Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Quando digo PASO DE JAMA, quero dizer a subida entre Jujuy até Susques(última cidade argentina), montanhas em várias tonalidades, quebradas, animais(cuidado), vista maravilhosa das curvas vista de cima, vc terá a idéia do salar, lá tem um pequeno, inclusive tem um bar de sal, algumas lagunas, vulcões........poxa aquilo lá é lindo..

 

Não fiz o passeio ao geiser del tatio, mas meus amigos fizeram, mas arrependeram, pois no passeio de 4 dias ao salar de Uyuni vc verá um quase igual, segundo eles não valeu a pena pagar de novo.....

O vale da lua não precisa fazer por agência, é perto da cidade, a maioria do percurso vc anda no asfalto(indo para calama) ótimo e o resto, é de rípio de boa qualidade.Só cuidado, pois perto do vale tem um campo minado, fique atenta(na estrada de rípio antes da primeira curva). A cordilheira de sal não precisa de agência também, pois é no caminho para o vale..... o resto não fiz.

 

Não conheço o paso sico, mas vi algumas fotos de lá, de um pessoal que foi de 4 x 4...........depois que conheci os "caracolles de villavicencio", não tenho mais medo de nada(sic).............indo devagar e com muitooo cuidado tudo se resolve, procure se informar lá.........ai vc vai pelo paso sico e volta pelo Jama.

 

Sim, comem carne de Lhama, no passeio ao salar serviram, mas estava muito mal, e não comi........

 

NB.: não esqueça de conferir a validade do extintor de incêndio.......

 

Cuidado com o combustivel na subida da serra, o consumo é realmente muito alto, aproveita e abasteça depois da cidade de Susques, tem um posto, com hospedagem e restaurante(até bom). A gasolina do chile e muito mais cara....

 

Quaisquer dúvidas é só gritar.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 339
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Sueli,

 

só complementando sobre o atacama:

 

O passeio de 4 dias ao salar, vc verá inúmeras lagunas(de cores diferentes-branca, vermelha....), um geiser, o salar em si, as quebradas da bolívia, vulcões bem próximo, portanto não vi tanta necessidade de fazer muitos passeios no Atacama.

 

Pensei também no custo, quatro dias no salar, vc economiza 3 dias de hospedagem, não paga refeição.........e fica no máximo R$180 por pessoa......pense nisso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Marioluc amigao,

nao sabe como está nos ajudando no nosso planejamento!!

 

acho que já ta decidido, faremos o salar!!!!!!!!!!!!!!

eu só estava meia receiosa por causa di qui no salar tem que ficar 2 dias sem tomar banhoooo........................ mas VOU SOBREVIVER!

TUDO vale a pena si a alma nao é pequena! :shock: ???

 

Já vi gente que falou que o salar dá de 10 nos passeios do Atacama...

 

O Marioluc acho que alguem ja escreveu algum lugar mas pergunto de novo: precisa de carteira internacional de motorista pra trafegar no CHile?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Sueli,

Estamos aqui para ajudar!!

 

Não deixem de conhecer o Salar e a Bolívia, depois vcs me falem, vai ser a aventura das vidas de vcs...........o único problema é se vc não adaptar aa altitude, vai sofrer muito, eu passei muitoooo mallllll, mas mesmo assim, ainda vou voltar lá.....................Pense assim, se for ficar 3 dias no atacama, vcs vão gastar no mínimo R$50 por dia de hospedagem, mais comida,.....sem falar nos preços dos passeios por lá.......então, ainda por cima vai ficar mais barato do que o atacama....

 

Quando retornei do Atacama, peguei uma chuva incrível também em Salta, teve até inundação.....procure se informar antes....

 

No passeio ao Salar, vc só fica sem tomar banho no último dia, e é, também, o pior lugar para dormir(fui pela Colque). Leve bastante roupa de frio para lá.....peguei um pouco de neve também no último dia, antes do geiser, faz um frio do kct..........

No segundo dia, o hostel só tinha energia elétrica durante duas horas, então aproveita e toma um banho rápido. Apto. e banheiro compartilhado.

O hotel do primeiro dia é em Uyuni, até que é bom. Quartos e banheiro privados.

Outro detalhe: procure levar alguma comidinha no passeio, compre no atacama e Uyuni, o almoço do 3º dia é feita pelo motorista, daquele jeito, mãos sujas.........não dá para encarar........

Não esqueça: no passeio ao salar, leve papel higiênico, e toalha de banho, eles não fornecem.

Procurem ficar no banco do meio da 4 x 4 que faz o passeio, se der azar e ficar no último banco, vão se ferrar, muita trepidação....

 

Na minha opinião, o passeio do salar não perde para nenhum outro passeio na america do sul......e é muito barato..........Em 4 dias vc vai ver coisas maravilhosas.......Atacama também é bonito, mas alguns passeios são iguais.....então economize uma grana.

 

Não precisa carteira internacional para trafegar no chile...................prá falar a verdade, nunca me pediram a carteira de motorista.....

 

Se por acaso lhe multarem no chile, não procure negociar a multa, a polícia de lá é seríssima.....podem até te prender por isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Marioluc

 

vi nas agencias que fazem o salar, eles pedem pra levar saco de dormir.

Voce levou? é necessario no verao? casacos bem quentes vou levar sim.

 

Olha eu li num forum 4x4 que teve um povo que morreu, sim, morreu de frio no inverno no meio do Salar, porque o carro quebrou!!

isso a gente nao fica sabendo..... vira e mexe parece que quebram os carros das agencias........ ainda bem que vou no verao...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Sueli,

 

Não levamos sacos de dormir, mas no último dia, tivemos que dormir com tudo(calça, meiao, bluza.......todos empacotados, do jeito que cheguei fui para cama), acho que vai depender da agência que vcs forem............mas no verão faz muito frio à noite, principalmente no último dia....

