Postado Setembro 14, 2012 13 anos Membros Grande Otávio, tudo certo? A travessia Urubici-Bom Jardim que esta no decreto, nao e a mesma travessia que vai até o Laranjeiras. Lembro que a divisa entre os municípios fica no Morro da Igreja. Esta travessia que trata o decreto e a que eu estava guiando no feriado de corpus cristi. O pessoal lá do canion e bem tranquilo quanto a visitação, mas entre eles e a primeira propriedade regularizada, tem alguns outros proprietário. Abraços
Postado Setembro 14, 2012 13 anos Membros Decidi procurar infos sobre o PARNA d SJ é achei a seguinte pagina http://www.icmbio.gov.br/portal/o-que-fazemos/visitacao/ucs-abertas-a-visitacao/196-parque-nacional-de-sao-joaquim a qual informa que “... Exige-se guias credenciados para fazer trilhas dentro da Unidade. E a cidade de Urubici exige guia para entrada de ônibus no município ...” Como essa informação confronta com o que é mencionado na portaria (texto abaixo), eu escrevi ao parque e perguntei qual é a correta. “A contratação de condutores de visitantes é uma opção oferecida aos visitantes, não sendo obrigatória em nenhuma atividade no Parque Nacional de São Joaquim, desde que atendidas as normas e critérios estabelecidos nesta Portaria” FONTE: http://www.icmbio.gov.br/portal/images/Portaria85DOU27-07.pdf Resposta do parque: “Por incrível que pareça as duas informações estão corretas... Temos duas situações sobre a visitação no Parque, as trilhas podem ser feitas sem condutor, com autorização antecipada da administração da Unidade, porém a trilha da Pedra Furada somente pode ser feita com condutor, pois passa por dentro da Base da Aeronáutica e é um acordo com o Comando do DTCEA-MDI, para que os visitantes possam usufruir deste atrativo. Não é tarefa da Aeronáutica controlar ou organizar o turismo, porém a área é de propriedade dela, e infelizmente já tivemos problemas com usuários no local, inclusive "atirando" nos radares, que são responsáveis pelo controle de mais de 4 mil voos dia, ou seja, tem uma importância ímpar para a segurança de milhares de passageiros. Como forma de assegurar o mínimo de interferência e haver sempre um responsável pelos visitantes. Assim, um acordo entre os envolvidos gerou esta sistemática para a Pedra Furada, ou assim, ou sem visitação.” Acho que a informação do site é incompleta e a informação da portaria gera dúvidas, mas ela não deixa de ser correta, pois informa que as visitações no parque podem ser feitas sem guia e mediante autorização do parque. Entretanto a portaria também deixa claro que deve-se pedir permissão ao proprietário da área. No caso da trilha da Pedra Furada, qq visitante teria q pedir permissão p/ a aeronáutica que tem o direito de impedir a passagem ou impor regras como, por exemplo, exigir acompanhamento d guia, ou seja, não é uma imposição do parque, mas é uma imposição do dono da área em questão Resposta coerente com a informação do Sérgio Graxaim. Aliás Sérgio quem é esse do avatar? É vc?
Postado Setembro 14, 2012 13 anos Membros Olá Naomi, Obrigado por corroborar com a minha informação. Por ser guia de turismo e porprietário de uma agência, temo em parecer tendencioso. Quanto a foto, sou eu sim, esta foto foi feita durante uma travessia nos Campos de Santa Bárbara no inicio de Junho deste ano, e ao fundo é o rio Pelotas.
Postado Setembro 14, 2012 13 anos Membros ..............Quanto a foto, sou eu sim, esta foto foi feita durante uma travessia nos Campos de Santa Bárbara no inicio de Junho deste ano, e ao fundo é o rio Pelotas. Pô Sergio, você podia fazer um relato dessa travessia, seria bem legal ver "pelo outro lado" com é fazer uma trilha com guia. E bota umas fotos aí, pra ilustrar o tópico!!!
Postado Setembro 17, 2012 13 anos Membros Olá Naomi,Obrigado por corroborar com a minha informação. Por ser guia de turismo e porprietário de uma agência, temo em parecer tendencioso. Quanto a foto, sou eu sim, esta foto foi feita durante uma travessia nos Campos de Santa Bárbara no inicio de Junho deste ano, e ao fundo é o rio Pelotas. Sérgio, Gosto das coisas bem esclarecidas, p/ deixar claro o q pode, o q não pode. Não sou contra os serviços de guia, muito pelo contrario. Passamos 1 ótimo dia c/ vc e + 1 ótimo dia com o Dani. O Daniel tem 1 GPS, mas a gente usa + p/ registrar nossas trilhas do que para fazer uma trilha se baseando nela. Sou mais realista, o parque não tem infraestrutura p/ receber visitantes, quem não conhece a região, pode se perder ou no mínimo deixar passar algum ponto interessante por desconhecimento. Nós estávamos s/ carro tb, entao dependíamos de transporte p/ a trilha, juntou tudo. Temos alguma noção, fazemos o básico. Por exemplo, fizemos Itaimbezinho e Fortaleza por conta própria, mas o Itaimbezinho tem centro d visitantes e o Fortaleza não tem a mesma estrutura, mas tem portaria e os funcionários orientam. Uma amiga alugou carro e a gente foi tranquilo. Em Cambará, tem placas indicando onde os parques ficam. A situação é bem diferente em Urubici. Entretanto, tem gente q é + aventureiro e tem as manhas de se virar, então se quiser ir s/ guia, q vá feliz! (desde que seja permitido pelo parque e pelos proprietarios) independente d ir c/ ou s/ guia, tem q ter responsabilidade e respeito, pela natureza, pelos outros trilheiros, etc. P.S.: Eu nunca ia te reconhecer pelo avatar, se não fosse pela assinatura...
