Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros de Honra
Acho meio puxado, ainda mais que é a primeira vez. O melhor seria vir com mais tempo ou então fazer menos coisas.

Eu acho melhor deixar o carro na Dona Isabel, lá embaixo em Porto de Cima (ao lado do posto do IAP) e subir pro Marumbi, e se der no outro dia esticar até o cadeado ou Rio Ipiranga, por exemplo. Se não der fica no Nhundiaquara tomando banho de rio, ou estica pro Salto dos Macacos, a trilha começa quase em frente ao posto do IAP; só cuidado com as fortes chuvas de final de tarde (comuns nesta época do ano), ela pode iviabilizar a travessia do Nhundiaquara.

O Marumbi pra subir e descer acho que umas 4~5hs, pela frontal. Pra fazer a travessia (subir a frontal e descer a noroeste) +/- 7hs.

Sendo a primeira visita vale a pena fazer com mais calma, mesmo que não dê pra ver tudo. E fica a desculpa pra voltar numa próxima vez...

 

Boa pedida Otávio!

 

Só deve-se lembrar que para ir pro Salto dos Macacos deve-se passar pelo posto do IAP na estrada das Prainhas antes das 9h. Eles não estão permitindo passagem (ao menos oficialmente, com cadastro e tal) depois desse horário, justamente para que o pessoal volte cedo - especialmente por conta das chuvas de final de tarde, que forma as temidas "cabeças d'água" no Rio Nhundiaquara, que deixam o povo ilhado do outro lado da trilha... ::sos::

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 229
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Colaboradores

Antonio, como os colegas Otávio e Getulio comentaram não é um feito impossível, mas também não é o mais indicado.

 

Fiz a trilha recentemente, fomos em uma equipe de quatro pessoas, com o preparo físico muito bom, inclusive um dos integrantes recentemente subiu o Aconcágua, decidimos fazer a trilha carregados, pegamos o caminho molhado, mas sem chuva. Fomos até o Marumbi. A intenção era subir o conjunto no outro dia, mas o caminho molhado é muito complicado, o tempo de trilha dobra praticamente. Estávamos com bastões de caminhada, mas mesmo assim todos tomamos tombos. Iniciamos a trilha por volta das 8 da manha, chegamos ao marumbi as 8 da noite. Tudo bem que paramos bastante, para curtir o trajeto. Tomamos banho de cachoeira e tal. Mas mesmo assim, no dia seguinte, por conta das pedras molhadas, o desgaste físico nos pegou, decidimos voltar e fomos até Morretes pegar ônibus para voltar para Curitiba (último por volta das 20:00 horas).

 

Na casa do ipiranga, quando estávamos descendo encontramos dois caras que decidiram fazer a mesma empreitada que vocês. Bem, a história que contaram foi a seguinte. Eles fizeram o itupava em 5 horas, dormiram em porto de cima e resolveram desistir do Marumbi para subir novamente pelo itupava. Quando encontramos eles, estavam praticamente mortos, sem água, comida, inclusive um deles ficou para trás e só encontramos sentado em um barranco, pois os músculos não aguentavam mais. Demos água e algumas frutas para os rapazes (por volta de 25 anos tinham eles) Quando chegamos na estação marumbi comunicamos o acontecido.

 

Então pela experiência acho que é pesado pra caramba, sem falar que vc's terão que fazer tudo no atropelo, tudo correndo, aumentando a possibilidade de acidentes e se perder na trilha.

 

Opinião minha. Como é a primeira vez, acho bacana vc's pedirem para alguém os levar até borda do campo ou irem de ônibus, descerem, dormirem no Marumbi, fazerem algumas trilha próximas como o Getulio comentou, cachoeira dos marumbistas e tal e voltar para porto de cima e ir para morretes pegar ônibus para subir para Curitiba (comprem as passagens antes de descer, pois se deixarem para comprar na hora não tem lugares disponíveis, os ônibus normalmente voltam lotados de Morretes). As passagens são baratas, paguei R$ 14,90.

 

Os comentários da equipe foram em geral que o trajeto é pesado, até mesmo o Lucas, amigo nosso que subiu o Aconcágua mencionou que não esperava ser tão puxado.

 

Então ressalto, é possível, mas não recomendado, até mesmo porque vc's não conhecem a trilha, então é bacana curtir com calma.

