Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Oi Mário Márcio,

Boa escolha a sua, a Chapada dos Veadeiros é realmente linda, nunca fui no mês de abril, mas dizem que é quando o cerrado floresce. Já fui 03 vezes, 02 em período de chuva (novembro 2008 e 2010) e 01 em período de seca ( agosto 2009), cada época tem a sua beleza, e tudo depende apenas da nosso animação. Voltando às flores, é engraçado que no ano passado em novembro, eu fiz a trilha do Sertão Zen e tinha muitas flores. Já tive a oportunidade de conhecer todos esses lugares que vc listou, são lindos. Acredito que dois dias não serão suficientes para vc conhecer e aproveitar os atrativos, as trilhas do Parque tem em média 10km (ida e volta) cada. De acordo com esse site www4.icmbio.gov.br o Parque não abre às 2ª feiras. As Loquinhas ficam bem perto da cidade, a duração do passeio dependerá do seu desejo de tomar banho em cada um dos poços, são 7. As Almécegas I e II e São Bento ficam a mais ou menos 15 km de Alto Paraíso. Cavalcante fica a 80km de Alto Paraíso, nessa época a rodovia ainda deverá estar em péssimas condições (buracos, muitos buracos), e a estrada de terra que leva ao território dos Kalungas, local onde ficam as cachoeiras Santa Bárbara e Capivara, não é das melhores, tem trechos bem ruins. Sugiro o seguinte roteiro:

 

Domingo: levantar cedo ok...e seguir para a Vila São Jorge, localizada a mais ou menos 36km de Alto Paraíso, lembre-se que a metade do trecho é de terra, a estrada não é das piores que já vi. No caminho vc verá o Morro da Baleia, o Morro do Buracão, o Jardim de Maytreia e as Escarpas do Paraíso. Em São Jorge procure um guia, e siga para o Parque, a 1km da vila. Escolha uma das trilhas do Parque ( Salto do Rio Preto (120m) e Cachoeira de 80m ou Cariocas e Cânions). Tem que começar o mais cedo possível acho que o Parque abre às 8:00h, o passeio dura em média 5 horas, então mais ou menos à 13:20 vc terá terminado. Volte para a Vila São Jorge, coma alguma coisa e siga para a Fazenda São Bento que está localizada no caminho de volta para Alto Paraíso. Então é só curtir as Almécegas I e II, e a Cachoeira São Bento, quando eu fui, resolvi fazer toda a trilha a pé, mas estava com tempo, no seu caso faça o que for possível de carro. Na volta passe no Rancho do Valdomiro que fica "no pé" do Morro da Baleia, e se delicie com a famosa Matula... se estiver sozinho peça meia porção. Será um belo anoitecer.

Dicas: No Parque o guia é obrigatório, em São Jorge tem muitos, é só falar mais alto na praça que logo vc acha alguém...oute acham...kkk. Custa em média R$ 80,00 na baixa temporada e R$ 100,00 na alta, para até 10 pessoas, o ingresso custa cerca de R$ 5,00. Leve água, lanche, roupa de banho, boné ou chapéu, use roupas e tênis confortáveis... dê preferência à calça, tem um capinzinho cortante em alguns lugares. Na Fazenda São Bento não precisa de guia, o ingresso custa cerca de R$ 15,00 paa ver as 03 cachoeiras.

 

Segunda-feira: (que inveja ... rsrsrsrs) levante bem cedo e siga para Cavalvante, chegando lá peça informações na cidade, tem um C.A.T. bem na entrada. Para chegar até o território dos Kalungas vc não precisará de guia, é tranquilo, depois que vc sair cidade verá algumas placas. Lá no território vc terá que contratar um guia, custa cerca de R$ 50,00, para te levar nas 02 cachoeiras. O ingresso custa R$ 10,00. Se o seu carro for alto, não precisa ser 4x4, dá pra ir bem perto da Santa Bárbara, caso contrário prepare-se para andar, a estrada para a Capivara e bem tranquila, a descida para a cachoeira nem tanto, acho que tudo totaliza uns 8km... acho; eu fiz quase tudo de carro, estava morta da trilha do dia anterior. Os Kalungas servem almoço... não comi lá... não sei falar da comida, mas dizem que é muito boa. Volte para Alto Paraíso e siga para as Loquinhas... não precisa de guia, o ingresso custa uns R$ 10,00 ou R$15,00 não me lembro muito bem. Lá tem 7 poços de uma água muito parecida com a da Santa Bárbara. Trilha de madeira... molezinha. À noite dê umas voltinha pela cidade, tem ótimos restaurantes.

