Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

7844 KM DE CARRO PELA ARGENTINA - 19 DIAS, 15 PROVÍNCIAS

Postado
  • Membros
  • Este é um post popular.

Salve turma, bão?

Eu estou devendo a parte do Egito no relato da Trip das Arábias, eu sei, e juro que pretendo terminar (atualização em 25/12: terminei kk)! Mas deixa eu aproveitar a euforia pós-férias pra tentar escrever sobre mais esta aventura na minha amada Argentina!

Vale lembrar que eu já fui pro noroeste da Argentina (Salta e Jujuy), mas eu quis voltar pq tem muita coisa que adoro nessa partinha do mundo! Além de conhecer vários outros lugares!

 

ROTEIRO (CIDADES DE ESTADIA)

Londrina > Guarapuava > Posadas > Santa Fé > Córdoba > Mendoza > Tinogasta > Cafayate > Purmamarca > Corrientes > Foz do Iguaçu > Londrina. Falo de cada hospedagem no decorrer do relato.

 

COM QUAL CARRO

De Versa! O nosso amado Gato Guerreiro. O mesmo que foi com a gente pro Atacama e até pra Bolívia em 2019. Só que em 2019 ele era um jovem vigoroso, agora já é um tipinho maduro que precisou de alguma atenção extra no caminho! Ele é manual, 1.6, 2018, saímos daqui com cerca de 74 mil km rodados, com revisão em dia e dois pneus novos.

 

DOCUMENTOS

Das pessoas: Passaporte/RG, carteira de motorista, PID (Gui entrou com passaporte e eu com RG) e seguro viagem. Como fui de carro não tive o benefício do seguro do cartão, então comprei o da Porto Seguro que foi o único que tinha cobertura para acidente de carro. Custou uns 400 e poucos reais pra duas pessoas por 20 dias.

Do carro: documento do carro IMPRESSO (baixe do app e imprima), carta verde (a nossa está inclusa no seguro do carro, nosso corretor me mandou e eu só imprimi), cobertura Mercosul para problemas do carro (tb inclusa no meu seguro), EXTINTOR DE INCENDIO (comprei), DOIS triângulos (eu já tinha) e SÓ.

NÃO LEVAMOS: cambão ou cabo de reboque (embora não seja uma má ideia ter), Kit de primeiros socorros (que tb não é ruim ter) nem nenhuma das outras lendas supostamente exigidas pela Argentina, como pano branco e colete e etc! Falo sobre nossa jornada com a polícia argentina no decorrer do relato!

 

ORÇAMENTO

Olha, eu não sei ainda! Talvez durante este relato eu descubra o custo total da viagem. Mas tá bom pa um caray viajar pela Argentina. Gasolina 2 reais, vinho 30% do valor que pagamos aqui, comida boa e barata em quase todos os lugares, pedágio de 1 real, artesanato, olha... eu fiz compra de material de limpeza antes de voltar!

O que não é barato são coisas que eles importam tb. E o que é absurdamente turístico como vcs vão ver em Mendoza!

 

CÂMBIO

Sem dúvida esse é o assunto que mais rende quando se trata de Argentina! E gente, pelamor, pesquisem, claro, mas façam o que for mais conveniente e cômodo pra vcs. Nem sempre uns centavos ou mesmo reais de economia valem o esforço.

Outra coisa é que o cenário econômico e político da Argentina está bastante instável. Então eu vou contar pra vcs como fiz na minha trip, mas pode ser que daqui um mês já esteja tudo diferente!

Opções de câmbio na Argentina: trocar dólar/real em casas de câmbio ou na rua, Western Union (bastante popular), cartões de contas multimoedas WISE/NOMAD, o pobi do seu cartão de crédito, fazer PIX pra alguém que aceite e receber em peso e um app de criptomoedas chamado BITSO.

Nós estávamos preparados pra usar TODAS as opções, mas não usamos WU apenas, não precisamos. Vamos para o que achamos mais e menos vantajoso.

