Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Um passeio no Paty

Postado
  • Membros

Segue um relato fotográfico de um trekking pelo vale do Paty, na Chapada Diamantina. Considerado por alguns, inclusive por mim, o mais bonito trekking do País. Peterê tb é muito bonito, mas perde na grandiosidade e na diversidade (o Paty tem gerais, caverna, canions, cachoeiras e quedas d’água altíssimas).

Fui convidado de última hora por 3 amigos. Desde 2003 não fazia este trekking. Foi um passeio de apenas 3 dias (07 a 09/01), subindo o Aleixo, indo para o Cachoeirão por cima, descendo para o Paty, casa do seu Wilson – 1ª noite, morro do Castelo (ou Lapinha), casa do Jóia (2º pernoite), ladeira do Império e descida para Andaraí.

Apesar de ser verão, tivemos sorte, apenas um pouco de chuva pela noite.

Subida do Aleixo, para os Gerais do Rio Preto.

otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_9059_DSC04904.jpg

Uma das várias quedas d'água do Cachoeirão.

otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_9059_DSC04920.jpg

Vista geral do canion do Cachoeirão. Ao fundo o vale do Paty. A pedra projetada, em formato de cabeça de tartaruga, fica em balanço sobre uma altura de mais de 300 m. Alguns loucos tiram foto na pontinha.

otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_9059_DSC04933.jpg

Morro do Castelo ou da Lapinha. A caverna fica a esquerda.

otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_9059_DSC04943.jpg

Seu Wilson peneirando café e sua esposa (D. Maria) pilando o café da roça. Este café é servido no café da manhã na Casa do seu Wilson. Ótima comida caseira!

otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_9059_DSC04951.jpg

Posto mais fotos em seguida.

• Respostas 30
  • Visualizações 9.1k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

Vista do vale do Calixto, em direção ao Paty, do outro lado da gruta do Morro do Castelo (saída do salão principal do gruta).

otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_9059_DSC04969.jpg

Morro do Castelo (reparem que no topo parecem torres de castelo) visto da Prefeitura.

otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_9059_DSC04981.jpg

Travessia do Rio Paty na ponte (perto da entrada do canion do Cachoeirão). Parte da amurrada desta ponte alta foi arrancada por tromba d'água. Se vc vê a altura da ponte em relação ao rio baixo, vc fica impressionado!! :shock:

otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_9059_DSC04989.jpg

Subindo a Ladeira do Império e deixando o Paty. Bom acordar cedo para pegar menos sol possível no juízo.

otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_9059_DSC04994.jpg

Vou procurar ir para o Paty com mais frequência, inda mais que agora tem uma trilha que prossegue até o Paraguaçu.

abs, Peter

Postado
  • Membros

Belas fotos, Peter! Ainda vou pro nordeste!

Postado
  • Autor
  • Membros

Vá mesmo Cacius! Não deixe de vir à Chapada e ao vale do Paty. O Sandro, que postou aqui, mal voltou do Paty e já está com saudades!

Abs, Peter

Postado
  • Membros

Peter

Lindas fotos!!! O trekking deve ter sido fantástico.

Aliás, a Chapada Diamantina é fantástica!!! Uma amiga minha voltou há pouco tempo de um trekking no Vale do Paty, me surpreendi com as fotos e a beleza do lugar.

Vamos ver se consigo me organizar e montar um roteiro para esse ano. O trabalho está me tomando muito tempo (ainda mais fora do país)!

Abraço

Edy

Postado
  • Membros

...

-Então Peter, cheguei ontem da Bahia, e realmente, Paty foi a trilha mais linda e completa que fiz na vida (Destaque em especial aos gerais do rio preto e vieira, bem como logo após a subida do Bomba, aquele capim fica fantástico sob o vento...).

Peguei um pouco de chuva, mas sempre a noite, e chuviscos pela manha... mas foi tudo de bom. Tinha queda d'água e cachoeira pipocando por tudo que é encosta de serra, o cachoeirão visto de seu Eduardo é fantástico! Mal cheguei e estou naquele misto de alegria e tristeza(saudades) do lugar... pretendo voltar várias vezes...

