Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Pico dos Marins

Postado
  • Membros

Pessoal,

Estive novamente nos Marins e queria deixar aqui um alerta para o pessoal que vai encarar essa "escalaminhada".

Infelizmente um cidadão passou pelo Marins algumas semanas atrás e teve a idéia de marcar a trilha com "totens" de tinta florescente amarela... Deixando aquelas pixações na montanha. E para piorar mais ainda a situação, existem marcações erradas levando quem não tem experiência na trilha a se perder.

Marcações:

otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_61065_OgAAALx_biRyzyqUTlUytzVsZqzSKWkWW0cPE4aSj1YDgfHSY8yM3RBlerQ15EzCtSxc2c3Pim4VHJJaovfqn_Y9kKoAm1T1UH1x__cYIz3e2TSVeaAADKY3g1x__1_.jpg

Foto por: Bruno SJC

Encontramos tanto na subida como na descida muita gente perdida, mais muita mesmo, então fica aqui o alerta. Quem não conhece bem a trilha, contrate um guia e evite o esforço desnecessário e perigo de se perder.

É isso ai pessoal, para quer for ao Marins muito cuidado e curta a aventura! ::otemo::

Grande Abraço,

Editado por Visitante

• Respostas 163
  • Visualizações 73k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• André Serrano
    André Serrano

Me causa muito espanto ler diversas mensagens de "montanhistas" perguntando se é seguro subir em dezembro, janeiro, fevereiro, etc... "Grupos" de "montanhistas" se dizendo experientes, pedindo check l

• Bruno Aires Bertolacini
    Bruno Aires Bertolacini

Pessoal, boa tarde. Vou subir o Marins agora em julho, alguém sabe o telefone do acampamento base? Quero dormir por lá na sexta feira é começar a trilha bem cedo no sabado!   Além do mais, tenho

• Na base tem uma pousada bem simples,  quarto simples compartilhado e um de casal,  com banho quente, sem wifi, $50 por pessoa com café da manhã e não paga estacionamento. Estacionamento  $20(pra quem

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

André...

Sua moto pode ser deixada no acampamento base (mediante a pagamento), onde todos deixam seus carros quando fazem a Travessia ou apenas um ataque ao Marins.

Atualmente está custando $20 p/ 24h, e a cada 24h adicionais + $10h.

;)

Postado
  • Membros

a quem pertence o Pico do Marins? é área de preservação pública ou é de dono particular?

Postado
  • Membros

O pico do Marins está na Serra da Mantiqueira, que por sua vez é uma Unidade de Conservação, chamada APA Mantiqueira, que começa lá em Sto Antônio do Pinhal e vai terminar pouco depois de Aiuruoca.

Veja nesse link os limites.

http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/kmz/apa_serra_da_mantiqueira.kml

E tudo que existe nesses limites está protegido por leis. E quem tem sitios ou fazendas dentro dos limites, é obrigado a seguir o que o ICMBIO determina.

Abcs

• 4 semanas depois...
Postado
  • Membros

Alguém sabe o que foi feito da corda fixa que tinha lá? Tive no Marins quarta e ela não tá mais lá. Será que foi o tempo que acabou com ela ou levaram mesmo? =/

• 7 meses depois...
Postado
  • Membros

Boa tarde rapaziada,

Eu estou pensando em subir o Marins no feriado da Páscoa, se o tempo favorecer durante a semana.

Alguém ja subiu nesse período e tem alguma ressalva?

Outro ponto, tem alguém cuidando do acampamento base? Tá tranquilo deixar o carro por lá?

Valew!!

Postado
  • Membros

Eu não indico subir o Marins nessa época.

As chances de pegar tempo fechado e chuva no topo são muito grandes.

Já passei por muito perrengue lá por causa disso.

Não vale a pena.

É só neblina e uma fina garoa que não acaba.

A não ser que vc pegue uma boa janela do tempo no feriado.

Boa sorte.

Qto ao Acampamento Base, pelo que eu sei, desde Abril do ano passado o local é administrado pelo Paulo e pela Márcia: (12) 99606-2531.

E-mail: m.m.novoseusados@gmail.com

Abcs

Postado
  • Membros

Augusto / Victor

Estive lá em outubro, bem, fiquei impressionado!

Alguém pintou novas marcas e a trilha esta muito, muito, muito bem marcada!