MELHOR COTAÇÃO: bitso (pagamento eletrônico) e trocar dólar (pra ter pesos in cash)

Dolar: Nós já tínhamos dólares que sobrou da viagem do início do ano. Trocar na fronteira é bem ruim, quanto mais “pra dentro” melhor. Trocamos dólares numa farmácia em Cafayate (hauahauah), 1x700... mas na rua vc conseguia até 720. Eu acho meio arriscado e não quis. Um amigo pegou 1x730 em Tilcara! (Na fronteira: 1usd x 640).

Bitso*: Não vim aqui convencer ninguém a nada, usa quem quer. É um app de criptomoedas. Vc cria sua conta lá, manda reais em PIX, compra criptomoeda ou criptodolar e paga usado o QR Code do mercado pago. Onde aceita pagamento pelo QR Code do mercado pago, vc pode usar. Ao invés de vc abrir seu app do MP que nem funciona lá, vc abre seu bitso, escaneia e paga!

* tivemos um perrengue com esse tipo de pagamento hahauaha, vejam a parte de Mendoza.

Pra comprar o cripto dólar a cotação é a comercial, e pra pagar a conversão variou de 1usd pra 700 a 725 pesos. Achei bem prático e bom. Mas não deve ser sua única opção já que alguns lugares não aceitam. Usamos principalmente nos mercados, restaurantes e lojas de conveniências.

COTAÇÃO MEIA BOCA: Wise (pagamento eletrônico) e PIX pra pessoas aleatórias (pra ter pesos in cash)

A NOMAD tava com cotação um pouco pior pra aportar dólar quando o fiz, então aportei na WISE. A conversão média foi de 1usd pra 650 pesos.

No fim da viagem eu tinha real na minha conta do Brasil e não queria botar no Bitso pq os postos da rede YPF não aceitam pra combustível, aí resolvi trocar por PIX numa lojinha em Tilcara. Cotação ruinzinha (1 real pra 130 pesos – na WU tava 1 real pra 140 no dia, mas não tinha loja aberta onde eu tava).

COTAÇÃO RUIM: cartão de crédito normal

Abastecemos algumas vezes no nosso cartão. Cotação 1usd pra 600 pesos e ainda incide iof de  5,38%. Péssimo. Mas como a gasolina era 2 reais, pagar 3 ainda tá muito bom, kk!

 

Enfim, chega de conversa! BORA??

(CONTINUA)

Editado por Juliana Champi

  • Respostas 31
  • Visualizações 8.5k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

  • Juliana Champi
    Juliana Champi

    8 DE SETEMBRO DE 2023 (SEXTA): POSADAS > SANTA FÉ (Províncias de Missiones, Corrientes, Entre Rios e Santa Fé) As Províncias de Missiones, Entre Rios e Corrientes são famosas pela corrupç

  • Juliana Champi
    Juliana Champi

    10 DE SETEMBRO DE 2023 (DOMINGO): CÓRDOBA > MENDOZA Existem vários caminhos pra ir de Córdoba a Mendoza, mas eu escolhi o que teria as paisagens mais legais, rs, passando por toda a região de

  • Juliana Champi
    Juliana Champi

    6 DE SETEMBRO DE 2023 (QUARTA): LONDRINA > GUARAPUAVA Eram 4 da tarde em ponto quando eu entrei no estacionamento da empresa que meu marido trabalha para levá-lo pro seu salvo conduto de duas

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

6 DE SETEMBRO DE 2023 (QUARTA): LONDRINA > GUARAPUAVA

Eram 4 da tarde em ponto quando eu entrei no estacionamento da empresa que meu marido trabalha para levá-lo pro seu salvo conduto de duas semanas + feriado prolongado, haha! Nosso trecho foi curtinho por isso, ele trabalhou até as 16h, eu já estava de férias!

Guarapuava não estava exatamente no nosso caminho, mas a gente gosta da cidade e já adiantava 350km de estrada. No entanto, o principal motivo de termos ido até lá foi pra conhecer pessoalmente uma amiga virtual de anos que acabara de se mudar pro Paraná, e foi muuuuito legal!

