Ir para conteúdo

Torres del Paine


chiconeto
Mensagem adicionada por Mochileiros.com

Tópico arquivo sobre Torres del Paine. Disponível apenas para leitura.

➡️ Clique aqui para acessar o tópico ativo sobre Torres del Paine
🏷️ Clique na tag Torres del Paine para encontrar todo o conteúdo relacionado ao destino.

Posts Recomendados

  • Membros

Ontem voltei para o Camping da ONG (que fica perto do Refúgio Torres) depois de subir três vezes do Chileno às Torres em 24h.

Estou morando aqui há duas semanas e o que eu traria, se fosse viajar hoje, seria:

 

- 1 calça para trekking

- 1 bermuda de corrida (daquelas bem curtas e leves)

- 2 camisetas dry-fit ou de futebol (sintéticas em geral, evitando algodão)

- 2 pares de meia

- 2 cuecas

- 1 conjunto de underwear (embora eu tenha usado pouco, tem dia que o frio aperta)

- 1 jaqueta impermeável leve (praticamente um poncho, comprei uma por 30 reais na Decathlon)

- 1 jaqueta respirável corta vento pesada (o que eu não tenho no momento)

 

Além dos equipos de camping em geral.

O que eu mais sofro é: começo a trilha com underwear e calça de trekking, underwear camiseta dry e a jaqueta impermeável. Em 10 minutos estou suando e preciso tirar o impermeável que não me permite respirar, mas se estou sem o underwear por baixo já começo a ficar com frio. É um equilíbrio muito difícil de se conseguir, especialmente pela inconstância do vento. Estou sentindo falta de uma jaqueta corta vento para usar quando tiro o impermeável.

 

Quanto a calça impermeável, trouxe e nunca tirei da mochila. Vale muito mais usar uma calça de trekking molhada da chuva (que seca bem rápido) do que ficar suando sem poder respirar com uma impermeável. Lavo minhas roupas uma vez a cada três dias, inclusive a calça, que mesmo em dias sem sol seca em três horas.

 

E para atacar as Torres e ver a alvorada, é FUNDAMENTAL headlamp. Me disseram que não precisava e eu não trouxe, acordei 2h50m da manhã no Chileno e se não tivesse pego uma emprestada na noite anterior, não teria saído da barraca. Só fui começar a enxergar alguma coisa lá pelas 4h15m, quando já estava mais da metade do caminho da subida final, e ainda assim o headlamp me foi útil para encontrar o caminho através das fitas reflexivas. É MUITO sinistro fazer trekking de madruga, sem ninguém por perto, adrenalina total, mas é uma experiência que vale a pena!

 

Sucesso aos que vem, e bora tomar uma breja comigo que tá difícil!

 

PS - Investi bastante e comprei minha barraca! Foi bem carinha, talvez eu tenha que cortar coisas do meu roteiro pra poder bancar ela, mas ela é tão boa que eu sei que vai durar pra sempre (garantia vitalícia da North Face) e que é boa a ponto de ser usada em praticamente qualquer trekking do mundo (ela foi testada e aprovada desde a Patagônia até o Himalaia). Se estiver com grana curta, alugue, se tiver dinheiro pra investir em um equipo pra vida, do it!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros
amigos,

 

concluí o circuito O no dia 29 de fevereiro. fiz em 10 dias, bem devagar, pois sei dos meus limites e estava um pouco pesado (malditos 3.5kg de material fotografico).

 

foram 10 dias/9noites incriveis, de sol!

 

agorã estou descansando em ushuaia! obrigado a todos pelas dicas!

 

 

Fala Tiago!

 

Como está a situação dos campings no parque? Já voltou a ser permitido o acampamento no Paine Grande? Reabriram o Italiano e o Britânico? Abraços e parabéns pela conquista!

 

Ângelo

 

Fala Ângelo, desculpe a demora, voltei de viagem há duas semanas e peguei uma faringite. Mas estou recuperado já.

 

Obrigado pelos parabéns, pra mim foi mesmo uma conquista muito emocionante,

 

O paine grande estava e ficara fechado até a reabertura para a próxima temporada. O britânico nao sei como era antes, mas atualmente nao existe nada lá, nem uma casa de guarda parques, nada mesmo! Sempre foi assim?

 

 

Editado: confundi o britânico com o italiano. O italiano esta fechado e nao tem nada lá. O britânico esta operando normalmente, ou estava no período em que estive lá!

Grande abraço pra todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
amigos,

 

concluí o circuito O no dia 29 de fevereiro. fiz em 10 dias, bem devagar, pois sei dos meus limites e estava um pouco pesado (malditos 3.5kg de material fotografico).

 

foram 10 dias/9noites incriveis, de sol!

 

agorã estou descansando em ushuaia! obrigado a todos pelas dicas!

 

 

Fala Tiago!

 

Como está a situação dos campings no parque? Já voltou a ser permitido o acampamento no Paine Grande? Reabriram o Italiano e o Britânico? Abraços e parabéns pela conquista!

 

Ângelo

 

Fala Ângelo, desculpe a demora, voltei de viagem há duas semanas e peguei uma faringite. Mas estou recuperado já.

