhar, constituir família, e essas coisas vão ficando de lado, meio que em pausa, parece que é muito complicado, muita mão de obra...

Após "alguns" anos, a coisa começa a mudar de figura. Queremos nos afastar da muvuca e curtir uma aproximação com a natureza. Sair do ambiente urbano e se aventurar no meio do mato. Com os filhos criados, queremos inventar uma "bengala" para ter como passar o tempo, aí vem as pescarias, as viagens para rever os familiares etc.

Por muita sorte minha esposa gosta e faz questão de me acompanhar, seja em que lugar for, e se for para pegar uma estrada então...

Compramos uma tralha para acampar em locais onde não havia estrutura somente para pescaria, mas, por incrível que pareça, até hoje não tivemos oportunidade de estreá-la, mas com a chegada dos feriados de carnaval, já resolvemos que vamos literalmente montar a barraca.

Eu já estava com vontade de conhecer a Chapada dos Veadeiros antes de conhecer este fórum, agora então a vontade passou a ser obsessão.

Já havia conversado com colegas para um tour no próximo carnaval, e mesmo que não tenha companhia, iremos eu, minha esposa e filha.

Pretendemos acampar em São Jorge, em algum camping com uma boa infra-estrutura (em termos de chuveiro e banheiros). Sei que a época não é das mais favoráveis por causa das chuvas, porém vou consultar a meteorologia antes da empreitada. Se for chuvas esparsas, estamos lá.

Continuarei a acompanhar este tópico até para obter mais informações da Chapada.

Abraços

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Olá!!

Passei 15 dias de janeiro com meu namorado (o Vareja) na Chapada dos Veadeiros e foi fantástico!!!

Queria agradecer as infos que a galera daqui passou (em especial o Weverson)... foi de imensa ajuda!!

Não montamos o relato da trip ainda... uma hora sobra tempo para isso... =]

Mas já dá para deixar por aqui o que mais me impressionou...

Bom... dividimos os 15 dias entre São Jorge, Cavalcante e Alto Paraíso (nesta ordem mesmo)... atrações impressionantes existem nas três cidades... mas na minha opinião, Cavalcante marcou mais... ela tem algum diferencial que eu não sei definir... Não sei se a cidade é mais arrumadinha ou se foi porque tivemos a companhia de um guia muito gente boa (o Jurandir, o 'Crepman'... rsrs... mais uma boa dica do Weverson) ou porque aproveitamos mais os passeios pela ausência absoluta de outros turistas (cachoeiras deslumbrantes e exclusivas, que mais alguém pode querer??... hehehe)...

Época do ano:

Com relação à época do ano, tivemos muuuuita sorte. Isso porque não é uma época boa para ir para lá... chove muito e as cachoeiras ficam monstruosas, algumas não permitindo banhos... o risco de trombas d´água é constante... Mas, como eu disse, para a nossa sorte, tirando dois dias de chuva, no resto pegamos o tal do 'veranico' e foi só o sol do cerrado a pino todos os dias... ainda assim, perdemos alguns passeios para a chuva: Vale da Lua, Canion 1 e 2 (o 2 chegamos perto, mas a água começou a subir e saimos rapinho)... e perdemos alguns banhos de cachoeira também (Carioquinhas, a cachoeira de 80m, Raizama)... e um passeio ficou um pouco prejudicado pela cor da água (a Cachoeira de Santa Bárbara que é normalmente impressionante pelo azul de sua água, ficou marrom por causa da chuva)... mas não que a chuva tenha estragado esses passeios... alguns deles na verdade ficaram muito bonitos, uma beleza diferente, como a queda de 120m do parque, que ficou impressionante com tanta água... além disso, tivemos outra vantagem em ir para lá numa época não tão boa: o local estava vazio!!

De qualquer forma, vale à dica do pessoal local de ir para lá em Setembro... é a época que o cerrado fica florido e a água das cachoeiras mais limpas... até mesmo porque, como já disse, tivemos sorte... podíamos ter amargado 15 dias de chuvas por lá (que seria o normal e até esperado pela época)...

Hospedagem:

Em São Jorge, ficamos na Sucupira (albergue)... muito bom para conhecer outras pessoas e a Vânia (que cuida do local) é muito gentil...

Em Cavalcante ficamos na Manacá... o chalé é magnífico e a Martha (dona) é uma ótima companhia para uma conversa, além de servir um pãããããtcha café da manhã com várias delícias do cerrado... (e detalhe, isso tudo por apenas R$ 10,00 a mais por pessoa do que pagamos no albergue... se vale à pena? Cada centavo...)

Em Alto Paraíso ficamos na Beija-Flor... pousadinha simples mas muito arrumadinha, com um bom preço também... e acampamos uma noite no Vale do Macaquinho (em Alto Paraíso, procure o Fausto, dono do lugar e uma figura fantástica!!)

Passeios imperdíveis:

Em São Jorge: Cachoeira do Segredo, Cachoeira do Abismo/Janela (1 dia para cada passeio)...

Em Cavalcante: as cachoeiras do Rio da Prata (nota mil!!!), Ponte de Pedra, Santa Bárbara (mesmo sem o azul da água), cachoeira e canion Veredas (1 dia para cada passeio também)...

Em Alto Paraíso: cachoeiras do Rio dos Couros (vale passar 1 dia), Vale do Macaquinho (nota mil também!!! Ficamos um dia e 1/2!!)...

Alimentação:

Em São Jorge, nada de muito especial... comida 'normal'... uma ressalva para a tapiocaria que fica perto do Buritis (a dona é 'arretada'... rsrs)...

Em Cavalcante, imperdível é a creperia do Jurandir! Bem no centro, na praça... o crepe de carne de sol vai deixar saudades... rsrs... fora isso, tem a Roots, uma pizzaria que é point no local... Outro lugar show é o Bacupari, do Fábio... eles produzem bolos, geléias, pães e sucos com frutas do cerrado, além de ter fazer um trabalho incrível para a manutenção desse belo ecossistema... vale agendar a visita!

Em Alto Paraíso, a Matula do seu Waldomiro é tradicional e realmente muuuuito boa!!! Mas não abuse, a comida é forte e bem gordurosa (pode atrapalhar os planos de belas trilhas no dia seguinte... hehehehe)

Bom... acho que o básico é isto... fizemos outros passeios bons (Raizama, Vale Dourado, Sertão Zen e uma infinidade de cachoieiras)... mas eu preferi descrever o que realmente me faria (e fará) voltar para lá um dia...

Qualquer informação mais específica (guias, passeios, preços...), posto se alguém tiver interesse...

Mais uma vez, obrigada pelas dicas!!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.