Jantamos com a Mary e o Danilo, dormimos por lá e no outro dia cedinho partimos, tínhamos muito chão pela frente! Agradecimentos mais que especiais pros nossos amigos!

 

7 DE SETEMBRO DE 2023 (QUINTA): GUARAPUAVA > POSADAS

(A partir de agora, pra efeitos de compreensão, adote que 1000 pesos vale 8 reais.)

Saímos perto das 8h da manhã se não me engano, de Guarapuava, com destino a Posadas. Foram 12h de estrada (pra percorrer pouco mais de 600km) pq fizemos muitas paradas e tinha uma fronteira com fila no nosso caminho!

Ainda antes de sair do Brasil fizemos algumas paradinhas aleatórias, até que apareceu uma placa de “cratera de impacto do meteoro”  hahauaha, a gente foi ver, claro. Pegamos um desvio de uns 5km de estrada de terra (ida e volta) e fomo lá ver qual era dessa cratera!

O mirante foi recém inaugurado, fica na cidade de Coronel Vivida, e é bem ajeitadinho. Nada imperdível já que tem pasto dentro da cratera, mas uma paisagem bonita, explicações sobre o impacto que ali ocorreu e aqueles balanços infinitos instagramáveis HAHAUAHA

1.thumb.jpeg.d2e657f8bd8c100ae336fa9c90ee264a.jpeg

Valeu a parada!

Uma coisa importante a se destacar: abasteça antes de cruzar a fronteira! Sim, mesmo pagando o triplo do preço! Na Argentina a gasolina está muito barata para nós, aí nas regiões até não tão próximas assim da fronteira há limitação de abastecimento para carro brasileiro (geralmente no máximo 20L por carro) e longuíssimas filas. Não vale a pena!

Mas continuando! Acho que chegamos em Barracão/Dionísio Cerqueira, que cruza pra Argentina por Bernardo de Irigoyen, era hora do almoço, e ficamos cerca de 1h na fila pra entrar. Escolhemos entrar por aqui e não por Foz pq tivemos informações de que lá tava muito pior de fila!

Quando o policial da fronteira nos perguntou onde íamos disse que ia a Mendoza e Salta, então ele disse pra encostar o carro e ir até uma sala pra fazer a imigração. Quem só vai ali na cidade não registra nada, só entra.

Entregamos nossos documentos para o oficial (meu RG e passaporte do Gui) e acho que o documento do carro e carta verde. O cara botou lá as informações no sistema e disse que em até 48h ia chegar no meu email (que ele me pediu pra escrever) os comprovantes de entrada, e que estes deviam ser apresentados na saída. Ele tb disse que caso não chegasse, que eu tinha que entrar num site lá (eu anotei mas agora não acho) pra emitir esse comprovante. Ok!

SPOILER: não chegou nada. Uns 3 dias depois entramos no site, informamos o dia e o local de entrada e o registro do Gui tava lá, o meu não! Além de ter provavelmente anotado meu email errado, o cara tb deve ter digitado algum número do meu RG errado. E agora? Vai dar BO pra sair?

Consultei o pessoal de um grupo de wpp que o Marcelo (não consegui puxar o nome aqui, rs) indicou e eles falaram que eu poderia procurar um oficial de imigração onde eu estava pra atualizar o email e ver o que tinha rolado com meu cadastro, mas que eu só deveria fazer isso se eu estivesse muito curiosa pq não ia acontecer nada na hora de sair, hahauahauaha, e não aconteceu mesmo. Não procurei ninguém e absolutamente nada aconteceu, ninguém pediu o papel.

Perdemos um tempinho na cidade tb pra trocar uns dinheirinhos (cotação horrorosa, 1usd x 640 pesos, mas eu precisava pra eventuais pedágios) e comprar um chip de celular. Aqui vem outro ALERTA!

Compramos o chip de uma empresa chamada PERSONAL por 400 pesos (tinha gente vendendo por 2000 affe) numa lojinha qualquer, pois não localizamos nesta cidade nenhuma loja oficial de alguma empresa mais conhecida. Desta forma, a pessoa te dá o chip e vc se vira.

