Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

Posts Recomendados

Chique, to anotando as dicas, pretendo fazer essa viagem em 2018 (ano que vem é ushuaia!)

 

Qual carro te levou?

Show, ::otemo:: Ushuaia está nos meus planos para uma próxima viagem. Fomos em um Civic automático.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tudo bem?

Vi teu post lá no 4x4 e vim correndo pra ca atrás do relato :D

Abraço

Eae geovanih, tudo tranquilo? o próximo relato sai amanhã já. abraço ::otemo::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hlirajunior

 

Agora em 2015, fui pra Bonito-MS, Fronteiras do Paraguai e Missões Argentinas.

Fiz metade do relato para postar, mas não consegui terminar, muita correria....

E agora estou planejando as férias deste ano, que vão ser em julho...

Estou esperando as suas informações atualizadas sobre o cambio e preços na ARG e CHL... hehe .... para ver se vale a pena fazer a minha viagem.

 

Abraço e no aguardo do relato....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Hlirajunior

 

Agora em 2015, fui pra Bonito-MS, Fronteiras do Paraguai e Missões Argentinas.

Fiz metade do relato para postar, mas não consegui terminar, muita correria....

E agora estou planejando as férias deste ano, que vão ser em julho...

Estou esperando as suas informações atualizadas sobre o cambio e preços na ARG e CHL... hehe .... para ver se vale a pena fazer a minha viagem.

 

Abraço e no aguardo do relato....

O câmbio pelo que anotei estava assim: R$ 1,00 = AR$ 0,27, R$1,00 = CH$ 160,00 e R$ 1,00 = PE$ 0,80 Argentina ainda compensa, mas o Chile ficou bem caro :( abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dia 03 - 27/12 - San Ignacio a Salta - AR- 1200km

capturar3_zpswzb95cpx

 

Esse dia atravessamos o temido Chaco. Saímos do hotel por volta das 9hs da manhã, após o café da manhã onde conhecemos outros viajantes que iriam para Salta no mesmo dia e posteriormente a San Pedro de Atacama. O hotel ficava a menos de 2 quadras da RN 12 e logo estávamos a caminho de Posadas. O dia estava nublado e pegamos uma garoa logo na saída, rodamos um pouco e paramos em um posto YPF no lado esquerdo da rodovia para completar o tanque e procurar alguns sanduíches para levar.

 

Voltamos a rodovia e continuamos a viagem, tinha pouco movimento nesse horário e ao chegarmos em Posadas, pegamos o contorno viário, desviando assim do trânsito da cidade. O contorno termina quase na saida da província de Missiones, onde há um posto de fiscalização, mas passamos reto. Rodamos até chegar em Ita Ibaté, onde paramos em um YPF Full no lado direito da rodovia, um excelente local para abastecer, comer e ir ao banheiro. Nesse ponto já havia começado a chover, no horizonte estava tudo escuro e logo chegou a chuva forte. Rodamos alguns kilômetros debaixo de um temporal, mas a estrada estava em boas condições para viajar, algumas poças de àgua apenas para ficar de olho. Depois da chuva. conforme fomos nos aproximando de Corrientes, o sol voltou a aparecer.

 

O trânsito aumentou consideravelmente e não dava mais para ultrapassar. Na entrada da cidade ainda as margens da RN 12 paramos em outro YPF para abastecer e comer algo. Já era em torno de 13hs quando voltamos para a estrada e atravessamos a cidade pela avenida Indepêndencia que vira a RN 16 ao chegar na ponte sobre o rio Paraná. Antes da entrada da ponte há um posto de controle da Policia Caminera, não fomos parados, mas há relatos de motociclistas que são multados ali naquele ponto por terem circulado pela avenida ao invés da via coletora (motos são proibidas na pista principal) . O rio Paraná estava bem cheio e algumas áreas próximas a rodovia estavam alagadas.

