Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

• 0

Dúvidas 1º Mochilão - Bolívia e Peru(até Machu Picchu)

Pergunta

• Membros

Pessoal, estou programando um mochilão pra minha conclusão da graduação. To querendo ir no primeiro semestre do próximo ano.

To tendo dificuldade pois não sei por onde começar e o que devo ter exatamente organizado já.... Até agora vi muito comentário aqui e vídeos de relatos. Minha ideia é ir via terrestre e voltar de avião. 

Alguém pode me ajudar sobre Passagens(compro antes ou lá? as terrestres), Câmbio (troco lá ou antes ?), Seguro Saúde, Segurança na viagem (é perigoso fazer caminho por terra ? no Brasil eu sei que é ), reservas em Hostel ( faço todas antes de ir ?? é perigoso fazer online ? )... Ah, e relatos se possível pois acho que vou sozinho já que não encontrei ninguém pra ir mas to um pouco receoso em ir só.

Desde já, obrigado pessoal ! 

• Gostei! 2
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Posts Recomendados

• 0
  • Colaboradores

Bem vindo.

Passagens aéreas devem ser compradas antes da viagem para tentar encontrar com bons preços.

Cambio, leve real ou dólar, troque por lá quando precisar, leve um cartão de crédito/debito para emergência.

Segurança, mais fácil morrer em assalto aqui no Brasil que nestes dois países.

Não é necessário reservar nada antes, leve anotado ou salvo no celular as opções de hospedagens que pretende ficar, juntamente com seus endereços, preços, etc.

Vá sozinho e divirta-se, você encontrará inúmeras pessoas que assim como vocês estarão viajando sozinhas e fará amizades, aprenda um básico de espanhol, da até tempo de estudar muitoooo, vai lhe ajudar em tudo !

• Gostei! 2
Link para o post

• 0
  • Membros
14 horas atrás, Iago Nunes disse:

Pessoal, estou programando um mochilão pra minha conclusão da graduação. To querendo ir no primeiro semestre do próximo ano.

To tendo dificuldade pois não sei por onde começar e o que devo ter exatamente organizado já.... Até agora vi muito comentário aqui e vídeos de relatos. Minha ideia é ir via terrestre e voltar de avião. 

Alguém pode me ajudar sobre Passagens(compro antes ou lá? as terrestres), Câmbio (troco lá ou antes ?), Seguro Saúde, Segurança na viagem (é perigoso fazer caminho por terra ? no Brasil eu sei que é ), reservas em Hostel ( faço todas antes de ir ?? é perigoso fazer online ? )... Ah, e relatos se possível pois acho que vou sozinho já que não encontrei ninguém pra ir mas to um pouco receoso em ir só.

Desde já, obrigado pessoal ! 

Olá, vou tentar ajudar, incluindo o que você já leu em vários comentários.
As passagens terrestres, tanto no Brasil, como em um desses países que você pretende ir, compre na hora.

Seguro Viagem (Saúde), você é quase obrigado a fazer, é por sua segurança, esses seguros te garantem um hospital e vários outras ofertas, vou te passar o link do que uso sempre.
https://www.segurospromo.com.br?utm_medium=afiliado&pcrid=2059&utm_source=site-blog 

A Questão do câmbio, é sempre bom levar em dólar, tem as vantagens na hora do câmbio, caso não dê tempo de comprar dólar agora, leve em real mesmo, e vá trocando conforme for precisando, lembrando que em cidades pequenas, não tem como trocar o real, por esse motivo, lhe aconselho levar em dólares.

Segurança: Pode ficar tranquilo, pois se você sabe se virar com bandidos no Brasil, em todos esses 2 países, você se sentirá seguro, a sensação de segurança nesses países é tanta, que vais estranhar em um país mais pobre que o Brasil, ter uma segurança confiável.
Para passagens de avião, dê uma observada nesse link, geralmente tem boa promoções.

https://www.segurospromo.com.br?utm_medium=afiliado&pcrid=2059&utm_source=site-blog 

As estadias, você pode fazer bem antes, pois podes pagar com cartão de crédito. Vou te passar um link e já ganhas uma ou duas diárias.
https://www.airbnb.com.br/c/josehiltonp1?currency=BRL 

Vá com confiança, durante sua viagem, vais encontrar muitas pessoas que ficarão marcadas como amigos, uns você esquecerá logo, outros ficarão marcados para sempre. Vá com fé, quem sabe, se um dia nos encontraremos em qualquer lugar do mundo.

Link para o post
  • 0
  • Membros

Eu agradeço profundamente à todos que responderam ! Anotei os principais pontos e planejarei dessa forma ! Me incentivou mais ainda em fazer o mochilão mesmo que seja só ( pois tava com medo). 

Se puderem responder, o que vocês acham do percurso de ida para a Bolívia por terra pela cidade de Corumbá ? É de boa ? Alguma dica ? 

