Ir para conteúdo

Bolívia - Morte no Downhill, Chacaltaya, Tiwanaku, Assalto y otras cosas más...


Posts Recomendados

  • Membros
Nada a ver o título deste tópico TSC-TSC

Fiz o DOWHILL esta semana, ES-PE-TA-CU-LAR !!!

Mas sinceramente, acho que os moderadores deveriam excluir este tópico ou fazerem com que o criador, Erick (sensacionalista nato) editar o título excluindo a palavra "Morte" ...

NÃO TEM MORTE COISA NENHUMA GALERA! tudo bem que é perigoso sim, no máximo vc vai levar um tombo ou dois, se não souber andar de bike direito ou for muito imprudente principalmente na parte de asfalto...mas é só não abusar, e mesmo que abuse muito na parte do cascalho, muito dificilmente o ciclista é jogado pra fora da estrada...

Um abraço!

Cara, vai da opinião de cada um. Se vc achou sensacionalista, é uma opinião sua. Quem está pesquisando para ir a esses países, assim como eu, não vai deixar de fazer a viagem por causa deste relato, até por que existem inúmeros aqui no site, e todos eles, inclusive este, falam muito bem do país e recomendam. No seu caso, que já foi e gostou do país, caberia melhor escrever o seu relato, a sua maneira, e não criticar quem tira um tempo para escrever. Além disso, ele explicou qual foi o motivo da morte, não sei se vc chegou a ler. Agora sugerir que o tópico seja excluído, discordo totalmente.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Muito bom seu relato. Vou para a Bolívia por 15 dias, fim de dezembro e começo de janeiro. Aguardando aki o restante do relato. Abraço.

Iai NeyZinho, na paz?

Mano, vc vai curtir o país, apesar de ser pobre e faltar infraestrutura em alguns aspectos tem um cultura marcante e é muito barato.

O que houve comigo foi um caso incomum (não vi nada parecido aqui no mochileiros), e a vida é muito curta pra não curtir né? (Tá, meu trocadilho foi uma droga, eu sei)

Joga a mochila nas costas e se manda pra lá. Mas na volta trás umas garrafas da cerveja Judas pra mim de presente! Eu aceito ::otemo::

E não esquece de montar o relato da sua viagem, ela ajuda muitas pessoas que (tipo eu) podem ter mais informações sobre locais e preços "atualizados".

E aí Erik, blza!?

Tudo certo, passagem comprada, viagem tomando forma !!

Quanto a cerva, vou ver se consigo, mas não garanto nada que vão chegar cheias... Sabe como é,viagem de volta, da aquela sede.....kkkkkk

Abraço !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Sábado - 21/06 - Copacabana

 

(o dia que eu não deveria ter levantado da cama)

 

Sabe aquele dia que tudo dá errado? Bem, foi assim que começou.

 

No meu roteiro iríamos até Copa fazer um bate e volta pq no dia seguinte iríamos ver a lutas das chollas, e na segunda iríamos até Arica (Chile) ficar 2 dias e visitar o Alberto que conhecemos no rolê do Paraguai no ano anterior, no fim não deu certo e vc vai descobrir agora.

 

Acordamos por volta das 8 e antes das 9 já estávamos pegando a van na rua do hostel pra ir até o cemitério, pagamos 1,50 bols e fomos esmagados no meio das cholas e dos locais numa vanzinha minuscula, ter quase 2 metros de altura e andar numa van dessa é difícil.

Chegando no cemitério compramos umas besteiras pra comer no caminho e por 30 bols pegamos uma van (outra apertada e bem velha) sentido Copa, depois de quase 3 horas borrando as calças por causa das imprudências do motorista (isso é muito comum lá, eles jogam o carro pra cima do outro e que se dane) chegamos a uma cidade que não lembro o nome, todos desceram e pegamos um barquinho e a van iria separada numa balsa, na boa? Vai de busão pra Copa, custa 50 Bols e sai do terminal, mais comodidade e segurança por pouca diferença de preço.

Chegando em Copa encontramos a Ana Caroline e o Gui que fizeram Downhill, Valle de La Luna e Chacaltaya conosco, depois de conversar um pouco fomos procurar um barco para ir a Isla del Sol, todos estavam vazios exceto um cacareco velho, nisso um tiozinho nos abordou e disse que tinha um barco que sairia em 10 minutos por 80 bol, eu li não lembro onde que este trajeto em média custa 30 ou 40 bols, então comecei a negociar dizendo que era um brasileiro pobre e se pagasse isso não ia almoçar, que queria pagar até 40 Bols e depois de muita discussão ele disse que tinha um barco por este preço, e que sairia naquele momento, que lindo!