 

Logo depois da ponte há um pedágio (ARS 6,00) e logo depois um trecho duplicado onde há vários acessos para a cidade de Resistência, capital da província do Chaco. Depois do cruzamento com a Ruta 11, a rodovia segue duplicada por mais um trecho e daí começa a pista simples. Há obras pelo caminho e logo mais um grande trecho deve estar duplicado. O asfalto é bom e dá pra andar a uma boa velocidade. Há um último pedágio em Makallé de (AR$ 8,00). Paramos perto de Pres Roque Saenz Peña para abastecer e tomar um sorvete e encontramos o pessoal que conversamos no hotel pela manhã. Essa é a última grande cidade antes de Salta, um bom local para dormir.

 

Depois de Pres Roque Saenz Peña o movimento diminuiu e o calor aumentou bastante. Há trechos em obras pelo caminho na provincia do Chaco, estão arrumando o asfalto e alargando a rodovia, mas a rodovia está excelente. Paramos na cidade de Pampa del Infierno para algumas fotos, estava bem quente e a polícia estava de olho fazendo rondas pela rodovia. Cumprimentamos eles e continuamos a viagem até entrarmos na província de Santiago del Estero e logo passamos por Pampa de Los Guanacos, onde há um posto da policia caminera que é bem conhecido por pedir contribuições. Haviam alguns guardas, mas passamos direto. O pior trecho da RN 16 fica nessa provincia, no começo o asfalto é bom, mas aos poucos vão surgindo buracos.

 

Paramos em Monte Quemado para abastecer e fazer um pit stop e a partir dali há quase 50km com muitos buracos e remendos gigantescos. Nesse trecho andamos bem devagar, no máximo a 70-80km/h, se cair em um daqueles buracos a chance de ficar por ali é grande. Ao final desse trecho entramos novamente na provincia do Chaco e volta o asfalto novo e excelente. É um pequeno trecho antes de entrar definitivamente na provincia de Salta. Aqui há muitas obras, estão refazendo o asfalto e há trechos em estrada de chão onde retiraram o asfalto. Também há alguns desníveis onde foi recapeado e se não tomar cuidado pode danificar a suspensão.

 

Fizemos uma última parada em Joaquim Y Gonzalez, onde há dois postos YPF, um em cada saída da cidade. Abastecemos e compramos mais sanduíches para comer pelo caminho. Já eram em torno de 19hs e estava começando a escurecer. A partir daí tocamos direto até Salta. Há mais alguns trechos em obras até El Galpon, onde passamos já escuro. O trecho final da RN 16 está bom, mas é bem escuro. Chegamos já a noite no cruzamento com a RN9, que é duplicada até a perto da autovia que vai para Salta. Há um pedágio nesse trecho (AR$ 8,00) e a estrada é boa. No horizonte era possível ver muitos relâmpagos na direção e Salta. Quando pegamos a autovia General Guemes - Salta, o movimento aumentou bastante e rapidamente chegamos a Salta, passando antes por um posto de controle. Salta fica em um vale e a descida até o centro da cidade é bem bonita. Não paramos no mirante infelizmente, estávamos super cansados e com fome, pois já eram 22hs e estávamos na estrada desde as 9hs da manhã além de estar relampejando muito.

 

Achamos o Hotel Samka com certa facilidade,fica em torno de quatro quadras da praça principal. Depois de nos acomodarmos nos quartos, fomos apenas a um restaurante ao lado pegar uma pizza para comer no hotel mesmo. Percorremos um trecho muito longo de estrada nesse dia, o ideal é dividir em dois e dormir em Corrientes ou Pres Roque Saenz Peña para não ficar muito cansativo.

 

Hotel Samka

- Excelente hotel, possui garagem e café da manhã além de piscina

- Fica próxima do Plaza 9 de Julio

- AR$ 570,00 o quarto de casal

- Hotel Samka

 

Gastos com combustível AR$ 1540,00 - 121 litros - Nesse dia gastamos cerca de 90l para percorrer os 1200km.