Eu achei uma passagem barata de onde eu moro, Uberlândia, até Santa Cruz del la Siera por um preço barato.. mas não sei se compensa.. o que acham ? 

Desde já obrigado novamente ! 

Link para o post
  • 0
  • Membros
1 minuto atrás, Iago Nunes disse:

Se puderem responder, o que vocês acham do percurso de ida para a Bolívia por terra pela cidade de Corumbá ? É de boa ? Alguma dica ? 

Eu achei uma passagem barata de onde eu moro, Uberlândia, até Santa Cruz del la Siera por um preço barato.. mas não sei se compensa.. o que acham ? 

Se a passagem aérea está com preço bom acho válido voce ir de avião pois assim economiza tempo. Indo por terra inevitavelmente voce terá gatos com passagens de ônibus, alimentaçao, alem do transporte até Santa Cruz.

Na melhor das hipóteses voce levará 2-3 dias até chegar em Santa Cruz indo de ônibus. Indo de avião voce poderia aproveitar esse tempo em outra cidade durante a viagem.

Link para o post
  • 0
  • Colaboradores
22 minutos atrás, Iago Nunes disse:

Ah, pessoal, qual a melhor época pra ir ? Alguma sugestão ? Alguém me falou hoje, por cima, que em janeiro não é muito bom mas não entendi o porquê.

Em janeiro chove muito lá no Peru, pode te atrapalhar, as vezes até fecham MP para visitas. 

• Gostei! 1
Link para o post
  • 0
  • Membros
24 minutos atrás, Iago Nunes disse:

Ah, pessoal, qual a melhor época pra ir ? Alguma sugestão ? Alguém me falou hoje, por cima, que em janeiro não é muito bom mas não entendi o porquê.

Bem, depende do que você ira querer ver. nos meses de junho, tem a  festa do Sol, o famoso Inti Raymi, diria até para você ir nessa data em Cusco. A festa em sí, já é linda, além da cidade ser maravilhos, tendo 90% de seus habitantes, "descendentes dos Incas", como eles dizem. Porém, leve roupas de frio, pois é um mês que o frio não perdoa. De Cusco a Olaytaitambo, vá de van e dessa cidade, tem alguns meios de transporte até Águas Calientes. Podes ir de micro ônibus ou em uma pequena trilha, até Machu Picchu. Eu não aguentei subir junto com o grupo, e ainda bem que um grupo que vinha atrás, deu para eu acompanhar,  ufaaaaaa. Tem caras que correm nas trilhas, eu figuei sem ar, mesmo com folhas de coca, bombom de coca e outros remédios. Acho que eu ainda estava fraco com os 3.500 mts de Cusco, mesmo descendo quase 1.000 mts.

• Gostei! 1
Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Conteúdo Similar

• Por Samu-kao
      Olá, tenho 21 anos e nunca viajei pra lugar nenhum, nem praia eu já fui. Essa ideia de viajar com uma mochila sem pressa para conhecer lugares, e adquirir experiência de mundo e de viagens, é algo que eu queria fazer, mas tenho 0% porcento de experiência, de qualquer coisa relacionado a viagens. Minha família não viaja, não vai a praia e nem sai pra conhecer lugares novos NUNCA. Também não conheço ninguém, ninguém que seja mochileiro.

Como eu posso adentrar nesse universo de viajar?

Ps: moro no rio de janeiro
    • Por Samu-kao
      Esse é minha primeira postagem.
      Quero fazer meu primeiro mochilão. Alguém mora em Nova Iguaçu para me dar dicas de roteiros?
    • Por jairosouza02
      Galera, gostaria de compartilhar com vcs algumas informações sobre minha trip roots. Pode ajudar vcs minha ideia era sair em grupo fiz uma grupo no whats com umas 10 pessoas. muito confirmaram no final só 3 foram.

Meu nome é Francisco, eu larguei trabalho, casa a porra toda e saí pelo mundo em 01 de Janeiro de 2019. Destino até onde a natureza quiser. Objetivo: aprender a prosperar do zero. Aprender novas habilidades e Conhecer novos lugares, culturas e pessoas. Meu estilo de viagem no começo era rápido, mas sem distino fixo vi que gastava muito dinheiro, então desacelerei ao ponto de passar mais de um ano em uma cidade, resultado ao invés de gastar dinheiro comecei a ganhar dinheiro, uma grande mudança.

Conheci: Brasil: lugares de Recife té o matogrosso do sul, não tanto porque no início tinha que me reunir com os parceiro de trip. Bolívia, Parte da Argentina, Parte da Bolívia e Paraguay.  Minha atual localização: Foz do Iguaçu

Próximos passos: outro mochilão roots pela América do Sul ou Europa agora em grande estilo porque ganhei muita experiência. 
      Quem se interessar manter contato comigo: me segue nos instagram: @chicoalhandra ou manda um email pra [email protected] - Quem sabe não rola uma nova parceria aí.