 

Minha opinião.

 

Quanto a assaltos, tá super tranquilo, é claro que sempre tomando os cuidados de praxe né. Até a casa do Ipiranga é bom prestar atenção. Mas em geral é sossegado.

 

Ahhh lembrando, a trilha pra frente da casa do Ipiranga, como o Getulio disse, está bem marcada, ao chegar no trilho olhe pra cima, tem uma plaquinha pregada em uma árvore, logo a frente dos trilhos, indicando o caminho. Não tem erro.

 

 

Abraços a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

pessoal...

 

mto obrigado mesmo pelas respostas... também estava achando que estávamos subestimando a trilha e todas as dicas vão nos ajudar em muito para refazermos nossos planos...

 

ainda faltam 7 dias para irmos e ainda temos tempo para planejar um roteiro menos desgastante...

 

agradeço a todos que se prontificaram a responder nossas dúvidas... quando voltarmos dessa ¨empreitada¨ prometo trazer um relato bem bacana pra compartilhar com vcs..

 

 

abraços à todos !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Pessoal,

 

Editei meu post anterior para reforçar alguns pontos do que disse. Como eu falei e o Amend reforçou, a trilha do Itupava e as do Marumbi são muito susceptíveis às variações metereológicas que naquele trecho da serra podem mudar bem rápido. O Itupava, seco (raro), é uma coisa, molhado (sem chuva - só com a umidade natural das brumas da serra) é diferente e com chuva forte então, completamente outro! No Marumbi é praticamente a mesma coisa, com algumas variantes por existirem grandes trechos em rocha e via ferrata que com chuva cobram uma atenção redobrada.

 

Resumindo a ópera: pode-se fazer o Itupava, descendo sentido Porto de Cima, em 3h30min, como eu já fiz, em ritmo de corrida de aventura (há muitos anos, mesmo sem as pontes, com o condicionamento físico excelente), ou pode-se levar 10h, como eu também já fiz no passado, na mesma época e com o mesmo condicionamento, pegando tempestade na cara, atoleiros e atravessando rios com água no peito (na época em que não haviam as pontes). ::ahhhh::

 

Antônio!

 

Completando meu outro post:

 

Lembro ainda que a "subida" do Itupava, sentido Porto de Cima - Borda do Campo é beem desgastante por ser praticamente tudo SUBIDA mesmo. Se decidirem subir no domingo, após o Marumbi, mesmo com tempo bom, sugiro que o façam o mais cedo possível pois fatalmente farão pausas para respirar, apesar do bom condicionamento físico, em especial pelo desgaste que já sofrerão com as atividades anteriores. Mesmo assim, provavelmente chegarão em Borda do Campo já noite.

 

Abraço!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Tiro curto no Itupava hoje, apenas até a casa do Ipiranga!

 

6 horas de caminhada, ida e volta, com a trilha bastante movimentada!

 

Infelizmente, ainda temos alguns trastes que acampam naquela clareira do Ipiranga e só fazem merda!!! Mas, de resto, o tempo ajudou muito e tinha muita gente boa no caminho, reforçando que os mal educados são minoria!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

 

...

 

Infelizmente, ainda temos alguns trastes que acampam naquela clareira do Ipiranga e só fazem merda!!! Mas, de resto, o tempo ajudou muito e tinha muita gente boa no caminho, reforçando que os mal educados são minoria!!!

 

Olá JrMayer!

 

Ainda bem que estes trastes são minoria. Aquela é a área mais critica de todo o Itupava em termos de preservação. Muita gente desce só até ali por conta do rio (vão até a antiga roda d'água tomar banho nas cascatas) e deixam seu lixo espalhado de forma inconsequente. Na última visita que fiz, retiramos nada menos do que 10 sacolinhas plásticas de mercado de dentro do rio que estavam presas nas margens, só no trecho ali da ponte. ::ahhhh::::grr::::vapapu:::evil: Lá em cima, nas cascatas, além de várias outras destas famigeradas sacolinhas retiramos 2 sacos de lixo médios, de 15L cada, só de embalagens diversas vazias, ou seja, num pequeno espaço, mais de 98% de todo o lixo que recolhemos do Itupava inteiro naquele dia (que no resto estava bem limpo por sinal). Uma lástima!