A nova administração do acampamento base eles disseram que MORAM lá, então, mesmo no verão, sempre terá alguém por lá.

Quanto ao clima, escute o Augusto. Tem que ter janela. Senão vc frita com o calor, não vê nada e ainda morre atingido por um raio...

Porém.... um comentário: fiz a pedra da mina, via Paiolinho em janeiro! Era outra montanha! Muitas cachoeirinhas, vários pontos de agua. Temperatura amena, não precisava levar blusas, e não sofri muito com o calor. Foi uma boa janela. Fazer uma marins-itagua, com agua no percurso deve ser outra coisa.

Para facilitar recomendo o link abaixo para previsão do tempo. O primeiro olhar é assustador, mas depois que você entende, percebe que a previsão de tempo desse site é bem vantajosa.

http://www.windguru.cz/pt/index.php?sc=401781

Postado
  • Membros

Estava seguindo a evolução das previsões para final de semana agora de Páscoa. Tá complicado decidir entre essa travessia e o Pico Paraná. Se as previsões estão certos, na sexta a tarde, e no sábado vai estar bastante nublado (ainda que as previsões estão cada vez melhores). No domingo parece que dará algumas vistas e quando entrar tormenta na tarde espero já estar voltando para casa. Eu somente tenho dúvidas sobre a navegação no sábado se a visibilidade está ruim. Tenho GPS com tracklog, descrição, mapa e bussola, mas nunca fizemos a trilha antes. Lí que é comparavel com Petro-Tere. Se for, acho que estaremos tranquilos para fazer. Alguma dica?

Postado
  • Membros
(...) Lí que é comparavel com Petro-Tere. Se for, acho que estaremos tranquilos para fazer. Alguma dica?

Como trekking, a subida no marins, já considerei por muito tempo o trekking mais difícil que já fiz, do ponto de vista de orientação. Talvez, o circuito Valivieso de Ushuaia seja mais difícil... os castores alagam trechos da trilha e tudo muda, cada um vai pra um lado, não existe caminho, é terrível....bom, a pior eu não sei é uma briga boa.

SF, Itatiaia, petere, enfim, ainda não conheci local mais desorientador que o Marins. A nova marcação de trilha e minha experiência de , sei lá, uma dúzia de subidas.... bem. Minha opnião atual mudou, mas eu mudei, a trilha mudou. Acho que para quem nunca foi, essa subidinha merece seu respeito.

Deixe a bussola e o mapa em casa, totalmente inútil. Tem GPS? Só ajuda se tiver bom senso... A precisão do GPS de 3m no melhor cenário pode te colocar em uma trilha paralela. O caminho é errado mas para direção correta, muito mais difícil de andar. Você acaba indo para a direção correta, onde você chega mais exausto e arranhado que se estivesse no caminho correto, mas chega lá.

Acredite, há pontos que tem uns 4 caminhos para se chegar no mesmo lugar e você realmente não sabe qual é o caminho correto e muitas vezes nem percebe que há outro caminho fácil paralelo e que vc esta no caminho mais difícil...

A boa noticia é que foi feito recentemente uma nova marcação e tudo ficou muito tranquilo.... ou não!

Isso eu vi no ano passado, todo um verão de sol e chuva aconteceu, poucas pessoas pela baixa temporada, o mato subiu.... a coisa pode estar difícil.

Agora, tudo explicado, vou resumir minha opnião. Acredito ser possível, mais difícil que petere e que você vai subir e descer sem ver paisagem nenhuma.

Pra fechar, eu mesmo pensava em fazer a travessia de marins itaguaré. Sei que: consigo e duvido que veja qualquer paisagem.

Então, eu não vou....

Postado
  • Membros

RLCIQ e Augusto,

Valeu pelas dicas e opiniões, desculpa demorar pra responder a mensagem, as notificações estavam desativadas!

Então, eu acho que Marins não vai rolar, eu to acompanhando a previsão desde o começo da semana e ta punk, bastante chuva e thunderstorm.

RLCIQ, obrigado pelo site de forecast, parece realmente assustador mais é facinho de entender e muito útil!

Vocês indicam algum pico mais de boa pra esse fds da Páscoa? To querendo fugir de Sampa pra pelo menos um bate e volta ou pernoitar de sexta pra sábado.

Eu cheguei a ver a Pedra da Macela, vocês conhecem? Acham que vale a pena pra acampar?

Abraços

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.