Ir para conteúdo

Caraíva


Posts Recomendados

  • Respostas 226
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Fiz um apanhado bem bacaninha ontem, pretendo ir em Outubro pra Caraíva.

 

O meio mais barato de chegar é por avião. Consegui passagens de Salvador para Porto Seguro por R$ 80. Vou de ônibus porque vou de bike e a Gol e a Azul tão burocráticas por demais pra embarcar. A Azul, pior. Porque não garante o embarque, a aeronave é pequena.

 

Pro sul da Bahia apenas a Águia Branca está fazendo linha. [http://www.aguiabranca.com.br] O site é bem bom e é confiável e completo. Pode-se comprar a passagem e retirar o bilhete na rodoviária. O problema está na chegada dos ônibus nos destinos e a saída para Caraíva. Isso pra quem quer economizar, claro. Fretar taxi e carros é sempre uma alternativa. Ou ir de bike como eu (55 km pela estrada) pra não ter problemas com a maré alta.

 

Arraial D'ajuda x Caraíva (07h, 11h (alta estação) e 15h) R$ 17 - de Porto Seguro a Arraial é preciso pegar uma balsa.

Eunápolis x Caraíva (13h30) R$ 15 - Esse site é atualizado. http://www.caraiva.com.br/dicas/como-chegar/

 

Saindo de Salvador tem destinos para Eunápolis (a partir de R$ 73 - 10h de viagem), Porto Seguro (a partir de R$ 160 - 11h de viagem), Itamaraju (a partir de R$ 100 - 12 horas de viagem), Prado (a partir de R$ 120 - 15 horas de viagem). Como vou de bike queria ir por Prado pra conhecer Cumuruxatiba, mas além do ônibus fazer 15 horas de viagem, é Convencional e chega às 22h. Não rola. Minha coluna vai reclamar. Existem vários horários e opções de ônibus pra alguns desse destino e preços que podem chegar a quase R$ 300. Por isso a opção do avião pode ser mais vantajosa.

 

Preferi sair de Bom Despacho, na Ilha de Itaparica. Pegar o ferry de 18h e de lá pegar o ônibus às 20h para Eunápolis (a partir de R$ 87 - 10h de viagem), Porto Seguro (a partir de R$ 98 - 11h de viagem). ônibus com Ar. A viagem é mais longa e trabalhosa, mas economiza um cadinho pra hospedagem. Voltarei devagarzinho até onde puder e depois conto como foi.

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Oi gente!

 

To querendo ir no carnaval pra Bahia com meu namorado e to em dúvida entre Caraiva e Itacare. Pelo que eu pesquisei, Itacare parece ter mais estrutura e por isso deve ser mais cheia também. Caraiva me pareceu ter estrutura bem básica. Não achei restaurantes, por exemplos.

Vocês podiam me ajudar com as principais características e diferenças entre as duas? Se puderem dar exemplo de lugares parecidos, como comparação, eu agradeço.

 

Bjos!!

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Oi gente!

To querendo ir no carnaval pra Bahia com meu namorado e to em dúvida entre Caraiva e Itacare. Pelo que eu pesquisei, Itacare parece ter mais estrutura e por isso deve ser mais cheia também. Caraiva me pareceu ter estrutura bem básica. Não achei restaurantes, por exemplos.

Vocês podiam me ajudar com as principais características e diferenças entre as duas? Se puderem dar exemplo de lugares parecidos, como comparação, eu agradeço.

Bjos!!

 

Itacare

nao conheço itacaré, mas como disse o colega acima, é uma cidade e parece ter mais estrutura e acesso + facil, proximo do aeroporto de Ilheus (cerca d 70km). Mais estrutura, + opções, mas tb + muvuca e c/ taxa maior d criminalidade. Varias praias tem acesso por trilha e há relatos de assalto. Logica/te, isso pode ocorrer em qq lugar, fatalidade, estar no lugar errado na hora errada, mas eu desanimei um pouco depois de pesquisar na net...

