Ir para conteúdo

Chapada dos Guimarães


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal,

 

PRECISO URGENTE da ajuda de vcs.Estou indo sozinho no feriado de 1º de Maio, passarei 4 dias na chapada, pretendo 2 dias na Chap e 2 dias em Nobres, so q achei os preços do HOSTEL muito caros. Alguem vai nessa epoca??? Por enquanto estou sem hospedagem, sem nada.Se alguém tiver alguma solução para o meu problema....

Link para o comentário
  • 4 meses depois...
  • Membros

Aproveitando este canal, gostaria de contribuir com dicas da Chapada dos Guimarães e Pantanal.

 

O estado do Mato Grosso possui 03 ecossistemas distintos: Cerrado, Pantanal e Amazônia, e em 01 semana é possível conhecer 02 deles.

 

Logo ali perto de Cuiabá, 02 horas de vôo de São Paulo e 1h30min de Brasília, há 02 lugares interessantes para se conhecer.

 

Chapada dos Guimarães (Cerrado)

- Centro geodésico da América do Sul (equidistante dos oceanos) e a menos de 70 km de Cuiabá, encontra-se uma pequena cidade (em torno 17000 habitantes) com roteiros bem interessantes:

. Circuito de cachoeiras

. Parque Nacional Chapada dos Guimarães

. Caverna Aroe Jari e gruta da lagoa azul

. morro São Jerônimo

 

Todos os roteiros acima necessitam de guia credenciado. Como indicação, o guia Sérgio Pavão é bastante dinâmico e é bem instruído.

 

20120704150755.png

 

Um mínimo de 03 noites é necessário para se conhecer um pouco da região.

 

Como estadia, a pousada Villa Guimarães possui um custo-benefício muito bom!

http://www.pousadavillaguimaraes.com.br/

 

Maiores informações:

http://www.chapadadosguimaraes.tur.br/

 

 

Pantanal Norte (SESC Pantanal)

- Falar do pantanal norte tem que se falar do SESC Pantanal.

- Lá o SESC possui não só uma grande estrutura, mas também uma espécie de resort à beira do rio Cuiabá, e uma grande reserva ecológica e uma área de pesquisa

- Como o SESC Pantanal fica isolado e um pouco distante de qualquer cidade, os pacotes incluem transfer a partir do aeroporto e pensão completa.

- Passeios de barco pelo rio Cuiabá são os principais atrativos (uma espécie de safári fotográfico), e entre eles há passeios antes do nascer do sol, antes do por do sol e à noite (focagem noturna de animais e aves). [uma câmera com um bom zoom é essencial]

- Outros atrativos como trilha ecológica e passeio à cavalo estão na lista

 

No hotel há piscinas, sala de TV, sala de jogos, sala de cinema, quadra de vôlei de areia, campo de futebol, além de borboletário e insetário. Também há atrativos para crianças como casa de árvore.

 

Após a chegada ao SESC, é recomendado primeiramente visitar o Centro de Interpretação Ambiental (CIA), que trata-se de uma ótima área multimídia e interativa sobre os pantanais da região, a fauna e a flora.

http://www.sescpantanal.com.br/view.php?l=br&idc=16

 

Para o SESC, recomenda-se 04 noites e não mais que 06 dias.

 

att,

novoslugares

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Pessoal,

 

Estou pensando em ir pra Chapada dos Guimarães em Janeiro de 2013.

A ideia é ficar uns 4 ou 5 dias lá pelo dia 10/01. Depois ficar mais uns 4 ou 5 dias no sesc pantanal.

Como a chuva se comporta nessa época? Chove o dia inteiro ou são pancadas isoladas?

Quais são os lugares imperdíveis? Vi os abaixo na internet e fiquei muito interessado:

. Circuito de cachoeiras

. Parque Nacional Chapada dos Guimarães

. Caverna Aroe Jari e gruta da lagoa azul

. morro São Jerônimo

. Nobres - reserva Yaporã - tribo Bakairi

. Alto do Céu

Dá pra fazer em 4 ou 5 dias? Qual seria uma ordem mais prática pra faze-los?

 

Obrigado!!!!

Link para o comentário
  • Membros

Olá Marcelo,

Deixa ver se consigo te ajudar:

 

O circuito das Cachoeiras fica dentro do Parque Nacional da Chapada. São 7 no total, e além destas, você poderá conhecer mais algumas outras que ficam ao longo do Parque.