Lindo nada, aquele velho safado queria cobrar a grana e pediu para esperarmos ali que ele ia chamar o cara do barco, eu disse que só pagaria no barco e não ia esperar nada, ele deveria levar a gente até o barco, bufando de raiva ele levou a gente até qual barco? Sim, o cacareco velho. Gente trambiqueira tem em qualquer país, então saiba lidar com a situação, eu falei que só pagaria na hora que o barco saísse e em questão de minutos os barcos próximos encheram e saíram restando somente nosso barco velho. Merda... Agora não havia escolha, era ficar lá e esperar. Provavelmente naquele momento alguns ônibus deveriam ter desembarcado por ali, os barcos encheram muito rápido e o que sobrou de pessoas foi pro nosso teco teco. Demorou muito pra sairmos, o velho queria encher o barco antes de sair e depois que uma galera começou a sair do barco ele aceitou ir embora, eu estava tão puto que paguei 25 Bols e disse que se ele quisesse eu tbm sairia do barco já que ele mentiu pra todos, resultado, demorou mais de uma hora pra chegar na Isla com aquele lixo navegando a toda calmaria.

Chegamos na Isla por volta das 2 da tarde, fomos andar um pouco e comer, para subir a Isla vc sofre, a vista é lindíssima, é um lugar incrível e vc só voltará a vida real depois de subir uns 10 metros e se sentir ofegante. Sofri pra subir, mas eu estava a menos de uma semana na parte alta da Bolívia, o corpo ainda não havia se adequado a altura, minha cabeça doía muito, provavelmente foi uma das piores dores de já tive. Mas também foi um dos lugares mais lindos que conheci até hoje.

IMG_0247.JPG.76a4b369385f7c9c271d199948caee94.JPG

IMG_0249.JPG.259042bd92521c4e690a225524c19782.JPG

IMG_0251.JPG.173c45515450d94791f3392393cd8ecf.JPG

IMG_0255.JPG.f6bd2c702e0ce1995e2342bc3202a3af.JPG

Você irá entender logo o motivo de eu só ter estas fotos.

Depois de sofrer pra subir o morro, paramos num restaurante lááááááá no alto e compramos 2 pizzas, sim, 2 pizzas grandes! Depois de devorar as pizzas e ficar com um sono daqueles começamos a andar e de repente veio o pensamento: Meu Deus, o barco pra voltar! Já era... O último sai ás 16 hs e chegamos lá embaixo ás 16:30, um cara disse que nos levaria por 400 bols até a península, um casal de espanhóis estava ali ao lado e entrou no rateio, mas o dono do barco disse que não diminuiria o valor e minha cabeça voltava a doer de forma absurda, ou seja, eu faria qualquer coisa pra voltar pro hostel, tomar um remédio e deitar. Eu estava me sentido da mesma forma que no dia do Chacaltaya, decidi pagar 150 Bols do meu bolso, o Roney e o casal de espanhóis pagaram 50 cada, eu só queria que a dor de cabeça parasse e nem me importei de ser extorquido (e olha que sou mão de vaca assumido hein), o cara viu os 300 Bols e não pensou: "Llevaré utds".

Porém... Como o dia tava todo cagado, a previsão era que piorasse, e assim foi, ele não nos levou até onde embarcamos, ele nos deixou num portinho e ali um táxi iria nos buscar e levar até Copa, e só depois que o taxista (um moleque de 15 anos) chegou pagamos o trambiqueiro. No caminho trocamos de táxi, entramos no carro do pai dele, foi então que o coroa super educado explicou: O filho pega os desavisados que são deixados no porto e leva até parte do caminho onde não tem fiscalização, o pai com outro carro busca e prossegue até a cidade, na volta a mesma coisa. Bem pensado da parte dele né? E os dois eram prudentes no volante, coisa não tão comum na Bolívia ::lol4::

Ele nos deixou um rua antes de onde os ônibus saíam sentido La Paz, pegamos um bus por 30 Bols e por volta das 21 ou 22 horas o busão para e o motorista grita: Final!

Foi uma gritaria doida, o cara parou no cemitério (eu já havia lido sobre isso) e o informado seria parar perto do terminal, pensei que fossem linchar o motorista pela mentira mas no final não deu em nada e foi uma confusão para pegar o táxi com aquele monte de turista que desembarcou do bus.

