Ir para conteúdo

Caminho Português de Santiago de Compostela


Posts Recomendados

  • Membros
8 horas atrás, joshilton disse:

Fantástico. Cada uma foto mais linda que a outra. Cara, estou viajando nessas fotos.

Essas dores que sentes, nem vai ser lembrado no final de tudo, só ficará de lembranças, as coisas boas que estão te acontecendo.

Essa senhora de 93 anos ..... tenho que ir, isso me dá mais forças.

Tô com uma inveja branca de você.

Vem embora agora! Me encontra em Pontevedra!!

  • Hahahaha! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
6 horas atrás, Eriendson disse:

Vem embora agora! Me encontra em Pontevedra!!

não dá, estou de saída para a Bolívia, agora dia 3 de maio.
Uma Trip pelo Chile, Bolívia e Peru, como te falei ante, em 2020 inicio as trips pela Europa, porém ainda não será a Caminhada a Compostela.

Tenho muito que aprender ainda, para encarar uma dessa.

Provavelmente lá para 2025 .... quem sabe.
Quero ver as fotos.

  • Gostei! 1
  • Hahahaha! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

8° dia de Peregrination

Redondela - Pontevedra

27/04/19

"A vida é a arte do encontro, embora haja tantos desencontros pela vida" Vinícius de Moraes

Meu bom dia se inicia no albergue Refuxio de la Jerezana, um hostel um pouco depois do centro de Redondela.
Por volta das 9h30 meu tênis começava a ganhar os primeiros metros rumo a Pontevedra.

Uma hora depois encontro amigos portugueses queridos que havia conhecido no dia que adentrei na Espanha, quando tomei aquela chuva em Portugal.
Daí seguimos o caminho todo juntos.
São eles o Manuel, a Carla, e a Paula.
Saímos da região de Redondela passando por uma ponte romana, de beleza indiscutível.
Passamos por um conhecido lugar do caminho onde há um ESPIGUEIRO, onde há centenas de anos se estocam comida, e se notar na foto a base dele está em pedras circulares para que os ratos e os primos deles não subam e acessem o espigueiro.

Acessamos caminhos bem dentro da mata muito bonitos, até que determinado momento paramos em uma pequena igreja onde havia um violeiro na frente, onde posto até o vídeo pra vocês apreciarem. Lá tiramos fotos, carimbamos a credencial que tá ficando bonita, e continuamos a boa peregrinação.
Nesse dia fizemos um caminho muito bonito, a natureza na sua forma mais bela com pássaros, patos, fontes de água, plantas de diversas cores e tipos. Chegamos em Pontevedra. Ainda fomos ao albergue público, não para passar a noite mas para carimbar. Lá estava tendo massagens a preços voluntários. É claro que ficamos lá esperando a nossa vez, e recebemos. Quarenta minutos de massagem não é a maravilha do universo mas revitaliza bastante. Antes disso almoçamos num restaurante chamado CASA DE PEDRA. Costelinhas assadas. Foi uma boa recompensa pro dia.
Hasta mañana!

IMG_20190427_100550980.jpg

IMG_20190427_104440588.jpg

IMG_20190427_105619210_HDR.jpg

IMG-20190427-WA0084.jpg

IMG_20190427_104349362.jpg

IMG_20190427_165316740.jpg

IMG_20190427_200907556.jpg

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@Eriendson, vi o chapéu desse músico, tu fez um pequeno depósito ? kkkkkkkk.
Cara, eu viajo nessa tua caminhada, acredito por ser fotógrafo, tenho essa facilidade de me sentir no local, como se estivesse lendo um livro.

Sera legal, no fim da caminhada, chegando em vossa casa, escrever um livro, um diário a Santiago de Compostela, pois escreves bem, detalhas e posta fotos. Tenta fazer um livro.
Tem pessoas aqui, que dão cada detalhe, cada ajuda, que daria um livro.
Então tu aproveitas o que já escrevestes e faz um livro guia.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
1 hora atrás, joshilton disse:

@Eriendson, vi o chapéu desse músico, tu fez um pequeno depósito ? kkkkkkkk.
Cara, eu viajo nessa tua caminhada, acredito por ser fotógrafo, tenho essa facilidade de me sentir no local, como se estivesse lendo um livro.

