Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Chapada Diamantina

Postado
  • Membros

Oi pessoal !

Já fiz um mochilão para a Bahia uns cinco anos atrás, agora vou fazer outro para a Chapada Diamantina.

Será que é tranquilo ir sozinha fazer as trilhas ? Será que lá eu consigo entrar em algum grupo ?

bjs

Ester

• Respostas 1.9k
  • Visualizações 506k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Acabei de voltar da Chapada Diamantina (Lençóis, Vale do Capão e trekking Vale do Pati), não fiz tanta coisa como gostaria, mas do pouco que fiz gostaria de contribuir, já que as infos daqui me ajudar

• Hélio Jr1502432675
    Hélio Jr1502432675

Pessoas, atualizei o guia da Chapada Diamantina. São breves descrições de vários atrativos e link para os tracklogs. > https://caminhosdomato.blogspot.com.br/2017/09/guia-chapada-diamantina.ht

• Calbertojr, A ajuda que posso te dar é o link pro meu relato. Fiquei 10 dias por lá, de carro próprio e sem agência. Também fiz todos os passeios que era possível fazer sem guia. Acho que pode te

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

Entre em contato com a Loja Dois Irmãos, talvez eles possam enviar por correio...

http://www.doisirmaos.com.br/contato.htm

Praça Horácio de Matos, nº 03, Centro, Lençóis - Bahia - Brasil - CEP 46960-970 - Tel.: 75 334.1405 / 1395

e-mail: doisirmaos@doisirmaos.com.br - www.doisirmaos.com.br

Acabo de publicar umas fotos da Chapada Diamantina... quem quiser visitar basta clicar : http://eversilva.multiply.com/photos/album/27

• 2 meses depois...
Postado
  • Membros

Ever, você disse que em Lençóis eles dão um mapa da região, com trilhas e tal. Você tem esse mapa escaneado para me mandar?

É que fico lendo cachoeira tal, trilha tal, e queria ver melhor a localização delas pra me programar melhor.

Ou me indique um site legal onde eu possa pegar essa informação.

Quero ir pra lá em dezembrom passar natal e reveillon.

Estava pensando em incluir outros roteiros na viagem, mas devo ficar só com a chapada mesmo!

Como fica a cidade em termos de agito noturno em dezembro/janeiro?

O que você recomenda, albergue, pousada ou alugar uma casa?

Tem mais alguém que vai pra lá está sozinho/a, pra fecharmos um grupo?

Valeu e abraços

Postado
  • Membros

http://www1.folha.uol.com.br/folha/turismo/americadosul/brasil-chapada_diamantina-mapa_da_travessia.shtml

... o mapa acima mostra as principais trilhas e as cachoeiras nestes caminhos. Próximos às cidades você também encontra cachoeiras menores e nem por isso menos belas, estas você encontra em mapas das trilhas de cada cidade, ou vai se guiando por informações do povo de lá. Para alguns lugares a presença de um guia é altamente recomendável, e até imprescindível. Se for bem aventureiro, dá pra se virar sem guia.

Dezembro até o final do carnaval é um período de alta temporada na Chapada Diamantina. Nas cidades tem alguns bares que reunem moçada de tribos diversas; não tem muitas baladas fortes como em outros lugares, as vezes um forró ou um reggae aqui e ali. Nos dias de festa, natal, ano novo e carnaval, Lençóis fica bem lotada com agitação nas ruas. Para estas datas é importante fazer reserva com antecedência.

Em Lençóis tem algumas pousadas bastante simples com diárias a partir de R$15 e até hotéis de alto padrão com diárias a uns R$200 pra mais. Se você quiser ficar numa casa de família com ambiente tranquilo e seguro dê uma olhada na Casa de Radi (http://www.geocities.com/eversilva/bahia/casaderadi). Alguns mochileiros e mochileiras daqui já ficaram na casa de dona Radi e aprovaram a hospedagem. Caso prefira uma pousada posso recomendar a Pousada Prímole de Ana Figueiredo, a "Ana da sopa" , http://www.triboaventura.com/2005chapada/infos.htm#hospedagem

Nesses são dois lugares que já fiquei mais de uma vez e posso recomendar de primeira-mão. São lugares simples e com preço em conta.