 

Pedágio: Santa Ana - AR$ 8,00, Ituzaingo - AR$ 10,00, General Belgrano - AR$ 6,00, Makalle AR$ 8,00, General Guemes AR$ 8,00

 

O video foi dividido em duas partes, devido ao tamanho:

 

1º Parte - San Ignacio a Presidencia Roque Saénz Peña

 

2º Parte - Presidencia Roque Saénz Peña a Salta

 

Algumas fotos:

Algumas fotos:

raio2_zpsbfn9xm7f
Temporal a vista

img_20151227_134230_zpslw0dx664
Corrientes

img_20151227_133846_zps4ddaxsec

img_20151227_134232_zpss9fnkkna

img_1013_zpsqnyatams
Ponte General Belgrano

img_1018_zpsufxrvmii
Rio Parana

img_1019_zpsduajgxpw
Chaco a frente

img_1020_zpsck6ztqbb
Pedágio

img_1022_zpss053wad4
Valores do pedágio

img_1034_zpscnq2b3on
Pampa del Infierno

img_1035_zps45puruwq
Deixamos nosso adesivo lá

img_1037_zpsolpmwc6o
Retas e mais retas

img_20151227_183157_zpsc6xuegyr
Alguma borboletas que atropelamos

img_1043_zpsl9nni3q6
Final da tarde

  • Gostei! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá hlirajunior!

 

Obrigada pelas respostas.

Vou questionar a pessoa do meu seguro.

 

Estou tentando fazer o seguro SOAPEX mas não consigo pagar. Desde semana passada não passa pro pagamento.

Sabe se tem algum truque? Já tentei alguns navegadores mas nada... :(

 

Adorei o relato onde chega em Salta. Fez a descrição da estrada que eu queria... hihihihihihi...

 

Vou acompanhando. :wink:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Show, ::otemo:: Ushuaia está nos meus planos para uma próxima viagem. Fomos em um Civic automático.

 

Aproveitando

O civic teu uma suspenção bem dura e não é muito alto do chão. Isso foi um problema?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá hlirajunior!

 

Obrigada pelas respostas.

Vou questionar a pessoa do meu seguro.

 

Estou tentando fazer o seguro SOAPEX mas não consigo pagar. Desde semana passada não passa pro pagamento.

Sabe se tem algum truque? Já tentei alguns navegadores mas nada... :(

 

Adorei o relato onde chega em Salta. Fez a descrição da estrada que eu queria... hihihihihihi...

 

Vou acompanhando. :wink:

Roberta, quando fiz o meu seguro SOAPEX deu erro também, se não me engano tive que refazer e na segunda vez deu certo, utilizei o navegador Chrome. Ve se ele tá bloqueando os pop-ups do site. O próximo relato já estou terminando ::otemo::

 

 

Show, ::otemo:: Ushuaia está nos meus planos para uma próxima viagem. Fomos em um Civic automático.

 

Aproveitando

O civic teu uma suspenção bem dura e não é muito alto do chão. Isso foi um problema?

geovanih, o civic até que é macio, tem a suspensão independente nas 4 rodas e consegue absorver bem as imperfeições do asfalto, porém ele é baixo e com o carro cheio raspou em algumas lombadas, principalmente no Peru. Mas aguentou bem, fomos até as Lagunas Antiplanicas e Chaxa, ele sofreu bastante nesses dois locais. :shock::( Depois disso praticamente só ficamos no asfalto o restante da viagem

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa!

Você pode ajudar esse viajante agora e se cadastrar depois. Se você tem uma conta,clique aqui para fazer o login.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


  • Conteúdo Similar

    • Por Carol.Barbosa94
      Olá, 
      Aqui vou descrever sobre os meus gastos e como foi a minha viagem ao Chile do dia 02 a 10 de Outubro de 2019. Fora da temporada de neve, porém, com uma beleza encantadora.
      Vou deixar meus insta aqui pra quem quiser mais informações: @barbosa_carolin
      Passagens Aérea (ida e volta):
      R$ 709,00 Guarulhos x Santiago
      R$ 239,00 Santiago × Calama
      Companhia SKY Airline (comprei pelo site Maxmilhas). É possível encontrar bem mais barato, mas comprei muito em cima da hora hehe...
       