Por fim um táxi passou, dei sinal e fui entrar no banco da frente, o motorista disse que o banco estava molhado, e eu poderia ir no banco de trás, até aí nem me liguei e ficamos no banco de trás, informei a direção e ao parar num semáforo entrou um cara no banco da frente e uma mulher no banco de trás ao lado do Roney, foi tudo muito rápido, como eu já sabia do golpe do falso policial tentei abrir a minha porta e adivinha? Travada pelo motorista. Então o carro arrancou rumo a El Alto.

O "policial" se identificou e pediu documentos, passaporte, queria ver bens de valores se não eram contrabandeados, a conversa que ele sempre usou, eu disse que não tinha nada e se ele era policial que fossemos a delegacia resolver isso pq se não ele ia ter que arrancar minhas coisas na briga, o Roney não entendeu nada e eu disse que era o golpe do falso policial, quando ameaçamos ir pra cima dele ele sacou o revolver. Pensei: FDP!

Aí ele esculachou, a mulher ao lado do Roney foi pegando a mochila de ataque dele e o "policial" a minha junto com a cartucheira de perna, fiquei quieto e entreguei, se era um simulacro (arma de brinquedo) eu não sei, mas pela proximidade era perfeitamente uma arma de verdade. Aí vc pensa em várias opções:

- A mulher pode estar com uma faca e acertar o Roney se algo der errado

- A arma pode ser de verdade e o cara enfiar uma azeitona na minha testa

- O motorista que não se moveu o tempo inteiro poderia levar a gente pra algum lugar já que não era possível abrirmos a porta por dentro e não sou ninja pra sair pela janela tão rápido a ponto de ninguém me segurar

Nessa hora vc começa a pensar em várias alternativas pra se dar bem e chega a uma única conclusão. Perdi.

Em nenhum momento o taxista parou o carro, tudo foi feito com ele em movimento, minhas 2 câmeras (uma Canon T3 e uma simplesinha destas compradas no extra) estavam na mochila, eu por infelicidade do destino estava com minha doleira na cueca com TODO O MEU DINHEIRO, ele pediu para eu abaixar a calça e levantar minha blusa pq queria ver seu eu estava com a doleira que eu tanto negava carregar, e em seguida o mesmo com o Roney que por sorte só tinha uma câmera (com todas as fotos da viagem) um dinheiro na carteira e cartucheira, nisso eu aproveitei que não prestaram atenção em mim e como ando sempre com a carteira na frente da calça consegui enfiar ela na cueca e puxei a doleira pra barriga, quando o cara virou pra mim eu dei uma levantada no banco (a carteira escorregou pela barra da calça e ficou presa na bota sem sair) e eu puxei a doleira (junto com a blusa) a mulher enfiou a mão no meu bolso e acho uns dólares escondidos e bolivianos, eu disse que era tudo, logo depois ele jogou pra nós as mochilas vazias e as cartucheiras de perna e o carro parou numa rua sem iluminação nenhuma, apagou os faróis e a luz interna, pensei, já era, vão matar a gente, ele disse que ia me revistar e se achasse algo ia me matar ali mesmo, com calma nós saímos do carro e ele disse pra colocar a mão na cabeça e encostar o rosto na parede, ouvi a porta fechando e ouvi o barulho do carro disparando no meio da escuridão.

Minha primeira reação foi pergunta pro Roney se ele estava bem, graças a Deus estava, depois fui ver se meu plano de esconder a carteira deu certo, e deu! Tirei a bota e resgatei a carteira que ficou na canela, começamos a correr na direção oposta e chegamos numa rua com iluminação, vi que mina T3 já não era mais minha e fui procurar minha outra câmera que por sorte ele não pegou (ou não quis), estava enroladinha dentro do meu cachecol, continuamos andando e vendo o prejú, do Roney foi só a Câmera e uma grana, o meu foi uma grana que eu não sabia quanto era já que quase tudo estava salva comigo na doleira, meu RG, minha passagem de Bus pra voltar, minha carteirinha da febre amarela, enfim, eu estava muito puto.

Depois de caminhar peguntou a um senhor que estava mais assustado que nós onde havia uma base da policia ou onde eu poderia pegar um táxi pois nos roubaram, ele indicou onde estava a base policial do bairro, ao chegar expliquei ao policial que comunicou a delegacia de turistas o ocorrido, ele ficou na rua esperando um táxi passar, e quando um parou começou a explicar onde deveríamos ir e quanto faria já que fomos roubados, por 15 bols ele nos levou até o DP, mas antes o policial anotou a placa do carro, os documentos do motorista e por fim chegamos ao DP.