Na cidade de Lençóis, como disse, você encotra várias outras opções.

http://www.guialencois.com/estrutura_hospedagem.htm

Aluguel de casas também é possível sim mas não tenho nenhum contato pra te passar. Dona Radi pode te ajudar a encontrar uma casa também, se for o caso fale com ela.

Postado
  • Membros

Olá, Vareja. Também gostaria de contribuir.

O mapa e dicas do Ever são sempre muito boas (Ever, estive na Chapada agora em agosto e aproveitei várias coisas que vc escreveu. Super obrigado!)

Sobre o mapa que vc pediu, tem um bem legal que vc pode comprar diretamente com o publicador (Roberto Sapucaia, morador em Mucugê - uma das cidades-porta da Chapada). Vc encontra informações no site http://www.trilhasecaminhos.com.br/. Custa cerca de R$ 15,00 e ele pode mandar via Correios para vc. O mapa é muito bom, completo e tem as trilhas desenhadas - de repente, vc se estimula a se arriscar em algumas! A única falha do mapa é que foi esquecido de colocar os nomes das trilhas. Mas, vc pode pedir isso para o Roberto. No entando, vale alertar que este mapa não é indispensável. Dependendo de seus objetivos na Chapada, este que o Ever mandou está ótimo.

Outra dica que acho importante: como a Chapada é muito grande, vale a pena vc planejar bem o seu passeio e programar hospedagens em diferentes cidades durante sua estada por lá. Por exemplo, se vc deseja conhecer o Poço Encantado, Buracão e Fumacinha vale a pena ficar em Ibicoara. É a cidade que que abriga essas atrações. Está a uns 150km de Lençóis, que é a "capital" da Chapada. Como muita gente acaba ficando em Lençois, gasta-se tempo e dinheiro para se deslocar até Ibicoara. Em Ibicoara há, ainda, umas pousadas bem interessantes. O mesmo raciocício vale em relação a Mucugê e Vale do Capão. Também vale dizer que essas cidades não tem o agito de Lençois.

Ever também acertou no tempo para ficar na Chapada. Doze dias está ótimo. Dá para fazer quase tudo, incluindo um ou dois trekkings de 3 dias (Vale do Paty e Fumaça por Baixo, por exemplo)

Se vc quiser, tenho nomes de guias também e agências.

Abraço.

Ricardo

Postado
  • Membros

... se tiver tempo faça mesmo rgluiz falou e explore um pouco mais outras cidades fora de Lençóis. Um dos lugares pitorescos que gostei muito foi a vila de Igatu, também conhecida como Xique-xique. Fica entre Mucugê e Andaraí... é um lugarejo parado no tempo com algumas casas diferentes e um povo bem pacato. Na cidade tem algumas ruinas que lembram um pouco ruinas inca, por conta disso chama o lugar de "a Machu Pichu da Chapada Diamantina" ... ao redor da cidade tem algumas cachoeiras que você visita a partir das trilhas. A estrada de pedra que se pega para chegar na cidade lembra estradas medievais. Isso tudo dá ao lugar um clima bem diferente mesmo.

Postado
  • Membros

Galera, valeu pelas dicas. Acho que só com esses úlitmos tópicos já posso me planejar legal

Tava a fim de juntar uma galera e ir de carro, mas vou acabar indo sozinho mesmo.

Quanto aos preços, compensa ficar na Ana da Sopa/Radi ou no Hostelling de Lençóis??

E quanto custa essa trilha de 7 dias? Há várias agências? Rola eu ir sozinho e me juntar com grupos maiores? Qual estrutura oferecem para a trilha? Qual o tamanho dos grupos.

E chega de pergunta, hehehe

Abração

Postado
  • Membros

No Albergue da Chapada a tarifa é de R$15 a R$25 dependendo se alta ou baixa temporada, excluindo ai as datas de festa como Natal/Ano Novo/Carnaval que deve ter um pacote para vários dias. Quarto coletivo e banheiro comunitário.

http://www.hostelchapada.com.br/

Na casa de Dona Radi se paga R$15 por pessoa para ficar num quarto com banheiro individual. Ela tem dois quartos que acomodam de 1 ou 2 pessoas e outro maior que dá pra ficar 4 ou até 5, talvez. Esse preço é na baixa temporada, não sei se é mais alto na alta temporada mas talvez seja outro preço pros dias de Natal/AnoNovo/Carnaval.

