Ir para conteúdo

São Joaquim e Urubici


Posts Recomendados

  • Membros

Grande Otávio, tudo certo?

 

A travessia Urubici-Bom Jardim que esta no decreto, nao e a mesma travessia que vai até o Laranjeiras. Lembro que a divisa entre os municípios fica no Morro da Igreja. Esta travessia que trata o decreto e a que eu estava guiando no feriado de corpus cristi.

O pessoal lá do canion e bem tranquilo quanto a visitação, mas entre eles e a primeira propriedade regularizada, tem alguns outros proprietário.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 323
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Decidi procurar infos sobre o PARNA d SJ é achei a seguinte pagina

http://www.icmbio.gov.br/portal/o-que-fazemos/visitacao/ucs-abertas-a-visitacao/196-parque-nacional-de-sao-joaquim

a qual informa que “... Exige-se guias credenciados para fazer trilhas dentro da Unidade. E a cidade de Urubici exige guia para entrada de ônibus no município ...”

 

Como essa informação confronta com o que é mencionado na portaria (texto abaixo), eu escrevi ao parque e perguntei qual é a correta.

“A contratação de condutores de visitantes é uma opção oferecida aos visitantes, não sendo

obrigatória em nenhuma atividade no Parque Nacional de São Joaquim, desde que atendidas as

normas e critérios estabelecidos nesta Portaria” FONTE: http://www.icmbio.gov.br/portal/images/Portaria85DOU27-07.pdf

 

Resposta do parque:

“Por incrível que pareça as duas informações estão corretas... Temos duas situações sobre a visitação no Parque, as trilhas podem ser feitas sem condutor, com autorização antecipada da administração da Unidade, porém a trilha da Pedra Furada somente pode ser feita com condutor, pois passa por dentro da Base da Aeronáutica e é um acordo com o Comando do DTCEA-MDI, para que os visitantes possam usufruir deste atrativo.

 

Não é tarefa da Aeronáutica controlar ou organizar o turismo, porém a área é de propriedade dela, e infelizmente já tivemos problemas com usuários no local, inclusive "atirando" nos radares, que são responsáveis pelo controle de mais de 4 mil voos dia, ou seja, tem uma importância ímpar para a segurança de milhares de passageiros. Como forma de assegurar o mínimo de interferência e haver sempre um responsável pelos visitantes. Assim, um acordo entre os envolvidos gerou esta sistemática para a Pedra Furada, ou assim, ou sem visitação.”

 

Acho que a informação do site é incompleta e a informação da portaria gera dúvidas, mas ela não deixa de ser correta, pois informa que as visitações no parque podem ser feitas sem guia e mediante autorização do parque. Entretanto a portaria também deixa claro que deve-se pedir permissão ao proprietário da área. No caso da trilha da Pedra Furada, qq visitante teria q pedir permissão p/ a aeronáutica que tem o direito de impedir a passagem ou impor regras como, por exemplo, exigir acompanhamento d guia, ou seja, não é uma imposição do parque, mas é uma imposição do dono da área em questão

 

Resposta coerente com a informação do Sérgio Graxaim.

Aliás Sérgio quem é esse do avatar? É vc?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Naomi,

 

Obrigado por corroborar com a minha informação. Por ser guia de turismo e porprietário de uma agência, temo em parecer tendencioso.

Quanto a foto, sou eu sim, esta foto foi feita durante uma travessia nos Campos de Santa Bárbara no inicio de Junho deste ano, e ao fundo é o rio Pelotas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
..............Quanto a foto, sou eu sim, esta foto foi feita durante uma travessia nos Campos de Santa Bárbara no inicio de Junho deste ano, e ao fundo é o rio Pelotas.

Pô Sergio, você podia fazer um relato dessa travessia, seria bem legal ver "pelo outro lado" com é fazer uma trilha com guia.

E bota umas fotos aí, pra ilustrar o tópico!!! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Olá Naomi,

Obrigado por corroborar com a minha informação. Por ser guia de turismo e porprietário de uma agência, temo em parecer tendencioso.

Quanto a foto, sou eu sim, esta foto foi feita durante uma travessia nos Campos de Santa Bárbara no inicio de Junho deste ano, e ao fundo é o rio Pelotas.

 

Sérgio,

 

Gosto das coisas bem esclarecidas, p/ deixar claro o q pode, o q não pode.

 

Não sou contra os serviços de guia, muito pelo contrario. Passamos 1 ótimo dia c/ vc e + 1 ótimo dia com o Dani. O Daniel tem 1 GPS, mas a gente usa + p/ registrar nossas trilhas do que para fazer uma trilha se baseando nela. Sou mais realista, o parque não tem infraestrutura p/ receber visitantes, quem não conhece a região, pode se perder ou no mínimo deixar passar algum ponto interessante por desconhecimento. Nós estávamos s/ carro tb, entao dependíamos de transporte p/ a trilha, juntou tudo.

 

Temos alguma noção, fazemos o básico. Por exemplo, fizemos Itaimbezinho e Fortaleza por conta própria, mas o Itaimbezinho tem centro d visitantes e o Fortaleza não tem a mesma estrutura, mas tem portaria e os funcionários orientam. Uma amiga alugou carro e a gente foi tranquilo. Em Cambará, tem placas indicando onde os parques ficam. A situação é bem diferente em Urubici.