Sera legal, no fim da caminhada, chegando em vossa casa, escrever um livro, um diário a Santiago de Compostela, pois escreves bem, detalhas e posta fotos. Tenta fazer um livro.
Tem pessoas aqui, que dão cada detalhe, cada ajuda, que daria um livro.
Então tu aproveitas o que já escrevestes e faz um livro guia.

Kkkkkkkkkkkkkkk

Obrigado pelas palavras.

Eu sou apenas um viajante. Deixo pro Paulo Coelho falar sobre a viagem.

Doei só umas moedas ao homem. 

  • Hahahaha! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

9° dia de Peregrinação

Pontevedra - Caldas de Reis
28/04/19

Há um livro conhecido entre os brasileiros do autor Paulo Coelho chamado Diário de um Mago, trata-se da viagem dele pelo Caminho de Santiago onde ele deveria na viagem (viagem mesmo!) encontrar sua espada e para esse intento deve passar por diversas provações, conhecendo seus limites e mantendo algumas tradições que lhe ensinam a manter a calma. Há um trecho no livro que diz: "O barco está mais seguro quando está no porto, mas não foi para isto que foram construídos os barcos."

Pois bem! Meu café da manhã foi na praça central de Pontevedra com os amigos portugueses. Lá mesmo no café se juntaram a eles amigas portuguesas também (a Soraia e a Linda). Ainda caminhamos juntos uns 3 km até que nossos destinos mudaram, pois eles iriam fazer um desvio na viagem deles que se chama VARIANTE ESPIRITUAL - um desvio no roteiro onde se passa por um outro lugar, e se soma mais 2 dias a viagem. Eu que já tenho tudo agendado (albergues, voos e datas) segui direto rumo a Calda de Reis. Nos despedimos! E sabe como são as despedidas: promessas que um dia nos encontraremos e agradecimentos pelos dias vividos, porque os barcos tem que seguirem.
(...)
Não sei que rua tomei que logo perdi a rota. Tive que andar pela margem da rodovia uns 4 a 5 km até que com ajuda me "encontrei".
Vale destacar que durante a sagrada viagem você encontra muitas pessoas e elas também encontram você. Independente da nacionalidade, independente de idade ou sexo algumas pessoas vão lhe tratar bem, outras mal vão lhe dirigir o olhar. E em muitas situações o sorriso vai quebrar a barreira do idioma. Bem parecido com a vida normal...
Na metade da minha jornada comecei a sentir dores fortes na coxa direita, que quando simplesmente tocava doía muito. Comecei a fazer paradas mais rigorosas pra colocar remédio (Voltarem gel) e outras paradas gelo. Já não me importava o horário que iria chegar, eu só queria chegar! Foi bem difícil! Mas ao final da tarde cheguei ao meu destino. Um hotel no centro de Caldas, quarto privado, TV, lavadora e secadora de roupas.
E esse meu dia termina em pizza - e só pra mim!!

Dicas importantes:

ÁGUA - Sempre encha nas fontes disponíveis no caminho. Tem muitas fontes, tem muitas quedas d'água. Ou se você for fresquinho compre sempre.
DESCANSOS - monitore com o cronômetro os seus intervalos. Muitas vezes (na verdade todas) vai chegar a hora do seu descanso e não haverá lugar adequado pra ficar. Se adapte!
PÉS - eu vi muitas bolhas, muitas mesmo! Não nos meus pés! Use fita, cremes, sempre no hotel faça a manutenção dos pés! Nas próxima paradas tire o sapato.
ROUPAS - Elas vão feder! Sem dúvidas! Não perca as oportunidades! Tem hosteis que fazem grátis, outras cobram 2 euros a lavagem. Outras não lavam! Te vira!

