Ir para conteúdo

Ilha de Marajó


Posts Recomendados

  • Respostas 64
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

É super tranquilo fazer Ilha de Marajó. Soure é a capital. Quando contratar a pousada fale com o dono logo sobre o transfer in e transfer out. Geralmente ele já negocia tambem direto o transfer para voce... O Onibus é disputado na Ilha.

 

20120303002239.jpg

Compre a passagem de barca de manhã bem cedo na hora da saída no porto. A dificuldade é somente na alta temporada.

 

Todos os donos de pousada conhece esse Edgar que faz transporte tanto em Soure quanto em Salvaterra.

Ele te busca na saída da barca e não cobra caro. Apanha de volta na pousada. Pra mim é a pessoa que mais ganha dinheiro por lá! Ele também vende o ingresso de volta da barca para a volta.

 

Fiquei hospedada também no Canto do Francês. Tudo muito limpo... só refeição cara e tem que fazer reserva. Proximo a pousada tem onde comer barato: principalmente o bife de búfalo que é uma delícia. Ganha da carne argentina de 10 x 0. Dá para ir a pé pro centrinho.

 

Estive a passeio na Pousada dos Guarás. É longe, deslocado e em baixa temporada por ser muito grande fica às moscas! Pra mim só vale a pena se for em grupo e em alta temporada.

 

Tem o banquete marajoara muito famoso em Soure no restaurante Delícias da Nalva. Vale muito a pena ir quando estiver com bastante fome!

 

A pousada o canto do frances faz passeios ou encaminha para amigos quando não tem em numero suficiente. Seu guia é um dos melhores de lá visto ser nativo.

 

Entre Salvaterra e Soure, sem duvida Soure é bem melhor!!

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Eu acho que é inviável voltar no mesmo dia. A viagem Belém-Soure dura mais ou menos 4 horas... E o barco de volta sai às 14:30/15hs (depende do dia da semana). Aconselho você ficar pelo menos 2 dias passeando por lá.

 

E é bom lembrar que a Ilha do Marajó tem outros municípios além de Salvaterra e Soure, porém estes outros não possuem muita infraestrutura para receber turistas.

 

Estive em Soure no carnaval 2012 e comi turu no restaurante Paraíso Verde. Recomendo!

 

Bom passeio!

Link para o comentário
  • Membros

Como marajoara, posso elucidar algumas questões.

 

Apesar de linda, a Ilha do Marajó (na verdade o Pará de modo geral) não é bem preparada para turismo, portanto sempre surgem dificuldades.

 

O acesso dá-se por Belém, via barco (saída do centro da cidade) ou balsa (ferry boat, para transportar veículos, mas a saída é no distrito de Icoaraci). Existe ainda a possibilidade (mais cara) de ir de avião fretado.

 

A viagem de barco é feita por duas companhias: Banav (8152-9127 e 3269-4494) e Arapari (9601-5312 e 3241-4977), que fazem o trecho Belém-Camará (7:30 e 14:30) e Camará-Belém (7:30 e 14:30) de segunda a sábado; nos domingos, não tenho certeza dos horários. A passagem custa cerca de R$ 20. Por vezes, surgem outras opções de barco, como a lancha turística ou o barco Soure (que tem classe especial com ar condicionado). O tempo de navegação varia de acordo com o barco e com a maré (se contra ou a favor), mas leva de 3 a 4 horas. Nos barcos em que não há classe especial, os bancos não são muito confortáveis, mas nada impossível de aguentar. Para fugir dos barcos lotados, evite viajar nos dias de início e fim dos feriados. Nos meses de outubro e novembro, as viagens são mais conturbadas, pois o barco "joga" (sacode) muito e, embora não seja perigoso, há pessoas que enjoam ou ficam desesperadas.

 

Se preferir levar carro ou moto (recomendável para conhecer mais lugares com maior facilidade), o embarque ocorre em Icoaraci (distrito de Belém a 20 Km do centro) e é realizado pela Henvil transportes (http://www.henvil.com.br) e também chega em Camará. A passagem para o carro inclui o motorista e os demais passageiros pagam avulso (classe especial com poltrona e ar condicionado é mais cara) e é vendida na rodoviária da cidade, no bairro de São Brás. O tempo de viagem também varia entre 3 e 4 horas. O site tem todos os horários e preços.

 

Camará é um distrito de Salvaterra e não possui muita coisa além do porto. Ele fica 30 Km distante do centro de Salvaterra, mas há ônibus (R$ 3 por pessoa, salvo engano), além de vans e o famoso Edgar, cujos telefones foram postados acima. O Edgar cobra (eu acho) R$ 12, mas ele deixa ou busca você na porta do hotel em Soure ou Salvaterra.

 

Salvaterra e Soure são separadas por um rio cuja travessia de balsa é gratuita para pedestres, mas paga para os veículos (menos de R$ 10 por carro), e não dura 20 minutos. Há travessia ocorre todos os dias de hora em hora, de 6h às 18h ou 19h. O local da balsa fica um pouco distante do centro de Salvaterra (15 minutos de carro), sendo possível para quem não esteja motorizado atravessar de barco "pôpôpô" no trapiche perto do mercado, porém é incerto precisar os horários (é melhor combinar com o barqueiro).

 

DICAS: quando possível, compre as passagens de ida e volta, pois em certas épocas (feriados, eventos etc) os barcos vão cheios, então é melhor garantir se você não conhece quais as datas críticas. A volta da balsa Camará-Icoaraci pode ser comprada também na rodoviária, enquanto que a do barco Belém-Camará pode ser comprada com o Edgar (caso contrário, ele informa onde comprar). Alguns hotéis vendem passagens, mas não sei precisar quais.

 

Ah, para quem perguntou, é inviável ir e voltar de barco no mesmo dia por causa dos horários.

 

Espero ter ajudado. Em breve, escreverei sobre os pontos turísticos.

Link para o comentário
  • 4 meses depois...
  • Membros

Ótimas dicas e relatos, já saí com hospedagem e opções de onde comer pelo que indicaram aqui! Ficaremos 3 dias em Marajó e condensaremos em Soure, acho que será melhor já que não teremos tanto tempo assim.

 

Quero só fazer duas perguntas:

 

1- A travessia Belém-Marajó funciona bem aos domingos? Queremos ir no primeiro horário do domingo e não sei se é o mesmo dos outros dias.

 

2- Nosso voo de volta sai às 22h40 de Belém. Se sairmos de Marajó no barco das 15h como informado aqui e ir direto para o aeroporto qdo chegarmos em Belém, será que dá tempo?

 

Muito obrigado,

Aureliano

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • Membros

Se forem ao Marajó e decidirem ficar em Salvaterra procurem a Pousada do Boto, fiquei hospedado lá e foi muito bom, recebi atenção especial do dono além de que dava pra ir a pé para a praia em poucos minutos.

Outra dica é o Edgar como falaram no tópico acima, liga e o Edgar providencia a sua viagem com conforto e você não se preocupa com compra de bilhetes, é muito bom.

Link para o comentário
  • Membros

Pessoal, meio tardio meus comentários, mas fui muito bem atendida pela equipe da pousada dos guarás, fiquei lá três dias, gostei dos passeios, do show folclórico, do artesanato apresentado e da simplicidade do local.

Pra quem ainda curte locais com relativa preservação natural eu recomendo para descansar tb foi excelente !

Link para o comentário
  • 3 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...