      Cambio:
      Comprei $25.000 pesos no aeroporto de Santiago, a cotação é ruim, mas é melhor que trocar no Brasil e saiu por 153 pesos por real. Então gastei R$ 170,00 (com uma taxa de $1.043,00 pesos incluso, que é cobrado na casa de câmbio do aeroporto)
       
      A conversão é feita assim: o total de pesos que você precisa dividido pela cotação do dia. 
      Ex: 26.043,00 ÷ 153 = R$ 170,21
      Sugiro trocar no aeroporto só o que for usar para o transfer.
      Transfer Aeroporto x Hostel (ida e Volta)
      De Calama p/ San Pedro leva em média 1h30 de viagem e o transfer é tabelado e custa $20.000 pesos ida e volta com desconto. (Só ida ou volta $12.000)
      Do aeroporto de Santiago até o hostel no centro ida e volta com desconto ficou por $13.320,00 pesos. (Só ida ou volta $7.400)
       
      Total Transfers: R$ 210,00
       
      Hospedagens:
      Em San Pedro de Atacama, fiquei no Tiny Hostel, super limpo e organizado e perto de tudo. 29.300 pesos (R$ 174,40) por 3 dias e meio e não paguei os 19% do IVA porque apresentei o PDI e identidade.
      Em Santiago, fiquei no Hostal Yungay localizado no centro e indicado para quem busca mais tranquilidade a noite. O custo foi bem parecido com de Atacama, porém foram 05 diárias por 29.400 pesos. Devido a diferença de cãmbio o meu gasto foi de R$ 175,60.

      No Total, gastei R$ 350,00 para 08 diárias.
       
      Passeios:
      1° Dia - Valle de la Luna: É um tour maravilhoso, com paisagens incríveis, passando pelas dunas e mais alguns pontos famosos como as 3 Marias. Geralmente feito na parte da tarde e encerra com um lindo pôr do sol. 
      2° Dia - Lagunas de Baltinache: São 7 lagunas simplesmente lindas!!! Fiquei encantada com aquele lugar, pode entrar na primeira e na última Laguna, água extremamente salgada e gelada rsrs... Também encerramos com um pôr do sol maravilhoso.
      A noite fiz o Tour astronômico. Super recomendo. 
      3°  Dia - Piedras Rojas e Lagunas Antiplanicas: Pra quem não sabe, a entrada na Piedras Rojas está fechada, podemos ir apenas até o mirante, mas é um passeio fantástico também, só o caminho até chegar lá já faz valer a pena. Muitas histórias, vegetação, animais. Ainda passamos pela placa de  Capricórnio. Nas Lagunas de Miscanti e Miñiques pudemos ver um pouco mais de perto os vulcões com o mesmo nome. Paisagem que parece uma pintura de tão lindo que é.
      4° Dia - Deixei livre para conhecer um pouco mais de San Pedro e fazer algumas comprinhas de lembrancinhas. No seu dia livre pode alugar uma bike também para desbravar um pouco mais.
       
      Todos os passeios em San Pedro de Atacama ficaram por 87.500 pesos. (R$ 520,00) o pacote fechado com a mesma agência "Tour Connection" que super indico, os guias são maravilhosos. Agora vamos seguir para Santiago onde fiz os passeios com a Agência Bora Pro Chile Br e recomendo muito, excelente atendimento e acompanhamento do inicio ao fim de cada passeio.
       
      5° Dia - Manhã livre no centro, fiz a visita guiada no Palácio de la Moneda agendei Com 1 mês de antecedência e assisti um pedaço da troca de guardas e conheci a Catedral.
      Na parte da tarde fui com a agência na Vinícola Undurraga. É simplesmente linda. 
      6° Dia - Viña Del Mar e Valparaíso. Que lugar lindo, alegre e cheio de Cores e arte. Não deixe de conhecer, é um dos principais passeios.
      7° Dia - Portillo. O passeio mais esperado por  mim. Que paisagem linda do inicio da estrada até a fronteira com a Argentina. Paisagens de quadro. Vale muito a pena conhecer, aquela Laguna del Inca é surreal!!
      8° Dia - Vale Nevado & Farellones Sunset (Esse eu fiz com a agência Morandé) Pra quem assim como eu é apaixonada por montanha e pelo pôr do sol, esse passeio é super recomendado. Mesmo sem neve foi incrível.
       