 

Acontece muitos acidentes lá, inclusive postei uma noticia aqui, onde duas 4 x 4 bateram de frente e parece que morreram 12 pessoas..........

Fizemos o seguinte: sempre ficávamos de olho no motorista, se fizesse alguma "maluquice" já metiamos a boca nele......... seje firme com o motorista, senti mais firmeza na agência colque, é um pouco mais cara.....mas, pelo menos cumpriram o que prometeram....

A Colque tem uma esquema para deixar o seu carro em lugar seguro, e não precisa pagar pelo estacionamento.

 

Como as estradas são ruins por lá, as quebras e pneus furados faz parte do passeio......mas fique tranquila, no verão tem muitaaa gente fazendo passeio por lá.....

 

Vc já definiu qual moeda vai levar daqui do Brasil?

O Real tem um câmbio muito ruim no atacama, o euro e o dollar é bem aceito e a cotação não é tão desfavorável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

marioluc

 

vou levar uma parte em reais, porque as cidades grandes que passaremos se resumem em Salta / cafayate / Atacama. Nao sei se em Corrientes ou Tucuman vou achar um cambio bom pro real...e nem vou entrar nessas cidades.. . acredito que em Salta por ser cidade grande eu consigo um cambio bom.

vou levar uma parte em dolar (principalmente pra usar no Atacama)

e o resto vou sacar na moeda local com cartao, mas nao sei se vou achar muitos caixas eletronicos desse tipo... o que acha?

 

em Uyuni tem caixa automatico pra sacar bolivianos ou só casa de cambio?

 

já li que é bom trocar um pouco em bolivianos antes de ir pro salar, para os ingressos dos parques , é isso ne?

 

como voce faz para abastecer? paga em peso mesmo ou cartao? o duro vai ser andar com volume de dineiro em cash, porque pode ser dificil achar lugar que troca ou caixa automatico,

 

(boa dica essa da Colque, que tem lugar pra deixar o carro guardado)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Sueli,

 

Fiz o seguinte nesta viagem: levei mais em reais, em dinheiro, pois ia fazer uma troca grande no início(buenos aires, se fosse para ushuaia primeiro; ou mendoza), nestas duas cidades vc encontra um ótimo câmbio, tanto para o real quando para dolar e euro. Levei um pouco de Dollar e Cartões de crédito.

Como não vai por essas cidades, sugiro que leve um pouco de real e troque na divisa mesmo na aduana argentina de puerto iguazu se passar por ali, mais dollar ou euro(o euro também é uma boa opção)

Usei muito cartão de crédito, em janeiro foi vantagem usar no chile e pior na argentina, devido a variação cambial.

Em julho passado, só usei c.credito na argentina e tive uma vantagem de pouco mais de 2%, tem que ver a variação cambial, o dollar no brasil tá subindo, então pelas contas, é melhor pagar em cash. TUDO DEPENDE DO VALOR DO DOLLAR AQUI E LÁ, E QUANDO FOR PAGAR O CARTÃO DE CRÉDITO.

 

Como não saquei em dinheiro via cartão, não sei se tem caixas nesta região, mas no Atacama e na cidade de Uyuni tem muitas casas de câmbio.

 

Vc precisa levar bolivianos sim, tem que pagar a entrada da bolivia(isso mesmo, para entrar no país tem que pagar, pode!!!!); os parques também, são pagos em bolivianos, não aceitam outras moedas, e comprar algumas coisas antes de Uyuni.

 

Abasteci muito no cartão de crédito e em $$$ mesmo(moeda do país) não aceitam outras moedas.

 

Por isso que é preferível levar dollar e euro, vc carrega um menor volume de moeda. Como vcs vão em dois, divida o $$ entre vcs.......fica mais seguro.

DICA: Quando for parados pela polícia argentina, nunca mostre $$$$$, esconda.

 

 

OBS.: No primeiro dia na bolivia vcs vão pagar o primeiro parque, não esqueça disso, guarde muito bem este recibo que vão dar, pois no penultimo dia, vc vai voltar ao mesmo parque e deverá apresentar o recibo pago, ou pagar novamente. Uma pessoa que estava conosco, teve que pagar duas vezes, pois perdeu o recibo.......

 

Sobre o estacionamento da Colque: quando for negociar dá uma chorada que ele arruma isso para vcs. fala que foi indicação de quem já fez o passeio com eles........

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Sueli,

 

Estou fazendo um resumo sobre como administrar o dinheiro em viagem, mas vai uma dica importante:

 

Compre uma calculadora(daquela pequenas,vale uns 5 reais, que tenha memória), e tudo que comprar, principalmente no chile, onde tem muitooos zeros(exemplo: uma diária fica, por exemplo em Pcl$28.000,00 - quando vale isso em Real.....de cabeça é difícil, mas tem um regra simples), faça o cálculo:

 

Exemplo em real:

R$1,00 vc compra Pcl$270.....

 

Regra simples:

Divida R$1,00 por Pcl$270 que é igual a 0,0037037 ( ou seja: com R$0,0037037 eu compro PC$1,00)

 

Então, como a diária fica em Pcl$28.000,00. Pega esse valor e multiplique pelo valor de 0,0037037, que dá aproximadamente R$103,70

 

Outro exemplo: a gasolina lá custa em torno de Pcl$670 o litro, tá cara ou barata?.........e o meu planejamento de gasto durante a viagem!!!

670 x 0,0037037 dá R$2,48 o litro.

 

 

 

Muitos utilizam a regra de multiplicar o preço por 4 e tirar 4 zeros..........esse exemplo é para o chile, na argentina calculam 60% do preço..... que dá mais ou menos o preço em real...........

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...