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Colega,

 

Este posto é a coisa mais estranha que já vi em minha vida. Quando estávamos em SPA, após voltar de Uyuni, fui procurar o posto na base da indicação do GPS. Passei duas vezes na frente da entrada e mesmo com uma placa indicando eu não acreditava que o posto seria DENTRO DE UM HOTEL...

Na terceira volta entrei e fiquei ainda mais espantado.

Que coisa mais absurda um posto escondido dentro de um hotel e completamente fora de mão...

Tinham que mudar aquela coisa de lugar ou abrir mais um posto.

Com o movimento que tem aquela cidade e com o tanto de vans, carros de agências e turistas deviam construir um posto num lugar melhor.

 

Abraço.

Verdade Xexelo, é um posto muito estranho e de difícil acesso. Poderia ser ali próximo a aduana para facilitar, assim muita gente nem precisaria passar de carro por aquelas ruas estreitas. abraço

 

 

E aí Hlira, como sempre, seus relatos são ótimos!! Acompanhando aqui!!

 

Realmente aquele postinho em SPA é bem complicadinho para achar, lembro que me bati um monte!!

 

Peguei várias dicas do seu relato ao sul do Chile, acho que a viagem sai neste ou no próximo ano!

 

Abs,

 

Fábio

Valeu ffabioh ::otemo:: Vai ao Ushuaia? Ou vai pretende visitar a região de Bariloche e dos lagos no chile? abraço

 

Estou planejando ir aos 2. Descer pela Ruta 3 e depois voltar fazendo Argentina/Chile e cruzando todos os passos possíves. A prévia está dando aproximadamente 40 dias.

 

Abraços,

 

Fábio

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Excelente relato! Parabéns pela viagem e disposição para dirigir rs.. apesar que Road Trips são as melhores viagens.. :)

valeu ce_fukuma ::otemo::

 

Estou planejando ir aos 2. Descer pela Ruta 3 e depois voltar fazendo Argentina/Chile e cruzando todos os passos possíves. A prévia está dando aproximadamente 40 dias.

 

Abraços,

 

Fábio

Bacana, pretendo fazer algo parecido na próxima roadtrip com uma duração parecida, por enquanto só sonhando aqui rsrs ::otemo::

 

 

Muito legal o ultimo vídeo, a estrada é muito boa mesmo de rípio, o passeio Gêiseres de Tatio foi de carro tbm? Esperamos o restante , valeu.

 

Valeu vandy. O passeio dos geiseres não fizemos, mas li relatos de gente que foi de carro de passeio e a estrada estava parecida com o trajeto para as lagunas. Como meu objetivo principal era o Peru, tive que cortar mais uma vez esse passei. :(

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Dia 08 - 01/01 - San Pedro de Atacama - Antofagasta[CH] - 310km

 

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Dia de deixar San Pedro de Atacama e seguir para Antofagasta, as margens do oceano pacífico. Acordamos no horário de sempre, em torno das 7hs da manhã e começamos a arrumar as coisas para seguir viagem. Aguardamos o café da manhã as 9hs e em torno das 10hs estávamos saindo do hotel. A estrada passa pela entrada do vale da morte e o mirante da cordilheira de sal e vai subindo lentamente pela cordilheira de domeiko. No retrovisor San Pedro e o salar de atacama iam ficando para trás. Alguns quilômetros depois inicia-se a descida da cordilheira de domeiko e a partir dai é deserto puro. Não há nada além de areia e montanhas, é uma aridez impressionante. Há várias capelas a beira da estrada homenageando as pessoas que morreram em acidentes. Vimos também nesse trecho muitos motorhomes da europa indo em direção a San Pedro e até um motorhome da California.

 

No caminho vimos uma usina com vários painéis solares, que parecem espelhos de longe, além de uma usina eólica próximo a cidade de Calama, que é um oasis no meio do deserto, cortada pelo rio Loa. É uma cidade relativamente grande e moderna, há shopping, hoteís, supermercados e tudo mais que uma cidade grande tem direito.

