Ir para conteúdo

Serra Geral - Travessia Morro da Igreja - Cânion Laranjeiras


Posts Recomendados

  • Membros de Honra
Getúlio

Muito legal o relato. Bem escrito e bom de ler. Deu saudade lembrando de tudo. Aproveito para repetir que gostei muito da ótima companhia de todos, o que contribui para tornar uma caminhada dessas tão prazerosa. Espero estarmos juntos qualquer hora, tomando mate por essas trilhas e montanhas.

 

Abração!

 

Grande Marcelo!

 

 

Agradeço as palavras!

Realmente foi uma caminhada marcada pela camaradagem do grupo, ótimas companhias sem dúvida! Espero também que em breve possamos trilhar por outros caminhos juntos!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 60
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra
Parabéns a todos os envolvidos e ao Getúlio por redigir esse belo texto. As fotos ficaram maravilhosas!

 

Show de bola galera! ::otemo::

 

 

Abraços

 

Olá Danilo!

 

 

Agradeço as suas palavras. Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Getulio,

 

Baita trekking! Excelentes fotos e relato pra lá de detalhista! Parabéns a você e a todo grupo por essa fantástica travessia por uma das regiões mais belas do País.

 

Lembro que em maio, visitei o Morro da Igreja num passeio de carro e ao longe, consegui avistar os geradores eólicos em Bom Jardim da Serra. Fiquei sentado por um bom tempo admirando aqueles contrafortes e encostas escarpadas. Andar pelos platôs e campos deve ter sido coisa de outro mundo!

 

Agradeço pelo seu convite, mas infelizmente me passei e marquei bobeira :?

 

Uma dúvida, qual o equipamento e peso médio que levaram? Sabes que sou fã do backpacking light e pergunto, pois vi mochilas enormes e "bem carregadas" em algumas fotos :shock:

 

Abraço,

Edver

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Grande Edver!

 

 

Agradeço suas palavras. Realmente tu fez falta lá! Baita travessia mesmo! Paisagens incríveis, camaradagem, tempo bom... Mas não faltarão outras oportunidades adiante...

 

Não lembro se mais alguém pesou sua mochila, mas na média, pelo que senti ao erguer várias das mochilas do grupo na saída da van, cada uma tinha entre 16 e 19 Kg. Um backpacking light naquelas circunstâncias não era coisa muito fácil. Estavam previstas temperaturas muito baixas naqueles dias e fomos equipados com farto sortimento de roupas de frio esperando o pior cenário possível, algumas peças até nem foram usadas (mas, naquelas condições melhor sobrar do que faltar) e em parte porque não tivemos ventos fortes nas noites de acampamento. Na saída a minha mochila (que eu considerava a mais pesada) estava com 23 Kg (pesada em balança), desses, só 3L eram de água na bolsa de hidratação. Fiquei sabendo depois que a minha mochila não era a mais pesada (hein Marcelo Juká !!??) e creio que a do Otávio era a mais leve de todas (uns 14 KG?)]. Quem sabe ele possa dar alguma informação mais precisa e dizer algo sobre o que levou.

 