Lá tomamos um belo chá de cadeira (igual ao Brasil), eu expliquei o fato e queria fazer interrogatórios em diferentes salas, disse que o Roney não falava espanhol e eles não se entenderiam, por fim outro policial perguntou se reconheceríamos os ladrões, e fomos pro computador olhar, depois de milhares de fotos encontramos a foto do "policial", o mesmo nariz enorme e cabelo com entradas na lateral, e a mulher com cara de bolacha, o motorista ficamos na dúvida pois ele tinha traços indígenas muito acentuados e ficou difícil saber quem era ele em meio a tantos outros parecidos.

Ficamos um bom tempo no DP, fizemos o B.O. e no dia seguinte eu deveria ir na embaixada brasileira e pedir um documento para sair "legalmente" já que haviam roubado além do meu RG o permisso de entrada na Bolívia.

bo.jpg.17774927a1c2892f981f91f50694191c.jpg

Depois o Roney encontrou seus documentos e estes valores informados no B.O. são aproximados, já que eu não ia sacar minha doleira dentro do DP pra contar né? Naquele momento eu comecei a desconfiar de tudo e de todos, sem falar que estava muito, muito puto pq roubaram minha câmera.

Por fim pegamos um táxi (memorizei a placa antes de entrar) até o hostel e me veio na cabeça se a arma era de verdade, não arriscamos e fomos roubados, e se tentássemos? Daria tudo certo ou acabaríamos sendo levados para algum lugar e dariam um tiro na gente ou algo do tipo?

Até hoje permaneço com a dúvida, mas o que aconteceu não tem volta, pelo menos estou vivo. Até pq se eu abrisse a porta do carro e saísse rolando pela rua estilo 007 ainda sim haveriam 2 problemas: O Roney ainda estaria no carro sozinho com eles e sem falar espanhol se conseguisse sair de lá. E seria impossível eu correr no sentido oposto se até pra caminhar lá eu tinha dificuldades.

Enfim, ao menos estou aqui pra contar minha desgraça e com meus erros ajudar você mochileiro a saber as melhores formas de fazer as coisas.

 

Se vc pensa que o relato acabou está enganado, ainda fiquei na Bolívia por quase uma semana, mas não pq eu quis, vocês logo entenderão. ::tchann::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Nossa Erick, que tenso essas paradas.. Fiz quase a mesma viagem que vc, e eu achando meus B.Os tensos. Bom, o importante é ter voltado de lá com saúde, dinheiro depois recupera. Dá pra entender o trauma do amigo ai de cima que foi hospitalizado na Bolívia. Comparado aos seus, meus perrenguinhos foram nada.

 

A estrada da morte é com certeza muito perigosa. Eu mesmo levei dois "quase capotes", kkkk, quase bati num caminhão na estrada asfaltada, enfim. Muita gente fica com medo de fazer o passeio ou ir pra Bolívia por ser perigoso e tal, mas pra ter algum problema basta estar vivo... (que clichê, kk). Vc lembra que la pra Maio te pedi umas dicas pra ir pra São Paulo, que ia emendar com Ilhabela?? Pois é, algumas semanas antes da viagem comecei a ter uma dor na lombar que não passava nem fu.. mesmo assim ia pra essa viagem de teimoso.. Acabou que com medo de ter alguma complicação decidi ficar de repouso absoluto, só levantar pra ir ao banheiro... Resultado: arrumei uma trombose monster na perna inteira no auge dos meus 23 anos, e minha semana de férias que seria em Ilhabela foi no hospital internado. E olha que peguei onibus e trem na Bolívia de 17 horas cada e não deu nada, vai entender!!

 

De mais teimoso que sou, to de férias agora e espero viajar pra Ilhabela, como terei mais tempo agora, tô pensando em encaixar uma ida a Paraty/Trindade tb.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Repensando meu mochilão pra Bolívia em 3, 2, 1...

 

Que isso cara, relaxa, nosso amigo teve apenas um tremendo azar, todos os dias alguém posta algum relato sobre dias maravilhosos em terra Bolivianas !

 

 

hehehe, tô brincando Ricardo, ler o perrengues dos outros me dá mais vontade de ir! ::hahaha::

 

Mas que bad Erik, o que passaste aí é o pesadelo de qualquer mochileiro!

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...