      Todos os passeios em Santiago ficaram por 105.000 pesos (R$ 600,00) fechando os 3 primeiros com a mesma agencia e o ultimo com uma agencia diferente.
       
      Total com passeios e tickets de entradas R$ 1.120,00
       
      Alimentação:
      A média que estabeleci para refeição foi de 12.000 pesos por dia, mas gastei bem menos. Como alguns passeios oferecem café da manhã, teve outro que oferecia almoço, então acabei economizando. Ao todo gastei R$ 545,00 em refeições. Lá existe os pratos prontos com entrada+prato principal+sobremesa por 4.000 pesos, McDonalds, Subway ou o famoso La Piccola Italia, são opções bem econômicas para comer.
       
       
      GASTO TOTAL DESSA VIAGEM: R$ 3.173,00 







    • Por MauriVirissimo
      Olá pessoal, farei um breve relato da viagem.

      Resumo da viagem:
      30 dias, entre janeiro e fevereiro de 2019
      13 mil quilômetros

       
      Combustivel: 13 mil km
      1400 litros gasolina, R$ 5700 reais para CARRO (Jeep - Grand cherokee 3.6)
      520 litros gasolina, R$ 2000 reais para MOTO (Honda - CB 500x)

      Partimos de Florianópolis em direção a Bariloche nosso principal destino inicial, onde ficamos 2 dias inteiros fazendo alguns passeios na cidade.


      Depois disso continuamos para Sul descendo Ruta 40 ate Esquel para então entrar no chile por Futaleufu e descer Carretera Austral ate Puerto Rio Tranquilo onde fizemos passeio nas Capilas de Marmol (catedral marmore). Neste trecho pegamos Aproximadamente 300 km  de Rípio que para carro tava tranquilo porem pra moto tava um pouco sofrido devido a "brita" solta nova que colocaram pois estão pavimentando a Carretera e essa rípio solto fica complicado para pilotar.


      Bom, para quem conhece Carretera sabe muito bem que vale cada quilometro percorrido nela, porem voltamos para ruta 40 para chegar a El chaiten, El calafate e no decorrer dos dias ir descendo ate torres del paine, e neste porto da viagem, por motivos de Doença na família minha madrasta teve que voltar ao Brasil de Avião e junto meu irmão por parte de pai também voltou, onde infelizmente mãe dela, avo dele veio a falecer infelizmente.


      Detalhe, meu pai estava com Moto em nome de minha madrasta e estava sem procuração dando os devidos direitos dele poder passar aduana com moto em nome dela, ai então em Puerto Natales fomos ate NOTARIA (tipo nosso Cartório no brasil) e la fizemos o documento.
      Outra observação, é que passamos as aduanas por varias vezes durante o restante da viagem e não entregávamos o documento para ver se iriam questionar algo, e nada pediam, passávamos tudo ok.

      Bom, Continuando então descemos ate Ushuaia onde ficamos 3 dias inteiros e depois fomos subindo ruta 3 com destino ate Puerto Madryn e la fazer passeio ate pinguinheira e também para conhecer Península Valdes.


      Apos isso tínhamos ainda tempo suficiente para passar em Buenos Aires, mas decidimos voltar para casa e dar apoio psicológico a família que voltara antes.

      Não tivemos nenhum contra tempo, nem com carro nem com moto, temperatura era na maioria das vezes boa para andar de moto, exceto em algumas regiões pela parte da manha quando cedo, porem no trexo da ruta 40 entre Gobernador Gregores e Tres Lagos, o ripio muito solto pior que na carretera e o FORTISSIMO VENTO LATERAL fez com que meu pai chegasse a chorar ao conseguir passar, neste dia 3 motos que la estavam passando pela mesma situacao desistiram e um reboque grande levou 3 motos e seus respectivos pilotos para trecho onde asfalta começava novamente. meu pai foi guerreiro antava pela antiga rodovia paralela a atual que esta para ser pavimentada por isso ripio (brita) solta.