ou seja ... Se estiver sozinho você paga R$15 e fica com um quarto só seu, mais confortável que dormir em beliche num quarto com mais pessoas.

http://www.geocities.com/bahia/casaderadi

Na Pousada Prímole é um pouco mais caro e eles tem uns três quartos de tamanhos diferentes. Vale consultar diretamente com a Ana. Um destaque pra essa pousada é o café da manhã ... com certeza você não vai encontrar nada parecido em nenhum outro lugar.

http://www.triboaventura.com/2005chapada/infos.htm#hospedagem

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Gente, gostaria de saber, se dá pra ir de onibus até a Chapada Diamantina, ou o lugar mais próximo, saindo de S.Paulo. Chegando lá, o que devo visitar, onde ficar, e se dá pra fazer tudo por conta própria, ou devo contratar uma agencia de turismo. Dá pra fazer as trilhas tbm sem agencia ?

Pra quem já foi:

Pode me enviar alguns roteiros de visitação e trilhas !!!

agradeço

Postado
  • Membros

olá Jurema, de São Paulo tem ônibus para algumas cidades da Chapada Diamantina . Para Lençóis, a "capital do turismo" da Chapada você viaja pela empresa Emtram mas prepare-se .... é uma longa viagem e pra ajudar os ônibus e a estrada não são lá essas coisas. A viagem deve levar algo entre 30 a 40 horas.

Uma alternativa é quebrar a viagem parando talvez em algum lugar no sul da Bahia, depois Salvador, e daí Lençóis. Fazer a viagem de avião até Salvador é a alternativa mais viável em termos de tempo e dinheiro, caso você queira escapar das longas horas de ônibus.

A Rodovia BR 242 que liga Salvador a Brasília corta a Chapada Diamantina e dá acesso às cidades da região. Saindo de São Paulo, você pode seguir em direção à Bahia e parar nas praias do sul da Bahia por um tempo. Por exemplo Porto Seguro e região ... Dali você pode seguir pra Salvador para mais uma escala e talvez curtir um pouco a cidade, ou até Feira de Santana e de lá seguir para Lençóis. Outro ponto de parada pode ser Vitória da Conquista que fica no interior e não tem muitos atrativos turisticos.

Outro caminho pode ser seguir de São Paulo para Brasília e de lá seguir para Seabra (fica ao lado de Lençóis).

Mas se você tem experiencia com longas viagens de ônibus, siga direto de SP a Lençóis pela Emtram.

Para os passeios você tem várias opções ... alguns você pode fazer sozinha mesmo sem guia por trilhas mais fáceis e evidentes. Em algumas trilhas a presença de um guia é imprescindível pois não há indicações. Alguns passeios devem ser feitos de carro ou van, isso você acerta com as agências ou com guias locais. Algumas atrações ficam muito longe e não há transporte público entre as localidades.

Dê uma olhada nas outras mensagens e você encontrará muitas informações sobre o que fazer ... quanto tempo ficar ... o que visitar ... onde se hospedar ...

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

olá,

Eu fui umas 2x lá. Reserve uns 15 dias para a região. Come por lençóis. Faça a caverna das torrinhas, a lapinha e a cachoeira do sossego. um dia para cada. curta a cidade à tarde e a noite, vale a pena. Depois, Fuja das agências e faça a travessia lençóis-andaraí (7 dias). É puxada, mas é sensacional!!! Fiz 2x. A partir de Andaraí, visite o poço encantado, o azul. Depois, vá para igatu. A cidade é muito legal e vc pode explorar um pouco mais do sul da região.

Aonde saber mais: http://www1.folha.uol.com.br/folha/turismo/americadosul/brasil-chapada_diamantina.shtml

- Melhor posusada: alcino

- Melhor café da manhã: alcino e dona joaninha (coma um dia em cada)

- Melhor guia: joão ribeiro (www.guiajoao.hpg.com.br )

Outra coisa: tem muitos guias por lá. é fácil entrar numa roubada. Por isso eu recomendo o joão . ele é boa companhia e muito profissional. de longe é o melhor da região. Além disso, ele vem 2x por ano para SP e guia a galera pela serra dos órgãos e serra fina.

Um aviso: depois que vc for a chapada, vai ficar mais exigente. Putz! vc começa a escolher melhor os passeios. Eu tive que ir para a Patagônia para poder ficar satisfeito.

Divirta-se

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.