Na média, pelo que vi e conversei com todos, levamos comida em excesso, superdimensionada até pela previsão de frio (calorias). Da comida que levei, quase 1 Kg voltou sem uso. Levei também boa parte da "comida comunitária" da nossa primeira janta (da polenta...). No mais, foram os equipos de sempre: eu levei fogareiro com 2 cargas de gás (a carga "a mais" era a reserva do grupo todo, caso faltasse para alguém, já que faríamos chá e chimarrão toda noite) - a distribuição de fogareiros no grupo basicamente eram 1 por barraca e os paneleiros idem. As barracas eram todas de 2 pessoas, carreguei parte da minha 4 estações (teto e sobreteto) dividida com o Otávio - 2,7 Kg no total (aquela Marmot), isolante auto-inflável de 3,5 cm Camp, saco de dormir Orbit -5ºC, manta de fleece leve, paneleiro leve com talheres de policarbonato e caneca e tigela colapsíveis Sea to Summit, canivete, lanterna de cabeça (com pilhas reservas), binóculo pequeno, mapas e porta-mapas, GPS, câmera pequena, kit completo de primeiros socorros, e o volume maior eram as roupas - um conjunto de segunda pele Solo X-Power, um anorak e calça impermeável TNF, um casaco soft shell Conquista Block 4000 (foi a peça que mais usei depois da base camiseta, meia e calça-bermuda, muito versátil pois é corta-vento e impermeável, além de quentinha e transpirar bem), um casaco em fleece 300g/m, 2 camisetas manga longa dry, 2 calças-bermudas, luvas de shell block, gorro em fleece 300g/m, balaclava X-Sensor, pescoceira de fleece 200g/m, 2 cuecas e 5 pares de meias (incluindo uma merino de esqui, longa, para dormir), além do par de botas, polainas e de sandálias. ... Coisa prá caramba! ::ahhhh::::Cold::::Cold::

 

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pois é Getúlio, tinha gente com mochilas bem pesadas mesmo. A do Serginho tinha até uns "foguetes", talvez para alguma decolagem pelos canyons, ::lol4:: . E se não me engano tu levou uma erva-mate que só passeou por lá, né? Eu estava pesado de comida, embora tenha levado refeições liofilizadas, os outros ítens para lanches foram demais. Roupas também foram muitas, mas para dormir usava quase tudo sobreposto e ainda colocava a jaqueta aberta por cima do saco de dormir, um Orbit 0°. Como eu estava só na barraca, o peso dela era só comigo também, mas o bom é que a Azteq Nepal pesa 1,9 Kg e eu estava com um isolante simples de EVA. Como levei só liofoods não levei panelas e sim a mini chaleira do kit de panelas Doite. Fervia a água e preparava as comidas na própria embalagem. As noites eram tão frias que quando passavam os 5 minutos necessários para hidratar os liofilizados a comida já estava gelada. O bom é que depois de comer minha janta ainda participava das jantas coletivas, ótimas por sinal. A garrafa térmica e os avios do mate, cuia, bomba, erva também contribuíam com seu peso, e ainda levei, pasmem, um banquinho dobrável Doite, que me deu certo conforto ao sentar, mas na próxima travessia vai ficar em casa, pois estou aderindo aos poucos ao backpacking light. Dos talheres do kit levei só a colher. Se precisasse cortar algo tinha o canivete. E já está vindo de fora pra mim um talher muito legal, o "Spork" de titânio, colher numa ponta, garfo a outra (daí o nome, spoon+fork), e com uma serrinha de faca num dos dentes de fora do garfo. Não levei meus crocs mas achei falta pra usar no acampamento, pois de manhã tinha que sair da barraca e colocar direto a bota congelada. Nas próximas cuidarei mais, para ir mais light, se bem que num frio como foi esta não dá pra diminuir muito nas roupas e saco de dormir. Nas comidas sempre acabo calculando a mais, talvez pela velha precaução de querer estar preparado para um imprevisto de ficar mais um ou dois dias além do planejado. Mas tudo vem com a experiência e aos poucos vamos ficando mais "lights experts". Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Todo mundo queria sentar no banquinho do Marcelo, mas ninguém queria carregar... :mrgreen:

Eu estava mais leve do que todos, e sei disso pois ajudei a transpor as cargueiras pelas cercas... mas tinha um pessoal que estava pesado porque carregava a carga da esposa também.

Sou adepto do ultralight, até as etiquetas das roupas eu tiro (e o Getúlio me sacaneia por isso!), mas vale a pena.