AGORAS AS DICAS:
      PARCEIROS - Arrume pessoas comprometidas com a causa ou vc termina ficando sozinho. Combinei sair em grupo com umas 10 pessoas, muitos confirmaram, no final só 3 foram comigo. Uma coisa que aprendi é que a estrada interage com você, novos parceiros surgem e alguns seguem outro caminho ou vc segue outro caminho. Mesmo se vocÊ sair sozinho encontra um parceiro pelo caminho. Saímos em 3, um segui conosco até meitade do caminho, depois ficamos só eu e uma menina brasileira que mora na espanha, depois encontramos um alemão em um trem e ele seguiu conosco, depois eu não pude continuar e a menina seguiu com ele, depois ela encontrou outros e seguiu com eles. conexões se formam e se desfazem o tempo todo. Isso é interessante e bom.

CARONA - Melhor lugar pra carona é posto de gasolina e restaurante de beira de estrada, Só caminhoneiros dão carona, em último caso tento carros pequenos. Dedo é furada, melhor forma é falar direto com o motorista e explicar a situação, minha primeira carona na vida consegui assim e foi na primeira tentativa. Em último caso se não for rota de caminhão uso dedo. Brasil é ótimo pra carona, dizem que argentina também, bolívia não rola eles cobram pela carona (mas bus é super barato lá).

LOCOMOÇÃO - Carona é o melhor, mas vá preparado que algumas vezes é preciso seguir a pé. Bike fiz 1000 km, mas é cansativo, melhor se preparar antes, e vc gasta muito dinheiro porquê para manter a energia é preciso comer bastante principalmente doces nutritivos tipo paçoca. Blablacar pode ser útil em emergência é mais barato que bus.

DORMIR - Melhor forma barraca que venha com capa de chuva é importante, usei uma básica, mas uma ou outra vez molhou tudo. Isolante é importante, não usei, mas dormi no chão duro cheio de pedras, é foda. Melhor lugar pra camping posto de casolina, praia, parques ou natureza no geral. No posto é só chegar de boa já no final da tarde, antes de tudo parar e analisar o ambiente, localizar o melhor lugar escondido e que não incomode o pessoal do posto. feito isso analisar os funcionários e localizar o frentista que parece ser mais de gente boa ou doideira é perguntar se naquele local ele acha que vc pode armar a barraca para descansar e sair logo cedo. Geralmente, conversando depois rola um banho free (eles custam entre 2 e 4 reais). Às vezes quando muit ocansado ou em lugar turístico me permiti uma ou duas diárias em hostel ou camping. Pra que quem trabalhar na cidade dá pra ficar de mensalista nesses lugares ou voluntariado.

COMIDA - É só pedir nos restaurantes perto do final do horário de almoço. Se vc não quiser esperar vai na cara de pau e pede às 12h que eles dão. É só dizer que não tem dinheiro. Ou pedir por uma sobra que não será vendida se for o caso de estar pedindo perto do final do almoço. Ambos funcionam, falar que viaja sem dinheiro não é bom. Se vc não conseguir no primeiro, no segundo vai. No começo eu esperava o final do almoço, mas aí minha amiga cansou um dia de esperar e começamos a pedir há qualquer hora daquele dia pra frente. Na época que eu viajei de carona eu comi melhor do qeu em casa, era churrasco todo dia.

BANHO - Aproveite cada oportunidade pq às vezes pode rolar um ou outro dia sem banho. Vale tudo: postos, rio, ducha nas praias, pedir pra nas pra os trabalhadores nas obras, carrafa pet de 2 ou 3L salva sua vida se achar uma toneira enche 2 delas e já rola um banho. Sempre carregue uma por carantia.

ÁGUA PRA BEBER - Só pedir nas casas ou pegar nas toneiras. Não levar cantil, o melhor é garrafa pet.

TRABALHO EM TROCA DE ACOMODAÇÃO - Muito bom, é só falar com o pessoal dos hosteis com antecedência, diz quando vc vai chegar na cidade. É uma ótima opção vc tem uma casa, comida e roupa lavada em troca de algumas horas de trabalho limpando piso, banheiro, atendendo hóspedes, arrumando cama. No Brasil também rola muito isso. também te dá uma oportunidade para aprender coisas novas, aprender novas linguas falando com a galera do hostel. Conhecer a cidade mais a fundo. Procurar trabalho, ganhar dinheiro fazendo sabe-se lá o q vcs inventarem.