Postado Setembro 17, 2012 13 anos Membros Olá Pessoal! Pô Sergio, você podia fazer um relato dessa travessia, seria bem legal ver "pelo outro lado" com é fazer uma trilha com guia. E bota umas fotos aí, pra ilustrar o tópico!!! X 2 - Sérgio! Seria ótimo! [...] Por ser guia de turismo e porprietário de uma agência, temo em parecer tendencioso.[...] Fique frio Sérgio! Aliás, creio que a melhor receita para eliminar qualquer suspeita disso seja mesmo participar aqui e discutir... A trilha para a pedra furada, por ser dentro de área militar, a Aeronáutica somente permite a sua realização se for acompanhada pelo condutor de visitantes. Inclusive neste ultimo feriado eles abordaram um pessoal que estava sem o guia e os encaminharam para a sede do ICMBio o qual procedeu com a autuação.[...] Exatamente! E o pessoal que foi abordado no feriado de 7/set fazendo "por conta" a Trilha da Pedra Furada era de Curitiba, conhecidos meus inclusive. E olhe que já estavam avisados... Na verdade foram 'vítimas', de certa forma, da confusão gerada pela informação conflitante entre a recente Portaria (que dispensou a 'obrigatoriedade' de guias) e as informações "corretas". Como disse a Naomi, este conflito de informação gera dúvidas no pessoal, o que acaba dando nisso. Grande abraço!
Postado Setembro 18, 2012 13 anos Membros Exatamente! E o pessoal que foi abordado no feriado de 7/set fazendo "por conta" a Trilha da Pedra Furada era de Curitiba, conhecidos meus inclusive. E olhe que já estavam avisados... Na verdade foram 'vítimas', de certa forma, da confusão gerada pela informação conflitante entre a recente Portaria (que dispensou a 'obrigatoriedade' de guias) e as informações "corretas". Como disse a Naomi, este conflito de informação gera dúvidas no pessoal, o que acaba dando nisso. Grande abraço! mandei e-mail p/ o pessoal do parque. O Michel disse q ia verificar o conteudo do site. Ele nao falou nada em relação à portaria, mas suponho q seja mais dificil d alterar, um processo + burocratico. Mesmo por que a portaria nao esta errada, gera confusões talvez, mas nao errada. Poderia ser melhorada qto + claras as informações, menores as chances d incidentes como esse.
Postado Setembro 18, 2012 13 anos Membros Oi Galera Depois de ler todo o tópico e pesquisar muito cheguei em um roteiro final e gostaria da opioniao de voces: Quinta: Saio de Caxias do Sul cedo e faço a serra do rio do rastro. Se der tempo visito cachoeira do Avencal nesse mesmo dia. Sexta: Trilha do canion espraiado (a pé) e serra do Corvo Branco (de carro) Sábado: Morro da Igreja com trilha da pedra furada (guia já contratado) + inscriçoes rupestres / mirante / igreja Domingo: morro do campestre e arroio do engenho + volta pra casa. To em duvida se dá tempo de fazer o espraiado + corvo branco no mesmo dia, porque nao sei quanto tempo é de trilha, só consegui ver que sao 9 Km, estou calculando +/- 6 horas de trilha. Para descer a serra sao 30 Km, estou calculando 1 hora pra ir e 1 hora pra voltar. Valeu!
Postado Setembro 18, 2012 13 anos Membros Oi Deia, vc estará d carro? cachoeira do Avencal, inscriçoes rupestres e mirante ficam na mesma direção e sao perto uma da outra. pelo q me informaram Trilha do canion espraiado é mto longa, vai o dia todo caminhando, não dá p/ fazer + nada nesse dia. Vc vai c/ guia? A informação q eu tive (de guia de lá) é q são 28km (ida e volta), mas ao sei se tem uma versão + curta dessa trilha. A Serra do Corvo Branco de carro é rápida, vc vai até o ponto do recorte da serra, desce um pouco no mirante. Se quiser dá p/ descer toda a estrada de carro. Dá p/ fazer trilha ali perto. Achei o visual bem legal. A trilha da Pedra Furada vai pouco + de meio periodo, dá p/ encaixar um passeio rapido nesse dia. dá p/ por cachoeira do Avencal, inscriçoes rupestres e mirante nesse dia. A igreja tb é rapida e fica no centro, facil acesso.
Postado Setembro 18, 2012 13 anos Membros Oi Nanci! Sim, vou estar de carro! Vou ficar hospedada no albergue Rio Canoas, que é de onde parte a trilha pro espraiado, e sim, tem várias opçoes de trilhas, de um dia, dois, tres! Pretendo fazer com guia sim, o albergue tem uma agencia, provavelmente vou fechar com eles mesmo. Mas gostei da tua sugestao, vou colocar o pacote do avencal no mesmo dia do trilha da pedra furada (5 horas de trilha) e reservar esse dia do espraiado só pra ele mesmo, porque é um dia bem cansativo. E acho que vou fazer a Serra do Corvo Branco no dia que vier embora ou até no dia que eu chego, faço a serra do rio do rastro e a do corvo branco no mesmo dia. Vou ver no google como fica melhor! Obrigada! Déia
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.