 

Como era dia primeiro de janeiro a cidade estava vazia e a maioria do comércio estava fechado. Paramos em um posto Petrobrás para abastecer e tomar um sorvete antes de continuar a viagem. Na saída da cidade achamos algumas árvores a beira da estrada fazendo sombra e paramos para comer sanduíches que fizemos com pão e geléia que compramos antes de sair de San Pedro. A viagem continuou tranquila, não havia muito movimento na estrada, passamos por algumas ruinas de antigas vilas de mineradoras que foram abandonadas com o passar do tempo e rapidamente chegamos na Ruta 5, a rodovia panamericana, que corta o Chile de norte a sul. Paramos no posto Copec logo após entrar na Ruta 5 a esquerda para abastecer e dar uma lavada no parabrisas.

 

A partir daqui, a pista é duplicada com limite de até 120km/h e há um pedágio pelo caminho. Chegando perto de Antofagasta é necessário pegar uma outra estrada, o gps indica que estamos perto do litoral, mas a altitude ainda é de mais de 500m. De repente surge um azul no horizonte e a estrada começa a descer entre as montanhas e chega-se a cidade de Antofagasta por uma larga avenida que vai direto até a avenida costanera. Nesse dia conseguimos uma promoção e pagamos metade do valor de uma diária normal no Hotel Diego de Almagro e pedimos um quarto de frente para o mar, fazendo a reserva pelo booking na noite anterior.

 

Chegamos em Antofagasta bem cedo, em torno das 16hs. Descansamos um pouco e depois saímos para caminhar pela costanera, passamos por frente do Porto de Antofagasta, pelo Mall e fomos até a casa Gibbs tirar algumas fotos. Depois seguimos até a praça principal da cidade e o calçadão (peatonal), onde acabamos comendo algo no mcdonalds antes de voltar ao hotel.

 

Hotel Diegro de Almagro

- Excelente hotel, possui garagem e café da manhã além de piscina

- Fica em frente a beira mar de Antofagasta

- US$ 60,00 o quarto de casal

- Link para o hotel

 

Gastos com combustível CH$ 10.000,00 - 13,61l

Pedágio: Estacion Ruta 5: CH$ 1.650,00

 

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Algumas fotos do dia

 

Gatinho do hotel
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Subindo a Cordilheira de Sal
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Retas…
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Usina eólica próxima a Calama
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Chegando em Calama
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Mall Plaza Calama
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Há várias capelas em homenagem as pessoas que perderam a vida na estrada
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Zona de mineração
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Sierra Gorda
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Ex Oficina Araucana
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Ruta Panamericana
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Posto Copec
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Mais algumas fotos

Pista duplicada, limite de até 120km/h
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Desenho a beira da estrada
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Pedágio
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Redemoinho
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Chegando em Antofagasta
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Oceano Pacifico ao fundo ::otemo::
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Costanera de Antofagasta
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Casa Gibbs
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Casa Gibbs
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Plaza de Armas de Antofagasta
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Catedral de Antofagasta
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Peatonal
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Vista do quarto do hotel ::otemo::
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Dia 09 - 02/01 - Antofagasta a Iquique - 417km[CH]

 

Trajeto do dia

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O hotel que ficamos em Antofagasta foi sem dúvida o melhor de toda a viagem, quarto amplo e confortável além de um excelente café da manhã continental. Nossa vontade era de ficar uma dia a mais para aproveitar o hotel e a cidade, mas ainda tinhamos um longo caminho a percorrer. Após o café saímos com o carro para dar uma volta na avenida costanera. Estacionamos o carro em uma praça ao lado da praia e fomos caminhar, o sol ainda estava tímido e a temperatura bem agradável. Já havia bastante gente na praia, inclusive tomando banho de mar naquela água fria. Nesse local e praia era cercada por pedras e havia inclusive um trampolin para mergulho. Tiramos algumas fotos e seguimos até uma capela ao lado da praia para mais algumas fotos.