O que levei:

ROUPAS

2º pele - calça X-Thermo da Solo, blusa da Kailash

Fleece - 1 Quechua 50 e outro Mont Blanc +/- 300

Anorack leve e calça impermeável da Lafuma

4 pares de meias Quechua Forclaz 400, ceroula de lã, luva e gorro de fleece, chapéu

COMIDA

Levei 4 refeições "quentes", da Liofoods, só usei uma. 1º dia foi a polenta do Getúlio, quis usar minha calabresa mas não deixaram... :mrgreen: ... 2º dia foi janta coletiva também, cada um fez um prato, eu servi arroz, strogonoff de frango e batata palha, e no último dia acabei com meu queijo, salame e azeitonas (aperitivo) e fritei a calabresa... e claro, comi o rango dos outros também... ::otemo::

Barrinha de ceral, chocolate, amendoim, uva e banana passa, salame, calabresa, queijo pão integral fatiado (este levei dentro do pote de sorvete, não amassou!) azeitona, bolacha doce e salgada, café com leite em pó, mais algumas coisinhas...

Eu não levei água, apenas duas garrafas pet vazias, que ia enchendo na caminhada.

EQUIPOS

Mochila Mont Blanc (acho que é 70L), isolante inflável Nexxt, SD Deuter Orbit +5º, Linner Sea to Summit, saco estanque Quechua (onde vão as roupas da noite e o SD, e vira travesseiro), headlamp, canivete, garfo e colher, panela com prato (tipo marmita), maq. fotográfica, GPS, crock...

Barraca dividi com o Getúlio, o fogareiro também quis dividir, ele que não topou... ::mmm:

 

 

20120802191604.JPG

Pronta pra aventura!

 

 

20120802191818.JPG

 

 

20120802191953.JPG

 

 

20120802192150.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Todo mundo queria sentar no banquinho do Marcelo, mas ninguém queria carregar... :mrgreen:

Eu estava mais leve do que todos, e sei disso pois ajudei a transpor as cargueiras pelas cercas... mas tinha um pessoal que estava pesado porque carregava a carga da esposa também.

...

 

Hahaha! Bem isso! Teve gente que eu vi que até anotou o modelo do banquinho Doite do Marcelo para comprar um igual... Eu vi! Realmente um espetáculo para sentar, mas um fardo de carregar :mrgreen:

O Serginho era um (cavalheiro) que carregou boa parte da carga da patroa dele, e a mochila "jet pack" monstra que ele exibe nas fotos era reflexo disso.

 

...

Sou adepto do ultralight, até as etiquetas das roupas eu tiro (e o Getúlio me sacaneia por isso!), mas vale a pena.

...

pão integral fatiado (este levei dentro do pote de sorvete, não amassou!) ...

...

 

Te peguei Otávio! Depois fala dos meus potinhos... ::toma::::quilpish::

 

...

E se não me engano tu levou uma erva-mate que só passeou por lá, né?

...

 

Bem isso Marcelo! Cerca de 250g de erva mate da boa, peneirada, uma delícia... Há umas duas semanas tomei esta erva numa roda de amigos aqui em casa e lembrei-me de ti e da travessia! ::otemo::

 

Mais algumas fotos:

 

DSC06554.JPG.5030a66bc9ff713decda1d4740beecb8.JPG

 

DSC06575.JPG.071b252ab04fe8f65d1dc988e65b732f.JPG

 

DSC06614.JPG.e7b5f89e780ce4891dc1c4e63c0a7c74.JPG

 

DSC03013.JPG.8802d8754df001d74b7bfb3e353bbb37.JPG

 

598d9fa36a5ed_MorrodaIgreja-Laranjeiras786.JPG.5ba5fb6d3e4ed4ce01df91a681ffbc98.JPG

 

598d9fa36f2f2_MOCHILAJETPACK2.jpg.d68a84fbb53888358b7bc06dc53c6c51.jpg

 

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
A Mochila-foguete do Serginho!!! ::lol4::::lol3::::lol4::

Sobre o pote de sorverte, levei, gostei, mas não levo mais. Vou comer pão amassado da próxima vez, ou melhor, pão sírio, que já vem amassado... :mrgreen:

 

Só por que eu falei... ?? ::xiu::

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...