Ir para conteúdo

Torres del Paine


chiconeto
Mensagem adicionada por Mochileiros.com

Tópico arquivo sobre Torres del Paine. Disponível apenas para leitura.

➡️ Clique aqui para acessar o tópico ativo sobre Torres del Paine
🏷️ Clique na tag Torres del Paine para encontrar todo o conteúdo relacionado ao destino.

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Para trekking e montanhismo o algodão deve ser evitado, e não apenas nas meias, em toda vestimenta.

Quando estamos caminhando ao ar livre tudo o que mais queremos é nos manter secos e quentes. Ou secos e frescos, depende da temperatura...

O algodão RETÉM ÁGUA, ou seja, qualquer roupa de algodão vai ficar molhada por muito mais tempo que as roupas de tecido sintético que NÃO RETÉM ÁGUA.

Faça um teste, pegue uma camiseta de algodão, mergulhe no balde, torça e deixe secando. Faça o mesmo com uma camiseta de dryfit. Qual irá secar antes?

A roupa molhada rouba calor do corpo, fazendo você sentir mais frio, e em casos extremos, sofrer hipotermia.

Resumindo, use TUDO de tecido sintético, desde roupa íntima até o casaco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Boa Otávio! Cueca estou pensando em levar aqueles shorts de compressão, sabe?

http://www.decathlon.com.br/montanha---aventura/corrida-de-aventura/roupas-mountain-trail/shorts-de-compressao-raid-trail-quechua_54652

 

Assim evita assaduras imagino...

 

Para trekking e montanhismo o algodão deve ser evitado, e não apenas nas meias, em toda vestimenta.

Quando estamos caminhando ao ar livre tudo o que mais queremos é nos manter secos e quentes. Ou secos e frescos, depende da temperatura...

O algodão RETÉM ÁGUA, ou seja, qualquer roupa de algodão vai ficar molhada por muito mais tempo que as roupas de tecido sintético que NÃO RETÉM ÁGUA.

Faça um teste, pegue uma camiseta de algodão, mergulhe no balde, torça e deixe secando. Faça o mesmo com uma camiseta de dryfit. Qual irá secar antes?

A roupa molhada rouba calor do corpo, fazendo você sentir mais frio, e em casos extremos, sofrer hipotermia.

Resumindo, use TUDO de tecido sintético, desde roupa íntima até o casaco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

 

Mas a pergunta é: o full day que sai de El Calafate para TDP passa perto do Refúgio Paine Grande? E do Grey?

 

valeu!!!

 

Olha carinha....

 

Pelo que eu entendi, esse Full Day passa pela Portaria da Laguna Amarga e de Pudeto. A Pudeto é o mais próximo que se pode chegar do Paine Grande sem ter que fazer força, pois dali, você pode pegar um barco para o Paine Grande.

 

Nos refúgios Paine Grande e Grey só se chega, ou caminhando, ou de barco.

 

Dê uma nova conferida no mapa

 

mapaPAINE.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Oi, Katia!

 

Na Território (onde o pessoal em tese é mais preparado) falaram que não devemos usar meias com algodão... NADA de algodão. Pois o algodão faz transpirar e molha a meia. Eles recomendaram os outros tecidos sintéticos lá ou de lã.

 

Eu sinceramente não sei. Sempre preferi meia de lã para os sapatos sociais e achava que era justamente o contrário do que falaram hehe Estou perdido.

 

 

Bom... vamos lá... eu ja andei muito e nos meus pés a meia fininha estilo linner ( e as coolmax tem algodão sim) , como eu mencionei, e pode ser de algodão sim funciona super... minha bota é super e não molha nada e então fiquei sempre bem e sem pés molhados... Minha opinião... e ja fiz trekking na neve e ets... mas opinião minha....

Agora quanto a não leve nada de algodão achei mega absurdo! eu ando de camiseta hering porque acho mais confortavel e não irrita a pele, é mais natural e NUNCA, NUNCA NUNCA, tive probelmas, meu corta vento é super impermeavel, meu casaco de neve idem e ate de baixo de super chuva não fico molhada! e no torres nos 6 dias que andei lá, andei de camiseta hering algodão sim! e não morri, não me molhei e olha que peguei chuva! mas voce escolhe! eu e meu namorado usamos roupas intomas de algodão e ele principalmente lavando o cuecão e secava como a de muita gente, no beliche! heheheheheh de verdade!!!! mas de novo, vc vera com os proprios olhos os exageros sem fim de leve tudo sintético! mas ok... pra não criar polemica!

 

Olha o bate e volta no torres é corrido e não visita quase nada! na boa, nem nas torres vc vai chegar, impossivel viajer, de van, chegar lá, andar 18 km e voltar pra van! não é assim que funciona! AH!!! O REFUGIO GREY É O MAIS FOFO DE TODOSSSSSSSSSSSSSS! eu dormi lá, contrariando todo mundo que fala vai la e faz bate e volta! na boa meu estilo é contemplara natureza e não fazer maratona! dormimos lá e foi super, lugar lindo, sala de estar super, quartos limpinhos e o mais quente que pegamos, o resto é mega frio lá dentro!!!! então se eu fosse vc ficaria lá! além do que da pra ver o glaciar de pertinho, e curtir um dia lindo... Eu tenho um relato super bacana do torres, vou te dar o link... vale ler... pq muita coisa que li não combina com o que vi nos 6 dias que andei no W.