 

Depois disso fomos ao supermercado Jumbo para comprar algumas coisas e procurar algo para almoçar. Compramos arroz, carne e mais um suco para levar para o hotel para comer. Havia bastante opção de comida nesse supermercado, que é enorme e parece que estamos em um Target ou Wallmart dos Estados Unidos. Voltamos para o hotel para comer e arrumar as coisas para fazer o check out até as 11:30. Antes de sair tentamos reservar o hotel da mesma rede em Iquique, mas já estava cheio para esse dia. Acabamos reservando um outro hotel.

 

Saimos de Antofagasta em torno das 12:00 sentido norte pela avenida costanera, cruzando praticamente toda a orla da cidade. Nosso próxima parada foi no monumento natural La Portada, porém erramos a saída e acabamos dando uma volta de uns 5km a mais, quase indo ao aeroporto para poder retornar. O monumento La Portada é uma das principais atrações de Antofagasta e ao fundo é possível visualizar a cidade. Dali pegamos a estrada e continuamos viagem por uma pista duplicada recentemente até o acesso para o aeroporto. Nesse pedaço a estrada se afasta do mar e há um pedágio antes de terminar a pista dupla.

 

Depois a estrada segue em pista simples em boas condições e com pouco movimento de caminhões até reencontrar o mar perto do acesso a cidade de Mejillones. A partir dai ela segue paralela ao mar, de um lado o oceano pacífico de um azul intenso e do outro lado montanhas tão altas que em muitos locais ficam mais altas que as nuvens, é um caminho muito gostoso de dirigir. Em vários trechos há desníveis na pista e ondulações devido aos últimos terremotos que ocorreram na região. Não há postos nesse caminho, apenas pequenas comunidades e praias com muitas pedras.

 

A maior cidade do caminho é Tocopilla, uma cidade relativamente grande com restaurantes, postos, hospedagem, etc. Paramos para abastecer no posto shell na rotatória principal da cidade, no encontro com a estrada que vem de Calama. Depois desse posto, só há outro em Iquique. Após Tocopilla a estrada continua paralela a costa, porém em um nível mais alto e há belos mirantes para fotografias. Há também um túnel nesse trecho. Após a ponte sobre o Rio Loa há uma aduana, onde deve-se levar o documento de importação temporária do veículo até uma casinha para um fiscal carimbar a sua entrada na zona franca de Tarapacá, onde fica a cidade de Iquique.

 

Esse trecho final até Iquique tem muitos pedaços danificados pelos terremotos, é bom ter cuidado. Chegando em Iquique, o movimento de veículos aumenta bastante e após a entrada para o aeroporto, há pista dupla até a cidade. Chegamos em Iquique em torno das 17hs e ficamos em um hotel próximo a peatonal e praia no centro da cidade. Fizemos o check in e saímos para dar uma volta pela praia, que estava bem cheia e movimentada. Depois disso fomos jantar e caminhamos pelo calçadão da cidade, com várias construções inglesas bem conservadas. Esse calçadão foi uma grata surpresa, vale muito a pena a caminhada a noite, há vários restaurantes e no final chega-se a praça da cidade, onde há um belo relógio e iluminação noturna. Voltamos para o hotel já eram 22:00hs e capotamos na cama de tão cansados que estávamos.

 

Hotel Pacifico Norte

- Acomodações antigas, mas confortáveis.

- Perto da praia e do calçadão de Iquique.

- A garagem fica a meia quadra de distância.

- US$ 45,00 o quarto de casal

- Link para o hotel

 

Gastos com combustível:

- CH$ 21.300,00 - 29,22l

 

Pedágio:

- Saída de Antofagasta: CH$ 1.000,00

- Próximo a Iquique: CH$ 1.000,00

 

Video com o trajeto percorrido do dia 09

 

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    • Por Carol.Barbosa94
      Olá, 
      Aqui vou descrever sobre os meus gastos e como foi a minha viagem ao Chile do dia 02 a 10 de Outubro de 2019. Fora da temporada de neve, porém, com uma beleza encantadora.
      Vou deixar meus insta aqui pra quem quiser mais informações: @barbosa_carolin
      Passagens Aérea (ida e volta):
      R$ 709,00 Guarulhos x Santiago
      R$ 239,00 Santiago × Calama
      Companhia SKY Airline (comprei pelo site Maxmilhas). É possível encontrar bem mais barato, mas comprei muito em cima da hora hehe...
       