Espero ter contribuído.

Abraços e boa viagem.

Link para o comentário
  • Membros

Maria Alessandra seu roteiro me parece muito convidativo, MÁS (risos):

Pelo que vc falou é melhor eu ficar em São Jorge pq o parque fica em tal e fica mais proximo de Cavalcante (fica mais perto de cavalcante?)

 

Roteiro de Domingo: ja que tenho q escolher ou o salto ou as cariocas, acho q o saltos é melhor, pq as Almecégas é o mesmo estilo das cariocas não é?

 

Roteiro de segunda-feira: vc acha q da tempo de conhecer a santa barbara e capivara de manha (das 8 ate umas 12:30, 13:00), dar uma passada nas loquinha?

as loquinhas sao imperdiveis?

 

é que penso em ver o por do sol na praça dos 3 poderes em Brasilia...rsrsrs

Loquinhas ou por do sol na praça dos 3 poderes?

 

Mais seu roteiro era bem o que eu pensava em fazer mesmo, eu tenho um gol provavelmente nao de pra chegar perto da cachoeira santa barabra vou ter q camelar um pouco mesmo!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

cara, a Maria Alessandra deu uma bela ajuda !!

essa da snata bárbara ñ me recordava.... faz muito sentido, nas loquinhas tb ñ vale deixar pro fim da tarde

tem q ver esse tempo de deslocamento no domingo, se conseguir já dormir em cavalcante fica mais tranquilo pra voltar no outro dia

sigo pra bolivia amanhã, senão até te acompanhava nesse por do sol do cerradão q sempre é maravilhoso !!

falou, curta bem a trip !!

Link para o comentário
  • Membros

E ai Gabriel, vai passar por Campo Grande? se for dormir em CG (Campo Grande) pegue um por do sol no Parque das Nações Indigenas que é show!

 

Vou tentar encaixar as Loquinhas antes do Parque e vou dormir em Cavalcante pra segunda-feira nao ficar tao corrido.

 

Ah uma dica (apesar de que este lugar nao precisa de dica) pro pessoal que gosta deste perfil de lugar turistico de trilhas, cachoeiras e aguas cristalinas. Venham conhecer Bonito-MS é espetacular, preços meio salgados mais vale cada centavo, existe tambem Nobres-MT é bem ao estilo de Bonito só que ainda nao é tao explorado é mais rústico é preços mais baixos.

Link para o comentário
  • Membros

Hi, Mário Márcio,

A sugestão do Gabriel de vc pernoitar em Cavalcante é muito boa. Fiquei na Pousada Morro Encantado RS100,00 a diária, fica no Centro da cidade.

- Cavalcante não fica perto da Vila São Jorge, na verdade Alto Paraíso fica entre os dois.

 

- Não achei as Almécegas I e II parecidas com as Cariocas, são belezas diferentes, até porque há os Cânions, só vi um e fiquei de boca aberta. Tenho certeza de que qualquer que seja a sua escolha, mais cedo ou mais tarde vc vai acabar voltando pra conhecer a outra, foi o que aconteceu comigo.

 

-Se vc levantar bem cedo, é possível conhecer a Santa Bárbara e a Capivara e ainda ir às Loquinhas. Verdadeiramente não acho que seja a coisa mais imperdível da Chapada, mas é um lugar muito bonito.

 

- Entre o por do sol na Praça dos Três Poderes e as Loquinhas, eu ficaria com as Loquinhas.