 

Caraiva

qto a Caraíva, fui p/ lá no começo desse ano, no inicio d fevereiro, depois da muvuca de janeiro e antes do carnaval. EStava mto tranquilo, deserto até demais. Não sei dizer como fica na alta temporada, mas posso dizer como é o local.

 

A vila

A vila fica na foz do rio Caraíva e é limitada pelo mar, o rio e o Parque Nacional de Monte Pascoal. Bem bacana, a vila pequena e rústica tem ruas de areia fofa e uma fileira de casinhas coloridas na Beira-rio. O ambiente é surreal, parece que se parou no tempo. As ruas ficam escuras, à noite, pois não tem iluminação nas vias. Apenas a Beira-rio é mais iluminada, por causa das fachadas dos restaurantes e lojas. Caminhar à noite garante um céu muito estrelado e escutar o barulho de grilos, sapos e outros bichos.

 

O que fazer

É possível tomar banho de rio e de mar, na foz do Rio Caraíva. Ali tem várias barraquinhas, mesas e espreguiçadeiras de madeira, rústicas e naturais. A água do rio e da praia são escuras, provavelmente por causa do mangue. A praia é bem extensa, sem recifes e com ondas fortes. A Beira-Rio é um dos locais preferidos para ver o pôr do sol

 

O roteiro que eu achei mais bonito foi a caminhada de Velha Caraíva até a Praia do Espelho.

 

Tem passeio d buggy, de barco, d boia pelo rio, dá p/ caminhar pelas praias...

 

Hospedagem

Não tem hoteis chiques, mas tem pousadas muito confortáveis. Tem camping também. É perfeita para quem curtir natureza, pois, além das belezas locais, fica estrategicamente entre dois pontos de destaque: a Praia do Espelho e a Ponta do Corumbau

 

Restaruantes

No geral, alimentação em Velha Caraíva é muito boa, mas cara. Vi propaganda do PF da Cida, mas não experimentei. Tinha placas anunciando marmitex, que talvez seja mais em conta

 

Com chegar

Caraíva fica a cerca de 70 km de Porto Seguro, mas, apesar de parecer perto, o percurso é demorado. Primeiro, deve-se fazer a travessia de balsa do Rio Buranhém, para atravessar para Arraial d´Ajuda. O asfalto vai até Trancoso, depois tem que pegar estrada de terra. Embora precária, é sinalizada e não tem erro. De ônibus, chacoalha-se, por cerca de 2h30min, em um ônibus velho que te deixa em Nova Caraíva, no ponto de travessia do Rio Caraíva. Ele faz pratica/te todo o percurso por estrada de terra, pois segue por estrada de terra desde Arraial. Atravessa-se o rio de barquinho e se chega a Velha Caraíva, onde charretes aguardam para fazer o transporte até a pousadas pelas ruas fofas de areia da vila

 

Infos gerais

Não há trânsito de carros em Velha Caraíva. A maior parte dos deslocamentos é feito a pé, charrete, buggy ou barco.

 

Leve pouca bagagem, pois terá que carregá-la pelas ruas de areia fofa ou contratar uma charrete para levar a bagagem (e você) até a pousada. Não esqueça os chinelos para andar pela areia fofa

 

Velha Caraíva tem problemas com saneamento básico. Há coleta de lixo, mas não há rede de água tratada, nem rede de esgoto. Água vem de poço, cada propriedade tem o seu poço, assim como a sua fossa. A vila tem mais canoas do que barcos na Beira-rio, por isso a água não parece poluída com os despejos das embarcações.

 

Vários estabelecimentos trabalham com cartões de débito/crédito, mas é bom ter dinheiro, de preferência trocado, pois não há agências bancárias, nem caixas eletrônicos em Caraíva e não são todos os locais que trabalham com cartão. Normalmente estabelecimentos impõem valores mínimos para passar cartão, por volta de 50,00 a 80,00, dependendo do local

 

A infraestrutura resume-se em um posto de saúde simples, posto policial, uma pequena farmácia, alguns mercadinhos e quitandas e poucas lojas de artesanato e suvenir. Não tem agências de turismo, mas há a associação dos barqueiros e bugueiros, charretes e guias que podem ser contatados diretamente na Beira-rio ou através de indicação da pousada

 

boa viagem!