      Cambio:
      Comprei $25.000 pesos no aeroporto de Santiago, a cotação é ruim, mas é melhor que trocar no Brasil e saiu por 153 pesos por real. Então gastei R$ 170,00 (com uma taxa de $1.043,00 pesos incluso, que é cobrado na casa de câmbio do aeroporto)
       
      A conversão é feita assim: o total de pesos que você precisa dividido pela cotação do dia. 
      Ex: 26.043,00 ÷ 153 = R$ 170,21
      Sugiro trocar no aeroporto só o que for usar para o transfer.
      Transfer Aeroporto x Hostel (ida e Volta)
      De Calama p/ San Pedro leva em média 1h30 de viagem e o transfer é tabelado e custa $20.000 pesos ida e volta com desconto. (Só ida ou volta $12.000)
      Do aeroporto de Santiago até o hostel no centro ida e volta com desconto ficou por $13.320,00 pesos. (Só ida ou volta $7.400)
       
      Total Transfers: R$ 210,00
       
      Hospedagens:
      Em San Pedro de Atacama, fiquei no Tiny Hostel, super limpo e organizado e perto de tudo. 29.300 pesos (R$ 174,40) por 3 dias e meio e não paguei os 19% do IVA porque apresentei o PDI e identidade.
      Em Santiago, fiquei no Hostal Yungay localizado no centro e indicado para quem busca mais tranquilidade a noite. O custo foi bem parecido com de Atacama, porém foram 05 diárias por 29.400 pesos. Devido a diferença de cãmbio o meu gasto foi de R$ 175,60.

      No Total, gastei R$ 350,00 para 08 diárias.
       
      Passeios:
      1° Dia - Valle de la Luna: É um tour maravilhoso, com paisagens incríveis, passando pelas dunas e mais alguns pontos famosos como as 3 Marias. Geralmente feito na parte da tarde e encerra com um lindo pôr do sol. 
      2° Dia - Lagunas de Baltinache: São 7 lagunas simplesmente lindas!!! Fiquei encantada com aquele lugar, pode entrar na primeira e na última Laguna, água extremamente salgada e gelada rsrs... Também encerramos com um pôr do sol maravilhoso.
      A noite fiz o Tour astronômico. Super recomendo. 
      3°  Dia - Piedras Rojas e Lagunas Antiplanicas: Pra quem não sabe, a entrada na Piedras Rojas está fechada, podemos ir apenas até o mirante, mas é um passeio fantástico também, só o caminho até chegar lá já faz valer a pena. Muitas histórias, vegetação, animais. Ainda passamos pela placa de  Capricórnio. Nas Lagunas de Miscanti e Miñiques pudemos ver um pouco mais de perto os vulcões com o mesmo nome. Paisagem que parece uma pintura de tão lindo que é.
      4° Dia - Deixei livre para conhecer um pouco mais de San Pedro e fazer algumas comprinhas de lembrancinhas. No seu dia livre pode alugar uma bike também para desbravar um pouco mais.
       
      Todos os passeios em San Pedro de Atacama ficaram por 87.500 pesos. (R$ 520,00) o pacote fechado com a mesma agência "Tour Connection" que super indico, os guias são maravilhosos. Agora vamos seguir para Santiago onde fiz os passeios com a Agência Bora Pro Chile Br e recomendo muito, excelente atendimento e acompanhamento do inicio ao fim de cada passeio.
       
      5° Dia - Manhã livre no centro, fiz a visita guiada no Palácio de la Moneda agendei Com 1 mês de antecedência e assisti um pedaço da troca de guardas e conheci a Catedral.
      Na parte da tarde fui com a agência na Vinícola Undurraga. É simplesmente linda. 
      6° Dia - Viña Del Mar e Valparaíso. Que lugar lindo, alegre e cheio de Cores e arte. Não deixe de conhecer, é um dos principais passeios.
      7° Dia - Portillo. O passeio mais esperado por  mim. Que paisagem linda do inicio da estrada até a fronteira com a Argentina. Paisagens de quadro. Vale muito a pena conhecer, aquela Laguna del Inca é surreal!!
      8° Dia - Vale Nevado & Farellones Sunset (Esse eu fiz com a agência Morandé) Pra quem assim como eu é apaixonada por montanha e pelo pôr do sol, esse passeio é super recomendado. Mesmo sem neve foi incrível.
       