 

- Deixe o carro descansar e curta a trilha da Santa Bárbara sem temor....kkkkk....o lugar tem uma bela paisagem.

 

Dica do dia: quando voltar à Chapada não deixe de ir às Cataratas do Rio Couros e fazer a trilha do Sertão Zen... como diria o Seu Creysson... eu agarantio.

 

Abraços

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Gostaria de saber de quem ja foi para a Chapada dos Veadeiros no inicio de Outubro como é o tempo por lá, pois em alguns sites consta que melhor época é até Setembro e em outros consta até Outubro. Viajarei pra lá em 09/10 para comemorar minha lua de mel e apesar de saber que tem opções de passeio em dias chuvosos, não quero passar uma semana em lugar chuvoso. Me ajudem por favor...aceito dicas de passeio!!! ::otemo::

Link para o comentário
  • Colaboradores

Grazielle,

eu não posso ajudar no que diz respeito ao período de outubro, pois eu fui em maio.

Sempre existe uma melhor época, mas quando se fala em CLIMA, não podemos garantir nada. É um tiro no escuro. Eu fui em maio, que teoricamente não chove, mas choveu 1 dia. O ideal é ir no período de inverno e seca no Brasil, dessa forma os riscos de chuva são menores. Verifique este tipo de condição lá do Planalto Central, dados históricos, algo assim. Eu acredito que o mês de outubro seja um bom mês para ir para lá principalmente por ser baixa temporada e os preços ficarem mais acessíveis.

 

Com relação aos atrativos, abaixo uma ajuda:

 

Nesse link você consegue ver as cachoeiras da região, algumas informações básicas como distância e tipo de acesso e também imagens dos atrativos turísticos.

http://www.guiadecachoeiras.com.br/parques_pontos.php?parque=PARQUE%20NACIONAL%20DA%20CHAPADA%20DOS%20VEADEIROS&cod_parque=22&cod_tipo=4

 

Só clicar em Pontos Turisticos, Cachoeiras ou outro link que você quiser explorar.

Bom, agora te mando uns links que eu peguei dos folders que tenho de lá.

 

Operadoras de turismo:

Alternativas: www.alternativas.tur.br

Transchapada: www.transchapada.com.br

Travessia: www.travessia.tur.br

Talvez você encontre outras lá.

 

Restaurantes e pousadas eu não vou te indicar pois fui de camping.

 

No site http://www.portaldesaojorge.com.br/ você conseguirá informações de atrativos e hospedagem.

 

Nesses sites tem muitas informações sobre a chapada:

http://www.chapada.com/

http://www.chapadadosveadeiros.com/

 

O site da Loquinhas é: www.loquinhas.net

O site da Cachoeira dos Cristais é www.cachoeiradoscristais.com.br

 

Não deixe de fazer o Vôo do Gavião. Tirolesa de 850 metros. Quem organiza é a agência Travessia.

 

Uma observação: Se você for para a Chapada sem carro, vc tá lascada. Os atrativos são bem distantes para se ir a pé e não existe meios de transportes que levam até eles, na região.

 

Abraço,

Link para o comentário
  • Membros

Oi Grazziele,

O início do período chuvoso aqui no estado de Goiás, já não mais o mesmo...kkk, em 2008 começou a chover em novembro, em 2009 em agosto, e em 2010 em outubro, então não dá para confiar.

Eu já fui à Chapada duas vezes no mês de novembro (chuva) e uma no mês de agosto(seca). Nas três vezes eu adorei, mas eu sou apaixonada pelo cerrado e adoro andar na chuva. Agora uma coisa é fato, no final do período seco que pode se estender até outubro, a paisagem fica muito enfumaçada, a umidade do ar fica muito abaixo do limite suportável, o cerrado fica muito seco, e ainda há o risco das queimadas ( aconteceu em 2010) o que pode interferir nos seus planos.

Coloquei algumas dicas nas postagens anteriores, talvez possa de ajudar.

Tenho muitas fotos das três viagens no orkut... se tiver interesse em vê-las me adiciona: alessandramagalhaes_34@hotmail.com

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Em Cavalcante existem lugares espetaculares e não muito visitados

Vai uma pequena sugestão para os amantes de uma boa caminhada.