 

Relatos 2013:

11 dias na BA - dez/2013 - Parte 1 e 3: Salvador | Parte 2: Costa do Dendê - Ilha de Boipeba e Morro de São Paulo

21 dias em SE e AL - fev-mar/2013 - Parte 1: Aracaju | Parte 2: Maceió | Parte 3: Maragogi

Link para o comentário
  • Membros

Fala galera, tudo certo por ai?

 

Comigo aparentemente sim, pelo menos se levarmos em consideração a perspectiva na qual interpreto essa rotina da minha vida. Chega uma hora em que as delongas são demais, e as colheitas são de menos.

 

Pelo "não da mais", decidi aproveitar minha maldade de publicitário e meus conhecimentos como produtor e coordenador de bares em eventos de pequeno/médio/grande porte, para me proporcionar grandes experiências de vida como "outsider".

 

Parece um pouco poético e até mesmo melodramático, mas confesso que não existem outras palavras.

 

Por conta disso, venho até vocês perguntar como me preparar para uma viagem dessas. O que realmente esperar, o que de útil levar, o que não pode faltar, indicações de lugar para trabalhar, pessoas a procurar, enfim!

 

Ah, viajo dia 30 para Caraíva - litoral sul da Bahia em busca de emprego, inicialmente pela troca de trabalho por alimentação e hospedagem.

 

ps: caso você já tenha passado por experiências desse tipo, compartilhe aqui o link do seu relato. Na verdade, a minha segunda pergunta seria com o intuito de saber o que vocês esperam da vida a longo prazo, porque eu mesmo planejo o meu "longo prazo" em trimestres.

 

ps: viagens, trips, campings, fazem parte da minha rotina, essa é apenas a primeira vez na qual viajo sozinho, sem data para voltar!

 

No mais, fico por aqui.

 

Forte abraço.

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Galera... td bem?

 

Vou para Bahia dos dias 17 - 23/Nov...

 

Desço no aero de Porto Seguro...

 

Minha idéia inicial é: 3 dias em Arraial Dajuda e 3 dias em Caraíva... Minha dúvida é onde passar o final de semana, se em Arraial ou se em Caraíva...

 

Eu curto uma vibe muito natureza, mar, tranquilidade durante o dia... Mas a noite gosto de uma agitação um pouco maior, sair... dançar... beber... conhecer gente nova... Dessa maneira, onde seria melhor passar o final de semana?

 

Outra coisa... Chego em Porto Seguro no dia 17/nov, as 22h30... Por se tratar de uma segunda-feira, tem alguma coisa de legal pra fazer em Porto? Não conheço lá, mas confesso que tenho uma certa encanação do que já ouvi: molecada/zoeira de mais/bagunça de mais/assaltos/prostitutas e tals... É isso mesmo?

 

Alguém indo pra lá nessas datas?

 

Bjos.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

em Arraial tem + opção. Parece q em Caraíva, é + forró.

acredito q nesse periodo, vai ter festa só no fds mesmo, pois eu fui no começo d fev (depois da alta d jan e antes do carnaval) e encontrei locais traquilos, c/ festa só no fds.

 

eu tb ouvi mta coisa d PS, mas fora d época, achei bom. Nesse periodo nao deve ter tanta excursao d formatura.

 

Relatos 2013:

11 dias na BA - dez/2013 - Parte 1 e 3: Salvador | Parte 2: Costa do Dendê - Ilha de Boipeba e Morro de São Paulo

21 dias em SE e AL - fev-mar/2013 - Parte 1: Aracaju | Parte 2: Maceió | Parte 3: Maragogi

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...