      Todos os passeios em Santiago ficaram por 105.000 pesos (R$ 600,00) fechando os 3 primeiros com a mesma agencia e o ultimo com uma agencia diferente.
       
      Total com passeios e tickets de entradas R$ 1.120,00
       
      Alimentação:
      A média que estabeleci para refeição foi de 12.000 pesos por dia, mas gastei bem menos. Como alguns passeios oferecem café da manhã, teve outro que oferecia almoço, então acabei economizando. Ao todo gastei R$ 545,00 em refeições. Lá existe os pratos prontos com entrada+prato principal+sobremesa por 4.000 pesos, McDonalds, Subway ou o famoso La Piccola Italia, são opções bem econômicas para comer.
       
       
      GASTO TOTAL DESSA VIAGEM: R$ 3.173,00 







    • Por MauriVirissimo
      Olá pessoal, farei um breve relato da viagem.

      Resumo da viagem:
      30 dias, entre janeiro e fevereiro de 2019
      13 mil quilômetros

       
      Combustivel: 13 mil km
      1400 litros gasolina, R$ 5700 reais para CARRO (Jeep - Grand cherokee 3.6)
      520 litros gasolina, R$ 2000 reais para MOTO (Honda - CB 500x)

      Partimos de Florianópolis em direção a Bariloche nosso principal destino inicial, onde ficamos 2 dias inteiros fazendo alguns passeios na cidade.


      Depois disso continuamos para Sul descendo Ruta 40 ate Esquel para então entrar no chile por Futaleufu e descer Carretera Austral ate Puerto Rio Tranquilo onde fizemos passeio nas Capilas de Marmol (catedral marmore). Neste trecho pegamos Aproximadamente 300 km  de Rípio que para carro tava tranquilo porem pra moto tava um pouco sofrido devido a "brita" solta nova que colocaram pois estão pavimentando a Carretera e essa rípio solto fica complicado para pilotar.


      Bom, para quem conhece Carretera sabe muito bem que vale cada quilometro percorrido nela, porem voltamos para ruta 40 para chegar a El chaiten, El calafate e no decorrer dos dias ir descendo ate torres del paine, e neste porto da viagem, por motivos de Doença na família minha madrasta teve que voltar ao Brasil de Avião e junto meu irmão por parte de pai também voltou, onde infelizmente mãe dela, avo dele veio a falecer infelizmente.


      Detalhe, meu pai estava com Moto em nome de minha madrasta e estava sem procuração dando os devidos direitos dele poder passar aduana com moto em nome dela, ai então em Puerto Natales fomos ate NOTARIA (tipo nosso Cartório no brasil) e la fizemos o documento.
      Outra observação, é que passamos as aduanas por varias vezes durante o restante da viagem e não entregávamos o documento para ver se iriam questionar algo, e nada pediam, passávamos tudo ok.

      Bom, Continuando então descemos ate Ushuaia onde ficamos 3 dias inteiros e depois fomos subindo ruta 3 com destino ate Puerto Madryn e la fazer passeio ate pinguinheira e também para conhecer Península Valdes.


      Apos isso tínhamos ainda tempo suficiente para passar em Buenos Aires, mas decidimos voltar para casa e dar apoio psicológico a família que voltara antes.

      Não tivemos nenhum contra tempo, nem com carro nem com moto, temperatura era na maioria das vezes boa para andar de moto, exceto em algumas regiões pela parte da manha quando cedo, porem no trexo da ruta 40 entre Gobernador Gregores e Tres Lagos, o ripio muito solto pior que na carretera e o FORTISSIMO VENTO LATERAL fez com que meu pai chegasse a chorar ao conseguir passar, neste dia 3 motos que la estavam passando pela mesma situacao desistiram e um reboque grande levou 3 motos e seus respectivos pilotos para trecho onde asfalta começava novamente. meu pai foi guerreiro antava pela antiga rodovia paralela a atual que esta para ser pavimentada por isso ripio (brita) solta.