 

Entretanto, tem gente q é + aventureiro e tem as manhas de se virar, então se quiser ir s/ guia, q vá feliz! (desde que seja permitido pelo parque e pelos proprietarios)

 

independente d ir c/ ou s/ guia, tem q ter responsabilidade e respeito, pela natureza, pelos outros trilheiros, etc.

 

P.S.: Eu nunca ia te reconhecer pelo avatar, se não fosse pela assinatura...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Pessoal!

 

Pô Sergio, você podia fazer um relato dessa travessia, seria bem legal ver "pelo outro lado" com é fazer uma trilha com guia.

E bota umas fotos aí, pra ilustrar o tópico!!! ::otemo::

 

X 2 - Sérgio! Seria ótimo!

 

 

[...] Por ser guia de turismo e porprietário de uma agência, temo em parecer tendencioso.

[...]

 

Fique frio Sérgio! Aliás, creio que a melhor receita para eliminar qualquer suspeita disso seja mesmo participar aqui e discutir...

 

 

A trilha para a pedra furada, por ser dentro de área militar, a Aeronáutica somente permite a sua realização se for acompanhada pelo condutor de visitantes. Inclusive neste ultimo feriado eles abordaram um pessoal que estava sem o guia e os encaminharam para a sede do ICMBio o qual procedeu com a autuação.[...]

 

Exatamente! E o pessoal que foi abordado no feriado de 7/set fazendo "por conta" a Trilha da Pedra Furada era de Curitiba, conhecidos meus inclusive. E olhe que já estavam avisados... Na verdade foram 'vítimas', de certa forma, da confusão gerada pela informação conflitante entre a recente Portaria (que dispensou a 'obrigatoriedade' de guias) e as informações "corretas". Como disse a Naomi, este conflito de informação gera dúvidas no pessoal, o que acaba dando nisso. ::putz::

 

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Exatamente! E o pessoal que foi abordado no feriado de 7/set fazendo "por conta" a Trilha da Pedra Furada era de Curitiba, conhecidos meus inclusive. E olhe que já estavam avisados... Na verdade foram 'vítimas', de certa forma, da confusão gerada pela informação conflitante entre a recente Portaria (que dispensou a 'obrigatoriedade' de guias) e as informações "corretas". Como disse a Naomi, este conflito de informação gera dúvidas no pessoal, o que acaba dando nisso. ::putz::

Grande abraço!

 

mandei e-mail p/ o pessoal do parque. O Michel disse q ia verificar o conteudo do site. Ele nao falou nada em relação à portaria, mas suponho q seja mais dificil d alterar, um processo + burocratico. Mesmo por que a portaria nao esta errada, gera confusões talvez, mas nao errada. Poderia ser melhorada

 

qto + claras as informações, menores as chances d incidentes como esse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi Galera

Depois de ler todo o tópico e pesquisar muito cheguei em um roteiro final e gostaria da opioniao de voces:

Quinta: Saio de Caxias do Sul cedo e faço a serra do rio do rastro. Se der tempo visito cachoeira do Avencal nesse mesmo dia.

Sexta: Trilha do canion espraiado (a pé) e serra do Corvo Branco (de carro)

Sábado: Morro da Igreja com trilha da pedra furada (guia já contratado) + inscriçoes rupestres / mirante / igreja

Domingo: morro do campestre e arroio do engenho + volta pra casa.

 

To em duvida se dá tempo de fazer o espraiado + corvo branco no mesmo dia, porque nao sei quanto tempo é de trilha, só consegui ver que sao 9 Km, estou calculando +/- 6 horas de trilha. Para descer a serra sao 30 Km, estou calculando 1 hora pra ir e 1 hora pra voltar.

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi Deia,

 

vc estará d carro?

 

cachoeira do Avencal, inscriçoes rupestres e mirante ficam na mesma direção e sao perto uma da outra.

 

pelo q me informaram Trilha do canion espraiado é mto longa, vai o dia todo caminhando, não dá p/ fazer + nada nesse dia. Vc vai c/ guia?

A informação q eu tive (de guia de lá) é q são 28km (ida e volta), mas ao sei se tem uma versão + curta dessa trilha.

 

A Serra do Corvo Branco de carro é rápida, vc vai até o ponto do recorte da serra, desce um pouco no mirante. Se quiser dá p/ descer toda a estrada de carro. Dá p/ fazer trilha ali perto. Achei o visual bem legal.

 

A trilha da Pedra Furada vai pouco + de meio periodo, dá p/ encaixar um passeio rapido nesse dia. dá p/ por cachoeira do Avencal, inscriçoes rupestres e mirante nesse dia. A igreja tb é rapida e fica no centro, facil acesso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi Nanci!

 

Sim, vou estar de carro!

Vou ficar hospedada no albergue Rio Canoas, que é de onde parte a trilha pro espraiado, e sim, tem várias opçoes de trilhas, de um dia, dois, tres! Pretendo fazer com guia sim, o albergue tem uma agencia, provavelmente vou fechar com eles mesmo.

 

Mas gostei da tua sugestao, vou colocar o pacote do avencal no mesmo dia do trilha da pedra furada (5 horas de trilha) e reservar esse dia do espraiado só pra ele mesmo, porque é um dia bem cansativo.

 

E acho que vou fazer a Serra do Corvo Branco no dia que vier embora ou até no dia que eu chego, faço a serra do rio do rastro e a do corvo branco no mesmo dia.

Vou ver no google como fica melhor!

Obrigada!

 

Déia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...