Obs.: essas cachoeiras ficam "atrás" da maior cachoeira da Chapada, chamada Véu de Noiva. A entrada neste circuito só é permitida com Guia, com horário agendado.

 

Caverna Aroe Jari e Lagoa Azul:

Linda, você vai gostar. Um pouco pra frente da cidade da Chapada, entrada também permitida só com guia. Fica dentro de uma fazenda.

 

Morro de São Jerônimo:

Escalada. Tem fôlego? Também só com guia.

 

Acredito que uns 4/5 dias entre Chapada e Nobres é suficiente, embora você corra o risco de conhecer as coisas "correndo".

 

Já no Sesc Pantanal, acho 4 dias muito. A não ser que sua idéia seja pescar, pescar, pescar e ah, pescar! Mas se a ideia for essa mesmo, se atente ao período da piracema. No mais, o hotel é bonito, mas não tem tantos atrativos assim.

 

Nobres:

Lugar muito bonito, mas fica há 160 km de Cuiabá, então, no mínimo dois dias, um pra você chegar, curtir alguns lugares e o outro pra voltar, na parte da tarde, por exemplo.

 

Chuvas:

O período todo do verão é chuvoso na região. Alguns dias são apenas pancadas de chuva, em outros chove o dia todo, em outros chove só de manhã e por aí vai.

 

É isso! :)

 

Beijoca,

Link para o comentário
  • Membros

Daliana,

 

Ajudou muito!

Pelo que estou pesquisando, tanto no fórum quanto em outros locais, mais ou menos pelo valor de 1 diária em pousada na Chapada, eu fico em um Hostel em Cuiabá + aluguel de carro.

Estou aguardando a cotação de uma guia que encontrei a recomendação aqui no fórum.

Depois de uns dias pesquisando, acho que ficarei 3 dias em Cuiabá e farei 2 coisas na Chapada: circuito das cachoeiras, e Caverna Aroe Jari e Lagoa Azul.

O que vc acha desse esquema Cuiabá-Chapada? É viável pela distância? É preciso mesmo alugar um carro?

Reservar 1 dia para circuito das cachoeiras e mais 1 dia para Caverna Aroe Jari e Lagoa Azul é suficiente?

Pelos relatos que li sobre Nobres, acho que ficará para uma próxima oportunidade.

 

Vc tem alguma outra forma de comunicação? Tipo Facebook, msn, sei lá. Como estou para fechar a viagem nos próximos dias, queria saber se posso contar contigo pra me passar umas dicas...

 

meu FB www.facebook.com/marcelo.montilha

 

Bjs e tks pela ajuda!

Link para o comentário
  • Membros

Marcelo,

 

se for fazer o esquema Cuiabá-Chapada, precisa de um carro. Até poderia pegar um bus, mas vc não chegaria na Caverna Aroe Jari. De Cuiabá até Chapada, são 65 km. O circuito das cachoeiras fica um pouquinho antes da cidade, talvez uns 7 km antes.

 

E sim, reservar 1 dia pra cada um dos passeios que quer, é suficiente sim.

 

Pergunta: vc vai ficar 3 dias em Cuiabá e é nesse tempo que vc conhecerá chapada (nesses 2 dias)?

Pq se for isso, tudo bem, agora, se quiser ficar 5 dias por aqui (sendo 2 pra conhecer Chapada e 3 em Cuiabá cidade mesmo) eu aconselharia vc ir a Nobres! Ou Jaciara, que é uma cidade perto daqui, que tem esportes radicais. Cuiabá não tem muito o que ver de turismo, não.. a não ser as baladinhas à noite.

 

bjs,

Link para o comentário
  • Membros

Daliana,

 

Estou chegando a conclusão que ficarei apenas 1 dia em Cuiabá e usarei 2 dias para conhecer a Chapada. Isso porque a guia ainda não respondeu meu segundo e-mail (7 dias esperando), alugar um carro e bancar guia para passear mais que 2 dias vai ficar meio caro pra quem vai sozinho. Quanto ao SESC, também estou reduzindo os dias.

também conversei com uma amiga que já foi pra lá e disse que é assim tudo complicado mesmo.

Será? rsss

 

Eu queria fechar logo, para pelo menos conseguir um preço razoável nas passagens aéreas.

 

Bjs

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...