      Bom meus amigos tenho videos curtos no youtube vou deixar link abaixo, esta dividido em 5 videos curtinhos!
       


      Grande abraços a Todos e em Março Abril de 2020 pretendo ir ao Atacama, BORA!?!?!?!
       

       

    • Por Guh030912
      Bom dia, eu e meu marido estamos planejando em agosto sair de Imbituba de carro para conhecer o Brasil ( Agosto 2020) gostaria de saber se é tranquilo ( temos um sambeiro 2015 1.0)temos 25 dias para viagem  e quais lugares visitar nunca viajamos de carro e é um grande desejo nosso! 
       
      desde já agradeço! 
    • Por milehist
      Vim trazer o meu relato pessoal e algumas dicas para quem for a Cusco. Foram 8 dias inesquecíveis.
      Meu voo foi dia 27 de setembro, de Salvador na Bahia a Cusco foram 2 conexões (em Guarulhos e em Santiago do Chile), um total de 14 horas de viagem com conexões curtas (a maior foi 3 horas em SP, suficiente apenas para comer alguma coisa e seguir). Minhas passagens não incluíam bagagem, portanto viajei apenas com bagagem de mão, mas despachei ainda em Salvador pq não tinha espaço no avião (para meu alívio, a mala chegou sã e salva em Cusco).
      Cheguei em Cusco as 16h, peguei um taxi no aeroporto por 20 soles (o hotel chegou a pedir meus dados para o transfer, mas não confirmou e nem foi me buscar). Nesse primeiro momento fiquei no hotel Qolqampta, indico fortemente, local agradável, café da manhã ok, quarto confortável. A única desvantagem foi a localização, apesar de perto da plaza de armas, o prédio fica no topo de uma ladeira (tudo em Cusco é ladeira!), e num primeiro momento de aclimatação, seu corpo pode reclamar um pouco.
      Ainda no Brasil eu contratei a empresa Qorianka para fazer o passeio de Machu Picchu (o único que contratei antes de chegar la, dado a disponibilidade de ingressos). A noite Max da empresa estava me esperando para explicar como funcionaria o passeio mais aguardado da vida. Eu super indico a empresa. Preço ok, responsabilidade, compromisso, serviço de excelência. Foi ele que me indicou um lugar com melhor câmbio para comprar soles, os melhores lugares para comer, foram eles que compraram meu boleto turístico. Literalmente, fazem de tudo para nos sentirmos confortáveis e seguros. Acabei comprando os outros passeios com eles.
      Dia 28 - reservei o dia para me adaptar a Cusco, conheci o mercado San Blas, o Mercado São Pedro, comprei soles e orcei os outros passeios. Dica importante: usem protetor solar! O clima em Cusco no geral é frio, a noite e pela manhã é muito, muito frio (entre 5 e 10 graus), mas no decorrer do dia vai esquentando e o sol queima (estou bronzeada como se tivesse ido para alguma praia do nordeste). Fiz a cotação de preços dos passeios e a sensação que tive foi a seguinte: nos lugares confiáveis o preço parece ser tabelado. Descartei os mais baratos e os mais caros por motivos óbvios, e recorri à Qorianka. Como já tinha fechado MP com eles, pedi um desconto e funcionou. Primeiro vou descrever meu roteiro e a seguir passo minhas impressões e conselhos.
       
      Plaza de Armas
      Dia 29: contratei o passeio Vale Sagrado + MP, com a Qorianka incluia traslado do hotel + passeio pelo Vale Sagrado dos Incas (Pisac, Ollantaytambo) + trem voyager inca rail de ida e volta + ônibus de subida e descida a MP + ingresso de entrada da cidadela, com montanha machu pichu (que eu escolhi subir) + almoço do dia 29 + diária no povoado de águas calientes + traslado de volta Ollanta - Cusco.
      Sai as 8h do hotel fiz checkout (como ia ficar uma noite em aguas calientes, encerrei no qolqampta e reservei o hostel milhouse a partir do dia 30. a Qorianka cuidou de pegar minhas malas em um hotel e levar para o outro), passamos por pisac, almoçamos em um restaurante buffet muito bom, seguimos para ollantaytambo, e depois do city tuor peguei o trem para Aguas Calientes. São 1h30 de viagem, chegando no povoado já tinha um rapaz do hotel me aguardando com meu nome. Esse hotel terrazas de luna é um espetáculo à parte, muito confortável, o banheiro tem até banheira, o café da manha sensacional. A noite uma representante da Qorianka foi me encontrar para me explicar como funcionaria a subida a MP no dia seguinte.