DINHEIRO e GASTO - Querendo ou não vc precisa de dinheiro é bom levar o máximo que conseguir e não gastar com besteira, só com coisas essenciais. Não existe isso de viagem sem grana, se vc não levar vai ter arrumar um jeito de ganhar pelo caminho vale vender brigadeiro, bolo, sanduiche, água no sinal ou nas praças. Água mineral é bem rentável. Já subi em abacateiro catei um monte e levei pra vender na feira eu e um amigo fizemos 80 reais chegando tarde na feira. QUANTO MAIS LENTO VC VIAJAR MENOS DINHEIRO VC GASTA. Eu passei um ano em uma cidade e recuperei o dinheiro que gastei na viagem inteira.  Se algum de vc é designer gráfico dá pra ganhar uma grana viajando, também dá pra vender suas fotos da viagem, eu sei que dá porque recentemente estou desenvolvendo um projeto pra tentar ganhar algum dinheiro com isso e sei que funciona porque já começou a render alguma coisa. É pouco mas já garante uns almoços, ou uma diária de hospedagem.

EQUIPAMENTO: Não comprar nada além do essencial, vai só fazer peso e vc acaba largando pelo caminho porque não te serve de nada. Necessário barraca, mochila eu uso uma baratinha não é cargueira, ela é 40L acredito e expande pra 55 se eu não me engano, posso informar depois se alguém se interessar em saber, cabe minhas coisas quando expandida e normal posso usar como bagagem de mão pra avião (minha ideia era europa, por isso peguei ela, mas optei por america do sul). Bota é inútil e pesada, fui de chinelo de Recife em pernambuco até o Salar do Uyuni na bolívia, bike, carona, a pé. depois voltei pro brasil. O chinelo me serviu muito bem. É confortável. E como disse um mochileiro no youtube: É melhor entrar num restaurante com o pé levemente sujo de poeira do que fedendo a um chulé. Roupas nada de roupas especiais, só o básico e nessa vida andarilha MENOS É MAIS, se vc precisar de algo compra em bechó paga 5 reais por peça a medida que forem gastando. Um chapelão daquele de tecido tipo do exercito é útil o sol é foda. Talvez umas luvas pra braço daquelas de motoboy, são leves e não ocupam espaço. Nada de roupa de frio, isso se compra em brechó quando vc chega em um lugar frio. Panela leivei mas nunca usei, não precisa. Eu levaria um canivete daqueles com talheres e pronto lanterna USB me foi útil vc recarrega em qualquer lugar e ajuda nas caminhadas noturnas, tambem adptei ela pra usar na bike. Levei uma pequena caneca daquela de aluminio do exercito, usei muitas vezes mas não é tão necessario. Pretendo largar a panela e continuar só com a caneca. NADA DE LIVRO, COISA PEQUENA QUE ACUMULA PESO. Pra ler PDF no celular tá de bom tamanho.

NAVEGAÇÃO: baixem o app MAPS.ME e baixem os mapas offline, é melhor que google map e tem GPS se precisar. Ele nunca me deixou na mão.

O QUE APRENDI VIAJANDO: Comunicação, fazer dinheiro do zero, gerenciamento financeiro, profissão de recepcionista de hotel, inglês e espanhol (aprendi o básico em casa, e o resto no hotel falando com o povo).  E um par de habilidades de sobrevivência urbana.

Insta: @chicoalhandra
      email: [email protected]
    • Por rafaelmarques91
      Filme - South America, eyes on the mountains
      Gostaria de partilhar com vocês a nossa última grande viagem. Durante 1 mês, percorremos grande parte da cordilheira dos Andes, de mochila às costas. Desde o extremo  Sul do continente Americano, passamos pelo frio da Patagónia Argentina e Chilena, pela terra árida da Bolívia e pela Selva do Peru. 4 países onde a cultura Andina está sempre presente e onde varia a cada quilómetro. Sentimos que foi uma viagem enriquecedora e inspiradora. Foi difícil, marcante e inesquecível e decidimos reportar em vídeo, em modo locução. Espero que sirva para relembrar muitos de vocês ou até servir de inspiração para embarcar nesta viagem. 
      "percorrer a América do Sul mudou-me mais do que queria, eu já não sou eu, pelo menos já não sou o mesmo eu interior "Diário de uma motocicleta, Che Guevara 

• Por Hi.Loren
      Olá, galera!
      Vou sair de mochilão pelo BR e América do Sul (roteiro incerto), sem data para voltar, estou com pouco dinheiro mas dinheiro não é o mais importante, podemos fazer grana pelo caminho, pedir caronas, dormir em albergues, acampar, etc. Sem mordomias.
      Quero mesmo é aventurar em todas as adrenalinas que puder, me divertir muito, amo cachoeiras, praias, natureza no geral.
      Sou de Minas Gerais, será meu primeiro mochilão roots. Adoraria companhia de pessoas dispostas a viver uma experiência apaixonante.
      Sempre com respeito e responsabilidade.
      Bora?
  • Criar Novo...