Colocamos o chip no celular do Gui, aí tinha que cadastrar e depois colocar “créditos”. Pois bem, pra cadastrar é OBRIGATÓRIO informar um documento de identificação... argentino! Voltei na loja e falei “moça, eu não sou argentina, como faz” e ela fez cara de “eita, verdade... vc não tem nenhum amigo aqui que possa te emprestar um documento” HAHAUAHA

Eu só não pedi pra ela registrar com o documento dela ou devolver meu dinheiro pq eu tinha esse amigo! Kkkk, obrigada Eze, nos comportamos bem com seus dados. Mas fiquem espertos com isso na hora de comprar a porra do chip!

Fizemos então o cadastro e uma recarga de 1000 pesos no celular, com esse crédito compramos um pacote de dados com ligações por uma merreca, coisa de 300 pesos tb, que duraria até 7 dias. A gente acabou consumindo mais dados que isso, por isso fomos “comprando” mais pacotes, e antes da viagem terminar tivemos que fazer mais uma recarga insignificante.

No total gastamos menos de 20 reais com a compra do chip e de vários planinhos de dados, e ainda sobrou dinheiro no chip.

Seguimos enfim pela Ruta 14 e atravessamos quase toda a Província de Missiones até Posadas, sua capital. A estrada era bem boa e quase sem movimento. Pegamos bastante chuva, e apenas um pedágio de 200 pesos.

Chegamos bem tarde no nosso “alojamento” e comemos alguma coisa comprada na estrada. Preferimos não sair pq estávamos cansados!

Nosso alojamento aqui foi o mais podre da viagem e não recomendo muito... mas foi o que achei de mais barato dentro de um padrão mínimo de exigência, rs! Não tava sujo, mas os colchões eram péssimos e a aparência do lugar tb era meio bagaçada demais!

https://www.airbnb.com.br/rooms/783113019990674202?source_impression_id=p3_1696025998_ZDXYCuji0MtC7pFo

A cidade me pareceu simpática (o pouco que vimos), ela faz fronteira com o Paraguai onde tem uma redução jesuítica das mais legais, mas não tivemos tempo de visitar.

Até agora nem parados por policiais fomos... mas nossa sorte ia mudar!

(CONTINUA)

Editado por Juliana Champi

Postado
  • Autor
  • Membros
  • Este é um post popular.

8 DE SETEMBRO DE 2023 (SEXTA): POSADAS > SANTA FÉ

(Províncias de Missiones, Corrientes, Entre Rios e Santa Fé)

As Províncias de Missiones, Entre Rios e Corrientes são famosas pela corrupção policial... nas outras é bem mais de boas! E tínhamos um trecho crítico neste dia.

Saímos de Posadas de manhã cedinho, nosso destino era a cidade de Santa Fé! Pra isso, íamos deixar Missiones, atravessar um pedaço de Corrientes e Entre Rios e entrar já na quarta província da trip: Santa Fé.

Abastecemos num YPF da estrada que não tinha a nafta super (a 95, mais barata – e isso ocorreu várias vezes na viagem), e acabamos botando a infinia (a 98). Deu 12.000 pesos (24L), que na wise consumiu 18.35 usd (cambio ruim de 1usd pra 653). Mais pra frente tomamos café, compramos alguma coisa de comer e água, ficou 2715 pesos (wise, 1usd pra 662 pesos).

Para Santa Fé, desde Posadas, se vc traça seu caminho pelo google ele vai te sugerir essa rota:

2.jpeg.10e32fd8655e055508231b7e956bb2f0.jpeg

Desvie da estrela!

Mas por este caminho vc passa por essa marcação de estrela, que é um posto policial maldito! Portanto desviamos antes pela estrada que contêm as marcações de coração, rs!

Pra não ter erro, siga descendo pela Ruta 14 mas bote a navegação pra ”Curuzu Cuatiá” que é o primeiro coração, e depois coloque “Canaditas” que aí ele te joga pela estrada “certa” sem ficar tentando te fazer voltar.