 

Bom... se quiser mais dicas estou sempre por aqui...

 

abração... ::otemo::::Cold::::Cold::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Oi, Katia!

 

Na Território (onde o pessoal em tese é mais preparado) falaram que não devemos usar meias com algodão... NADA de algodão. Pois o algodão faz transpirar e molha a meia. Eles recomendaram os outros tecidos sintéticos lá ou de lã.

 

Eu sinceramente não sei. Sempre preferi meia de lã para os sapatos sociais e achava que era justamente o contrário do que falaram hehe Estou perdido.

 

 

aqui eta.... torres-del-paine-abril-2013-t82969.html

 

da uma olhada... tem partes boas e ruins, e dará uma ajuda! ::otemo::::otemo::::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Também acho algodão bem mais confortável que tecido sintético, mas é fato que molha e demora mais pra secar.

Existe outras fibras naturais que não retém tanta água, como bambu, milho, cânhamo... mas são mais caras e difíceis de encontrar.

Eu uso cueca box para caminhar, evitam as assaduras nas coxas/virilha. As bermudas de ciclista são uma boa também.

Agora, voltemos ao assunto do tópico, TDP... ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Roupas

 

No inicio da caminhada senti a necessidade de utilizar segunda pele mais calca leve, alem de fleece e anorak. Mas aos poucos vc vai aquecendo e tirando tudo. Acabei caminhando de camiseta manga longa tipo ion lite (super fina), gorro e somente caca leve. Vi gente caminhando de shorts e camiseta. É possível sem problemas. Mas tb pq estava sol e praticamente sem vento no primeiro dia e metade do seguinte. Melhor estar preparado pq o clima muda rapido. Horas depois, comecou a ventar sem parar por mais de 30 horas!! Um vento que parecia a chegada de um furacao. Depois de umas 6 horas de ventania veio a chuva (fraca, mas molhada!). e continuou com o vento forte mais 24 horas. Ai entram em acao os impermeaveis. Indispensáveis nesse trek.

 

levei uma bota impermeavel, 4 pares de meias, calca leve forclaz 100, calca de flanela (dormir), calca impermeavel, fleece blusa, segunda pele calca e blusa, camiseta leve manga longa e outra manga curta. Gorro achei muito importante, tanto que teria levado dois.

 

Conheci o Machu Picchu, fiz trek no Misti, nos arredores do Illampu, na linda serra de Copacabana BO, mas TDP botou tudo no chinelo. E o lugar mais lindo que conheci e um trekking que talvez somente possa ser superado pelo Himalaia. Falam muito dos vales, mas o trecho Camping torres ao frances é simplesmente extraordinario em belezas naturais.

 

Fiz e recomendo acordar bem cedo. Iniciei o trecho Camping Torres - Frances antes das seis da manha. Minhas unicas companheiras foram as dezenas de lebres. Isso é para os egoistas, como eu que querem TDP so para eles!! Sem ficar cruzando com dezenas de trekkers dizendo HOLÁ! a cada 30 segundos! Experiencia incrível caminhar ali ouvindo o ronco das avalanches, primeiro no Almirante Nieto, depois no Paine Grande.

 

Isto é para animar quem esta para ir. Boa sorte! Nao se arrependerao!

 

 

Oi, Bia! Vc ficou em algum refúgio ou somente acampou? E foi para TDP com bus convencional, dormindo em Natales, ou pegou um full day para otimizar?

 

Vc ainda está na Patagônia?

 

Se puder, dê uma olhada no meu roteiro e dê seus pitacos :)

 

ctba-ushuaia-el-calafate-tdp-el-chalten-ctba-de-17-03-a-05-04-ajuda-e-cia-t109103.html

 

Holá!! Vai se acostumando com este Holá...

 

Somente acampei em TDP Camping Torres e Francês - Fantastico Sur.

 

Pra TDP de Bus convencional - Bus Gomez CLP 6.000 (ida e volta com volta em aberto, vc poe a data depois) - comprar na véspera é mais seguro. Como fui primeiro pra o Camping Torres paguei transfer (outro onibus).

 

Dormi em PN nao vejo como otimizar com full day para TDP pois no primeiro dia estava ceu azul e "corri" para a base.

 

Otimizar sim vale a pena pegando Full Day Perito Moreno desde PN, pois vc ganha um dia na pratica, ja que vai direto ao PM (imperdìvellll) e depois fica em calafate. VANTAGEM o motorista agiliza as aduanas, coisa chata se vc esta sozinho. Isto è, te adianta papeis, explica, preenche, chega primeiro para passar rapido sem filas. Isso foi positivo.

 

Estou agora em Natales em uma Lan. Ceu azul Hà pouco subi um mirador para fazer fotos. o dia esta lindo. Temperatura uns 12 e subindo. mas venta um pouco.