 

Obrigado pelos parabéns, pra mim foi mesmo uma conquista muito emocionante,

 

O paine grande estava e ficara fechado até a reabertura para a próxima temporada. O britânico nao sei como era antes, mas atualmente nao existe nada lá, nem uma casa de guarda parques, nada mesmo! Sempre foi assim?

 

 

Editado: confundi o britânico com o italiano. O italiano esta fechado e nao tem nada lá. O britânico esta operando normalmente, ou estava no período em que estive lá!

Grande abraço pra todos!

 

Fala Tiago!

 

Em fevereiro havia uma casa de quarda parques no Italiano! Deixamos inclusive nossas mochilas por lá para fazer o ataque ao Francês!! O que houve? hehehe

 

Abraços,

Ângelo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá !

Primeiramente parabenizo a vcs que concluiram este Trekking .

 

Tenho planos de fazer TDP - circuito O na primeira quinzena de Nov 2012 .

 

Gostaria de esclarecer algumas dúvidas .

- Haverá alguma restrição de acesso ao Parque ou mesmo o fechamento de acampamentos no percurso ?

- Como estará o clima na primeira quinzena de Nov ? Temperatura , chuvas e ventos . Há alguma possibilidade remota de neve ?

- È possível realizar em 8 dias ?

- Qual a carga / peso que vcs utilizaram nas mochilas ?

 

Agradeço a todos !

 

Guto

 

 

 

-

-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Como estará o clima na primeira quinzena de Nov ? Temperatura , chuvas e ventos . Há alguma possibilidade remota de neve ?

Clima em TdP é imprevisível... claro que estará mais quente que em julho mas mais frio que janeiro/fevereiro... mas qualquer época do ano pode fazer frio/chuva/neve por lá...

Quanto a possibilidade de neve, sempre existe... eu subi o mirante da Torres com uma nevasca no começo de dezembro (mais detalhes no meu relato)

 

Bom, respondi só essa pergunta pois eu fiz o W e não o O...

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Guto,

 

A previsão é que o Circuito Grande seja reaberto dia 01/11, mas é bom confirmar no começo de novembro.

 

A possibilidade de nevar é grande, e acredito que no Paso John Gardner, eu peguei neve mesmo em baixas altitudes no fim de novembro de 2011.

 

Eu comecei a caminhada com 30,5 kg, pois estava carregando sozinho o peso da barraca, equipamentos de foto (só isso pesava 4 kg) e comida pra 9 dias.

 

Dá pra fazer em 8 dias, acho que o relato da minha viagem pode te ajudar (http://www.feres.fot.br/torres-del-paine.htm).

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala Tiago!

 

Em fevereiro havia uma casa de quarda parques no Italiano! Deixamos inclusive nossas mochilas por lá para fazer o ataque ao Francês!! O que houve? hehehe

 

Abraços,

Ângelo

 

 

Incrivel, eu consegui fazer a confusão da confusão. O italiano está ok, no britânico que não tem nada! Acampei no italiano e deixei tudo lá pra ir no outro dia até o britânico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Gustavo, o parque de TDP nao fecha nunca, fica aberto o ano todo, o que fecham sao as trilhas e os refugios, em julho vc conseguira entrar de carro e fazer a "ruta de auto" normalmente, so imagino que o frio seja bem grande, sem falar na possibilidade de neve. Eu fui no comeco do mes e peguei um pouquinho de neve. Acho que se seu esquema nao eh acampar e tal, vc consiguira sim aproveitar.

Se tiver sorte, se o tempo estiver aberto, conseguira tirar boas fotos.

Em Calafate tambem nao precisa de muito esforco, caso vc nao queira fazer trekking no gelo e tb em El Chalten vc tira boas fotos fazendo trilhas rapidas (logico, se o tempo ajudar). A unica questao que vc vai ter que observar eh q nessa epoca, por estar frio e ser fora de temporada, varias pousadas e B&B fecham, eh bom pesquisar isso com antecedencia. No comeco de abril varias pousadas ja estavam fechadas e restaurantes tb (isso em El Chalten). Pelo que perguntei, o msm nao acontece em Calafate.

Ahh e se vc quer conforto, o melhor msm eh alugar carro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

No que diz respeito a "click", acredito que a melhor época seja em torno de ABRIL.

 

Explico:

 

- O tamanho do dia esta no meio a meio. O dia não é longo demais. (melhor hora para foto, é a "hora mágica", 30 minutos antes e depois do nascer/por do sol.)

É MUITO DIFÍCIL ACORDAR PRA BATER FOTO DO NASCER DO SOL AS 4:00AM SENDO QUE DORMIU AS 23:00 PARA BATER FOTO DO POR DO SOL.

 

- Clorofila. Efeito "desconhecido" por nós, ela desaparece no outono, porque as folhas não receberam muito sol no inverno.

VEGETAÇÃO AMARELA, LARANJA E AVERMELHADA, REALCANDO CORES NAS PAISAGENS.

 

- Tem mais neve. É um problema a ser enfrentado, mas um colírio para os olhos.

 

- Baixa lotação, poucas pessoas e preços reduzidos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...