      Ollantaytambo
      Dia 30: sai cedo do hotel, peguei o ônibus de subida a MP. Entrei na cidadela as 7h, fiz um tour guiado até 7h50, e subi a montanha (o ingresso da montanha era de 7h as 8h). A subida é, para dizer o mínimo, extenuante. São necessárias cerca de 3 horas para ir e voltar, a subida é íngreme e toda em escadarias. É cansativo, mas vale muito a pena. A vista panorâmica de MP é sensacional!!! Subi as 7h55 e as 10h50 estava de volta. Aquela história de que para descer todo santo ajuda é balela, sofri demais na descida, joelhos e tornozelos doeram bastante. Fiquei em MP até as 12h, peguei o ônibus as 12h30, cheguei em águas calientes, almocei e peguei minha mochila no hotel. Meu trem de retorno foi as 15h. Chegando em Ollantaytambo já tinha uma pessoa segurando meu nome em um cartaz, pronto para me levar de volta a Cusco. Chegando em Cusco me deixaram no hostel Milhouse, minha mala já estava lá. Fiz o checkin e aproveitei o bar e restaurante de la (maravilhosos, por sinal).

      Vista da cidadela de cima da montanha Machu Picchu
      Dia 1: reservei Laguna Humantay. O traslado da Qorianka foi me buscar pontualmente as 4h15 no hostel. O pacote inclui: traslado + café da manhã + guia + almoço. O trajeto é um pouco longo, mas como é cedo, aproveitei para dormir. Tomamos café num hostel de uma cidadezinha q fica no caminho e seguimos viagem. Percorremos cerca de 1h30 até o lugar que a van nos deixa e começamos a caminhada. Percorri o trajeto de ida em 1h45, sofri um pouco nesse trajeto. A subida até a laguna é em terreno acidentado e cerca de 80% subida, chegamos a mais de 4.000 metros de altitude, o que deixa o ar rarefeito e causa o temido mal da montanha. Quem quiser, ou não aguentar, pode fazer mais da metade desse trajeto a cavalo, eu percorri caminhando mesmo. Dentre as sensações está o cansaço extremo, a frequente falta de ar e a dor de cabeça, mas para mim, nada insuportável. Ao chegar no destino, vc esquece toda essa dor. É lindo demais. Lindo e muito, muito frio. Aproveite para tirar muitaas fotos em ângulos diferentes (a cor da água muda conforme a incidência da luz). Ficamos cerca de 30 minutos e retornamos. A descida foi mais tranquila, alguns trechos consegui correr um pouco em zig zag, oq ameniza um pouco o esforço do joelho. Chegamos na van, percorremos cerca de 1h30 e paramos para o almoço estilo buffet, depois retornamos a Cusco. Chegando por volta das 16h. Novamente, aproveitei o bar e restaurante do milhouse.

      Laguna Humantay
      Dia 2: Salineras de Maras e Moray. Esse passeio é de meio dia e incluia: traslado + guia. A van da Qorianka me pegou no hotel pontualmente as 8h. Passamos em Chinchero, onde vc vai ter a explicação completa de como os tecidos são produzidos, vai ser muito bem recebido com um chá delicioso, poder tirar belas fotos e fazer algumas comprinhas. Depois segue para Moray, um laboratório de experimentação agrícola lindissimo. O último ponto da viagem são as salineras, que custa 10 soles a entrada, e n está incluida no pacote, que também vai te render fotos maravilhosas. Chegamos em Cusco as 14h. Já em Cusco aproveitei o mercado São Pedro para fazer compras (considerei o melhor preço), tomei café numa lanchonete e fui dormir.