 

Teu roteiro a observacao que faria vc mmo ja fez. Tirar um dia para descansar depois de TDP. A outra dica è a que disse acima sobre PM full day (dica que peguei no guia do Lonely Planet, diga-se de passagem).

 

qqr coisa pergunta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Roupas

 

No inicio da caminhada senti a necessidade de utilizar segunda pele mais calca leve, alem de fleece e anorak. Mas aos poucos vc vai aquecendo e tirando tudo. Acabei caminhando de camiseta manga longa tipo ion lite (super fina), gorro e somente caca leve. Vi gente caminhando de shorts e camiseta. É possível sem problemas. Mas tb pq estava sol e praticamente sem vento no primeiro dia e metade do seguinte. Melhor estar preparado pq o clima muda rapido. Horas depois, comecou a ventar sem parar por mais de 30 horas!! Um vento que parecia a chegada de um furacao. Depois de umas 6 horas de ventania veio a chuva (fraca, mas molhada!). e continuou com o vento forte mais 24 horas. Ai entram em acao os impermeaveis. Indispensáveis nesse trek.

 

levei uma bota impermeavel, 4 pares de meias, calca leve forclaz 100, calca de flanela (dormir), calca impermeavel, fleece blusa, segunda pele calca e blusa, camiseta leve manga longa e outra manga curta. Gorro achei muito importante, tanto que teria levado dois.

 

Conheci o Machu Picchu, fiz trek no Misti, nos arredores do Illampu, na linda serra de Copacabana BO, mas TDP botou tudo no chinelo. E o lugar mais lindo que conheci e um trekking que talvez somente possa ser superado pelo Himalaia. Falam muito dos vales, mas o trecho Camping torres ao frances é simplesmente extraordinario em belezas naturais.

 

Fiz e recomendo acordar bem cedo. Iniciei o trecho Camping Torres - Frances antes das seis da manha. Minhas unicas companheiras foram as dezenas de lebres. Isso é para os egoistas, como eu que querem TDP so para eles!! Sem ficar cruzando com dezenas de trekkers dizendo HOLÁ! a cada 30 segundos! Experiencia incrível caminhar ali ouvindo o ronco das avalanches, primeiro no Almirante Nieto, depois no Paine Grande.

 

Isto é para animar quem esta para ir. Boa sorte! Nao se arrependerao!

 

 

Oi, Bia! Vc ficou em algum refúgio ou somente acampou? E foi para TDP com bus convencional, dormindo em Natales, ou pegou um full day para otimizar?

 

Vc ainda está na Patagônia?

 

Se puder, dê uma olhada no meu roteiro e dê seus pitacos :)

 

ctba-ushuaia-el-calafate-tdp-el-chalten-ctba-de-17-03-a-05-04-ajuda-e-cia-t109103.html

 

Holá!! Vai se acostumando com este Holá...

 

Somente acampei em TDP Camping Torres e Francês - Fantastico Sur.

 

Pra TDP de Bus convencional - Bus Gomez CLP 6.000 (ida e volta com volta em aberto, vc poe a data depois) - comprar na véspera é mais seguro. Como fui primeiro pra o Camping Torres paguei transfer (outro onibus).

 

Dormi em PN nao vejo como otimizar com full day para TDP pois no primeiro dia estava ceu azul e "corri" para a base.

 

Otimizar sim vale a pena pegando Full Day Perito Moreno desde PN, pois vc ganha um dia na pratica, ja que vai direto ao PM (imperdìvellll) e depois fica em calafate. VANTAGEM o motorista agiliza as aduanas, coisa chata se vc esta sozinho. Isto è, te adianta papeis, explica, preenche, chega primeiro para passar rapido sem filas. Isso foi positivo.

 

Estou agora em Natales em uma Lan. Ceu azul Hà pouco subi um mirador para fazer fotos. o dia esta lindo. Temperatura uns 12 e subindo. mas venta um pouco.

 

Teu roteiro a observacao que faria vc mmo ja fez. Tirar um dia para descansar depois de TDP. A outra dica è a que disse acima sobre PM full day (dica que peguei no guia do Lonely Planet, diga-se de passagem).

 

qqr coisa pergunta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Hospedagem Natales

 

Tem aos montes, é só andar um pouco. Mas para poupar tempo, sugiro duas: na Calle O ´Higgs:

 

1º - Hostal Don Guillermo - quarto individual com banho compartido CLP 25.000 e com banho privado CLP 38.000 (cafe manha incluso, calefacao, internet gratis com computado, wifi) O melhor daqui é a Priscila, super atendimento, e ainda agiliza todos os tipos de tour - vc paga com ela mesmo e isso agiliza tudo, com ela vi um cara pagar mais barato a entrada em TDP CLP 15.000 (contra os 18.000 cobrados no parque) - achem na net o telefone e falem com ela reservando quarto, isso è o melhor

 

2º - Residencial Bernardita - quarto individual com banho privado e calefacao CLP 15.000 (mais simples q a Don Guillermo) mas boa opcao tb, com bom cafe manha.

 

Pra quem chega na rodoviaria, ali tem um posto de informacao que te indica a O Higgs, e depois e somente seguir andando um pouco, que chega nas hostais. Tem muitas outras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...