      Bom meus amigos tenho videos curtos no youtube vou deixar link abaixo, esta dividido em 5 videos curtinhos!
       


      Grande abraços a Todos e em Março Abril de 2020 pretendo ir ao Atacama, BORA!?!?!?!
       

       

    • Por Guh030912
      Bom dia, eu e meu marido estamos planejando em agosto sair de Imbituba de carro para conhecer o Brasil ( Agosto 2020) gostaria de saber se é tranquilo ( temos um sambeiro 2015 1.0)temos 25 dias para viagem  e quais lugares visitar nunca viajamos de carro e é um grande desejo nosso! 
       
      desde já agradeço! 
    • Por milehist
      Vim trazer o meu relato pessoal e algumas dicas para quem for a Cusco. Foram 8 dias inesquecíveis.
      Meu voo foi dia 27 de setembro, de Salvador na Bahia a Cusco foram 2 conexões (em Guarulhos e em Santiago do Chile), um total de 14 horas de viagem com conexões curtas (a maior foi 3 horas em SP, suficiente apenas para comer alguma coisa e seguir). Minhas passagens não incluíam bagagem, portanto viajei apenas com bagagem de mão, mas despachei ainda em Salvador pq não tinha espaço no avião (para meu alívio, a mala chegou sã e salva em Cusco).
      Cheguei em Cusco as 16h, peguei um taxi no aeroporto por 20 soles (o hotel chegou a pedir meus dados para o transfer, mas não confirmou e nem foi me buscar). Nesse primeiro momento fiquei no hotel Qolqampta, indico fortemente, local agradável, café da manhã ok, quarto confortável. A única desvantagem foi a localização, apesar de perto da plaza de armas, o prédio fica no topo de uma ladeira (tudo em Cusco é ladeira!), e num primeiro momento de aclimatação, seu corpo pode reclamar um pouco.
      Ainda no Brasil eu contratei a empresa Qorianka para fazer o passeio de Machu Picchu (o único que contratei antes de chegar la, dado a disponibilidade de ingressos). A noite Max da empresa estava me esperando para explicar como funcionaria o passeio mais aguardado da vida. Eu super indico a empresa. Preço ok, responsabilidade, compromisso, serviço de excelência. Foi ele que me indicou um lugar com melhor câmbio para comprar soles, os melhores lugares para comer, foram eles que compraram meu boleto turístico. Literalmente, fazem de tudo para nos sentirmos confortáveis e seguros. Acabei comprando os outros passeios com eles.
      Dia 28 - reservei o dia para me adaptar a Cusco, conheci o mercado San Blas, o Mercado São Pedro, comprei soles e orcei os outros passeios. Dica importante: usem protetor solar! O clima em Cusco no geral é frio, a noite e pela manhã é muito, muito frio (entre 5 e 10 graus), mas no decorrer do dia vai esquentando e o sol queima (estou bronzeada como se tivesse ido para alguma praia do nordeste). Fiz a cotação de preços dos passeios e a sensação que tive foi a seguinte: nos lugares confiáveis o preço parece ser tabelado. Descartei os mais baratos e os mais caros por motivos óbvios, e recorri à Qorianka. Como já tinha fechado MP com eles, pedi um desconto e funcionou. Primeiro vou descrever meu roteiro e a seguir passo minhas impressões e conselhos.
       
      Plaza de Armas
      Dia 29: contratei o passeio Vale Sagrado + MP, com a Qorianka incluia traslado do hotel + passeio pelo Vale Sagrado dos Incas (Pisac, Ollantaytambo) + trem voyager inca rail de ida e volta + ônibus de subida e descida a MP + ingresso de entrada da cidadela, com montanha machu pichu (que eu escolhi subir) + almoço do dia 29 + diária no povoado de águas calientes + traslado de volta Ollanta - Cusco.
      Sai as 8h do hotel fiz checkout (como ia ficar uma noite em aguas calientes, encerrei no qolqampta e reservei o hostel milhouse a partir do dia 30. a Qorianka cuidou de pegar minhas malas em um hotel e levar para o outro), passamos por pisac, almoçamos em um restaurante buffet muito bom, seguimos para ollantaytambo, e depois do city tuor peguei o trem para Aguas Calientes. São 1h30 de viagem, chegando no povoado já tinha um rapaz do hotel me aguardando com meu nome. Esse hotel terrazas de luna é um espetáculo à parte, muito confortável, o banheiro tem até banheira, o café da manha sensacional. A noite uma representante da Qorianka foi me encontrar para me explicar como funcionaria a subida a MP no dia seguinte.

