Ir para conteúdo

Os incríveis Lençóis Maranhenses


Posts Recomendados

  • Membros

Eu tinha muita vontade de conhecer os Lençóis Maranhenses desde muitos anos. Havia visto em um Globo Repórter. Hoje sei, que na época nem havia estradas para chegar lá, muito menos estrutura com pousadas e restaurantes. Então até algum tempo temia por ser um destino de muito perrengue. Não foi, pelo contrário, tudo estava perfeito. Viajamos minha esposa e eu. Voltamos muito cansados porque tem muita atividade em todos os dias, mas extremamente felizes por termos ido e visto este destino único.

            Em Barreirinhas que é a principal ponto de partida para os passeios, atualmente tem uma boa estrutura de pousadas e para alimentação, com razoável custo-benefício. Outro ponto é Santo Amaro que fica mais perto das dunas. Nós escolhemos começar por Barreirinhas, depois Atins e por fim Santo Amaro.

            Realizamos esta viagem na primeira semana de julho de 2018.     Chegamos a Barreirinhas vindo do Tocantins, porém o Google Maps e o Here conduziram-nos pelo caminho mais curto que foi pela BR 135 que vai por Vargem Grande, Urbano Santos e chegaria a Barreirinhas. Só que em Urbano Santos descobrimos que os últimos 100 Km não tinha asfalto e só passaria se fosse um 4x4. Então tivemos que retornar mais de 300 km e ir em direção a São Luís, passando por Itapecuru Mirim, Rosário seguindo até Barreirinhas. Quem vai de carro de São Luís não terá este problema.

            – Chegada pousada Toca dos Aventureiros em Barreirinhas a noite.

1º dia

Barreirinhas

-Sobrevôo nos lençóis, 7:00 da manhã. Empresa Voar. R$ 350,00 é melhor deixar reservado pela internet. http://voarfotografiaaerea.com.br/ Nos buscaram e deixaram na pousada.

-9:00h – circuito Lagoa Azul. R$ 80,00

-À tarde circuito Lagoa Bonita R$ 80,00

Pernoite em Barreirinhas Toca dos Aventureiros

 

2º dia

-Deixar o hotel em Barreirinhas

-8:00 - Passeio do rio Preguiças. R$ 80,00. Almoço em Caburé Combinar com a pousada em Atins de nos buscar no porto.

- Em Atins – No final da tarde 16:00h ver revoada dos guarás e os plânctons luminescentes. R$ 40,00. Não recomendo. Era um barquinho inseguro e navegar lá nos escuro na volta é perigoso. Os guarás passam voando muito alto e quase não se vê a cor. E os plânctons, desistimos porque estavamos muito cansados para esperar e inseguros com o retorno à noite naquele barco.

Pernoite em Atins Pousada Flamboyant

 

 3º dia

-Manhã: Lagoa Tropical e Lagoa da Água Azul – R$ 80

-Tarde: Lagoa da Capivara e das Sete Mulheres – R$ 70,00 (era a o programa, mas teve o jogo da seleção, aquele que perdemos e fomos desclassificados, então, nem passeio nem jogo).

 

Pernoite em Atins Pousada Flamboyant

 

4º dia

-Deixar o hotel em Atins

Pela manhã:

-Retornar para Barreirinhas às 5:00h da manhã (Toyota Bandeirantes)

-Ir para Santo Amaro. No meu caso fui de carro. Se não tem que procurar um transporte.

À tarde: Lagoa das Andorinhas e Gaivotas. R$ 60,00

Pernoite em Santo Amaro Pousada Paraíso

5º dia

-Manhã: Caminhada pelas Lagoas Emendadas

-Tarde: Lagoas América 1 e 2

Pernoite em Santo Amaro Pousada Paraíso

6º dia

-Dia inteiro:

            -Lagoa das Gaivotas e Betânia. R$ 80,00

Pernoite em Santo Amaro Pousada Paraíso

 

7º dia

– Viagem de retorno

Deixar a pousada em Santo Amaro

 

Dicas

-Não pense que é tudo igual. Que vendo uma ou duas lagoas basta. São milhares de lagoas de vários tamanhos e cores. Você não vai se cansar de querer ver mais e no fim, é sua escolha pessoal a mais bonita ou com a cor da água mais surreal.

-As lagoas estão em seu nível máximo nos meses de junho, julho e agosto. E o tempo é bom.

-Os preços acima são por pessoa.

-Leve dinheiro em espécie para pagar os passeios e algumas refeições.

-Se for ficar menos dias (até uns três), sugiro Santo Amaro que é bem próximo das dunas e lagoas.

-Reservamos as pousadas pelo Booking e deixamos os passeios reservados com antecedência via tudo via Whats App. É mais garantido reservar porque podem não ter pessoas para o passeio ou não haver vagas.

-Programe seus passeios. Porque se não fizer em um turno não há nada para fazer nas cidades. Bem, em Santo Amaro tem um rio para banho e Atins dá para fazer uma caminhada na beira mar que está cheio de placas para não nadar que é perigoso.