Mesmo com esse desvio, após deixarmos a Ruta 14 e pegar a Provincial 126, uma fiscalização conjunta da Caminera com a Guendarmeria nos parou, pediu pro Gui descer e abrir o porta malas. Estávamos na província de Corrientes.

Os caras meio que perguntaram o que a gente tinha nas malas... e o Gui respondeu o óbvio: roupas! Aí eles falaram mais umas coisas que eu não ouvi e o Gui não entendeu... e por fim perguntaram se o Gui tinha dinheiro para contribuir com a polícia HAHAUAHAUAHA... o Gui mandou um “muito pouco, ainda não consegui sacar”... e os caras nos liberaram sem problemas.

Então uma pausa aqui: fiquem muito espertos nestas 3 províncias, desviem do posto que indiquei no mapa, não deixem dinheiro junto com os documentos que vc em tese precisaria apresentar e finjam que não estão entendendo nada kkkkkk

Esses policiais não foram agressivos, não tentaram nos extorquir inventando coisas, eles só pediram um regalo e o Gui se saiu muito bem (até pq não era mentira) dizendo que não tinha!

A partir deste momento eu deixei a pastinha com as carteiras de motorista, documento do carro, PID e carta verde muito a mão, e sempre que estávamos passando por algum (raro) controle policial, eles viam a pastinha na mão e nem paravam. Mas não tivemos mais nenhum problema (nem este foi um problema na real).

Da última vez que dirigimos pela Argentina (2019) fomos parados um milhão de vezes, desta vez achei que o policiamento estava bem fraco, fomos parados mais algumas poucas vezes e só pediram a carteira de motorista do Gui. Ninguém pediu pra ver nada. Fomos parados duas vezes por outra instância de fiscalização (ministério dos transportes) que checavam a placa do carro, e uma vez no bafômetro, só!

CONTINUANDO. Abastecemos em Curuzu Cuatiá (8300 pesos – 27L, desta vez tinha a super), compramos mais umas comidinhas (2800 pesos) e durante todo o nosso caminho de hoje pegamos dois pedágios, um de 100 pesos e um de 300.

Numa parte deste desvio que pegamos em Curuzu andamos em estrada de terra/areia... e fizemos muitas paradas de observação da natureza. Não tinha ninguém, era um meio do nada, e a gente ama muito essa paz de estarmos sozinhos!

Chegamos em Santa Fé já era umas 19h30, foram 12h de estrada novamente. Ficamos na casa da Alejandra e ela é muito legal, embora tenhamos conversado pouco pq ela tinha compromisso e saiu! Recomendo este airbnb (casa compartilhada com ela, a dona, vc dorme num quarto e tem acesso a um banheiro que ela tb usa):

https://www.airbnb.com.br/rooms/31609635?source_impression_id=p3_1696032268_SyLSEXMSJHn%2BbC38

Estávamos cansados, mas era aniversário do Gui! Então fomos jantar num restaurante perto de casa muito fofo, meio chiquezinho (La Dominga Grill & Wine), comemos muito bem, tomamos um vinho que aqui no Brasil custa uns 200 reais no mercado, drinks, e a janta ficou em 15.750 pesos, menos de 120 reais! Te amo Argentina!

Demos um breve rolê digestivo pós janta e fomos pra casa descansar!

3.thumb.jpeg.2bee9e67cf31ee765820a5985055bb4f.jpeg

Santa Fé! :D

A cidade pareceu tranquila (pelo menos na parte que ficamos), tanto que a Alejandra deixava a porta destrancada. Mas a fama da cidade é de não ser tão tranquila assim.

 

9 DE SETEMBRO DE 2023 (SÁBADO): SANTA FÉ > CÓRDOBA

Deixamos Santa Fé e seguimos até Córdoba, capital da Província de mesmo nome (nossa quinta província). Foi um dia leve de estrada, coisa de 5h, o que nos permitiu dar um role por Córdoba!