      Ollantaytambo
      Dia 30: sai cedo do hotel, peguei o ônibus de subida a MP. Entrei na cidadela as 7h, fiz um tour guiado até 7h50, e subi a montanha (o ingresso da montanha era de 7h as 8h). A subida é, para dizer o mínimo, extenuante. São necessárias cerca de 3 horas para ir e voltar, a subida é íngreme e toda em escadarias. É cansativo, mas vale muito a pena. A vista panorâmica de MP é sensacional!!! Subi as 7h55 e as 10h50 estava de volta. Aquela história de que para descer todo santo ajuda é balela, sofri demais na descida, joelhos e tornozelos doeram bastante. Fiquei em MP até as 12h, peguei o ônibus as 12h30, cheguei em águas calientes, almocei e peguei minha mochila no hotel. Meu trem de retorno foi as 15h. Chegando em Ollantaytambo já tinha uma pessoa segurando meu nome em um cartaz, pronto para me levar de volta a Cusco. Chegando em Cusco me deixaram no hostel Milhouse, minha mala já estava lá. Fiz o checkin e aproveitei o bar e restaurante de la (maravilhosos, por sinal).

      Vista da cidadela de cima da montanha Machu Picchu
      Dia 1: reservei Laguna Humantay. O traslado da Qorianka foi me buscar pontualmente as 4h15 no hostel. O pacote inclui: traslado + café da manhã + guia + almoço. O trajeto é um pouco longo, mas como é cedo, aproveitei para dormir. Tomamos café num hostel de uma cidadezinha q fica no caminho e seguimos viagem. Percorremos cerca de 1h30 até o lugar que a van nos deixa e começamos a caminhada. Percorri o trajeto de ida em 1h45, sofri um pouco nesse trajeto. A subida até a laguna é em terreno acidentado e cerca de 80% subida, chegamos a mais de 4.000 metros de altitude, o que deixa o ar rarefeito e causa o temido mal da montanha. Quem quiser, ou não aguentar, pode fazer mais da metade desse trajeto a cavalo, eu percorri caminhando mesmo. Dentre as sensações está o cansaço extremo, a frequente falta de ar e a dor de cabeça, mas para mim, nada insuportável. Ao chegar no destino, vc esquece toda essa dor. É lindo demais. Lindo e muito, muito frio. Aproveite para tirar muitaas fotos em ângulos diferentes (a cor da água muda conforme a incidência da luz). Ficamos cerca de 30 minutos e retornamos. A descida foi mais tranquila, alguns trechos consegui correr um pouco em zig zag, oq ameniza um pouco o esforço do joelho. Chegamos na van, percorremos cerca de 1h30 e paramos para o almoço estilo buffet, depois retornamos a Cusco. Chegando por volta das 16h. Novamente, aproveitei o bar e restaurante do milhouse.

      Laguna Humantay
      Dia 2: Salineras de Maras e Moray. Esse passeio é de meio dia e incluia: traslado + guia. A van da Qorianka me pegou no hotel pontualmente as 8h. Passamos em Chinchero, onde vc vai ter a explicação completa de como os tecidos são produzidos, vai ser muito bem recebido com um chá delicioso, poder tirar belas fotos e fazer algumas comprinhas. Depois segue para Moray, um laboratório de experimentação agrícola lindissimo. O último ponto da viagem são as salineras, que custa 10 soles a entrada, e n está incluida no pacote, que também vai te render fotos maravilhosas. Chegamos em Cusco as 14h. Já em Cusco aproveitei o mercado São Pedro para fazer compras (considerei o melhor preço), tomei café numa lanchonete e fui dormir.