 

Nas comunidades montanhística e itupaveira rola há algum tempo uma ideia de revitalizar a antiga Casa do Ipiranga, onde uma das sugestões é instalar um posto da Força Verde. Seria interessante se pudesse coibir um pouco a depredação da área e sem dúvida também proporcionaria um pouco mais de segurança frente aos 'malacos' que constantemente frequentam a area... :idea: Quem sabe um dia...

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Um pouco utópico esse desejo, gvogetta, dado os nossos governantes e administradores do local.

 

Tenho comigo que o Itupava é um local para acampamento, sendo que, mesmo este vetado, como me foi informado pelo pessoal do IAP, ainda autorizam que se acampe na roda d´água, pois se não autorizarem o pessoal acampa do mesmo jeito!

 

Assim sendo, eu sempre gostei da idéia de ir ao Itupava, fazer um trecho em um dia, e outro trecho no dia seguinte, o que me leva a desejar que o local em comento seja transformado em área de camping em moldes parecidos com o Marumbi. Parecido, pois para incluir a mesma infra-estrutura do Marumbi demandaria um impacto ambiental considerável. Assim, na casa a ser supostamente restaurada, poderia se abrigar um pessoal da Força Verde e um pessoal do IAP, além de voluntários de resgate. Na parte dos fundos, poderia se abrigar as instalações sanitárias coletivas, sendo que a clareira onde hoje se acampa seria destinada exclusivamente ao pernoite!

 

Vamos continuar sonhando firmes com isto, pois certamente um dia este sonho poderá deixar de ser utópico e nossas preces poderão ser atendidas!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Um pouco utópico esse desejo, gvogetta, dado os nossos governantes e administradores do local.

 

...

 

Vamos continuar sonhando firmes com isto, pois certamente um dia este sonho poderá deixar de ser utópico e nossas preces poderão ser atendidas!!!

 

Olá JrMayer!

 

Então, é isso o que sempre digo pro pessoal que reaviva esta discussão, que já vem de alguns anos. É utópica mesmo, em especial diante da nossa conjuntura de abandono de governo e órgãos ambientais, daí porque falei "quem sabe um dia". Apoiando o que você disse, não custa sonhar! É uma bela ideia mesmo. ::cool:::'>

 

Quanto à questão do acampamento nas imediações da Casa do Ipiranga, eu atualmente não recomendo devido à falta de segurança. Por ser o trecho mais fácil (a descida) até a casa, e por estar distante dos postos de fiscalização do IAP, acaba atraindo muitos seres de conduta e intenções bastante duvidosas... :mrgreen: Aliás, mesmo somente de passagem por ali recomendo cuidado e atenção redobrada. ::ahhhh::

 

Vi na tua assinatura que é "dos antigos". Antigamente (final da década de 1980 e anos 1990) eu e alguns outros companheiros de trilha (o Otávio Luiz aqui do Mochileiros é dessa época) costumávamos acampar em outros pontos entre a Casa do Ipiranga e o Marumbi, como no Véu da Noiva e em alguns pontos à beira do lago da Represa do Ipiranga. Bons tempos aqueles...

 

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
.........................................Vi na tua assinatura que é "dos antigos". Antigamente (final da década de 1980 e anos 1990) eu e alguns outros companheiros de trilha (o Otávio Luiz aqui do Mochileiros é dessa época) costumávamos acampar em outros pontos entre a Casa do Ipiranga e o Marumbi, como no Véu da Noiva e em alguns pontos à beira do lago da Represa do Ipiranga. Bons tempos aqueles....................................

Bota bom nisso!!! Saudades do Véu... a última vez que desci a Itupava procurei as trilhas de lá mas não vi nenhuma, tudo fechado.

Seria legal achar a trilha que ligava a Itupava a represa do véu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Otávio, salvo engano, uma vez achei um arquivo de gps com quase todas as trilhas da região (salto dos macacos, itupava, pão de loth, véu da noiva, anhangava, marumbi, etc.), vou dar uma procurada na net novamente para ver se encontro. Não salvei pq não usava GPS na época. Quem sabe facilita a redescoberta. Se eu encontrar coloco aqui pro pessoal.

 

Obs.: Que "inveja" dos tempos que vc's viveram pelo itupava e arredores, quem me dera! Nasci na época errada! hahahahaha!

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...