      Moray
      Dia 3: Montaña Colorida. O passeio da Qorianka incluia: traslado + guia + café da manhã + entradas + almoço. A van me pegou as 4h30 pontualmente. Seguimos viagem por cerca de 1h30 e paramos para tomar um belo café em estilo buffet. O guia nos passou as explicações gerais de como seria a subida, cuidados a tomar, dificuldades que poderíamos encontrar. Depois do café seguimos viagem por cerca de 1h e chegamos ao local q as vans ficam e começa a caminhada. A subida da Montaña é menos íngreme do que a da Laguna, mas a altitude é bem maior (chegamos a 5.200 metros no topo do deck para tirar as fotos), e por isso algumas pessoas sofrem muito mais. Eu me senti bem mais disposta. Realmente não senti nenhum desconforto, nem na subida nem na descida, mas fiz o trajeto no meu tempo (cerca de 3h entre subida e descida dos 8km total). Tem a opção de subir a cavalo, mas dispensei. existem 3 pontos q fornecem banheiros, ao custo de 1 soles. A vista é simplesmente fenomenal. A montanha é tudo aquilo que vemos nas fotos e mais um pouco. mas só conseguimos ficar no topo por cerca de 20 minutos devido ao frio. É realmente congelante. Algumas pessoas do grupo passaram mal na descida. Voltamos, paramos para almoçar no mesmo local do café, depois seguimos viagem. Chegamos em Cusco as 16h. Já em Cusco o meu corpo sentiu tudo que não tinha sentido nos outros dias. Tive o mal da montanha no último dia da viagem e passei muito mal o resto do dia.

      Montaña
      Dia 4: meu voo saiu as 10h. Max da Qorianka me deu de brinde o traslado até o aeroporto. Me pegaram as 8h em ponto no hostel, cheguei no aeroporto as 8h20. Meu voo de volta incluia 2 conexões (em Lima e em Guarulhos). Como a ida, a volta durou 14h de Cusco a Salvador. Cheguei na Bahia as 2h45.
      Gente, Machu Pichu é tudo que dizem, e mais um pouco. É maravilhoso. A sensação de subir a Montanha e ver a cidadela la de cima é indescritível.
      No fim das contas, considerei meu roteiro apertado, acredito que o ideal para não levar meu corpo à exaustão, deveria ter sido 10 dias (incluindo os 2 necessários para a ida e volta).
      A Qorianka foi sensacional. Indico fortemente! A logística toda funcionou perfeitamente, não tive nenhum imprevisto e eles estavam sempre disponíveis para me ajudar. Considerando que viajei sozinha, não ter qualquer preocupação com roteiros e imprevistos foi muito importante.
      Os 10 soles que a gente paga para entrar na salineras fica retido com a empresa que é responsável pela compra e beneficiamento do sal, nada desse valor é destinado às famílias responsáveis por retirar o sal (a elas cabe apenas o valor pago pelos sacos). Juro que se soubesse disso, não teria entrado. Eu acredito em um turismo que ajuda a fortalecer a população local, não uma empresa especifica. Comam em restaurantes peruanos, comprem dos peruanos.
      Os guias de Cusco são extremamente organizados e politizados, além de serem excelentes no que fazem.
      A comida peruana é muito boa. Os restaurantes tem o menu turistico: por 20 a 25 soles vc desfruta de uma refeição completa- entrada, prato principal, sobremesa e/ou bebida. Indico experimentar o ceviche peruano, a trucha, a sopa crioula (maravilhosa), a chicha morada, o pisco sour e o lomo saltado.
      Comprei vitamina C efervescente la em Cusco, e tomava 1 pela manha e 1 a noite. Considero que foi essencial para manter minha imunidade ok. O frio em Cusco é cruel. As mudanças de temperatura são drásticas. Para quem tem rinite, sinusite e amidalite, não ter sentido absolutamente nada, foi uma bênção.
      Estou à disposição para dúvidas. Esses relatos me ajudaram demais a montar a viagem perfeita!!


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