Mas antes, vamos aos gastos da estrada: foram 500 pesos de pedágio no total, café da manhã (1400 pesos) e gasolina (9000 pesos pago pelo app bitso, 1usd x 697 pesos).

Tb passamos por alguns pontos em que paramos pq sim! Hahauaha

4.thumb.jpeg.4acef6c3cbd83cae806012eae2f8ad5a.jpeg

Essa avenida de uma cidade qualquer (Santiago Temple) tinha uma longa sequência de muitos personagens! Tem mais nos destaques do meu instagram @familia.mochileira

Bom, chegando em Córdoba nós almoçamos (9600 pesos), batemos perna pela cidade, fomos no mercado (5300 pesos) e jantamos fora (12900 pesos). A tarde, depois do almoço, acabamos deitando sobre uma pedra num parque da cidade, hahauaha, e dormimos. Acordei a beira de uma insolação PQP! Sem querer, mais tarde, tb fomos parar numa feira nerd gigante, foi bem engraçado!

PAUSA: neste momento estou escrevendo e ouvindo um jornal, o usd na Argentina hoje (29 de setembro) bateu 803 pesos! Queria voltar.

5.thumb.jpeg.27a8704093e50e347d7bcd29ef5d703a.jpeg

Rol}e em Córdoba!

Nossa hospedagem em Córdoba foi bem tranquila, o estacionamento era pago a parte mas ficava na frente do prédio, zero problemas.

https://www.airbnb.com.br/rooms/30564641?source_impression_id=p3_1696035273_HLt38%2FyF24c0n9V2

Fim desse dia! Vem aí MENDOZA!

(CONTINUA)

Editado por Juliana Champi

Postado
  • Membros

Santa Fé está sem bandidos atualmente?A cidade,e principalmente Rosário,eram consideradas as mais perigosas do país em 2020.

Que fez em Córdoba? Nada?Não me diga que perdeu a Manzana Jesuítica!

Postado
  • Autor
  • Membros
13 horas atrás, D FABIANO disse:

Santa Fé está sem bandidos atualmente?A cidade,e principalmente Rosário,eram consideradas as mais perigosas do país em 2020.

Que fez em Córdoba? Nada?Não me diga que perdeu a Manzana Jesuítica!

Então, sobre Santa Fé, andei numa pequena parte dela no fim das contas, e até editei meu comentário de que a cidade era tranquila pq fiquei muito pouco. Eu li sobre essa fama de ser perigosa, mas quando fui avaliar números, a cidade que moro (que considero meio tranquila pros padrões que temos) é igual... então achei que que tem um pouco daquela coisa de brasileiro achar as coisas dozotro perigoso sendo que mora no caos, rs!
A minha host me disse que ali onde estávamos era bem tranquilo e seguro, que eu podia caminhar a noite sem maiores problemas, e de fato achei a vizinhança tranquila.

Sobre Córdoba e a Manzana, passamos por ali até mas não programamos visitar. Primeiro pq não é um assunto pelo qual eu tenha muito interesse, sem contar que eu não tinha tempo suficiente pra visitar todo o complexo, preferimos andar pela cidade, pelas feiras e curtir sem compromisso!

Postado
  • Autor
  • Membros
7 minutos atrás, D FABIANO disse:

   @Juliana Champi Seu interesse eu nao sei qual é. O meu é política e história. 

Como não sabe? hahauaha eu sempre digo quando vc vem com essas histórias de cidades grandes que temos interesses opostos.

Na verdade quase tudo neste mundo me interessa, o que inclui demais política e história! Mas eu escolho bem o que quero priorizar em cada viagem... nessa não fiquei afim de nada de jesuíta, Pachamama tava me chamando! 😉

Editado por Juliana Champi

Postado
  • Membros

@Juliana Champi  Nem fale em Pachamama,me lembra a maldita Bolívia e tudo que passei lá na UTI há 10 anos. 

Falando sério, a universidade não funciona mais ali há anos.Lugar é só história mesmo. Córdoba é cidade grande, mas como falo aqui sempre, passei vários carnavais em Villa Carlos Paz,o último em 2020.

 

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.