 

Cachoeiras do Prata.- 09 cachoeiras num percurso de 7 km, com destaque para uma das ultimas cachoeiras a "Rei do Prata" (distancia do centro da cidade (63km) trilhas moderadas, custo de 5 reais entrada, mais 70 reais do guia para grupo com até 10 integrantes. Guia é contratado no centro da cidade de Cavalcante no CAT( Centro de Atendimento ao Turista)

 

Cachoeira Santa Barbara- Localizada a 25km do centro de Cavalcante na comunidade quilombola dos Kalungas. São 05 km de trilha partindo da comunidade, trilha fácil toda em terreno plano. Custo de 10 reais de entrada mais 60 reais do guia com um grupo de até 10 pessoas.O guia pode ser contratado dentro da comunidade kalunga.

 

 

Cachoeira Barroco - Localizada a 15 km do centro da cidade , depois caminha-se mais uns 800mt até as primeiras cachoeiras, lugar hiper agradável e preservado. Custo de 05 reais para entrar na fazenda, mais 70 reais do guia para grupo com até 10 integrantes. Guia é contratado no centro da cidade de Cavalcante no CAT( Centro de Atendimento ao Turista)

 

Cachoeira Candaru. Localizada a 25km do centro de Cavalcante na comunidade quilombola dos Kalungas. São 06 km de trilha partindo da comunidade, trilha moderada . Custo de 10 reais de entrada mais 60 reais do guia com um grupo de até 10 pessoas.O guia pode ser contratado dentro da comunidade kalunga.

 

Cachoeira Capivara Localizada a 25km do centro de Cavalcante na comunidade quilombola dos Kalungas. São 800mt de trilha partindo da comunidade, trilha fácil o. Custo de 10 reais de entrada mais 60 reais do guia com um grupo de até 10 pessoas.O guia pode ser contratado dentro da comunidade kalunga.

 

Ponte de Pedra -Localizada na fazenda renascer a 12km do centro da cidade de Cavalcante, da sede da fazenda caminha-se mais 6 km de trilha nível médio moderado, com passagem por mata de galeria e uma pequena cascata do córrego São Bartolomeu. A Ponte de pedra é um monumento geológico nos limites do parque nacional O Córrego São Domingos escava os paredões de quartzo da serra de santana formando um arco dando um formato de ponte natural. è possível tomar banhos nas piscinas naturais do córrego São domingos, assim como aventura-se pelos canions e cascatas, Um dos melhores lugares para ver o por do sol na Chapada.

 

Catingueiro. Localizado a 40km do centro da cidade de Cavalcante, o vale do catingueiro é uma região bem selvagem que faz limites com o parque nacional, tendo varias cachoeiras e rios de águas translúcidas. Nesta região é possível conhecer um pouco da cultura do sertanejo da Chapada dos Veadeiros, pouca estrutura, porem vida selvagem em abundância.

 

Existem outras possibilidades de passeios e roteiros, tudo em Cavalcante é muito novo e estão em processo de capacitação humano. Mas a região esta motivada para receber os visitantes

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Mensagem editada. Symbols-Warning-32x32.png

 

Pedimos ao autor para ler com atenção os Termos do Serviço da Comunidade Mochileiros.com

 

Atenciosamente,

Administração Mochileiros.com

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Colaboradores

Ola Pessoal,

 

Estamos saindo em julho num grupo de 5 pessoas de Floripa para o Jalapao e surgiu a ideia de aproveitar para conhecer a chapada dos Veadeiros. Pensamos em alugar um carro em Brasilia para ir a chapada e de la seguir tb de carro ate Ponte Alta do Tocantins, onde iniciaremos o roteiro pelo Jalapao com o Beleco.

 

Alguem ja fez este percurso de Alto Paraiso para Ponte Alta do Tocantins ou Palmas? A estrada está em boas condições? Quanto tempo de viagem + ou devo calcular?

 

Valeu pela Ajuda!!!!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...