-Em Santo Amaro: O asfalto está chegando até a cidade estava faltando apenas 1 km e a ponte para atravessar o rio. Então tem que deixar o carro em um estacionamento pouco antes da cidade e combinar o traslado. Valor R$ 10 por pessoa. Deixei no do sr. Calmito.

-Os restaurantes encerram os pedidos as 21:00 horas, então tem que ir jantar cedo. As 22:00 já estão recolhendo tudo.

-Almoço no restaurante Sol de Amaro. A pizza deles é tipo hóstia, muito fina, que eu não gosto.

-Jantar Pousada Cajueiro

-Sorvete da Dona Marineide. Em frente ao restaurante Sol de Amaro.

-Em Barreirinhas: Os passeios costumam durar meio dia, logo você pode fazer dois por dia, mas é melhor deixar programado no hotel.

-Não deixe de fazer o sobrevoo. É uma experiência fantástica.

-Em Atins: Combinar com a pousada de buscar no “porto”, no final do passeio do rio Preguiças.

-Para regressar à Barreirinhas seu Arquimedes faz o trajeto de barco (voadeira) entre Atins e Barreirinhas (exceto sábados). Veja com a pousada os dias que ele faz. Eu fiz de Toyota Bandeirantes leva 3 horas com muito solavanco e desconforto, mas vale a experiência. Uma aventura.

 

            Adoramos esta viagem que superou muito as nossas expectativas. As pessoas nas pousadas são muito atenciosas e agilizaram para fazer os programas. É só deixar com eles a responsabilidade, que é tudo muito organizado, funciona bem mesmo. Em Santo Amaro os passeios são através de uma cooperativa que é de um funcionamento perfeito. Em Barreirinhas são empresas e tudo funciona maravilhosamente, com valores padronizados.

            Pretendemos retornar e fazer a travessia dos Lençóis Maranhenses que é uma caminhada de 3 dias partindo de Atins e chegando em Santo Amaro. Dormindo nos povoados no meio do parque. Este passeio tem de ser feito com um guia.

20180704_072254.jpg

20180708_145354.jpg

20180709_083223.jpg

  • Gostei! 2
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros
Em 13/09/2018 em 17:57, FlavioToc disse:

Pretendemos retornar e fazer a travessia dos Lençóis Maranhenses que é uma caminhada de 3 dias partindo de Atins e chegando em Santo Amaro. Dormindo nos povoados no meio do parque. Este passeio tem de ser feito com um guia.

Eu tb pretendo fazer essa travessia, deve ser lindo o céu a noite nos Lençois!

Link para o comentário
  • 3 meses depois...
  • Membros

Fala Flávio, blz?

Cara muito obrigado pelo seu relato.

Estou planejando de ir em julho para os lençóis maranhenses e sou de SP e pretendo ir de carro, nem pela "economia" nem nada, mas pela aventura mesmo hehehe.

Vi que você falou ali sobre um trecho que o maps te mandou por estrada de terra, vc estava saindo de onde?

Outra coisa, como é o trajeto de Barreirinhas para Santo Amaro? Dá pra fazer com carro 4x2 normal? Quanto tempo demora?

Quando vc deixou o carro no estacionamento em Santo Amaro, como e quanto custou para vc chegar até a pousada?

Pretendo passar 5 dias inteiros na região, quais passeios vc acha que são "dispensáveis"?

Estou querendo levar minha mãe, ela é mais idosa mas é super ativa e não tem limitação para se locomover, vc acha uma boa? Ou não seria legal? Algum passeio que não seria legal pra ela fazer?

Agradeço antecipadamente!

Link para o comentário
  • Membros

image.jpeg.8980bbe80ac48f002e6c4aedda1e169d.jpeg

Obrigado. Esta é a estrada correta, compare com a visualização do Google e altere. Ou seja não vá por Varzea Grande até Urbano Santos e sim em direção a São Luis. Sim para Santo Amaro tem asfalto novo e quando fui estava à 1 km da cidade e um rio para atravessar (de Toyota Bandeirantes) que custou esse traslado em torno de R$ 10, por pessoa. O estacionamento também era baratinho não precisa se preocupar.

Atins é dispensável principalmente com companhia idosa.

Todos os passeios são feitos em pick-ups com bancos, "pau-de-arara", os caminhos tem muitos solavancos mas dá até para meu pai que tem 86 anos. A principal limitação é ter frescuras que parece não ser o caso, pela disposição em ir contigo. O único mais difícil é o passeio da Lagoa Bonita que tem que subir uma duna de uns 30 metros de altura sendo o "corrimão" uma corda e se não subir não verá nada além de cajueiros pois esta duna separa a vegetação dos lençóis propriamente ditos. Então acho melhor pular este passeio.

Procure vir passando por Brasília ao invés de Goiânia, pois as estrada que cortam Goiás estão em péssimo estado. Moro no Tocantins e fui a Goiânia pelo Natal então tenho certeza desta informação. Por Brasília, veja no mapa  Alto Paraíso, Campos Belos, Arraias-TO, Natividade, Palmas, Miracema, Miranorte, então BR-153 em direção ao Maranhão. No Maranhão após Grajaú a estrada tem bastantes buracos. Qualquer dúvida será um prazer responder. Boa viagem e que desfrute bastante.