 

IMG_20190428_100402465_HDR.jpg

IMG_20190428_105823418.jpg

IMG_20190428_114424440.jpg

IMG_20190428_163215346.jpg

IMG_20190428_165747656.jpg

IMG_20190428_121807840.jpg

IMG_20190428_170238679.jpg

IMG_20190428_125418173.jpg

IMG_20190428_133310459.jpg

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fantástico relato. Continuo lendo de cabo a rabo.

Fotos incríveis. 

Sim, Paulo Coelho escreveu vários livros e entre um deles, o assunto é sobre essa caminhada, porém é muito espiritual, que não é meu forte kkkkkk.
Sou muito mais o seu relato.

  • Gostei! 1
  • Hahahaha! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

10° dia de Peregrinação

Caldas de Reis - Padron
29/04/19

O penúltimo dia

Você pode até querer, mas nunca estará só no caminho!
No início da jornada do dia tudo indicava que estaria sozinho, eu e meu fone de ouvido com as músicas que já começavam a se repetir. Daí a surpresa: encontro um casal de brasileiros nota 1000, a Vanessa e o Henrique "da Vanessa", e trilhamos os muitos kms do dia num ambiente de amizade sem igual.
O destaque do dia vai para um momento muito bonito do caminho: estávamos passando por uma vila próximo a uma escola daí fomos pegos de surpresa com as crianças do primário escondidas atrás do muro daí quando passamos eles gritaram "BOMM CAMINOOOO". Daí encostamos na cerca da escola (que era próximo a área de recreação deles - dos guris) e começamos um papo com o professor. Não lembro exatamente o nome dele, as vezes eu esqueço até o meu nome. E ele começou a contar que há uns anos atrás eles tinham um projeto na escola que convidavam os peregrinos para ir até a sala de aula, já que passa gente do mundo todo na frente da janela deles, seria uma forma de mostrar aos meninos o mundo lá fora de uma forma diferente.
Então ele conta 3 histórias, que vou citar aqui já que estou sem assunto.

- uma vez eles convidaram um homem que era da Lituânia, pra que ele contasse como é o seu país pras crianças. A surpresa era que o peregrino era engenheiro da NASA, e começou a mostrar aos meninos (na linguagem infantil, creio eu) como de construía um foguete para ir a lua.

Nessa região da Galícia 99% tem a pele branca. Daí não é comum as crianças verem negros. Um dia um africano foi convidado a falar sobre as guerras tribais que ainda existem no seu povo, do professor comenta que ficou receoso que as crianças de certa forma gerassem alguma rejeição com o africano, porque raramente elas tinham vistos. Até que uma criança se levanta e vai até ele e o abraça, daí as outras crianças repetem o gesto e todos se dão um abraço coletivo (FOTO POSTADA lá embaixo).

3ª o último caso pra não cansar meu leitor foi de uma jovem da LETÔNIA que foi falar do país dela, e ela ficou amiga do professor. Hoje são casados e tem uma filhinha de 3 anos - a Hanna.

O professor mantém uma página ativa no Facebook chamada RECUERDOS DE LA VENTANA, onde ele compartilha experiências e pessoas do mundo todo postam foto com a Vieira (a conchinha) e marcam a página.
Vale o ressalte: hoje não está sendo mais permitido. As famílias, a escola proibiu que pessoas de fora adentrem o ambiente com as crianças, por questões de segurança, etc.
Mas foi uma experiência linda do caminho.
Quase eu me emociono.... Quase.

A todos desculpas os erros de concordância, gramática e léxico causal. Eu vou pensando e escrevendo!

 

FB_IMG_1556683473768.jpg

IMG_20190429_122322770.jpg

IMG_20190429_154338309.jpg

IMG_20190429_115934335_BURST001.jpg

IMG_20190429_122221357.jpg

IMG_20190429_153925123.jpg

IMG_20190429_122844653_BURST001.jpg

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...