      Moray
      Dia 3: Montaña Colorida. O passeio da Qorianka incluia: traslado + guia + café da manhã + entradas + almoço. A van me pegou as 4h30 pontualmente. Seguimos viagem por cerca de 1h30 e paramos para tomar um belo café em estilo buffet. O guia nos passou as explicações gerais de como seria a subida, cuidados a tomar, dificuldades que poderíamos encontrar. Depois do café seguimos viagem por cerca de 1h e chegamos ao local q as vans ficam e começa a caminhada. A subida da Montaña é menos íngreme do que a da Laguna, mas a altitude é bem maior (chegamos a 5.200 metros no topo do deck para tirar as fotos), e por isso algumas pessoas sofrem muito mais. Eu me senti bem mais disposta. Realmente não senti nenhum desconforto, nem na subida nem na descida, mas fiz o trajeto no meu tempo (cerca de 3h entre subida e descida dos 8km total). Tem a opção de subir a cavalo, mas dispensei. existem 3 pontos q fornecem banheiros, ao custo de 1 soles. A vista é simplesmente fenomenal. A montanha é tudo aquilo que vemos nas fotos e mais um pouco. mas só conseguimos ficar no topo por cerca de 20 minutos devido ao frio. É realmente congelante. Algumas pessoas do grupo passaram mal na descida. Voltamos, paramos para almoçar no mesmo local do café, depois seguimos viagem. Chegamos em Cusco as 16h. Já em Cusco o meu corpo sentiu tudo que não tinha sentido nos outros dias. Tive o mal da montanha no último dia da viagem e passei muito mal o resto do dia.

      Montaña
      Dia 4: meu voo saiu as 10h. Max da Qorianka me deu de brinde o traslado até o aeroporto. Me pegaram as 8h em ponto no hostel, cheguei no aeroporto as 8h20. Meu voo de volta incluia 2 conexões (em Lima e em Guarulhos). Como a ida, a volta durou 14h de Cusco a Salvador. Cheguei na Bahia as 2h45.
      Gente, Machu Pichu é tudo que dizem, e mais um pouco. É maravilhoso. A sensação de subir a Montanha e ver a cidadela la de cima é indescritível.
      No fim das contas, considerei meu roteiro apertado, acredito que o ideal para não levar meu corpo à exaustão, deveria ter sido 10 dias (incluindo os 2 necessários para a ida e volta).
      A Qorianka foi sensacional. Indico fortemente! A logística toda funcionou perfeitamente, não tive nenhum imprevisto e eles estavam sempre disponíveis para me ajudar. Considerando que viajei sozinha, não ter qualquer preocupação com roteiros e imprevistos foi muito importante.
      Os 10 soles que a gente paga para entrar na salineras fica retido com a empresa que é responsável pela compra e beneficiamento do sal, nada desse valor é destinado às famílias responsáveis por retirar o sal (a elas cabe apenas o valor pago pelos sacos). Juro que se soubesse disso, não teria entrado. Eu acredito em um turismo que ajuda a fortalecer a população local, não uma empresa especifica. Comam em restaurantes peruanos, comprem dos peruanos.
      Os guias de Cusco são extremamente organizados e politizados, além de serem excelentes no que fazem.
      A comida peruana é muito boa. Os restaurantes tem o menu turistico: por 20 a 25 soles vc desfruta de uma refeição completa- entrada, prato principal, sobremesa e/ou bebida. Indico experimentar o ceviche peruano, a trucha, a sopa crioula (maravilhosa), a chicha morada, o pisco sour e o lomo saltado.
      Comprei vitamina C efervescente la em Cusco, e tomava 1 pela manha e 1 a noite. Considero que foi essencial para manter minha imunidade ok. O frio em Cusco é cruel. As mudanças de temperatura são drásticas. Para quem tem rinite, sinusite e amidalite, não ter sentido absolutamente nada, foi uma bênção.
      Estou à disposição para dúvidas. Esses relatos me ajudaram demais a montar a viagem perfeita!!


×
×
  • Criar Novo...