  • Gostei! 2
Link para o comentário
  • Membros
3 horas atrás, FlavioToc disse:

image.jpeg.8980bbe80ac48f002e6c4aedda1e169d.jpeg

Obrigado. Esta é a estrada correta, compare com a visualização do Google e altere. Ou seja não vá por Varzea Grande até Urbano Santos e sim em direção a São Luis. Sim para Santo Amaro tem asfalto novo e quando fui estava à 1 km da cidade e um rio para atravessar (de Toyota Bandeirantes) que custou esse traslado em torno de R$ 10, por pessoa. O estacionamento também era baratinho não precisa se preocupar.

Atins é dispensável principalmente com companhia idosa.

Todos os passeios são feitos em pick-ups com bancos, "pau-de-arara", os caminhos tem muitos solavancos mas dá até para meu pai que tem 86 anos. A principal limitação é ter frescuras que parece não ser o caso, pela disposição em ir contigo. O único mais difícil é o passeio da Lagoa Bonita que tem que subir uma duna de uns 30 metros de altura sendo o "corrimão" uma corda e se não subir não verá nada além de cajueiros pois esta duna separa a vegetação dos lençóis propriamente ditos. Então acho melhor pular este passeio.

Procure vir passando por Brasília ao invés de Goiânia, pois as estrada que cortam Goiás estão em péssimo estado. Moro no Tocantins e fui a Goiânia pelo Natal então tenho certeza desta informação. Por Brasília, veja no mapa  Alto Paraíso, Campos Belos, Arraias-TO, Natividade, Palmas, Miracema, Miranorte, então BR-153 em direção ao Maranhão. No Maranhão após Grajaú a estrada tem bastantes buracos. Qualquer dúvida será um prazer responder. Boa viagem e que desfrute bastante.

Flávio, muito obrigado.

Então só para ficar claro, deu DEVO pegar a BR 135 né? Pra sair sair na 402. Eu coloquei como destino final Santo Amaro, li que os passeios de lá são mais curtos, então, melhor pra minha mãe hehehe

Em 13/09/2018 em 17:57, FlavioToc disse:

Chegamos a Barreirinhas vindo do Tocantins, porém o Google Maps e o Here conduziram-nos pelo caminho mais curto que foi pela BR 135 que vai por Vargem Grande, Urbano Santos e chegaria a Barreirinhas. Só que em Urbano Santos descobrimos que os últimos 100 Km não tinha asfalto e só passaria se fosse um 4x4. Então tivemos que retornar mais de 300 km e ir em direção a São Luís, passando por Itapecuru Mirim, Rosário seguindo até Barreirinhas

Quando você disse essa parte, acho que você não quis dizer BR 135 né? Mas sim a MA 224 e 225 né? Porque foi por aí que o Maps me mandou, como você havia dito.

Mas já fiz a correção seguindo seu mapa.

Outra coisa, foi ótima sua dica, pois estou sando de SP e iria praticamente cortar Goiás inteiro, inclusive havia programado uma parada para descanso em Goiânia?

Ficaria assim:

image.png.730fd0ae8580b23fa3324b28a56a2e66.png

 

Passando por Brasília e depois disso sairia la em Miranorte na 153.

E Atkins é dispensável então? Iria colocar um dia de hospedagem lá, mas vou rever então.

 

3 horas atrás, FlavioToc disse:

um rio para atravessar (de Toyota Bandeirantes) que custou esse traslado em torno de R$ 10, por pessoa. O estacionamento também era baratinho não precisa se preocupar.

E o transporte funciona o dia inteiro? Pois pelos meus cálculos eu vou estar chegando lá pelo começo da noite.

Cara, muito obrigado novamente!

 

Link para o comentário
  • Membros

Sim é conforme tu entendeu "DEVO pegar a BR 135 né? Pra sair sair na 402." Vai passar pela entrada para Itapecuru Mirim (é uma referência local) e em Bacabeira largar a 135 e tomar a 402 sentido Rosário, Morros e finalmente Santo Amaro. Não se engane com o tempo devido as condições das estradas e passar por vários vilarejos no Maranhão, tem muitos quebra-molas e sem sinalização (CUIDADO). Tome por base que moro em Araguaína-TO e levei um dia e meio até Barreirinhas pela distância eu faria em um dia.

Sim o transporte funciona o dia inteiro.

Se hospedar-se em Brasília sugiro que pare no Núcleo Bandeirantes que é mais fácil o acesso para quem está passando. Além de ter tudo na mão ou seja restaurantes, bares, supermercados, tudo a poucos passos. E lá sugiro o Vida Plaza Hotel que tem um bom custo-benefício. O Núcleo é bem simples mas é um lugar relativamente seguro o que é bastante importante. Pode perguntar que respondo.

  • Gostei! 1
Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...