Passei pela ponte de pedra, e como havia chovido muito na noite anterior, o rio Paty estava com muita, mas muita água mesmo.... passando por cima daquelas ´´pinguelas´´ de madeira feitas pelo seu Jóia...

No mais, quando estive em Igatu, conversei com o Seu Badega ( figuraça! é aquele da Gruna do Badega, lindo lugar também...) então, ele falou que reabriu a trilha que desce da Rampa do Cain para a trilha que margeia o Paraguaçu até o seu Joia. Próxima vez que for à Chapada vou fazer tal trilha...

::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

Postado
  • Autor
  • Membros

Beleza gente!

Ram, aquela pinguela do Jóia já é chata com pouca água, imagina com água rosnando abaixo e acima dela! Como vc fez para atravessar, teve de esperar a água baixar?

Quando for fazer o Paty até Igatu me avisa. Se puder fazemos juntos!

Poste as fotos da sua trip!!

Peter

Postado
  • Membros

...

-Então Peter, o seu Jóia é jóia mesmo!!!!!!!! Ele junto a seus filhos e amigos, nos ajudaram a atravessar, algumas cordas foram usadas, mas confesso que foi meio tenso, pois a correnteza estava muito forte, fiquei só imaginando como faria acaso caísse naquelas águas brancas. Mas foi ocorreu tudo bem. Legal foi que na tarde anterior, quando cheguei a casa do seu Jóia, me banhei no rio, que estava em seu volume normal. E na manhã seguinte foi impressionante comparar a diferença do nível de suas águas....

Voltarei a chapada mais vezes certamente... não sei se este ano ainda, pois dependo de esquema de férias de meu trabalho para fazer tais viagens, e meio do ano pretendo ir ao Monte Roraima.... mas retornarei a chapada o mais rápido possível, pois realmente amei aquele lugar, e quando estiver por lá, certamente entrarei em contato para fazermos Igatu-Paty...

::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

Postado
  • Autor
  • Membros

Ram:

Ram:

Curiosidade: quando vc fez a travessia do rio Paty pela pinguela?

Quando atravessei, 09/01, estava tranquilo mas não vou dizer que meus batimentos cardíacos estavam normais não. Com pouca água a queda é boa e as pedras tão lá embaixo esperando... Um dos amigos atravessou muito lentamente, bem receoso. Eu devia ter tirado uma foto das pinguelas para dar uma idéia ao pessoal que lesse o relato. Mas sempre que chegamos ao uma passagem mais difícil, a última coisa que a gente se lembra é de tirar fotos...

Cair então com mochila numa água enfurecida é brincadeira não...Tem que se livrar o mais rápido possível da mochila e se posicionar com os pés para frente, para não levar porrada na cabeça. A Mochila provavelmente vai parar no Paraguaçu e com um pouco de sorte vc vai encontrá-la na Baia de Todos os Santos, 500 KM distante!

ABs, Peter

Postado
  • Membros

...

-Quase que a gente se esbarra Peter...

Passei na Pinguela dia 07/01. Na noite do dia 06 para 0 dia 07 deu uma chuva muito forte no Paty, creio que chegaste a vê-la! Então no outro dia, o rio estava bastante revolto! Mas como a vazão deste aparenta ser considerável, creio que quando passaste o nível já devia ter baixado de um tanto.

Então, passamos sem as mochilas, o seu Jóia e companheiros que levaram elas, por insistência deles! O pessoal é muito prestativo mesmo, foi um dos moradores do Paty que mais gostei!

Pois é, cair em águas brancas pode ser perigoso mesmo, e é incrível como os canions da região possuem pedras enormes nos leitos de seus rios!

Acreditas que fui inventar de fazer fumaça por baixo, mas segui pelo canion do Capivara ( muito lindo), até pouco antes da cachoeira do palmital? fui pegar a trilha tradicional somente na altura do canion do corrego do muriçoca... estava com pouca água nesta época, (22 a 26 de dezembro). Foi bastante cansativo esta rota alternativa, mas muito lindo, com direito a encontro com um porco espinho!

Depois vou tentar escrever um relato....

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.